Máquina elétrica faz traço ou ponto?

Os estilos Escrito, Geométrico e Pontilhismo da tatuagem.

-

Já produzimos aqui no Tattoo2me Magazine algumas matérias sobre estilos de tatuagens. Passamos pelo Blackwork, Aquarela, Old School, Neo Tradicional, Fineline, entre outros. Continuando nessa levada dos estilos mais usados atualmente no Brasil, falaremos hoje de tendências das tatuagens nos estilos Escrito, Geométrico e Pontilhismo.

Esses três estilos são carregados de histórias, significados e importância tanto para o tatuador quanto para o tatuado. Voltaremos lá nos primórdios da tatuagem com o Pontilhismo, entenderemos alguns significados sagrados das tatuagens Geométricas e veremos algumas dicas para as famosas tatuagens Escritas.


ESCRITO

É um dos estilos de tattoos mais usados atualmente pelas pessoas que querem gravar em sua pele nomes próprios, frases inspiradoras, trechos de músicas e uma infinidade de coisas, tanto quanto a infinidade de combinações escritas que existem no mundo. Vale tudo para se ter uma tatuagem única e que te remeta a sentimentos legais!

A tatuagem escrita pode ser feita de diferentes formas, com um número gigantesco de fontes, por isso a escolha dessa tatuagem pode não ser tão simples. A parte do corpo onde a tatuagem será desenhada/escrita também precisa ser bem avaliada para que a frase ou nome escrito fique nítido e seja bem visualizado.

Quem não tem um amigo tatuado com frases famosas, não é mesmo? “Carpe Diem”, “Imagine”, “Fulano, Amor Eterno”…

Via @crizsuconic
Via @crizsuconic

Entre as tatuagens escritas mais famosas estão citações curtas, expressões, pensamentos e até ditados. Mas imaginação se tem de sobra quando o assunto é tattoo, então há quem escolha tatuar em outros idiomas. Na nossa lista estão presentes o latim, o japonês, árabe e o inglês. Para os poliglotas — só que não — de plantão é preciso ter cuidado com a escrita propriamente dita, porque o tatuador pode não saber como escrever em árabe, por exemplo, e você acabar marcando em sua pele uma palavra que não tem nada a ver com o que você desejava. Ou buscar algo na internet e acabar levando a palavra errada para ser tatuada. Ou confiar naquele teu amigo do peito, mas troll… atenção aí!

Via @abrahaoana

Retomando… as tatuagens escritas podem ser feitas em quase todas as partes do corpo, lugares mais discretos ou mais chamativos, ao gosto de cada um. Listamos as partes do corpo onde esse estilo de tatuagem é mais usado:

Pulso: de uma beleza singela, o que dá peso à tatuagem é a fonte usada.

Dedos: já foi tatuar os dedos na região chamada de baixa-falange. Tatuava-se em cada dedo uma letra, de modo que fosse formada uma frase, nome ou série. Atualmente, as tatuagens nos dedos são mais discretas, por vezes, feitas em sua lateral. É importante buscar um profissional especializado nesse tipo de arte, pela dificuldade de se fazer e de se manter a tattoo.

Tornozelo: é um dos locais mais discretos para se fazer uma tatuagem, fácil de se esconder ou de passar despercebido.

Pernas ou costas: são lugares onde as tattoos ficam mais chamativas, são ótimas opções para quem deseja palavras ou frases maiores.

Braço ou antebraço: virou moda no início dos anos 2.000. Vários músicos e artistas possuem tatuagens escritas nesse local, mas são tatuagens mais delicadas de serem feitas e não são boa opção para quem deseja alguma discrição. Um ótimo lugar para um estilo mais cru, seco e compreensível. Fontes mais retas e simples encaixam em textos mais duros e impactantes.

Nuca: um local mais discreto, permite o uso de expressões ou palavras mais delicadas.

Tipografia de @fabiomaca, tatuagem de @victormontaghini.

GEOMÉTRICAS

Se pudéssemos descrever este tipo de tatuagem em duas palavras, seriam: PERFEITAS e EXATAS. Para entender trabalhos artísticos nesse estilo, precisamos buscar a história da geometria e nos localizar em seus estudos. A geometria e a própria matemática foram estudadas, primeiramente, no Egito Antigo (Kemet), fonte para muitos filósofos como Pitágoras. Lembrando que tanto a Álgebra como a Geometria não estão ligadas somente às realidades tangíveis (falaremos mais adiante sobre tatuagens que fazem uso da geometria sagrada).

“A pesagem do coração”, passagem do Livro dos Mortos, coletânea do Egito Antigo. (Fonte: Wikipedia)

Embora esse estilo de tatuagem faça muito uso de linhas retas e combinações exatas para se tornar um desenho único, percebemos influência em alguns desenhos de origamis, mandalas, animais, astros e desenhos místicos. É um traçado único onde se passa uma ou várias mensagens, além desse tipo de tattoo possuir um design simples mas sofisticado, com certo simbolismo, mas completamente fora do padrão, beirando muitas vezes ao mistério.

Alguns tatuadores criam peças que primam pelos estudos de cor e sombra, misturando elementos geométricos com símbolos diversos.

Via @max_tattoo

Boas opções para este tipo de tatuagem não faltam, existem design para todos os gostos: trabalhos mais coloridos, em preto para dar a ideia de profundidade ou projetos em terceira dimensão.

Dentro desse mesmo estilo, surgiu uma nova tendência chamada de tatuagens geométricas sagradas. A explicação é um pouco complexa, mas resumidamente tratam-se de tatuagens que vão além da beleza e estética, fazendo uso da ciência estruturada no Egito Antigo que propicia a ligação entre o ser e a espiritualidade.

Trata-se de padrões perfeitamente simétricos, que usam as formas geométricas comuns, como os círculos, os quadrados e os triângulos para criar alguns projetos absolutamente surpreendentes, como o nó górdio e a flor da vida.

Via @bicemsinik

Diferente de simples traços, a geometria sagrada precisa ser antes estudada, pois é entendido que esse tipo de tattoo tem atuação energética sobre o corpo humano, já que a simetria é parte importante desse tipo de arte, auxiliando no equilíbrio corporal.


PONTILHISMO

Conhecido também como Dotwork, é uma técnica de preenchimento diferenciada que demanda tempo, perfeição e precisão. O Pontilhismo na tatuagem se popularizou na década de 90, na Europa, mas é herdeira do Impressionismo, da França, século XIX: é considerado um movimento pós-impressionista e está relacionado ao momentâneo e em mostrar as impressões do artista em relação ao meio em que vivia.

Embora tenha tido um boom nos anos 90, a técnica não é tão recente assim. Na verdade, o pontilhismo marca o início da história da tatuagem: antes da invenção das máquinas elétricas, a tatuagem era feita por pontos que preenchiam um espaço em branco por inteiro. Sem perder o foco do pontilhismo ocidental, podemos lembrar da técnica da tatuagem Yantra, da Tailândia, uma técnica milenar que influencia ainda hoje os tatuadores: eles dispensam a máquina elétrica e fazem uso apenas de uma espécie de caneta, haste e agulha. A própria máquina elétrica trabalha com pontos, mas a velocidade da agulha é tão rápida que não nos damos conta que o traço é produzido por pequenos pontos ou furos — ui!

Via @dotwork_inkstudio

Tattoos nesse estilo podem demorar muito tempo para serem produzidas e exigem do artista muita técnica e experiência, já que para um trabalho perfeito é necessária a justaposição dos pontos para que seja criado o efeito de profundidade, permitindo a criação de sombras.

O bagulho é doido e é preciso técnica e competência!

Pontilhismo geralmente é aplicado na pele em cor preta, para dar a impressão de profundidade, mas também vimos trabalhos com pontinhos coloridos que são inspiradores.

Via @rodrigotas

Esse estilo de tattoo provoca uma mistura ótica em nossos olhos, produzindo imagens sensacionais, como essa da @juliakocevas. Sensacional, não é?


Oi! Você ainda está aí? Não nos segue em nossas redes sociais?
Você não sabe o que está perdendo!

Tem sorteio de tattoo para todo Brasil no nosso site, tem transmissão ao vivo no nosso Instagram, tem muita inspiração de tattoo no nosso Facebook e no nosso Pinterest.
Ah, e se curtiu esse texto, clica nas palminhas para que nosso texto chegue à outras pessoas.

Fernanda Moraes
Fernanda Moraeshttps://blog.tattoo2me.com
Editora no Tattoo2me Magazine. Mãe do Zion e Jornalista, às vezes. Cultura Periférica, Indústria Cultural e Tatuagem.

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.