Tatuagens que brilham no escuro: você já ouviu falar?

Tatuagens que brilham no escuro: As tatuagens UV ou tatuagens fluorescentes dão o que falar e vamos mostrar essa novidade à você!

-

Tatuagens UV ou tatuagens que brilham no escuro são feitas com tintas que fluorescem sob luz ultravioleta. Dependendo da cor, elas são praticamente invisíveis sob a luz natural, e assim ganharam popularidade entre as pessoas que querem algo mais discreto. Para saber mais sobre elas, conversamos com a tatuadora Tukoi Oya, que mistura um estilo delicado de blackwork com tintas UV para criar desenhos incríveis.

Tukoi Oya é uma tatuadora de 23 anos anos, que mora em Melbourne, Austrália. Ela curte tocar violão, fazer roupas e vídeos para o Youtube. Ela começou a tatuar aos 19 anos, quando um amigo sugeriu que ela deveria começar a tatuar, já que ela sempre gostou de artes e desenhar. Ela então procurou alguns estúdios para trabalhar como aprendiz e foi assim que tudo começou e ela se tornou a responsável por essas tatuagens que brilham no escuro.

Como você descobriu as tatuagens UV? Quando você começou a trabalhar com elas?

“Comecei em 2014 quando eu comecei a tatuar e tive que comprar todos os equipamentos. Eu encontrei as tintas UV quando eu estava comprando suprimentos da Protat. Entretanto, eu comecei a trabalhar com elas faz apenas um ano. Mas as tintas UV estão no mercado desde os anos 90…”

As tintas UV são aprovadas pelo FDA (equivalente a Anvisa aqui no Brasil)? Existem marcas que são melhores que outras?

“Elas não são aprovadas pelo FDA, mas a indústria da tatuagem no geral não é fortemente regulamentada, então existem muitos produtos que também não são aprovados pelo FDA. Certamente há marcas melhores que outras, assim como todas as outras coisas.”

Ela causa riscos a saúde, efeitos colaterais ou alergias?

“Eu já fiz várias tatuagens UV, ou seja, tatuagens que brilham no escuro, e ninguém nunca teve reações. Eu acho que há um grande estigma por trás disso porque é uma coisa nova. A maioria das tintas UV são pouco pigmentadas e finas, você precisa ter cuidado para não trabalhar demais na pele. Estou certa que existem pessoas que são alérgicas a ela, assim como existem pessoas que não podem usar tinta vermelha porque algumas delas contém níquel.”

Essas tintas podem ser usadas sobre outras ou em uma tatuagem existente?

“Na verdade, eu venho querendo tentar isso em mim mesma porque eu sempre faço tatuagens novas, então eu ainda não adicionei nada legal em tatuagens ou fiz coberturas.”

As tatuagens que brilham no escuro envelhecem bem? Ou perdem a sua luminescência com o passar do tempo? Tintas UV precisam de retoques mais frequentes?

“As tatuagens que brilham no escuro, irão lentamente se apagar, mas a luminescência durará cerca de 4 anos. Daí então elas precisarão ser retocadas.”

O tom de pele influencia na tatuagem que brilha? Ou tem o mesmo efeito em peles claras ou escuras?

“O tom de pele não influencia no ‘efeito brilhante’, mas por ser tão levemente pigmentada seria mais difícil ver a cor sob a luz normal do dia se a pele for mais escura. Eu, geralmente, recomendo as tintas rosa, laranja ou verde, porque a tinta amarela é muito similar aos tons mais claros de pele.”

Sabia que existem vários outros tatuadores que trabalham com tinta UV? Se você curtiu o estilo, não deixe de conferir a tag no inkpedia.org!

É possível fazer um desenho grande e sólido usando tinta UV, a tinta da tatuagem que brilha no escuro?

“Eu recomendo as cores rosa, amarelo, verde, laranja ou ‘invisível’. Eu acho que as tintas azul e roxo não possuem muito daquele efeito de brilho, por serem pigmentos mais escuros.”

Os cuidados com a tatuagem que brilha no escuro são os mesmos de uma tattoo normal? Elas são mais difíceis de serem removidas a laser?

“Os cuidados são os mesmos de tatuagens normais. Eu penso que elas devem ser muito mais fáceis de serem removidas a laser, inclusive.”

Vimos que você é uma pessoa muito musical, isso te inspira no seu trabalho?

“Eu acho que sim, eu amo as obras de John Lennon e John Frusciante!”

Você tem planos para viajar e tatuar? Tem algum país que você adoraria fazer isso?

“No momento, estou viajando apenas pela Austrália porque é mais fácil. Eu morro de vontade de trabalhar na América, mas é muita dor de cabeça para tirar o visto!”

Você se lembra qual foi a primeira tatuagem que você fez? O que era?

“Minha primeira tatuagem foi o símbolo do HIM, eu fiz um handpoked no meu dedo quando tinha 16 anos, é horrível, mas eu gosto.”

Quais são alguns dos artistas que você admira e te inspira?

“Os artistas que eu mais me inspiro são Gustav Klimt, Egon Shele, Basquait, King Krule, John Frusciante e John Lennon. Meu tatuador preferido é @_mick_hee_. Eu também amo Sean from Texas, Tati Compton e @_suzani.”

Você teve algum momento difícil durante sua carreira de tatuadora? Como você lidou com isso?

“SIM!!! Eu descobri que aprender a tatuar é muito desanimador, porque sempre que você está aprendendo alguma coisa você está propenso a cometer erros. Tipo, eu sempre tinha um surto quando eu sentia que falhei em alguma coisa que eu queria que desse certo, então eu não lido com momentos difíceis muito bem (haha!). E também, ser uma aprendiz foi muito difícil, basicamente me matando de trabalhar de graça, sabe? Mas você tem que manter sua cabeça no objetivo maior. Hoje em dia eu trabalho para mim mesma e é muito melhor desse jeito.”

Agradecemos ao Mitch por ter nos ajudado e Tukoi por essa entrevista maravilhosa e esclarecedora. Infelizmente ela não tem planos para vir ao Brasil, mas vocês podem acompanhar o trabalho dela e se inspirar nas suas tatuagens brilhantes seguindo seu instagram: @_____tukoi_____. A artista também faz vídeos super legais no seu canal do Youtube.
Espero que tenham curtido a entrevista!


SOBRE A AUTORA:

Me chamo Carol e há 7 anos atrás criei o blog inkpedia.org. Nele posto diariamente inspirações, respondo as dúvidas dos seguidores e posto suas tatuagens, além de vários outros conteúdos informativos. Também sou parceira aqui do Tattoo2me, trazendo um pedacinho do meu blog para cá. Espero que tenham gostado da entrevista e os convido para visitar o inkpedia.org e seguir o @inkpediaorg no instagram ????


Oi! Você ainda está aí?
Compartilha o nosso texto, vai! E não deixa de contar a história da sua tattoo pra gente aqui nos comentários.

E para encontrar o artista ideal para a sua tattoo, acesse o nosso site:
tattoo2me.com e digite sua cidade!

E nossos perfis no Instagram são atualizados de 3 em 3 horas:

Tattoo2us e Tattoo2me

Carol Pinheiro
Carol Pinheirohttps://inkpedia.org
UX/UI, gastronomer, pet lover & tattoo enthusiast.

Mais desse autor

Mais Recentes

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

A Arte de Renascer: A Jornada Inspiradora de Gabriela Droguett

Burnout na tatuagem: O Renascimento Artístico de Uma Tatuadora

Tendências da tatuagem que estão com tudo em 2024

2024 já começou vários destaques e tendências incríveis que estão bombando no mundo da tatuagem...

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.