Tatuagem e preconceito: o que saber.

Tatuagem e preconceito: Da onde surgiu? Ele ainda existe? Vou ter dificuldade em arrumar um emprego se eu tiver uma tatuagem?

-

Da onde surgiu o preconceito com pessoas tatuadas? Ele ainda existe? Vou ter dificuldade em arrumar um emprego se eu tiver uma tatuagem? Essas e algumas outras perguntas serão respondidas nesse post sobre tatuagem e preconceito.

A origem do preconceito

O preconceito com pessoas tatuadas surge logo no início da história da tatuagem (nós, inclusive, já contamos um pouco dessa história por aqui em outro post), isso porque as primeiras pessoas a se tatuarem foram os marinheiros, fuzileiros navais, piratas, errantes e rebeldes. E estamos falando das décadas de 1920 a 1940 onde as tradições ainda eram muito fortes e até mesmo a exposição do corpo era encarada com maus olhos, então imagine a exposição de um corpo com desenhos pintados na pele, isso causava um estranhamento maior ainda.

Juntando essa característica com pessoas que gostavam de criar confusão por onde passavam como os piratas e marinheiros por exemplo, nasce um estigma que existe até hoje, de que as pessoas tatuadas são “baderneiras”, “marginais”, “vagabundas” e muitos outros pejorativos que com certeza você já deve ter ouvido da sua mãe ou pai na hora que disse que ia fazer uma tatuagem.

Olhando para essas fotos é possível entender a diferença entre os dois mundos e porque a tatuagem era tão criticada pelas famílias.

Com o passar dos anos as famílias continuaram a criticar pessoas tatuadas, pois eram poucas pessoas “estranhas” em uma sociedade que ainda se baseava em tradições e conformidades. Estar fora dessas tradições e conformidades era um exemplo claro de revolta, e quem queria ter um “revoltado” em sua própria família?

Piratas, arte urbana, história e design
As eras Old School, New School e Neo Traditional da tatuagem mundial.

O preconceito hoje em dia

Infelizmente o preconceito ainda existe, apesar de estar em queda brusca ainda há quem pense que pessoas tatuadas são criminosas, vagabundas ou loucas.

Segundo a pesquisa sobre o comportamento dos tatuados brasileiros realizada pelo Tattoo2me em Março de 2018 com 5.390 pessoas, 57,96% dos entrevistados relataram ter sofrido algum tipo de preconceito por terem tatuagem. Desses, 73,89% relataram ter sofrido preconceito dentro da própria família e apenas 22,26% sofreram preconceito no trabalho.

Esses dados nos mostram que a rejeição pela família ainda é muito grande, mas quando se trata de mercado de trabalho os casos de preconceito são menos frequentes, nós já falamos sobre isso em um outro post exclusivo de tatuados no mercado de trabalho.

Tatuados no mercado de trabalho
O tabu ainda existe? Ser tatuado pode custar seu emprego?

Segundo essa mesma pesquisa, as regiões brasileiras que possuem as maiores taxas de preconceito são as regiões Nordeste e Centro-Oeste, já as menores taxas de preconceito são das regiões Sul e Sudeste, mas mesmo nessas duas regiões uma a cada duas pessoas que responderam a pesquisa sofreram algum tipo de preconceito.

Outro dado importante é que quanto mais tatuagens maior o preconceito. Nossa pesquisa revelou que 41% das pessoas com apenas uma tatuagem sofreram algum tipo de preconceito. Já 55% das pessoas que responderam a pesquisa dizendo ter 5 tatuagens sofreram discriminação, e 77% das pessoas com 12 tatuagens passaram por algum episódio de rejeição.

Ser tatuado atrapalha a conseguir um emprego?

Sim e não. Calma, vamos explicar isso melhor. Ter uma tattoo hoje em dia é muito mais normal do que na geração de nossos pais e avós, e esse argumento que eles usam para tentar impedir a gente de fazer tatuagem é um pouco ultrapassado.

Mas vale algumas ressalvas, por exemplo, ter uma tatuagem de flor / pássaro / cachorro / gato no braço não vai fazer diferença durante o processo seletivo, mas ter um demônio tatuado na testa em uma seleção de recepcionista de hotel pode ser um grande impeditivo para conseguir a vaga.

Dependendo da profissão escolhida, a tatuagem pode passar uma imagem errada, nesses casos é importante fazer em um local do corpo que possa ser escondido se necessário. Outro ponto importante é não fazer desenhos que possam soar ofensivos. Ninguém vai querer contratar alguém com uma tatuagem de suastica nazista na mão 🙁

Tatuados são reprovados em concurso público?

Isso também é um velho argumento usados por pessoas mais velhas que caiu em 2016. O Supremo Tribunal Federal decidiu que só podem ser eliminados candidatos que possuam tatuagens que incitem a violência ou discriminação de qualquer tipo. Ou seja, todo e qualquer candidato que tenha tatuagem e não seja dos tipos citados acima, pode sim ser aprovado em concurso público. Você pode saber mais sobre isso nessa matéria do G1.

Tatuados tem mais dificuldade para arrumar namorado(a)?

Tainá e William do Casal Tatuado.

Mentira! Na verdade a tatuagem está na moda, e tem muita gente por ai que quer namorar um rabiscadinho ou rabiscadinha. Então não se preocupe com isso, esse tipo de argumento é terror puro e não tem nenhum fundo de verdade.

Só vale lembrar que se você tatuar o nome do(a) ex, você pode sim ter problemas sérios para encontrar alguém. Então lembre-se de não fazer tatuagem com o nome da pessoa com quem você está se relacionando agora, pois esse relacionamento pode acabar e você ficar com uma marca que vai sim te atrapalhar a seguir a vida.

Tatuagem é coisa do demônio?

Não, não e não. Se modificações corporais fossem coisas do demônio então não poderíamos colocar brincos, cortar os cabelos, as unhas, colocar aparelho dentário e muito menos dentadura.

Até o papa Francisco disse não haver problemas com as tatuagens, e que durante muitos anos os Eriteus tatuavam a cruz na testa em sinal de fé. Você pode conferir essa declaração na matéria do O Globo.

E em muitos casos a tatuagem ajuda a salvar vidas, são casos de pessoas que possuem algum tipo de alergia ou doença, e fazem uma tattoo para avisar isso em caso delas desmaiarem na rua. Esse tipo de tatuagem é muito importante, e uma coisa tão boa assim não podemos atribuir ao demônio né? Você pode descobrir mais sobre esse tipo de tatuagem em nosso post sobre tatuagens funcionais.

Tatuagens Funcionais
Como usar a arte a seu favor.


Oi! Você ainda está aí?
Compartilha o nosso texto, vai!

E para encontrar o artista ideal para a sua tattoo, acesse o nosso site:
https://tattoo2me.com

E nossos perfis no Instagram são atualizados de 3 em 3 horas:

Tattoo2us e Tattoo2me

Romulo Tavares
Romulo Tavareshttps://tattoo2me.com
Empreendedor desde criança, desenvolvedor de software, apaixonado pela arte da tatuagem, co-fundador do Tattoo2me.com e editor do blog.tattoo2me.com.

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.