Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

-

Talvez você até tenha noção do que se trata uma queloide. Mas o que são granulomas?
Os granulomas são pequenas bolinhas, normalmente avermelhadas, que aparecem ao redor do piercing quando algo não vai bem.
Essas bolinhas, ou granulomas, indicam que algo falhou durante a cicatrização do seu piercing, e para fazer com que esse granuloma vá embora é preciso identificar qual sua causa.


Super dica!

Você pode comprar pela internet as joias mais lindas para sua perfuração. São dezenas de opções de joias em titânio super seguras e que não inflamam sua perfuração. Veja todas as opções de joias a venda.


O primeiro passo é entrar em contato com seu profissional body piercer.
E atenção: sempre que algo fora do normal acontecer com o seu piercing é preciso conversar com quem fez sua perfuração. Apenas seu profissional body piercer sabe como foi feito seu procedimento e somente ele poderá te indicar o melhor caminho a ser seguido.

O aparecimento de granuloma tem algumas possíveis causas e uma delas tem a ver com a falta ou excesso de limpeza da sua perfuração.
Mudando esse hábito, ou seja, praticando uma rotina de limpezas saudáveis, com soro fisiológico, a bolinha tende a sair.

Outra causa comum no aparecimento de granulomas é mexer constantemente no seu piercing, causando irritação na perfuração que está em processo de cicatrização.
As mãos sujas são as maiores vilãs aqui, assim como girar a joia sem necessidade.
Lembre-se: A necessidade de girar o piercing para não grudar é UM MITO!
Mexa na sua perfuração apenas na hora da limpeza, sempre com muito cuidado e com as mãos bem limpas.

A última causa mais comum no aparecimento de granulomas tem a ver com a irritação da pele com o material da joia, ou seja, um corpo estranho, que foi aplicado em sua perfuração. Algumas pessoas apresentam alergias a alguns componentes das peças de piercing e isso pode levar, também, ao aparecimento de granuloma – acompanhado muitas vezes de vermelhidão e escamação da pele -.
Procure realizar sua perfuração com materiais hipoalergênicos, como o titânio, que em sua composição não há sinal de metais pesados. E são normalmente esses metais pesados os causadores de alergias e irritações na pele.

Mas, atenção: por mais comum que um granuloma possa parecer, você deve buscar ajuda com seu profissional no momento em que notar o crescimento da bolinha. Se houver contaminação bacteriana, o granuloma pode tornar-se um abcesso ou um ponto de infecção, fazendo com que algo simples torne-se grave!

Observe essas imagens onde é possível visualizar um granuloma, à esquerda, e uma queloide, à direita.

Granuloma (bolinha vermelha no nariz) x queloide (protuberância na orelha). Fonte: Fotos retiradas do Google, montagem por @annebodypiercer.

Super dica!

Você pode comprar pela internet as joias mais lindas para sua perfuração. São dezenas de opções de joias em titânio super seguras e que não inflamam sua perfuração. Veja todas as opções de joias a venda.

E a queloide o que é, afinal?

A queloide acontece por conta de uma falha no processo de cicatrização da área: as células de restauração do tecido continuam sua produção além do necessário para restaurar essa área que foi “machucada”. É uma alteração benigna- segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia-, mas gera bastante incômodo, já que sua protuberância não é nada estética.

Algumas pessoas tem uma maior tendência a formação de queloides e com tratamento dermatológico é possível atenuar a situação. Em outros casos, é preciso remover a queloide através de procedimento cirúrgico.

Para pessoas que tem uma maior probabilidade na formação de queloides, normalmente não é aconselhável a realização de piercings devido as grande chances do aparecimento de queloide na área durante a cicatrização. Em alguns casos mais leves, é possível conseguir autorização do seu médico dermatologista para realização de um procedimento de body piercing.
Mas é preciso ficar atento: se você é uma dessas pessoas que possuem facilidade em criar queloides, informe ao seu profissional body piercer e também ao seu médico dermatologista, pois são esses os profissionais que poderão te indicar o caminho mais seguro a ser seguido, mesmo que isso signifique a impossibilidade de realizar seu piercing.

O que não podemos esquecer?
A correta higienização e cuidados com seu piercing são fatores essências para que sua perfuração cicatrize de forma saudável e não tenha granulomas ou qualquer outro problema. Siga a risca tudo que seu body piercer indicar e se algo diferente surgir, procure-o imediatamente!


Imagem de Capa: Photo by ? Luca Iaconelli ? on Unsplash


Gostou desse texto?
Se quiser conhecer mais sobre meu trabalho ou conversar comigo, acesse meu instagram:@annebodypiercer


CONTINUE NO BLOG…

Cuidados e Limpeza com o Piercing
Piercing: Como escolher o profissional?
A cicatrização do seu piercing: etapas importantes

annebodypiercer
annebodypiercer
Perfuradora corporal desde 2019, de Porto Alegre - RS. Apaixonada pelo mundo do body piercing, foco principalmente em proporcionar uma boa experiencia para o cliente durante a perfuração, além de executar um procedimento asséptico e biosseguro.

Mais desse autor

Mais Recentes

A Arte de Renascer: A Jornada Inspiradora de Gabriela Droguett

Burnout na tatuagem: O Renascimento Artístico de Uma Tatuadora

Tendências da tatuagem que estão com tudo em 2024

2024 já começou vários destaques e tendências incríveis que estão bombando no mundo da tatuagem...

WithMaiza: Uma Jornada Inspiradora de Superação e Arte

Do Sonho à Realidade: A Transformação de Maiza

Publicidade

Mais Populares

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.