A natureza de Elissa Rocabado

Confira a entrevista com a especialista em tatuagens botânicas.

-

Magnólias! Assim, sem dar margem para alguma dúvida, Elissa Rocabado nos contou sobre sua carreira, suas inspirações, seu trabalho, sua flor preferida e, claro, sobre tatuagens botânicas. As tattoos nesse estilo surgiram meio que como oposição àquele modelo simples de rosas, na maioria das vezes, vermelhas, grandes. Quer dizer, nem tanta oposição assim, já que continuamos no ramo das flores.

Trocadilhos à parte, as tatuagens botânicas surgem como algo mais natural, mais real, onde podemos observar os mínimos detalhes de flores, folhas, gravetos, e até pequenos animais que complementam a paisagem. As tattoos botânicas são marcadas por seus diferentes traços, ora marcados, ora não, ora com contornos, ora sem contorno algum. Cores mais fortes, delicadeza, o nosso tradicional preto e branco… Nuances que somente a botânica nos proporciona. E sensações, não é mesmo?

Por saber viver em meio a toda essa delicadeza, força… e por saber expressar na pele o que cada florzinha da nossa imensa flora emana, fomos conversar com a tatuadora brasileira Elissa Rocabado, referência em tattoos botânicas. Curte nosso bate-papo com ela e, de quebra, baba nas tattoos da menina:

Alguns dos trabalhos que a artista mais curtiu fazer.

Tattoo2me — De onde surgiu sua ideia de fazer desenhos e tattoos no tema botânico?

Elissa Rocabado — Trabalhei muitos anos em tecelagens para grandes marcas nacionais, na grande maioria para moda feminina, e fui desenvolvendo a habilidade de fazer estampas manuais de florais na grande maioria, e foi virando característica do meu trabalho de ilustração e futuramente o meu trabalho no universo da tatuagem.

Tattoo2me — Qual sua formação?

Elissa Rocabado — Sou formada em moda, e indo atrás como hobbie ou auxiliar no meu trabalho autoral por história da arte e ilustração botânica.

Tattoo2me — Há quanto tempo você tatua?

Elissa Rocabado — Tatuo desde 2012.

Um pouco do espaço de trabalho de Elissa.

Tattoo2me — Como surgiu sua história no mundo da tatuagem?

Elissa Rocabado — Já tinha meu trabalho autoral de ilustração e estampas. Passei a desenhar as minhas tatuagens, depois de amigos e me apaixonei por essa superfície que é a nossa pele, então fui treinando meu desenho para o que seria possível tatuar. Fiz muitas tatuagens em amigos e conhecidos, e depois entrei de vez no mundo da tatuagem.

Tattoo2me — Você precisou treinar alguma técnica específica para desenhar florais?

Elissa Rocabado — Estudei ilustração botânica, para aperfeiçoar o domínio de volumes e fidelidade de características principais de determinadas plantas e flores.

Tattoo2me — Quais outros estilos você faz?

Elissa Rocabado — Acredito que temos sempre que evoluir e procurar aquilo que gostamos de fazer. Atualmente, permaneço no “estilo” que eu gosto, variando os elementos. Não faço somente plantas ou flores, mas gosto muito quando vem gravuras de animais/insetos/objetos para fazer, mas sempre com meu traço, que é o que gosto de fazer.

Sua vizinhança, o Jardim Botânico de SP e sua casa: alguns dos lugares que mais a inspiram.

Tattoo2me — Qual sua flor preferida?

Elissa Rocabado — Magnólia!

Tattoo2me — E quantas vezes já tatuou magnólias?

Elissa Rocabado — Muitas! Pelo menos mais de 30, e como existem muitas espécies de magnólias, dá para variar bastante na hora de retratá-las.

Tattoo2me — Qual foi a planta mais estranha que já pediram para você criar? E qual foi a mais simples?

Elissa Rocabado — Tudo o que faço — são sempre homenagens a plantas que já existem — é simplificar para viabilizar uma tatuagem bonita com os anos, mas nunca mudar ou eliminar detalhes que cada uma tem. Mas sempre há aquelas que eu não faço ideia como são, ou quebro a cabeça como traduzir para linhas e preto. Mas no final, sempre dá certo! Espécies como flor-morcego, foi o primeiro exemplo que me veio à cabeça de ‘planta estranha’. E ‘simples’ é relativo… às vezes são poucas linhas que carregam tanta razão e histórias de estarem ali, naquela parte do corpo, naquela pessoa, que pode ser um ramo de alecrim ou lavanda: para mim, são significativas e nem um pouco simples!

Algumas das ilustrações preferidas que servem de referência para seu trabalho.

Tattoo2me — Quais locais você visita para se inspirar?

Elissa Rocabado — Sou apaixonada pelo Jardim Botânico de SP. Ceasa, na feira de flores na madrugada, ou em qualquer sebo, para procurar algum fascículo de flora braziliensis ou livros de jardinagem ou plantas medicinais. Em Pinheiros — bairro que moro, trabalho e vivo — tem vários.

Tattoo2me — E quais estilos de tattoo prevalecem na sua pele?

Elissa Rocabado — Tenho somente tatuagens pretas (com a exceção da barriga de um passarinho e só). Mas são desenhos meus, amigos que criaram elementos que queria ou homenagens a artistas que gosto, entre traços Old School, pontilhismos, hachuras, muitas plantas, pássaros e outros animais.

Tattoo2me — Quais artistas inspiram você e seu trabalho?

Elissa Rocabado — Na grande maioria ilustradores ou gravuristas que já estão na história, como Redouté, Ehret, Joos Van Cleve, Margaret Mee, Hendrik Goltzius, Dürer entre muuuitos outros!

Elissa Rocabado em meio a algumas de suas inspirações.

Aproveite e visite o Instagram da moça, está lotado de trabalhos lindos! Para nós, foi um prazer e uma honra poder conversar e saber mais um pouco da carreira dessa artista brasileira. E você, o que achou? Conta pra gente!


Oi! Você ainda está aí? Não nos segue em nossas redes sociais?
Você não sabe o que está perdendo!

Tem sorteio de tattoo para todo Brasil no nosso site, tem transmissão ao vivo no nosso Instagram, tem muita inspiração de tattoo no nosso Facebook e no nosso Pinterest.
Ah, e se curtiu esse texto, clica nas palminhas para que nosso texto chegue à outras pessoas.

Fernanda Moraes
Fernanda Moraeshttps://blog.tattoo2me.com
Editora no Tattoo2me Magazine. Mãe do Zion e Jornalista, às vezes. Cultura Periférica, Indústria Cultural e Tatuagem.

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.