As tatuagens biomecânicas deveriam consistir basicamente de peças fundidas ao corpo né? #sqn. Tanto o estilo de arte quanto o de Tattoo vão muito além disso, venha conhecer!
Vamos discutir um pouco sobre o que esse universo de arte na tatuagem consiste?
A Origem da arte e das tatuagens Biomecânicas:
A tatuagem biomecânica surge nos anos 80 a partir do surrealismo fantástico e da arte biomecânica criado pelo artista Suíço Hans Rudolf Giger, e popularizada principalmente pelo filme ALIEN (1979) dirigido por Ridley Scott e que foi vencedor do oscar de efeitos
especiais na década de 70.
Deste texto irão surgir ideias de Tatuagens Biomecânicas.
Conceito da arte e das tatuagens Biomecânicas:
Os seres biomecânicos criados por HR Giger são em sua maioria corpos pós humanos com fusões de elementos mecânicos ao orgânico. Geralmente com cores escuras e com bastante contrastes, as artes pinturas em sua maioria, com a técnica de aerografia impressionam ao trazer uma visão surreal do corpo em um ambiente de atmosfera
distópica e densa.
As obras de Giger permeiam um universo geralmente visto como dark e erótico, mas que vão muito, além disso, trata-se de uma crítica a maquinização do homem pelo meio e pelas formas dominantes de poder e de tecnologia, o que torna-se uma opressão a vida, mas coexistindo com a mesma.
Toda essa critica tem uma carga teórica e filosófica que traz discussões profundas tanto no aspecto psicológico como social, assim a arte se consolida e se replica em diversos meios como expressão.
O Corpo e a Tatuagem
A partir dos anos 80 também com expansão da informação o universo biomecânico faz parte da tatuagem com artistas explorando e criando no corpo toda a carga expressiva que o estilo surreal Bio proporciona.
A tatuagem biomecânica se destacam por possibilitar ao artista trabalhar criando muitas vezes aproveitando o desenho que a própria musculatura ou estrutura corporal sugere. Assim inserindo elementos próprios do estilo com texturas, detalhes e diversos temas que o tatuador e o cliente deseja.
Uma das técnicas muito utilizadas na tatuagem biomecânica/biorganica é a do Freehand, que consiste no desenho livre na pele.
Você faria tatuagens Biomecânicas?
Geralmente com canetas marcadores no qual o artista cria a base da composição para depois tatuar, o que possibilita uma tatuagem única e exclusiva para aquele corpo que recebe o desenho conforme a criação do artista e de seu desenho corporal.
Tatuagens Biomecânicas no mundo:
Vale destacar tatuadores de renome no estilo conhecidos no mundo todo como o Paul Booth que trabalha com preto e cinza bem intenso de temática visual dark. E o inglês Guy Aitchison conhecido por seus trabalhos com diversas cores intensas unindo como temática visual a biologia e a tecnologia nas suas composições.
Taylor.
Desdobramentos da arte Bio, Cinema, ficção cientifica.
Com toda essa carga dramática e surreal o Universo biomecânico não poderia deixar de se expandir pelos meios comunicação e formas de artes.
No cinema temos diversos seres com base na arte e conceito bio como os andróides, alienígenas, super humanos, personagens como o do filme predador, paisagens de cidades e ambientes pós apocalípticos como do filme Blade Runner e Matrix, entre outros.
Na música em clipes e capa de Discos principalmente em bandas de metal, quadrinhos HQS, Jogos eletrônicos (supermetroid, Fall Out, Metal Sludge, cyberpunk 2077, etc.) e de forma física em objetos de designers ate mesmo em obras de interiores a arquitetura.
O biomecânico e seu universo surreal, esta presente hoje em dia em todos os espaços da sociedade por sempre tratar da dualidade entre o homem e a maquina. O orgânico e o mecânico, e assim sendo como tatuagem na pele é incrível poder perceber a forca expressiva que traz aos corpos tatuados.
androides. / Capa do disco do Steve Stevens, design por H.R. Giger,1989.
Continue acompanhando a tatuagem biomecânica aqui:
Siga no instagram:
https://www.instagram.com/thiagolimaart/
Curtiu o texto sobre Tatuagens Biomecânicas? Continue no blog!