Fotografia ou tatuagem: Conheça o Realismo!

Conheça 15 artistas que fazem verdadeiros retratos em forma de tatuagem no Brasil!

-

O realismo foca em reproduzir, da maneira mais fiel possível, a cena de uma foto na pele. O grande desafio desse estilo de tatuagem é conseguir combinar as cores usadas na tatuagem com o tom de pele da pessoa tatuada para que a imagem fique a mais perfeita possível.

O Realismo dentro da tatuagem se baseia no movimento realista iniciado na França em 1850. O foco desse estilo é a representação verdadeira da imagem, sem tons de romantismo ou ajustes para tornar a imagem mais dramática. O contraste e sombra são muito valorizados nesse estilo.

Uma tatuagem em realismo pode levar algumas dezenas de horas para ficar pronta, por conta da precisão de traços e cores exigidas.

E agora, nós queremos apresentar tatuadores e tatuadoras que fazem esse trabalho tão bem!
Com vocês, 15 artistas que fazem Realismo!


Marcus Gullo
Cidade: Rio de Janeiro
Instagram: marcaotattoo
Contato: (21) 97144-4119

Marcus Gullo tem 47 anos e é tatuador há 27 anos. O artista conta que quando começou a tatuar, em 93, era raro ver um computador em um estúdio. “Uma vez, um cliente chegou e ele queria fazer uma fotografia. Já era mais de 18:00 horas e a papelaria que poderia ampliar a imagem já havia fechado. Então, aumentei desenhando. O cara se amarrou e falou para alguns amigos. Depois disso, muita gente começou a me procurar para fazer retratos. Consegui conquistar a confiança deles e fui cada vez mais me envolvendo com esse seguimento da tatuagem.”


Fabrício Tattoo Arte
Cidade: Cariacica
Instagram: fabriciotattooarte
Contato: (27) 99922-3787

Fabrício tem 33 anos e é tatuador há 12 anos. O artista conta que começou na tatuagem no ano de 2007 com base na aerografia: “Sempre gostei de fazer realismo e com bastante estudo, participação convenções de tattoo e workshops fui desenvolvendo a técnica.”


André Lucas Ramos
Cidade: Três Rios
Instagram: andrelucasramostattoo
Contato: (24) 99214-6867

André Lucas tem 25 anos e é tatuador há 4 anos. O artista desde criança sempre foi apaixonado por tatuagens, ficava fascinado e encantando com os desenhos na pele… “Já na adolescência, despertei o interesse em me tornar tatuador já que tinha grande facilidade para criar e desenhar, estava cursando o sétimo período da faculdade de Educação Física quando resolvi abandonar tudo e seguir em busca do meu sonho de me tornar tatuador. Já no início, consegui apresentar bons trabalhos e com menos de 2 meses tatuando amigos e familiares, já tinha uma galera querendo tatuar comigo e eu estava abrindo o meu primeiro estúdio.”


Rafael Pollastrelli
Cidade: Cariacica
Instagram: rafaelpollastrelli
Contato: (27) 99886-0518

Rafael Pollastrelli tem 31 anos e é tatuador há 7 anos. O artista conta que se considera tatuador desde 2013, quando começou a fazer desenhos realistas por encomendas. “Me tornei tatuador no final do ano de 2013, por convite do Bill Baungarten, que foi meu mestre na arte da tatuagem. Tenho como inspirações: Bill Baungarten, não só como artista mas também como pessoa. Charles Laveso, Kelvin Okafor , Nikko Hurtado, Valentina Riabova, Mashkow, Walter Monteiro, Sandra Daukshta, Ralf Nonnweiler… Dentre outros.”


Beicinho
Cidade: Rio de Janeiro
Instagram: beicinhotattoo
Contato: (21) 97335-7466

Beicinho tem 45 anos e é tatuador há 30 anos. O tatuador, empresário e artista plástico leva consigo uma história de persistência, talento e determinação. Dono de um dos maiores estúdios de tatuagem da América Latina, o Masters Of Tattoo, localizado no bairro da Freguesia, Rio de Janeiro, Beicinho é referência nacional quando o assunto é Realismo em preto e cinza. Possui 150 premiações, entre elas a de Melhor Máquina Nacional, onde o mestre fabricou ponteiras e é fabricante das tintas Masters Ink. Mestre Beicinho também é aclamado como jurado nas principais convenções de tatuagem ao longo de sua jornada.


Weslley Rodrigues
Cidade: Campinas
Instagram: weslleyrodriguestattoo
Contato: (19) 99914-6430

Weslley Rodrigues tem 34 anos e é tatuador há 10 anos. O artista conta que começou a tatuar em 2010 impulsionado por amigos tatuadores: Eu já tinha base com cursos de desenho e pintura. Minhas maiores referências são Victor Portugal e Robert Hernandez. Hoje, tenho meu próprio estúdio em Campinas. Fui premiado em algumas convenções. Continuo estudando e me dedicando 100% a essa arte que amo fazer e que não me imagino fazendo outra coisa, a não ser tatuar!”


Beatriz Rezende
Cidade: São Paulo
Instagram: beatrizrtattoo
Contato: Via Instagram

Beatriz Rezende tem 26 anos e é tatuador há 3 anos. A artista se tornou tatuadora depois que um amigo viu seus desenhos e lhe deu uma força pra iniciar na profissão. “Ele estava aprendendo e me ajudou a começar. Sempre gostei muito de desenhar, e meus desenhos evoluíram bastante depois que comecei a investir em cursos. De 1 ano e meio pra cá, resolvi me dedicar ao realismo, e encontrei uma oportunidade de fazer o estilo que eu gosto quando comecei a tatuar os pets dos meus clientes. São tatuagens com uma carga emocional gigantesca, eu tatuo um público muito grande que nunca se imaginou com uma tatuagem e assim que viram meu trabalho, decidiram se rabiscar! Hahaha. E nada melhor do que homenagear um melhor amigo né? Quem tem um animal de estimação, geralmente é apaixonado pelo bichinho e faz qualquer coisa por ele.”


Markinho Tattoo
Cidade: São Paulo
Instagram: markinhotattooo
Contato: (11) 95376-4999

Markinho Tattoo tem 35 anos e é tatuador há 10 anos. O artista é formado em desenho e ilustrações desde os 17 anos e conta que ingressou na faculdade de artes plásticas, se tornando professor de artes e dando aulas por alguns anos. “Quando conheci a arte da tatuagem não só me identifiquei com ela, como percebi que se abriria um leque de opções artísticas a serem exploradas. Sou muito fã de arte moderna e profundo estudioso do realismo clássico. Minhas instruções são as escolas antigas: Gustave Doré, Leonardo da Vinci … e artistas como Boris Vallejo, Luís Royo.”


Álvaro Serafim
Cidade: São Paulo
Instagram: alvaroserafim
Contato:(11) 96318–9735

Álvaro Serafim tem 28 anos e é tatuador há 10 anos. O artista começou a tatuar no final de 2009, quando saiu de um emprego que não gostava decidido à ser feliz fazendo algo que gostasse, que lhe trouxesse satisfação pessoal. “Encontrei isso na tatuagem, onde podia eternizar minha arte, compartilhar histórias de vida, minha e de outras pessoas através da tatuagem. Minhas principais inspirações são meus amigos mais próximos, que são grandes artistas e pessoas, que trocamos experiências tanto na vida pessoal, como na tatuagem, Caio Rodrigues, Tony Gomes, Popeye e muitos outros.”


Rafa Lopes
Cidade: Valparaíso de Goiás
Instagram: lopes.rafa
Contato: (61) 99614–9192

Rafa Lopes tem 29 anos e é tatuador há 7 anos. O artista conta que começou a tatuar no quintal da casa dos seus pais: “Comecei com máquinas caseiras que eu mesmo fazia. Em 2011 que comprei minha primeira máquina profissional, continuei tatuando na casa dos meus pais, sempre tatuava parentes e amigos. Em 2013, abri um estúdio pequeno no lote dos meus pais onde tudo começou de verdade. Mas não deu muito certo: não apareciam muitos clientes, aí tive que trabalhar fora como motorista para ajudar nas despesas de casa, e tatuava só nos finais de semana. Fiquei nessa rotina por uns dois anos, depois disso, eu fui convidado pra tatuar no estúdio de um amigo meu onde tatuei por quase 3 anos até conseguir abrir o meu outro estúdio, onde estou hoje.”


Wallace Farias
Cidade: São Paulo
Instagram: wallace_tatuador
Contato: (11) 95887-4731

Wallace Farias tem 26 anos e é tatuador há 5 anos. O artista nasceu em um município pequeno, no interior do Amazonas. Ele conta que foi muito difícil seu começo pois não tinha nenhum tipo de ajuda. “Iniciei, profissionalmente, em 2015, antes disso, trabalhava em outra área e fazia tatuagem à noite, depois do trabalho. Virava a madrugada às vezes. Até que, em 2015, decidi ingressar profissionalmente na área: apesar das dificuldades sempre busquei dar o meu melhor. No início de 2016, fechei meu estúdio e fui trabalhar em um estúdio bem conceituado na época, em Manaus. Foi ali que comecei, realmente, a aprender de verdade sobre a tatuagem. Em 2018, recebi uma proposta para ir para São Paulo, o que me abriu muitas portas, onde participei de vários eventos pelo Brasil conquistando prêmios etc… Através da tatuagem pude viajar para outros países, coisas que nunca imaginei que seria possível. Hoje em dia, estou com meu próprio estúdio, em São Paulo, e seguimos com o mesmo plano: dar o melhor a cada dia, no profissional e no pessoal, pois quando acreditamos em nós mesmos e temos fé, tudo é possível!”


Will Kmita
Cidade: São Francisco do Sul
Instagram: will_kmita
Contato: (47) 99131–3623

Will Kmita tem 36 anos e é tatuador há 21 anos. Will conta que aos 15 anos foi fazer sua segunda tatuagem e acabou comprando os materiais do tatuador: “Demorei uns 10 dias para convencer meu amigo a me deixar fazer uma tatuagem nele, mas desse dia em diante não parei mais de tatuar. Nesses 21 anos de estrada, passei por vários estilos, mas me encontrei no Realismo preto e cinza. A pessoa que mais me ajudou, e ajuda, a evoluir é minha esposa, que é a maior crítica do meu trabalho. Entre minhas maiores referências estão : Samurai , Rafael Giovanoli, Adriano Souza, Chico Morbene e Douglas Prudente.”


Gian Villena
Cidade: São Paulo
Instagram: gianvillena
Contato: (11) 99102-5566

Gian Villena tem 34 anos e é tatuador há 15 anos. O artista conta que desde muito jovem tinha uma paixão por desenhar e que mesmo sem técnica ficava horas e horas praticando. “Aos 20 anos, larguei emprego estável para entrar na faculdade de Artes Plásticas, que era meu sonho. Em meio às dificuldades financeiras de ser pai muito jovem, nunca me desanimei, ao contrário, isso sempre me motivou a dar o melhor de mim. Um ano depois, eu montei um estúdio numa sala pequena, com toda minha coragem e motivação. Ganhei uma máquina do meu tio, pessoa que sempre acreditou que eu podia ser um artista. Com 25 anos eu fui convidado a tatuar em um dos maiores estúdios do Peru, onde pude aprender e aprimorar técnicas ao lado de grandes profissionais. Hoje com 15 anos de carreira, sigo com a mesma vontade de aprender daquele menino de 20 anos. Busco sempre aprimorar minhas técnicas e evoluir, dar o melhor de mim para meus clientes e para minha família.”


Patric Grazziotin
Cidade: Florianópolis
Instagram: patric_grazziotin
Contato: (48) 98801–5625

Patric Grazziotin tem 30 anos e é tatuador há 6 anos. O artista conta que seu primeiro material de tatuagem comprou sem muita ambição de se tornar um tatuador, sua intenção era mais se auto-tatuar e tatuar sua esposa: Mas aí tatuei um amigo, outros viram e começaram me procurar para tatuar, aí não parei mais, foi bem ao natural, até brinco que não fui eu que escolhi a tatuagem, ela me escolheu… No primeiro ano de tattoo, tatuava apenas nos horários de intervalo do trabalho, até que fui convidado para trabalhar em um estúdio aonde passei a dedicar todo meu tempo à tatuagem: fiz meus primeiros workshops, que foram divisores no meu trabalho, passei a entender o que era tatuagem e a importância de estudar, e estudar muito. Nestes 6 anos ganhei prêmios, patrocínios e muitas frustrações, e todas as vezes que consegui direcionar essas frustrações para meu crescimento subi mais um degrau na escada de evolução, esse é um conselho que deixo para quem está começando, aprenda a direcionar as frustrações para seu crescimento.”


Ricardo Ciechorski
Cidade: Ivoti
Instagram: r.korski
Contato: (51) 99789-8136

Ricardo Ciechorski tem 30 anos e é tatuador há 7 anos. O artista conta que sempre desenhou com caneta nos braços e, desde criança, já tinha uma paixão por tatuagens, colecionava revistas sobre o assunto. “Em 2013, tive a oportunidade de comprar meu primeiro kit de tatuagem e comecei a aprender por conta própria. Fiquei obcecado pela arte da tatuagem, pensava em tatuagem 24 horas por dia, procurava aprender tudo que chega até mim. Mas, tudo mudou quando vi os trabalhos do Ukraniano Dmitri Samohim, tive a certeza de que era este o estilo de tatuagem no qual iria me dedicar. A obsessão cresceu e depois de alguns erros e acertos fui aprendendo a técnica e adaptando ao meu jeito de fazer. Com o passar de alguns anos consegui patrocínios, fui premiado em algumas convenções e consegui reconhecimento internacional, sendo convidado para tatuar nos melhores estúdios mundo a fora. Tenho diversos trabalhos publicados nas mídias especializadas no assunto.”


Murilo Oliveira
Cidade: São Paulo
Instagram: murilotattoo014
Contato: (14) 99879-0563

Murilo Oliveira tem 34 anos e é tatuador há 12 anos. O artista conta que acredita que ser artista é um processo longo que ainda tem pela frente: “Comecei a ser tatuador há 12 anos atrás onde larguei meu trabalho e comprei um kit e comecei a tatuar meus amigos. Mas, consegui me destacar nesse tempo, tanto nacional, quanto internacionalmente. Conquistei inúmeros prêmios, tanto no Brasil, quanto fora. Sobre inspirações é difícil falar: acredito que um bom trabalho não é só a tatuagem e sim a pessoa em si, como ela é. Hoje, minha maior inspiração acredito que seja minha força de vontade e determinação de ser melhor a cada dia.”


Eduardo Baroni
Cidade: Caxias do Sul
Instagram: baroni.tattoo
Contato: (54) 99680-4575

Eduardo Baroni tem 30 anos e é tatuador há 4 anos. O artista conta que tudo começou quando ele comprou um kit de tatuagem e começou tatuar alguns amigos: “Eu não tinha muitas informações, aí comecei a ver videos do Youtube para estudar sobre as técnicas, mas não tinha muito tempo, pois trabalhava em uma empresa durante o dia e tatuava em casa durante a noite e finais de semana. Mas nesse pouco tempo que tinha disponível, me dedicava aos estudos da tattoo. Então, com 4 meses fiz meu primeiro workshop de muitos e nesse momento que realmente comecei entender sobre a tattoo. Com 8 meses tatuando em casa, recebi o convite de um amigo para trabalhar em seu estúdio, foi assim que pude dedicar praticamente todo meu tempo para tattoo, muitas vezes virava noites tatuando para aprimorar as técnicas, foi aí que comecei a participar de convenções onde tive contato com vários artistas que contribuíram para minha evolução.”


Uau, você leu tudo! ❤
Compartilha o nosso texto, vai!

Quer mais inspirações de tattoo? Acesse nosso board só de Realismo no Pinterest.

Ainda não achou o artista ideal para você? Você pode encontrar os melhores artistas perto de você, acesse o nosso site:

tattoo2me.com

E nossos perfis no Instagram são atualizados de 3 em 3 horas:
Tattoo2us e Tattoo2me

Nicole Ognibeni
Nicole Ognibenihttps://tattoo2me.com
Jornalista apaixonada por novos sabores, tatuagens, viagens e animais. Vem pro meu mundo: @nicole.ognibeni / blog.tattoo2me.com

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.