Tatuagem: 10 coisas que você não sabe sobre o tema

Você pode ter uma tatuagem ou várias, mas é provável que nunca tenha ouvido falar sobre isso! Veja agora 10 curiosidades sobre tatuagem!

-

A tatuagem se tornou extremamente popular nos últimos anos, mas existem alguns detalhes que poucas pessoas sabem sobre essa arte milenar. Anota ai quantas dessas você já sabia, se você já sabia de todas elas manda um direct pra gente la no instagram do Tattoo2me.

1- A primeira máquina de tatuagem

A primeira máquina de tatuagem elétrica foi inventada por Thomas Edison, isso mesmo, aquele mesmo cara que inventou a lâmpada de filamento. Na verdade a intenção dele não era criar uma máquina de tatuagem mas sim uma caneta elétrica, graças a essa invenção o tatuador Samuel O’Reilly adaptou a tal caneta elétrica e patenteou a primeira máquina de tatuagem em 1891.

2- O tempo de cicatrização da tatuagem

A cicatrização varia de pessoa para pessoa, e também dos cuidados tomados, mas em geral esse processo leva de 30 a 40 dias. Durante esse período é importante tomar alguns cuidados como: Não usar o plástico filme por mais de 2 dias, não coçar a tatuagem enquanto ela estiver descascando e evitar banho de piscina e mar durante as 3 primeiras semanas.

3- Protetor solar e tattoo

O protetor solar é o melhor amigo de qualquer tatuagem, é ele que evita que a tatuagem fique verde com o tempo e fique com aquela aparência de velha e desgastada. Porém, o que poucos sabem é que você só pode usar o protetor solar na tatuagem depois que ela estiver completamente cicatrizada, ou seja, você deve evitar usar protetor solar nos primeiros 30 a 40 dias da sua tattoo. Os elementos químicos do protetor solar podem causar irritação ou até mesmo inflamação na sua tattoo. Durante o período de cicatrização você deve proteger sua tattoo do sol usando roupas com proteção UV, e evitar exposição da sua tattoo ao calor e sol.

4- Onde dói mais fazer uma tattoo

Resposta rápida: Costela e Peito do pé.
Cada pessoa tem áreas mais e menos sensíveis pelo corpo, então o nível de dor vai variar de pessoa pra pessoa, por isso é importante não acreditar apenas naquele amigo que disse que tatuou a costela e que foi “de boa”. Existem outros fatores que influenciam no nível de dor como por exemplo o consumo de bebidas alcóolicas, e no caso das mulheres a proximidade do ciclo menstrual. No link abaixo tem uma matéria completa sobre o tema:

Onde mais dói fazer uma tatuagem?
Quando se pensa em fazer uma tattoo, sempre há o receio de que vai doer muito. É verdade que um pouquinho sempre dói…

5- Tatuados podem doar sangue sim!

A restrição de não poder doar sangue se aplica apenas aos 12 primeiros meses após fazer a tatuagem. Durante o processo da tatuagem e da cicatrização o seu corpo fica muito exposto aos vírus e bactérias do ambiente, e esses vírus podem levar muito tempo para se manifestar, e se você doar sangue durante esse período pode acabar infectando um paciente já debilitado e isso pode levar o paciente a morte. O período de 12 meses é o maior tempo em que um vírus consegue ficar incubado sem se manifestar no corpo humano, e por isso os órgãos de doação de sangue adotam esse período como “quarentena”. Mas depois de 12 meses sem fazer tatuagem você pode sim doar sangue.

Tatuagem e doação de sangue, tudo que você precisa saber.
Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

6- Tatuagem não é pecado

O único versículo da bíblia que fala sobre tatuagens especificamente é Levítico 19:28 e ele diz: “Não façam cortes no corpo por causa dos mortos nem tatuagens em vocês mesmos. Eu sou o Senhor“. Nesse versículo podemos interpretar que a tatuagem não deve ser usada como exaltação dos mortos e nem como culto de sentimentos negativos. Se você deseja fazer uma tatuagem porque isso vai lhe deixar mais feliz, melhor consigo mesmo, melhorar sua autoestima ou para homenagear pessoas ou coisas importantes para você, você não deve considerar a tatuagem como um pecado. Fazer tatuagem pelos motivos errados, como por exemplo para ofender alguém, por rebeldia ou exaltando sentimentos negativos pode sim ser considerado um pecado, principalmente contra seu próprio corpo.

Se observarmos os 10 mandamentos como os principais pecados adotados pelo Cristianismo, não encontramos referências sobre o que fazer e o que não fazer com o próprio corpo. E alías, existem outros pecados que são muito mais fáceis de serem cometidos do que fazer uma tattoo, como por exemplo: Não tomar seu santo nome em vão, Guardar domingos e festas de guarda e Honrar Pai e Mãe.

7- Tatuagem perto de articulações desbota

Tatuagens próximas dos dedos, mãos, cotovelos, joelhos e tornozelos desbotam, isso porque existe um desgaste natural da pele nessas áreas devido aos movimentos das articulações. As tattoos nesses locais costumam desbotar e sumir muito mais rapidamente do que uma tattoo em outra parte do corpo, pigmentações próximas dos dedos levam cerca de 2 anos para sumirem quase completamente, isso porque além dos movimentos dos dedos, a mão é exposta a diversos produtos que agridem a pele e também pelo sol. Nesses locais também existe um grande risco da tattoo virar um grande borrão com o passar do tempo.

8- Tatuagem em número par não dá azar

Talvez você já tenha ouvido por aí que ter um número par de tatuagens pelo corpo dá azar, mas isso não passa de uma lenda. As origens dessa lenda são incertas, algumas se referem aos índios nativos que tatuavam apenas aos ímpares, outros dizem que a lenda surgiu depois de um navio afundar e apenas marinheiros com tatuagens pares morrerem. Seja qual for a origem dessa lenda ela não se sustenta mais nos dias de hoje, e o que podemos afirmar é que quanto mais tatuagens melhor independente se o número é par ou ímpar.

9- Tatuagem não elimina de concurso público

Em 2016 o Supremo Tribunal Federal decidiu que a tatuagem, por si só, não pode ser usada como critério para eliminação em concurso público. O ministro Luiz Fux argumentou: “Um policial não é melhor ou pior por ser tatuado […] O fato de o candidato, que possui tatuagem pelo corpo, não macula por si, sua honra profissional, o profissionalismo, o respeito às instituições e muito menos diminui a competência”.

Isso não significa que nenhum tipo de tatuagem possa eliminar um candidato, existem alguns casos especiais, como também disse o Ministro Luiz Fux: “A tatuagem, desde que não expressa ideologias terroristas, extremistas, contrária às instituições democráticas, que incitem violência, criminalidade ou incentivem a discriminação ou preconceitos de raça, sexo ou outro conceito, é perfeitamente compatível com o exercício de qualquer cargo público.”

10- Tatuagem não é para sempre

Essa já foi uma verdade no passado, antes uma vez feita uma tattoo jamais poderia removê-la do corpo, mas isso mudou nos últimos anos, hoje em dia é possível remover quase todos os tipos de tatuagem através de uma técnica de remoção a Laser. O processo de remoção pode sair caro e ser bem doloroso, mas é uma opção para as pessoas que se arrependeram de fazer alguma tatuagem.


Referências:

Did Thomas Edison Invent the Tattoo Machine?
Every school child knows that Thomas Edison was perhaps the most prolific inventor in the history of the United States…www.inkedmag.com

Concurso público não pode eliminar candidato com tatuagem, decide STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (17) proibir que órgãos públicos excluam dos concursos…g1.globo.com


Gostou do texto? Quantas dessas coisas você já sabia?
Compartilha esse texto com seus amigos, além de nos ajudar a espalhar a mensagem você vai ajudar seus amigos a saberem mais sobre esse tema.

Acompanhe nossa família no Instagram:
Tattoo2us, Drawing2me, Piercing2me e Trends Tattoo

Romulo Tavares
Romulo Tavareshttps://tattoo2me.com
Empreendedor desde criança, desenvolvedor de software, apaixonado pela arte da tatuagem, co-fundador do Tattoo2me.com e editor do blog.tattoo2me.com.

Mais desse autor

Mais Recentes

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

A Arte de Renascer: A Jornada Inspiradora de Gabriela Droguett

Burnout na tatuagem: O Renascimento Artístico de Uma Tatuadora

Tendências da tatuagem que estão com tudo em 2024

2024 já começou vários destaques e tendências incríveis que estão bombando no mundo da tatuagem...

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.