Rio de Janeiro: 21 tatuadores na cidade

O Rio de Janeiro continua lindo e cheio de artistas para você conhecer o trabalho.

-

[Alerta Spoiler!] Neste post você encontra 21 artistas, 63 fotos de tattoos e todos eles, absolutamente todos, são do RIO DE JANEIRO!

O Rio de Janeiro é uma das maiores cidade do Brasil e uma das mais conhecidas, também, graças aos seu pontos turísticos, como o Cristo Redentor que é uma das sete maravilhas do mundo moderno. Mas maravilha mesmo vai ser conhecer os 21 artistas do Rio que toparam contar um pouquinho da sua história pra gente e, de quebra, mostrar as suas tatuagens maravilhosas aqui nessa lista.

5 Estúdios de Tatuagem no Rio de Janeiro que você não pode deixar de conhecer.
Vem conhecer os estúdios mais incríveis da Cidade Maravilhosa e aproveita para marcar logo a sua tattoo.

A cidade também é conhecida por ser a casa de um dos maiores eventos de tatuagem da América Latina, a Tattoo Week Rio, que acontece sempre no verão carioca.

Vem conhecer quem são os 21 artistas que se destacam na cena da tatuagem carioca e aproveita para compartilhar essa lista com “geral” para que mais pessoas cheguem até ela.


Rosa Jara
Cidade: Rio de Janeiro
Instagram: rosajaratattoo
Contato: (21) 98811-0181

Rosa Jara tem 27 anos e há 1 ano e meio é tatuadora. A artista é advogada e atuou no ramo por alguns anos, mas o Direito nunca foi sua primeira escolha. Por sorte ou destino, dentro do escritório em que trabalhava, um colega lhe deu a ideia de começar a tatuar, ideia esta que pareceu loucura, num primeiro momento para ela. “Um dia meu irmão quis uma tatuagem e fomos no estúdio indicado por meu colega. Neste dia, enquanto esperava, resolvi perguntar como poderia começar de maneira despretensiosa e ai um tatuador topou me ensinar. Agarrei a oportunidade com unhas e dentes e mantive em segredo durante uns meses. A partir daí, fui tomando coragem pra fazer a transição das carreiras, que se concretizou quando a dona do estúdio me convidou pra ser aprendiz.”


Mark Tattoo
Cidade: Rio de Janeiro
Instagram: marktattoo
Contato: (21) 99887-8410

Mark tem 39 anos e é tatuador há 18 anos. O artista ingressou na área aos 21 anos por curiosidade: “Já desenhava desde criança e resolvi arriscar. Eis que deu certo! Sempre tive grandes referências de desenho na infância: Julie Bell, Boris Valejo, Frank Frazetta, Alberto Vargas… sem falar dos quadrinhos Marvel e DC. Já na tatuagem, época de revistas, tinha o grande Mordenti, Marcão, Rogério, Led’s… E muitos outros que não tive o prazer de conhecer, mas foram referências muito presentes no meu início.”


Bruno Rabello
Cidade: Rio de Janeiro
Instagram: rabellotattoo
Contato: (21) 99947–0651

Bruno Rabello tem 37 anos e há 3 anos é tatuador. O artista se tornou tatuador após o convite de um grande amigo, Isaac Javah, para cuidar de um de seus estúdios. “No início, trabalhava com Pontilhismo, o que me ajudou a perder o medo de pigmentar a pele. Conheci o Sketch e me apaixonei porque senti muita liberdade no processo de criação da arte e tatuando. Tive a sorte de ter pessoas incríveis por perto que me ensinaram e me deram muito apoio. Entre elas estão: Lima, Wagner Bento Nascimento, Yuri Martins e é claro, o Isaac, que além de me inspirar pela competência e precisão no trabalho, é um ser humano maravilhoso!”


Karina Viana
Cidade: Rio de Janeiro
Instagram: Karinavianatattoo
Contato: Via direct no Instagram

Karina Viana tem 26 anos e há 4 anos é tatuadora. A artista conta que começou a viver de arte há menos tempo do que gostaria, mas a arte está em sua vida desde que se lembro. “Desenho desde pequena, sempre motivada pela minha mãe, Dona Neci, que rabiscava bonecos de palito e pedia para que eu copiasse. E como toda prática leva à perfeição, fui com o passar dos anos e sem fazer curso de desenho, me aperfeiçoando e descobrindo que eu queria levar a vida com arte. Após 2 tentativas sem muita identificação na faculdade, minha irmã, Jaqueline, que sempre curtiu tattoo, me encorajou a começar a tatuar. A identificação foi imediata, o amor instantâneo e hoje eu não poderia estar mais feliz e realizada trabalhando com algo que eu AMO e que me estimula a estar sempre evoluindo, aprendendo em busca do meu melhor.”


Ganso Galvão
Cidade: Rio de Janeiro
Instagram: gansogalvao
Contato: [email protected]

Ganso Galvão é responsável por um dos Realismos mais incríveis da cena da tatuagem. O artista é conhecido nacionalmente e internacionalmente com seu trabalho: o artista já esteve nos quatro cantos do planeta com sua arte. Além disso, o artista é referência para grandes artistas em nosso país.


Michael Senna
Cidade: Rio de Janeiro
Instagram: michaeldsenna
Contato: (21) 96607–5342

Michael Senna tem 30 anos e é tatuador há 5 anos. O artista conta que desde pequeno gosta de desenhar. “Falava para minha mãe que queria ser artista, viver da minha arte, meus desenhos. Mas não achava que iria ser como tatuador. Eu nem sabia o que era tatuagem. Lembro da primeira vez que que vi tatuagem na vida. Foi na praia, em Cabo Frio. Eu achei isso incrível. Poder fazer um desenho meu em alguém e essa pessoa ficar com ele pra sempre na pele. Depois de um tempo batalhando, entrei em um curso de design gráfico. Até que veio aquela vontade de de tatuar novamente. Larguei curso de design e o trabalho pra isso. Aí sim fui aprender a tatuar, com 25 anos de idade. No começo foi muito difícil. Ninguém me queria como aprendiz. Mas aos poucos as coisas aconteceram. Precisamos dar mais valor as tatuagens autorais aqui no Rio de Janeiro!”


Alina Vanelli
Cidade: Rio de Janeiro
Instagram: vanelli.alina
Contato: (22) 99909-0173

Alina Vanelli tem 26 anos e é tatuadora há 5 anos. A artista desde pequena sempre amou tatuagens e sempre gostou de desenhar: trabalhou na área de design de interiores, design gráfico, mas logo foi correr atrás do seu sonho de tatuar: “Fiz um curso a distância que comprei online e comecei tudo sozinha com muito esforço e força de vontade, posso dizer que sou a primeira mulher tatuadora da minha cidade natal, Nova Friburgo. Trabalhei muito tempo em casa, depois em dois estúdios diferentes, o que me deu a oportunidade de participar também de convenções. Atualmente, atendo no Rio e uma vez por mês em Nova Friburgo.”


Lucas Sean
Cidade: Rio de Janeiro
Instagram: invitrotattoo
Contato: (21) 98878-8144

Lucas Sean tem 28 anos e há 3 anos é tatuador. O artista conta que sua história começa no final de 2015 quando foi convidado por Junior Araújo a virar aprendiz, no Estúdio RioInk. “O caminho seguiu um percurso muito natural pois tive a sorte de ter pais que, desde criança, me incentivaram a desenhar. Junto a isso, Dell Nascimento me acolheu como pupilo que foi, sem dúvida, o melhor mestre que poderia ter tido. Em Outubro de 2016, decidi caminhar sozinho e me instalei em meu atelier privado em Santa Teresa onde trabalho até hoje. Foi um caminho interessante e que me colocou e coloca diversos desafios, mas tem sido uma caminhada de muito aprendizado e crescimento pessoal, lidar com os sonhos e superações que cada cliente me traz torna o trabalho único e extremamente envolvente.”


Joanna Arantes
Cidade: Rio de Janeiro
Instagram: juanitattt
Contato: [email protected]

Joanna Arantes tem 37 anos e é tatuadora há 2 anos. A artista conta que depois de uma visita no estúdio de um amigo, teve um “estalo” vendo as máquinas dele e pensou que poderia tatuar também, mas nunca imaginou viver disso. “Sempre amei tatuagens e arte em geral. Sou formada em Arquitetura e trabalhei por quase dez anos na área. Mas não estava feliz. Um tempo depois conheci a Clari e fui parar no estúdio dela como aprendiz. O processo foi longo e até hoje eu estudo e foco sempre em evoluir. E, hoje, estou trabalhando com o que amo.”


Beatriz Rezende
Cidade: Rio de Janeiro
Instagram: beatrizrtattoo
Contato: Via direct no Instagram

Beatriz Rezende tem 25 anos e é tatuadora há 2 anos. A artista conta que sempre foi apaixonada por desenhos e desde pequena gostava de sentar e tentar copiar algo que olhava, como paisagens, objetos e pessoas. “Sempre gostei muito de deixar os desenhos bem parecidos com o que eu via, mas depois de 2013, descobri que era possível fazer o desenho se confundir com a própria fotografia. Então, fui investir em estudos. Ao mesmo tempo, eu era atleta profissional de vôlei. Joguei 13 anos em clubes como Flamengo, Sesi, Valinhos, Fluminense. Aí, o namorado de uma amiga minha do vôlei ficou impressionado com meus desenhos e me disse pra colocar aqueles realismos na pele das pessoas. Eu nunca tinha imaginado isso, mas eu estava um pouco insatisfeita com varias coisas no esporte. Então, decidi começar a tatuar. Tatuo agora faz 2 anos e meio. As influências que mais me acompanharam boa parte da vida foram Emanuelle Dascanio e Charles Laveso. E na tatuagem admiro muito Goldy Z, William Marin e Inal Beserkov.”


Carol Machado
Cidade: Rio de Janeiro
Instagram: carolmachadoink
Contato: (21) 97027-3309

Carol Machado tem 30 anos e é tatuadora há 5 anos. A artista é desenhista desde a infância e passou a vida toda ligada às artes de forma natural e por gosto ao movimento artístico diversificado. “Descobri a tatuagem, como profissão, por influência do meu irmão mais novo que na época já era tatuador. Com isso, comecei a estudar desenho de forma mais profissional e me aprofundar na técnica. Hoje com 5 anos de profissão, possuo 8 premiações em diferentes categorias e continuo em busca de aprimorar minha arte sempre estudando e desenvolvendo novas técnicas que demonstrem a minha paixão pela arte.”


Soni Tattoo
Cidade: Rio de Janeiro
Instagram: soniitattoo
Contato: (21) 96911–2345

Soni tem 33 anos e é tatuador há 8 anos. O artista conta que era grafiteiro e a tatuagem surgiu em sua vida sem que ele esperasse: “fui me dedicando, estudando, conhecendo outros artista na área e aí foi onde me apaixonei mais ainda pela arte da tatuagem. Hoje tenho meu próprio estúdio de tatuagem localizado na Zona Oeste na cidade.”


Igor Oliveira
Cidade: Rio de Janeiro
Instagram: igoroliveira_ost
Contato: (21) 99967–2353

Igor Oliveira tem 32 anos e é tatuador há 5 anos. O artista conta que por muito tempo trabalhou em um estúdio de tatuagem como design gráfico e fazendo serviços de graffiti, mas com o passar do tempo sentiu a necessidade de aprender a tatuar. “Em 2014 fiz minha primeira tatuagem. Minha maior incentivadora sempre foi minha esposa, Priscila Correa, antes mesmo de pensar em tatuar ela já falava que eu tinha que pensar em me tornar tatuador. Além de alguns amigos tatuadores que também me ajudaram, meus amigos Bruno Machado e Renah Bittencourt. Uso como inspiração para meus trabalhos o Neotraditional praticado na Espanha, usando tons pastéis, utilizando em muitas tattoos mulheres, animais ou objetos vintage.”


Lis Mainá
Cidade: Rio de Janeiro
Instagram: tatudona
Contato: [email protected]

Lis Mainá tem 31 anos e é tatuadora há 6 anos. A artista é, também, mãe do Juca de 4anos e tatua há 6 anos e nesse tempo, foi se especializando em tatuagem preta, para todas as peles e corpos, tentando desconstruir velhas ideias de padrão estético cafona, opressor e excludente. “Gosto de trabalhar com pontilhismo, grafismos, tracinhos, linhas orgâncias, finas e grossas. Meu feminismo e minha maternidade se expressam no meu trabalho, através de desenhos sempre autorais e únicos. Na minha carreira eu fui aos poucos me inspirando e me aproximando das mulheres, aprendendo a valorizar o trabalho delas e com isso criei o Festival Mulheres Tatuadoras que hoje caminha para sua sexta edição e por lá já passaram mais de 40 mulheres com trabalhos incríveis. Minha mais nova conquista foi a abertura de um estúdio feminista bem no centro no Rio de Janeiro, a Casa Xottta, onde tatuam pra mais de dez mulheres fora as guests que recebemos de outros estados e países. É um enorme prazer e satisfação poder fortalecer e trabalhar ao lado de mulheres tão talentosas.”


Camilla Castellare
Cidade: Rio de Janeiro
Instagram: camiscastellare
Contato: (21)97111-1835

Camilla tem 24 anos e tatua há 4 anos. A artista Sempre gostou de desenhar, quando criança fazia histórias em quadrinho nas paredes do quarto e desenhava em todo pedaço de papel que via pela frente. “O tempo passou.. e um certo dia fui no estúdio de um amigo, eu andava com uma pasta de desenhos meus, ele viu e me deu mó força pra começar. Fiquei com aquilo na cabeça e por incrível que pareça meu padrasto há alguns anos antes disso, tinha achado na van que ele trabalhava uma maleta com kit de tatuagem, fonte, biqueiras de aço, agulhas pra soldar, tinta, máquina… o kit estava COMPLETO! Levei a maleta no meu amigo pra testar, tudo bem antigo, porém funcionando, ele me ajudou a ligar tudo e foi ali que eu comecei. Tatuei pouco tempo, engravidei. Pensei em desistir, e o mesmo amigo que me ajudou no comecinho, me botou pilha pra não parar… quando meu filho fez 6 meses eu voltei a tatuar. Não me imagino fazendo qualquer outra coisa na minha vida. ❤ “


Mabi Areal
Cidade: Rio de Janeiro
Instagram: mabiarealtattoo
Contato: (21) 99061-3322

Mabi Areal é formada em Design pela Puc- Rio e seu trabalho é composto por linhas limpas e sólidas em Blackwork. Suas artes possuem sua assinatura e atualmente a artista está alçando voos internacionais- e nacionais também. A artista está fazendo arte na Inglaterra, mas logo volta para terras cariocas.


Marcos Alves
Cidade: Rio de Janeiro
Instagram: marcosalvestattoo
Contato: (21) 99391-4098

Marcos Alves é interessado por arte desde cedo através dos quadrinhos e desenhos japoneses. “Passava horas na frente da tv, e sempre com um bloquinho de desenho na mão. A maior inspiração veio através dos fliperamas onde eu costumava passar horas jogando e observando o desenho dos personagens, isso me incentivou a praticar cada vez mais , meus maiores professores foram as revistas em bancas com exercícios pra desenhistas iniciantes. Com o passar do tempo fui me aprofundando mais no desenho, fazendo inúmeros cursos e estudando as mais diversas técnicas. Passei alguns anos dando aulas de desenho para tatuadores e partiu daí minha paixão por essa arte milenar, fiquei fascinado pela ideia de gravar na pele todas as imagens que sempre amei, e poder contar historias através delas. Hoje, me dedico ao estilo preto e cinza, procurando passar pra pele todo conhecimento adquirido ao longo da minha vida como desenhista, e com o tempo passei a dar workshops e palestras sobre desenho aplicado a tattoo, pois assim consigo manter minha paixão por ensinar.”


Mali
Cidade: Rio de Janeiro
Instagram: inkmali
Contato: Via direct no Instagram

Mali tem 24 anos e é tatuador há 4 anos. O artista começou a tatuar pelo convite de um amigo pra ser seu aprendiz. “Eu era do graffiti, mas a partir da primeira tatuagem eu me apaixonei e não consegui mais parar. Mas a melhor parte da tatuagem pra mim foi quando eu entrei pro ramo de tatuagem otaku/nerd e abri mão dos outros estilos que fazia pra me dedicar exclusivamente à esse público e a esse estilo, foi a melhor escolha da minha vida, nunca fui tão feliz, amo as tattoos que faço e amo meus clientes nerds que nem eu, dinheiro nenhum paga essa conexão com meu público. ????”


Mariana Pinheiro
Cidade: Rio de Janeiro
Instagram: prana.ink
Contato: [email protected]

Maricota tem 34 anos e há 2 anos é tatuadora. A artista conta que o desenho sempre fez parte do seu caminho. “Desenhava sem saber bem pra quê ou pra quem desenhava, era mesmo uma forma de meditação. Fiz faculdade de arquitetura até a metade, troquei pra cinema e depois pra design gráfico. Sinto que estava sempre procurando algo. Trabalhei com criação de marca, com site, com moda. E por não me adequar com horários preestabelecidos, pedi demissão e virei freelancer. Nesse momento, quando estava bem “perdida”, veio um convite inesperado no meu celular: “Oi Mari! Bora aprender a tatuar?!”. Foi Thais Valente que me convidou. Ela já tinha me tatuado e sabia que eu desenhava. Quando percebi estava cercava de tatuadores maravilhosos, Kat Alden, Bernardo Lacerda, Felipe Mello, Ganso Galvao, Brice e Brian Gomes, Gabi Arzabe… pense! Eu não calculava virar tatuadora, mas ouvi de muitos amigos “você se encontrou, né!?”. E aí não teve como, o sorriso chegou forte! Eu amo tatuar, amo a troca intensa e íntima que acontece com cada cliente. Respeito muito o processo é desejo evoluir sempre.”


Marcos Gullo
Cidade: Rio de Janeiro
Instagram: marcaotattoorj
Contato: (21) 97144-4119

Marcos Gullo tem 46 anos e 26 anos como tatuador. O artista sempre esteve ligado ao desenho até que, em 1993, tatuou um amigo para experimentar como seria. “Já havia desenhado em diversas superfícies e a ideia de fazer um desenho na pele, que duraria para sempre, iria fazer parte da história daquela pessoa, era um desafio. Um amigo em comum viu e quis fazer, outros também e quando vi já estava tatuando todos os dias. Fui então buscar melhorar isso, aprender com os mais antigos, entender tudo sobre aquele ofício até então muito novo para mim. Recebi ajuda do Rato, Lúcio Mauro, Marcos Davies e, em 1996, o Carlinhos me chamou pra trabalhar no seu estúdio no Leblon e em 1998 abri meu primeiro estúdio, no Meier, junto com o Leandro Leite. Muita gente boa passou por lá, Grande lembranças. Comecei a participar de convenções por todo o Brasil e depois fora. Em 2012, fechei o estúdio e me dediquei a fotografia. Precisava de um tempo para colocar as ideias no lugar, fiquei 3 anos afastado. Voltei com a vontade de tatuar ainda maior do que no início da carreira. Atualmente, junto com o Marcos Ribeiro, fundador da primeira Supernova Tattoo também nos anos 90, Gonzalo e Henrique Mattos, montamos um projeto, um estúdio privado onde fazemos diariamente o que mais gostamos: Tatuagens!”


Tanny Sill
Cidade: Rio de Janeiro
Instagram: tanny_artwork
Contato: [email protected]

Tanny Sill tem 37 anos e há 13 anos é tatuadora. A artista conta que é mineira de Juiz de Fora, formada em Enfermagem e depois de sonhar- literalmente- que era tatuadora, resolveu deixar sua formação para seguir a carreira e se dedicar a arte por completo. “Desenhista desde os 6 anos, minha relação com as cores tem origem de pinturas a óleo, grafite, desde a infância. Estudante assídua, premiada 26 vezes nacional e internacionalmente, hoje trabalho no Rio de Janeiro, ministro curso para tatuadores iniciantes há 8 anos e já compartilhei com mais de 80 alunos meu conhecimento.”


Uau, você leu tudo! ❤
Compartilha o nosso texto, vai!

Quer mais inspirações de tattoo? Acesse nosso board só de Tatuadores Brasileiros Contemporâneos no Pinterest.

Ainda não achou o artista ideal? Você pode encontrar os melhores artistas perto de você, acesse o nosso site:

Encontre o tatuador e a inspiração perfeita para fazer sua tattoo.
Encontre os melhores estúdios de tatuagem e tatuadores na sua cidade, fique por dentro de todos os eventos e…tattoo2me.com

E nossos perfis no Instagram são atualizados de 3 em 3 horas:
Tattoo2us e Tattoo2me

Fernanda Moraes
Fernanda Moraeshttps://blog.tattoo2me.com
Editora no Tattoo2me Magazine. Mãe do Zion e Jornalista, às vezes. Cultura Periférica, Indústria Cultural e Tatuagem.

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.