Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

-

Talvez você até tenha noção do que se trata uma queloide. Mas o que são granulomas?
Os granulomas são pequenas bolinhas, normalmente avermelhadas, que aparecem ao redor do piercing quando algo não vai bem.
Essas bolinhas, ou granulomas, indicam que algo falhou durante a cicatrização do seu piercing, e para fazer com que esse granuloma vá embora é preciso identificar qual sua causa.

O primeiro passo é entrar em contato com seu profissional body piercer.
E atenção: sempre que algo fora do normal acontecer com o seu piercing é preciso conversar com quem fez sua perfuração. Apenas seu profissional body piercer sabe como foi feito seu procedimento e somente ele poderá te indicar o melhor caminho a ser seguido.

O aparecimento de granuloma tem algumas possíveis causas e uma delas tem a ver com a falta ou excesso de limpeza da sua perfuração.
Mudando esse hábito, ou seja, praticando uma rotina de limpezas saudáveis, com soro fisiológico, a bolinha tende a sair.

Outra causa comum no aparecimento de granulomas é mexer constantemente no seu piercing, causando irritação na perfuração que está em processo de cicatrização.
As mãos sujas são as maiores vilãs aqui, assim como girar a joia sem necessidade.
Lembre-se: A necessidade de girar o piercing para não grudar é UM MITO!
Mexa na sua perfuração apenas na hora da limpeza, sempre com muito cuidado e com as mãos bem limpas.

A última causa mais comum no aparecimento de granulomas tem a ver com a irritação da pele com o material da joia, ou seja, um corpo estranho, que foi aplicado em sua perfuração. Algumas pessoas apresentam alergias a alguns componentes das peças de piercing e isso pode levar, também, ao aparecimento de granuloma – acompanhado muitas vezes de vermelhidão e escamação da pele -.
Procure realizar sua perfuração com materiais hipoalergênicos, como o titânio, que em sua composição não há sinal de metais pesados. E são normalmente esses metais pesados os causadores de alergias e irritações na pele.

Mas, atenção: por mais comum que um granuloma possa parecer, você deve buscar ajuda com seu profissional no momento em que notar o crescimento da bolinha. Se houver contaminação bacteriana, o granuloma pode tornar-se um abcesso ou um ponto de infecção, fazendo com que algo simples torne-se grave!

Observe essas imagens onde é possível visualizar um granuloma, à esquerda, e uma queloide, à direita.

Granuloma (bolinha vermelha no nariz) x queloide (protuberância na orelha). Fonte: Fotos retiradas do Google, montagem por @annebodypiercer.

E a queloide o que é, afinal?

A queloide acontece por conta de uma falha no processo de cicatrização da área: as células de restauração do tecido continuam sua produção além do necessário para restaurar essa área que foi “machucada”. É uma alteração benigna- segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia-, mas gera bastante incômodo, já que sua protuberância não é nada estética.

Algumas pessoas tem uma maior tendência a formação de queloides e com tratamento dermatológico é possível atenuar a situação. Em outros casos, é preciso remover a queloide através de procedimento cirúrgico.

Para pessoas que tem uma maior probabilidade na formação de queloides, normalmente não é aconselhável a realização de piercings devido as grande chances do aparecimento de queloide na área durante a cicatrização. Em alguns casos mais leves, é possível conseguir autorização do seu médico dermatologista para realização de um procedimento de body piercing.
Mas é preciso ficar atento: se você é uma dessas pessoas que possuem facilidade em criar queloides, informe ao seu profissional body piercer e também ao seu médico dermatologista, pois são esses os profissionais que poderão te indicar o caminho mais seguro a ser seguido, mesmo que isso signifique a impossibilidade de realizar seu piercing.

O que não podemos esquecer?
A correta higienização e cuidados com seu piercing são fatores essências para que sua perfuração cicatrize de forma saudável e não tenha granulomas ou qualquer outro problema. Siga a risca tudo que seu body piercer indicar e se algo diferente surgir, procure-o imediatamente!


Imagem de Capa: Photo by 🐣 Luca Iaconelli 🦊 on Unsplash


Gostou desse texto?
Se quiser conhecer mais sobre meu trabalho ou conversar comigo, acesse meu instagram:@annebodypiercer


CONTINUE NO BLOG…

Cuidados e Limpeza com o Piercing
Piercing: Como escolher o profissional?
A cicatrização do seu piercing: etapas importantes

annebodypiercer
annebodypiercer
Perfuradora corporal desde 2019, de Porto Alegre - RS. Apaixonada pelo mundo do body piercing, foco principalmente em proporcionar uma boa experiencia para o cliente durante a perfuração, além de executar um procedimento asséptico e biosseguro.

Mais desse autor

Mais Recentes

Geek tattoo: faça tatuagens geeks com quem entende!

Peguem suas toalhas e vamos para a nossa lista de artistas brasileiros que fazem geek tattoo! (Você vai amar!)

72 fotos de tatuagens para você se inspirar

72 fotos de tatuagens de diversos estilos de tirar o fôlego para você se inspirar e conhecer novos artistas do mundo inteiro.

70 fotos de tatuagens em micro realismo

Mais de 70 inspirações de tatuagens em micro realismo para você que gosta de muitos detalhes mas não quer fazer uma tatuagem grande.

Publicidade

Mais Populares

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

Significado da tatuagem de Lobo

Conheça o significado da tatuagem de lobo e veja mais de 30 inspirações de tatuagens desse animal que chama tanto a nossa atenção e está presente em tantas histórias.

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.