O Old School é um dos estilos mais antigos da tatuagem ocidental. Sua paleta de cores limitadas e os traços firmes e grossos encantam pessoas do mundo inteiro desde o início do século XX.
A tatuagem ocidental surgiu nos Estados Unidos, feitas ainda com pedaços finos e pontiagudos de ossos, uma espécie de martelo e com poucas opções de tintas, já que as primeiras tatuagens eram feitas em navios com pouca estrutura. Os primeiros a se aventurarem pelo então “novo” mundo da tatuagem foram os marinheiros, fuzileiros navais, piratas, errantes e rebeldes.
Entre os anos de 1920 e 1940, com os marinheiros, se populariza a arte dos desenhos na pele. Essas tatuagens eram basicamente patriotas e contavam a vida de quem vivia no mar, longe da família e amores por semanas e meses.
Conheça agora 5 artistas da atualidade que fazem o estilo da velha escola:
Anderson Manasses
Cidade: Cianorte
Instagram: andersonmanassestattoos
Contato: (44) 99162-5699
Anderson Manasses tem 26 anos e é tatuador há 4 anos. O artista conta que começou a desenhar muito pequeno e depois de ser tatuado algumas vezes, começou gostar muito da arte: “E aí, despertou em mim o interesse de fazer minhas artes em outras pessoas. Logo eu comecei a tatuar com a ajuda do tatuador que fazia as minhas próprias tattoos.”
Artes criadas por Rob Nagata, de São Paulo.
Rob Nagata
Cidade: São Paulo
Instagram: robnagata
Contato: (11) 98804-2846
Rob Nagata tem 29 anos e é tatuador há 8 anos. O artista conta que começou a se interessar e se aprofundar mais pelas tatuagem tradicionais há 4 anos. “Gosto da tatuagem tradicional em geral, pós guerra americano, europeu, oriental, tribais etc. E com isso, faço meus trabalhos livres de regras de estilos. Apenas fazendo minhas artes do meu jeito com influências no que mais admiro nas tatuagens, traços firmes e pinturas sólidas para durar a vida toda!”
Artes criadas por Elisa Honório, de São Paulo.
Elisa Honório
Cidade: São Paulo
Instagram: elisahonor
Contato: (11) 98112-2375
Elisa Honório é uma tatuador paulista e seus trabalhos se destacam por suas cores vibrantes. A artista também produz artes dentro do estilo Old School, mas apenas com traços na cor preta. Conheça mais trabalhos da artista!
Artes criadas por Matheus Galvão, de São Bernardo do Campo.
Matheus Galvão
Cidade: São Bernardo do Campo
Instagram: xpmatheus
Contato: (11) 96787-2054
Matheus Galvão tem 22 anos e é tatuador há 2 anos. O artista conta que sempre gostou muito de arte em geral, principalmente de desenho e pintura. “Durante minha adolescência passei a me interessar muito pela tatuagem e por seu universo. Depois de certo tempo, decidi viver da tattoo, e passei a me dedicar muito para que isso acontecesse. Um amigo meu que já tatuava me ajudou muito no começo, e depois de um tempo entrei no estúdio que trabalho atualmente. Inclusive, todo o pessoal aqui do estúdio me impulsionou, todos os dias corremos pelos mesmos sonhos e objetivos, a vibe da galera é bem maneira. Assim, procuro evoluir todos os dias. Tenho muitas inspirações de tatuadores q me identifico muito, como @sergiorodrigues @_claytondias @arthurmfo @fredao_oliveira @japaartwork @samuelebriganti @pino_cafaro e @ivanszazi”
Artes criadas por Caio Rodrigues, de São Paulo.
Caio Rodrigues
Cidade: São Paulo
Instagram: caiotattoos
Contato: (11) 95310-2337
Caio Rodrigues tem 28 anos e é tatuador há 8 anos. O artista conta que conheceu a tatuagem por volta do ano de 2008, quando fez sua primeira tattoo. “Desde então, minha curiosidade e vontade de aprender a desenhar e tatuar só aumentaram. Comecei a praticar e estudar desenhos até conseguir comprar minha primeira máquina de tattoo. Alguns meses depois, decidi largar tudo o que fazia para conseguir me dedicar 100%, foi complicado mais foi a melhor decisão que tomei, pois hoje eu faço algo que realmente amo e consigo me dedicar todos os dias. No início, atendia no meu quarto ou onde dava para conseguir tatuar alguém- o que não era tão fácil. Entrei como aprendiz em uma loja e por ali fiquei estudando e aprendendo por mais de 1 ano até abrir meu primeiro estúdio. Tenho 8 anos de caminhada na tatuagem, ja participei de diversos eventos no Brasil e fora também: conquistei 32 premiações no estilo Old School. O estilo sempre me agradou e quando treinava meus primeiros desenhos já era algo voltado para os desenhos “Tradicionais”. Nunca foi fácil tatuar os meus desenhos no começo, e por isso acabei “tatuando” vários estilos e graças a isso consegui absorver técnicas que hoje são fundamentais para meu trabalho. Hoje, eu só tatuo minhas criações, e vejo que tudo que eu me dediquei a estudar e produzir nesses 8 anos estou conseguindo colher agora, conseguindo uma liberdade e confiança imensa em meus clientes, que acabam sempre optando para desenhar no “Free Hand”, desenvolvendo assim um trabalho único e exclusivo para cada um! “
Uau, você leu tudo! ❤
Compartilha o nosso texto, vai!
Quer mais inspirações de tattoo? Acesse nosso board só de Old School no Pinterest.
Ainda não achou o artista ideal para você? Você pode encontrar os melhores artistas perto de você, acesse o nosso site: