Cuidado pós tattoo: um guia completo!

Cuidado pós tattoo: um guia completo com dicas muito importantes para sua pele e sua tatuagem cicatrizem da forma mais saudável possível!

-


Imagina só: Você escolheu uma artista fantástica, ela criou uma arte espetacular e exclusiva pra você e agora…?
Agora vamos cuidar da sua pele pra que ela cicatrize da melhor forma!
Muita gente acha que com 10 dias a tattoo está cicatrizada, mas não está. A pele demora em torno de 4 semanas pra se reorganizar e cicatrizar!
E nessa matéria vamos falar sobre cuidado pós tattoo, um guia completinho pra você tirar de letra!


Sim, 4 semanas! E esse período é importantíssimo para o resultado do trabalho, e ele só depende de você!
Vou te explicar tudo timtim por timtim:
Nas primeiras 24 horas depois do procedimento, sugerimos usar curativo plástico, que deve ser trocado durante noite, caso não seja aquele curativo adesivo cirúrgico.
Nessa primeira noite, é preciso que faça uso do curativo plástico, pois sua pele vai expelir naturalmente o excesso de tinta, além de ficar grudando sujeira na tattoo, que é uma ferida ainda aberta.

Após 24 horas, é recomendado retirar esse curativo. Depois, higienize o local com soro fisiológico ou água corrente e sabão neutro, seque usando toalha limpa ou papel toalha e aplique uma camada fina da “manteiga” que nós fornecemos. Repita a aplicação 3 vezes por dia, durante 10 dias.
Depois disso, pode ficar sem plástico. Mas caso precise fazer uso de alguma peça de roupa ou acessório que cause atrito no local da tatuagem, é melhor que continue o uso do plástico filme.

Durante essas primeiras horas, seu corpo vai formar um tampão pra que a pele comece a se regenerar de dentro pra fora (sim, a epiderme – essa parte da pele que você vê -, é a última a se regenerar) e é de extrema importância que você não arranque as possíveis casquinhas que surgirem. Se você arrancar as casquinhas irá reabrir a ferida, atrapalhando a cicatrização, podendo remover pigmento e ainda causar uma infecção!

Ah, evite que seu pet entre em contato com a região tatuada durante as 4 primeiras semanas. São nossos xodózinhos, sim, mas os animais domésticos tem bactérias que podem causar graves infecções no corpo humano.

PRIMEIRA SEMANA

Durante o primeiro mês, use apenas produtos próprios para o cuidado pós tattoo.
Na primeira semana, os macrófagos (células de grandes dimensões do tecido) estão focados em encapsular o pigmento que foi depositado na derme e é esse processo que faz com que a tattoo não saia da sua pele.
Atenção: Vaselina contém uma substância chamada petrolato e não deixa a pele respirar. Óleos também não são indicados e, em contato com o sol, podem fazer mal pra pele. As tão famosas pomadas para assadura são para lesão da epiderme, a parte externa da pele, a parte que você toca. Essas pomadas são muito oleosas e impedem a respiração da pele.
Lá pelo quinto ou sexto dia do processo de cicatrização, a região vai começar a coçar e você vai notar a troca de uma camada fininha de pele. É normal, não te apavora!
Mas não pode coçar e nem arrancar as pelinhas e casquinhas!! Péssimo, né!? Eu sei… Mas não pode! Se você fizer isso, já avisei, vai atrapalhar a cicatrização e pode causar uma infecção e vai pode dar alguma falha no desenho. 
Aguenta firme!
Mas se estiver coçando muito: lava, dá uns tapinhas e taca “manteiga”!
É isso! Ah, uma compressa de água gelada pode ajudar a aliviar também! =)
A tattoo vai passar por uns dias de aparência feia, e isso é normal: quanto mais preenchido e colorido for o desenho, mais demorada é a cicatrização. E vai passar, não se preocupe!

CUIDADO PÓS TATTOO: DURANTE OS PRIMEIROS 30 DIAS

Sua pele demora em média, e no mínimo, 30 dias pra se reorganizar completamente. Você que acha que uma tatuagem cicatriza em 15 dias, achou errado!
Pode parecer, mas a pele se refaz de dentro pra fora (tem uma imagem aí no final pra ilustrar), e mesmo que a parte externa pareça cicatrizada, a parte interna ainda está trabalhando para se refazer.
Abaixo vou deixar alguns pontos importantes e que merecem atenção nesses primeiros 30 dias de cuidado pós tattoo:

ALIMENTAÇÃO: Siga a dieta que você normalmente faz. Evite excessos. Por exemplo, se você não tem costume de comer comidas gordurosas ou comida japonesa com frequência, é interessante que evite nesse primeiro mês.

NÃO PODE MALHAR A REGIÃO QUE FOI TATUADA: sua pele foi toda perfurada, malhar a região tatuada pode causar uma ruptura das fibras, favorecendo o surgimento de estrias.

NÃO PODE USAR HIDRATANTE COMUM: Esses hidratantes de prateleira de farmácia, normalmente, contém álcool, petrolato, parabenos e outros químicos. Esses componentes fazem mal para a pele e se potencializam com a pele ferida. No caso, durante o período de cicatrização da tattoo.

NÃO PODE PEGAR SOL: O sol é o um agente acelerador de oxidação da pele, ela vai ajudar a tirar a nitidez da tattoo ou seja, sua tattoo vai perder cor e forma.


NÃO PODE USAR PROTETOR SOLAR QUÍMICO: Primeiro que não é pra ir ao sol, mas caso precise, use uma barreira física (camiseta, por exemplo). Os protetores normalmente comercializados são protetores químicos, que possuem moléculas que absorvem a radiação ultravioleta, transformando-a em uma radiação de baixa energia, criando uma proteção química e penetrando na pele. Nestas primeiras 4 semanas, pode ser usado um protetor solar de proteção física, composto por minerais que ficam sobre a pele sem absorção, formando uma cobertura em que os raios batem e são refletidos pelo filtro.

NÃO PODE IR À PRAIA: Você tem uma ferida aberta e a praia é um local potencialmente infeccioso. Na água do mar existem muitas bactérias que em contato com a ferida podem causar algumas infecções feias.

NÃO DEIXE QUE SUA TATTOO FIQUE IMERSA NA ÁGUA: Rio (animais mortos acima da corredeira podem trazer bactérias não amigáveis), cachoeira, açude, poço, córrego, piscina (ducha na sombra pode, pois na piscina existem muitos produtos prejudiciais à tattoo e à ferida que causamos), sauna… Tudo que citei tem cloro, sal, areia e outros produtos que tem um potencial enorme de infecção.


Parece exagero todo esse cuidado pós tattoo, né?
Mas 30 dias é um período pequeno pra sua tattoo ficar lindona pro resto da vida, não acha? 
Depois desse período de cuidado pós tattoo, o ideal é sempre beber muita água, passar hidratante e protetor solar para cuidar da sua tatuagem!

E viva feliz pra sempre com sua tattoo linda e super bem cuidada!

Foto: Elisa Nakaguma


Mais desse autor

Mais Recentes

Como Ana Mendes Redefiniu o Old School com Autenticidade e Paixão

A jornada transformadora de uma artista que desafiou estereótipos e moldou sua própria versão do old school

Léo Custom: Como a habilidade de transitar em diversos estilos o ajudou a construir uma carreira

Um Artista que Transcende Estilos para Criar Obras Únicas, Priorizando a Segurança e o Bem-estar dos Clientes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.