14 Dicas para ter autoridade na tatuagem como artista:

Nicole, como eu faço para ter autoridade no mundo da tatuagem e ir mais longe?

-

Eu amo a dica 12.

Foto de Anthony Shkraba no Pexels

Eu sou jornalista formada, mas também sou formada de observação, rs.

Vou explicar…

Nos últimos anos visitei mais de 50 estúdios (na verdade, não sei a conta, só sei que foram muitos!), estive com os maiores artistas (artistas de longa data na tatuagem) do Brasil e grandes competidores de convenção (Ganhadores ou não, mas todos com sangue nos olhos). Nessas conversas claro que absorvi muito conteúdo.

E a pergunta que tem chegado para mim com uma frequência enorme no direct do tattoo2me é:

“Nicole, como eu faço para ter autoridade no mundo da tatuagem e ir mais longe?”

Antes de tudo, deixa eu falar porque empreendedores e artistas buscam por autoridade em seu nicho.

Autoridade (do termo latino auctoritate) é um sinônimo de poder. E com o poder você pode influenciar pessoas, clientes e outros artistas, você pode ensinar, palestrar e passar confiação para o outro.

Todos querem ter autoridade em algum nicho ou assunto? Não necessariamente.

Eu, busco ser autoridade na produção de conteúdo, pois almejo influenciar e ensinar, e quanto mais autoridade eu tiver, mais as pessoas irão confiar em mim. Faz sentido para você?

Nesse texto separei dicas que podem ter ajudar a ser autoridade no mundo da tatuagem, e com isso alcançar novos voos como artista, desde convites para guest, convites para exposições e quem sabe organizar eventos para ajudar artistas iniciantes.

Quer ser visto e lembrado? Vem comigo:

  1. Convenções on-line, além de ter contato com a comunidade de artistas e poder trocar experiências, você se desafia a fazer trabalhos autorais.
  2. Publicar artes autorais e deixar projetos disponíveis. Quer ter um portfólio dos sonhos? Depende de você criar e colocar disponível para as pessoas conhecerem. Seja no instagram, exposições, prints e estampas para objetivos.
  3. Comece localmente, olha que interessante seguir esse caminho: Divulgue seu trabalho no seu bairro, depois na sua cidade, depois para todo o seu estado, e depois em cidades próximas, e depois nível nacional. Não pule etapas e cada um tem seu tempo. Dica: Use sempre localização nas suas publicações do instagram e use hashtags locais.
  4. Sempre que puder conte sobre o processo de criação, atendimento e mostre o local de trabalho. Passe confiança ao cliente que você segue um processo. Isso você pode contar em redes sociais, dividir em um blog e vídeos.
  5. Deixe sempre claro sobre biossegurança e que segue as normas da Anvisa. E siga! Como você deseja ser autoridade no assunto se não cuida da segurança do estúdio, dos cliente e sua? Primeiro a segurança, viu?!
  6. Busque ajudar quem está começando, ajudar o próximo é uma forma de você também aplicar tudo que aprendeu e facilitar de repente um caminho que você não teve. Além disso, ser mentor e mentora levará seu trabalho para mais pessoas. Teste novas tecnologias sempre, não tenha medo do novo, teste mesmo que não deseja usar.
  7. Participe de matérias de blogs de tatuagem, de arte, de moda, estilo. Estar presente em novos formatos que não seja apenas instagram é uma forma de levar seu trabalho para mais pessoas. Escreva sobre seu trabalho e mande por e-mail para diversos veículos de comunicação, alguns podem responder, outros não. Só saberá após tentar.
  8. O não é garantido! Vai sem medo!
  9. Se não conseguir entrar em um grupo de artistas, crie o seu grupo, sua comunidade, convide pessoas que admira para participar e trocar. Conhecimento nunca é demais! Você pode criar um grupo no whatsapp, telegram ou até mesmo facebook. ( Alguns grupos ainda não morreram no facebook).
  10. Não tenha uma trajetória sozinho ou sozinha, participe de eventos de graça e pagos da sua área. Troque muito! Online e offline. Os outros profissionais não são concorrentes, eles são seus colegas de trabalho. Comece esse movimento por você e pela comunidade da tatuagem.
  11. Saia da caixinha: veja museus virtuais, visite museus se for possível. Leia livros, revistas e converse com pessoas que também não são da área da tattoo.
  12. Tudo no seu instagram e redes sociais são conteúdos para quem chega, portanto cuide da sua foto de perfil, da sua bio, fotos e legendas. Mostre que você se importa com a imagem que passa e cuide das pessoas que comentam e te admira, elas que são o motor e gasolina, e podem te levar longe!
  13. Apresente seu trabalho com carinho, tirando uma boa foto iluminada, vários ângulos e fundo limpo. Invista em marketing, não tenha medo em investir em profissionais de marketing, assessoria de imprensa, isso é investimento e não perda de dinheiro.
  14. Delegue tarefas que não exigem criatividade e repetitivas: como ir ao banco, pagar contas, entre outras coisas, concentre no que é importante. Estude sobre priorização e essencialismo e comece aplicar.

Curtiu essas dicas? Vai com calma, que não é tudo para ontem, e desse assunto eu adoro falar!

Quer conversar mais sobre isso?

Manda um direct para mim, vou amar conversar: https://www.instagram.com/nicole.ognibeni/

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nicole.ognibeni/

Obrigada por ler até aqui, e boa sorte!

Matérias recentes

Nicole Ognibenihttps://tattoo2me.com
Jornalista apaixonada por novos sabores, tatuagens, viagens e animais. Vem pro meu mundo: @nicole.ognibeni / blog.tattoo2me.com

Mais desse autor

Mais Recentes

Tatuagem vegana: arte sem crueldade com animais (Pt. 2)

O que é tatuagem vegana? É tatuar um coelhinho, um porquinho ou vegetal ou usar a hashtag #govegan? É quando o tatuador atende apenas clientes veganos? Ou quando o tatuador usa tinta vegana?

Tatuagem vegana: muito além do que você imagina. (Parte 1)

O que é tatuagem vegana? É tatuar um coelhinho, um porquinho ou vegetal ou usar a hashtag #govegan? É quando o tatuador atende apenas clientes veganos? Ou quando o tatuador usa tinta vegana?

Agenda Aberta para tatuar: Artistas com a Agenda Aberta

Agenda Aberta para tatuar: Nesse texto você terá contato com artistas brasileiros de diversas cidades que estão com a agenda aberta fazer sua tatuagem.

Publicidade

Mais Populares

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

Significado da tatuagem de Lobo

Conheça o significado da tatuagem de lobo e veja mais de 30 inspirações de tatuagens desse animal que chama tanto a nossa atenção e está presente em tantas histórias.

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.