25 anos de arte e tradição: conheça o artista Jorge Oliveira

Nesta matéria vamos conhecer um pouco mais a história do artista Jorge Oliveira e como começou sua carreira na tatuagem.

-

Jorge é proprietário do estúdio Vertigem Tattoo em Porto Alegre e especialista em realismo

A velha escola está presente!

Nesta matéria vamos conhecer um pouco mais a história do artista Jorge Oliveira e como começou sua carreira na tatuagem.

Jorge é proprietário do estúdio Vertigem Tattoo, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Em sua bagagem, muito estudo e trabalho, somando 25 anos de tradição e experiência com a arte.

Jorge Oliveira é especialista em realismo mas como ele mesmo relata, por ser da velha escola passeia por todos os estilos de tattoo. 

Antes de tatuar, Jorge já mergulhava na arte através de seus desenhos e estudos, até que um encontro inusitado com o material de tattoo trouxe à tona sua paixão, e assim começou a história dele com as agulhas e tintas de tatuagem. 

Te convido para conhecer mais a história do Jorge Oliveira, que por sinal é realmente interessante e inspiradora.

O artista conta que sempre teve uma vida simples, com muito trabalho e pouco descanso. Confira!

Artista Jorge Oliveira

Jorge, queremos saber como tudo começou. Conta pra gente, quando decidiu se tornar artista e como foi sua história com a arte?

Jorge: Resumidamente tudo começou quando eu pintava camisetas de desenhos de tatuagem e vendia nos grandes centros, eu adorava o que fazia e conheci muita gente.

Certo dia perdi algumas canetas de tecidos e alguns materiais de desenhos enquanto estava expondo meu trabalho em um evento de skate. Procurei a empresa de ônibus na qual eu supostamente havia perdido os materiais, em seguida obtive uma resposta de que meu material teria sido encontrado! 

Fiquei muito feliz e fui o mais rápido possível buscar!

Chegando ao setor de achados e perdidos, falei com o funcionário que confirmou que meu material estava ali, ele puxou uma mochila grande e perguntou: “É este seu material?” Fiquei surpreso e respondi que não, pois a mochila grande não era minha, o funcionário muito surpreso disse: “Você que sabe, dentro da mochila tem máquina de tattoo, tintas de tattoo, catálogos de desenhos e muito mais…”

Falou ainda que se eu quisesse poderia levar, pois já estava ali há mais de seis meses! Wow!

Na hora pensei que a pessoa que perdeu teve uma grande perda, porém esta seria a minha maior chance na minha vida, após ter sido negado no exército por excesso de contingente aos 18 anos, este sim era meu maior sonho

Após três anos de muito aprendizado e muito trabalho duro, consegui alugar a minha primeira loja que media 2,5m x 4m, yeahh, minha primeira loja!

Comemora ele.

Assim iniciou o Vertigem Tattoo.

A história do Jorge com a tatuagem é mesmo inusitada, mas nada é por acaso. Nascia ali um grande projeto, que partiu de um sonho e foi crescendo, junto com sua trajetória de trabalho árduo e dedicação. 

“Nesse ano completo 25 anos como tatuador, me especializei em todos os estilos de tattoo, principalmente em realismo, ampliei meus horizontes e ainda faço um trabalho excepcional focado na arte, em resultados positivos e principalmente focado no ser humano, sempre tentando levar alegria para as pessoas através da minha arte com muita humildade e profissionalismo.”

Conta Jorge

Jorge: Faço parte de uma classe de tatuadores da velha escola, na qual tatuamos qualquer estilo sem dificuldades. Isso nos torna diferentes comparado a nova geração de artistas.

Jorge, quem foi a pessoa que mais te apoiou nesta trajetória e o que ela fez?

Jorge: Além da minha mãe, sempre tive o apoio do meu irmão Carlos e de um amigo, Aguinaldo. Sem eles teria sido muito mais difícil dar os próximos passos.

O apoio de pessoas de confiança é algo muito significativo, que bom que o Jorge percorreu este caminho e nunca desistiu de seus sonhos.
Hoje podemos acompanhar o trabalho incrível que ele faz e ver sua arte se tornando um legado, sempre evoluindo e se aperfeiçoando. 

Afinal, são mais de 20 anos de carreira!

Sem dúvida ele possui muitas histórias marcantes para compartilhar. 

Qual foi o momento mais marcante na história da sua carreira até hoje?

Jorge: O meu momento mais marcante foi quando consegui dinheiro suficiente para montar uma casinha de madeira, que eu levava em todos os tipos de eventos. Ela possuía quatro paredes, era preta e tinha um logo tattoo em amarelo ouro que eu pintei bem grande na frente. Ninguém disse que ia ser fácil, isso aconteceu antes de alugar a primeira loja, então mãos à obra! 

Uau! Podemos perceber que melhor do que sonhar é concretizar.

E isso está muito presente na história do Jorge quando ele relata suas vitórias. 

Jorge, tem alguma curiosidade em sua vida que quando você conta as pessoas se surpreendem?

Jorge: Tudo foi muito surpreendente, as pessoas próximas a mim sempre ficaram surpresas em saber que eu havia saído do bairro e me mudado para a capital, e que morava na loja por 6 anos

“Com pouco dinheiro e muito entusiasmo, as coisas aconteciam naquele momento com muita rapidez, era visível que eu estava fazendo algo grandioso, que me inspirava e me movia para a frente, os resultados foram rápidos e até o meu pai que nunca gostou da ideia, começou a me apoiar também.”

Conta Jorge

Jorge: Agora sim parece que o vento sopra a meu favor. Óbvio que no início é difícil, mas não é impossível.

Como você descreve o seu processo criativo?

Jorge: Meu processo criativo teve influência direta do meu irmão mais velho, que colecionava revistas de aviões de guerra. Quando criança eu replicava as imagens ampliadas somente olhando, já me sentia completo e feliz exercitando a minha arte.


Nos dias de hoje é impossível citar somente uma pessoa ou alguma coisa específica que me inspire, tudo é inspiração, uma folha seca, uma planta, um inseto, algo mecânico ou até mesmo orgânico.

“A natureza creio ser a minha maior fonte de inspiração, basta abrir os olhos e podemos ver um mundo de inspirações na nossa frente.”

Quem inspira você na tatuagem e na pintura?

Jorge: Por outro lado, o mundo está cheio de grandes artistas, muitos da velha guarda e outros novos artistas contemporâneos. Tenho uma grande admiração por todos, Filip Leu, Victor Portugal, Alex Pancho, Steve Butcher e etc. A lista é enorme e gigantesca, isso inclui nossos artistas aqui do Brasil que estão matando a pau!

Quem são os seus clientes? Como são os hábitos dos clientes, o que eles mais conversam com você?

Jorge: Cada tatuagem conta uma história, eu aprecio saber e entender sobre essas histórias, contadas através da arte da tattoo. Tive diversas experiências, felizes e tristes também, tento entender o comportamento humano para me tornar um indivíduo melhor e alcançar todas as expectativas dos meus clientes.

Qual foi a história mais bonita que tatuou?

Jorge: As vivências são as mais variadas. Reencontro entre familiares, uma viagem inesquecível nas montanhas, tatuagem entre amigas… Uma dessas histórias me marcou bastante, sobre uma mulher que teve um aborto espontâneo e quis tatuar o nome do filho que não chegou a nascer, isso me tocou muito.

A tatuagem de filho sempre me traz grande entusiasmo, talvez porque eu seja pai também. Filhos são sagrados, quem ama o filho é capaz de amar qualquer ser humano, é fascinante.

“São 25 anos fazendo tattoos para as pessoas, são incontáveis experiências obtidas ao longo do tempo.”

E qual foi a tattoo mais inusitada que você produziu?

Jorge: A tatuagem mais inusitada foi uma manga inteira com a anatomia dos músculos. Não foi fácil, mas ficou incrível e percebi que o cliente estava realizando um sonho de anos, este acaba sendo o maior combustível para a minha evolução.

O trabalho do Jorge Oliveira com o realismo é algo impressionante!
O artista passeia com facilidade entre as texturas, sombras e detalhes que enriquecem sua arte.

É realmente de tirar o fôlego, veja mais tatuagens feitas pelo artista: 

Jorge, conta pra gente,quais são as tatuagens que mais procuram você para fazer?

Jorge: De maneira geral, as pessoas me procuram para fazer artes realistas de rostos, temas religiosos, fechamento de braço e perna, artes maiores tipo costas inteiras, e eu amo tudo isso!             

O estilo Realista é uma forte tendência aqui no Brasil e em diversos países do mundo.

 “O Brasil é um dos principais fornecedores de técnicas e avanços dentro da tatuagem realista. Somos referência internacional”,

Diz Jorge

O artista também ministra cursos online para profissionais de diferentes países.

Jorge: Na medida que cresce a demanda, aumenta também a necessidade de aperfeiçoamento dos tatuadores.

Afinal, é um orgulho para nós acompanhar um artista de longa estrada levando sua técnica e conhecimento para tatuadores do mundo todo!

Compartilhar a história do Jorge com nossos leitores é um grande privilégio!

Por fim, desejamos que sua arte reverbere por todos os cantos do mundo, nós aqui estaremos sempre acompanhando e apoiando este belo trabalho. 

Antes de finalizar nossa entrevista, perguntamos quais os planos do artista para o futuro. Veja o que ele disse:


Jorge: Os meus planos para o futuro se resumem em praticar a bondade com as pessoas através da minha arte, dividir o meu conhecimento e experiências com outros artistas, levar a alegria por onde eu estiver! Este é realmente o meu maior plano, e o meu maior prêmio sempre será a conquista de uma nova amizade, um sorriso de satisfação, um abraço e um aperto de mão. 

“Obrigado clientes, pessoas que me apoiaram sempre, devo tudo o que sou e o que sei a todos vocês que acreditaram em mim. Obrigado!” 

Jorge Oliveira em ação

Jorge, nós que agradecemos por poder aprender com sua história, e que os sorrisos e abraços sejam mesmo nossos maiores prêmios e conquistas!
Parabéns por levar alegria para as pessoas através da sua arte, que você continue conquistando tudo o que desejar. 

Muito obrigada pela entrevista!

E se você gostou da matéria e curtiu o trabalho do Jorge Oliveira, continue acompanhando o artista nas redes sociais!

Instagram: https://www.instagram.com/jorge.vertworks/

E você que está lendo, fica com a gente que tem outras matérias e artistas inspiradores aqui no Blog do Tattoo2me!

Nicole Ognibeni
Nicole Ognibenihttps://tattoo2me.com
Jornalista apaixonada por novos sabores, tatuagens, viagens e animais. Vem pro meu mundo: @nicole.ognibeni / blog.tattoo2me.com

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.