Tatuagens Funcionais

Como usar a arte a seu favor e ajudar a salvar vidas.

-

Encontre o tatuador e a inspiração perfeita para fazer sua tattoo.
Encontre os melhores estúdios de tatuagem e tatuadores na sua cidade, fique por dentro de todos os eventos e…tattoo2me.com

Nosso post de hoje está todo trabalhado na funcionalidade e na utilidade que uma tatuagem pode nos proporcionar, além, lógico, de auxiliar esteticamente, levantar autoestima e moral. Ui!

Vamos falar de quatro… bem, digamos… tipos de tatuagens superatuais e que estão sendo aderidas para além da questão estética. Algumas tatuagens auxiliam em como devemos nos relacionar com outro ser e algumas carregam propósitos de vida, de como o outro se relaciona conosco. Confuso, né? Vamos lá!

PONTO E VÍRGULA

Você já pode ter visto por aí algumas muitas pessoas com essa tatuagem, mas talvez não tem ideia de que, na verdade, isso se tornou um movimento a favor da vida e para prevenção mental e ao suicídio.

Semicolon Tattoo Project ( via Popsugar )

A história começou quando Amy Bleuel tatuou o símbolo em homenagem ao seu pai que havia se suicidado. O projeto tomou corpo e hoje auxilia centenas de pessoas. The Semicolon Tattoo Project tem o objetivo de mostrar amor e esperança a quem tem tendências depressivas e suicidas. É para quem está lutando contra a dependência e a autolesão. No início, a ideia era que a pessoa que se identificasse com o projeto se prontificasse a desenhar o símbolo na pele e postasse nas redes sociais. Rapidamente, o movimento cresceu e começou a tomar essa proporção permanente que a tatuagem permite.

Tatuagem por Laila Raeder ( @lailaraeder )

Mas por que ponto e vírgula? Gramaticalmente, o ponto e vírgula é usado na escrita quando o autor tem a necessidade de usar algo intermediário entre o ponto e a virgula. Daí o nome. No Semicolon Tattoo Project, o autor é você e a sentença é sua vida. Você poderia ter escolhido parar, mas preferiu seguir.

Tattoo de ponto e vírgula com batimento cardíaco ( via Pinterest)

Em 2014, o projeto mobilizou o mercado da tattoo quando realizou parcerias com vários estúdios de tatuagens dos EUA, onde aproximadamente 400 pessoas puderam tatuar o ponto e vírgula por um valor fixo e acessível. O movimento foi aderido por pessoas em todo o mundo que levam consigo a mensagem de luta e sobrevivência, como quem diz “eu ainda estou aqui”.

Tatuagem por Marcados de Tinta TattooStudio ( @solmonteirotattoo )

ALTO-FALANTE + X

A jovem Elisa, conhecida nas redes sociais como raingoose, bombou na rede quando decidiu tatuar um símbolo para auxiliar as pessoas sobre sua deficiência auditiva. Elisa tem a deficiência somente do lado esquerdo e diz que pensou numa maneira simpática de dizer ao mundo para “não falar do seu lado errado”.

A tatuagem de Elisa ( @raingoose ) que ficou famosa.

A imagem foi vista mais de 2 milhões de vezes e inspirou outras pessoas a fazerem o mesmo.

Tatuagem inspirada ( via Pinterest )

Foi-se o tempo em que a tatuagem só carregasva uma função estética. Tattos, como roupas, cabelos ou maquiagem, transmitem mensagens. Principalmente de quem somos, e nada melhor do que emitir uma mensagem prática e funcional. Há quem tatue alto-falantes desativados, microfones desativados, mas o importante é fazer com que aquilo se torne útil à pessoa que escolheu carregar o desenho.

Tatuagem de aparelho auditivo que pai fez para que a filha não se sinta diferente ( via Hypeness )

DIABETES

As tatuagens funcionais também são usadas de uma forma mais preventiva, como o caso das tattoos que sinalizam a doença causada pela falta de insulina ou de sua ação no organismo. A Diabetes é conhecida como uma doença silenciosa que atinge cerca de 13 milhões de pessoas só no Brasil.

Tatuagem por Marilia Tattoo ( @marilia_tattoo )

Entre as complicações mais comuns, o diabético sofre com crises de hipoglicemia e hiperglicemia. Essas crises podem levar à falta de consciência e ao coma. Por conta dessas possíveis crises, os médicos aconselham o diabético a levar consigo uma espécie de carteira de identificação para auxiliar em atendimentos médicos. E aí algumas pessoas portadoras da doença escolheram radicalizar e tatuar o tipo da doença e informações sobre a mesma.

Tatuagem por Mel Perlman ( @mizmeltattoos )

Com essa possibilidade, reacendeu a discussão sobre tatuagens em diabéticos: Pode? Deve-se ou não fazer?

Tatuagem de Amanda Vasconcelos ( @_amandaavasconcelos )

É bom deixarmos nítido que não existe restrição a tatuagens em diabéticos. O risco que existe em se fazer uma tattoo ou um piercing é igual para pessoas diabéticas ou não. Mas atenção, se a sua Diabetes não for controlada — e isso demanda anos — existe a possibilidade de, em caso de infecção, ela não ser controlada tão facilmente quanto em uma pessoa que não possui a doença.

Tatuagem por Holly Marie Tattoos ( @hollarie )

É aquilo que nós SEMPRE dizemos por aqui e em nossas redes sociais: é de extrema importância que se escolha um estúdio adequado, um profissional habilitado, um local que siga as exigências de higiene e que tenha materiais esterilizados e de segurança.

Tatuagem por Mike Cuervo ( @mike_cuervo )

Seguindo todas essas dicas, é só correr e escolher sua arte. Para mais informações sobre a Diabetes, não deixe de visitar o site da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Tatuagem por Blvck Pride Social Club ( @blackpridesocialclub )

ALÉRGICOS

O ponto de partida é o mesmo das tatuagens feitas para informar o estado de saúde de um diabético. Existem pessoas altamente alérgicas, inclusive alérgicos a medicamentos. Pensando nisso, uma jovem do Mato Grosso do Sul, Lauanne, de 23 anos, resolveu tatuar no antebraço o nome de algumas substâncias que possui alergia.

Tatuagem de Lauanne Araujo ( @lauannearaujo )

Ela afirma que é para o caso de estar desacordada, e que o conselho foi dado por um médico. Ele sugeriu à jovem carregar uma lista com os medicamentos que não poderia fazer uso depois de uma crise alérgica.

Tatuagem por Marcio Junior ( @m4rciojunior )

O Tattoo2me se orgulha de poder produzir temas que vão além da questão estética que a arte proporciona.

Encontre o tatuador e a inspiração perfeita para fazer sua tattoo.
Encontre os melhores estúdios de tatuagem e tatuadores na sua cidade, fique por dentro de todos os eventos e…tattoo2me.com


Oi! Você ainda está aí? Não nos segue em nossas redes sociais?
Você não sabe o que está perdendo!

Tem sorteio de tattoo para todo Brasil no nosso site, tem transmissão ao vivo no nosso Instagram, tem muita inspiração de tattoo no nosso Facebook e no nosso Pinterest.
Ah, e se curtiu esse texto, clica nas palminhas para que nosso texto chegue à outras pessoas.

Fernanda Moraes
Fernanda Moraeshttps://blog.tattoo2me.com
Editora no Tattoo2me Magazine. Mãe do Zion e Jornalista, às vezes. Cultura Periférica, Indústria Cultural e Tatuagem.

Mais desse autor

Mais Recentes

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

A Arte de Renascer: A Jornada Inspiradora de Gabriela Droguett

Burnout na tatuagem: O Renascimento Artístico de Uma Tatuadora

Tendências da tatuagem que estão com tudo em 2024

2024 já começou vários destaques e tendências incríveis que estão bombando no mundo da tatuagem...

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.