Cultura Polinésia, arte e design, conheça: Gustavo Teixeira

Gustavo é do tipo de artista que você passaria horas conversando, isso porque sua comunicação é carinhosa e não só sobre ele, mas sobre o outro.

-

Gustavo é do tipo de artista que você passaria horas conversando, isso porque sua comunicação é carinhosa e não só sobre ele, mas sobre o outro.

Eu acredito muito que a escrita seja também sobre isso, sobre contar a história do outro, e para mim é uma realização de um sonho ter esse espaço para contar histórias como a do Gustavo.

Vem comigo que será inspirador para você…

Vem conhecer a história do Gustavo Teixeira:

“Olá, obrigado por ler um pouco sobre minha vida, me chamo Gustavo Teixeira Franzoni e estou na arte da tatuagem desde 2009.

Quando criança eu sempre amavaaaaaa desenhar. Mas uma coisa que me ajudou muito, era que nas férias de julho e final do ano, eu passava em média um mês na praia com minha família e quase diariamente eu e minha mãe desenhávamos. Ela comprava aquelas revistas que ensinavam a desenhar varias coisas, e passávamos horas desenhando.

Mas a MELHOR HISTÓRIA foi quando eu tinha 9 anos, eu e minha irmã fizemos cada um, uma tatuagem de henna na praia. A dela não lembro o que foi, mas a minha foi um escorpião tribal na lateral perna.

Olha isso gente:

“Como estávamos na praia, a tatuagem da minha irmã saiu rápido como de se esperar. Já a minha estava PRETA, mesmo diariamente eu indo surfar. (ainda mais que eu tinha ganhado uma prancha nessa época).

Minha mãe sempre falava que eu gostava de tatuagem, e chegou até pensar “esse moleque quer tanto tatuagem que deu alguma reação e a tinta ficou nele”.

Nessa dúvida ela veio perguntar porque minha tatuagem estava tão preta e a da minha irmã não.

Agora pasmem no que eu fazia. Todo dia de manhã eu pegava uma canetinha preta e retocava toda a tattoo, deixando ela preta e lindaaaaa.

Já na adolescência todas as paredes do meu quarto eram desenhadas, e foi isso que me fez entrar no estúdio onde tudo começou.

No segundo semestre de 2009, quando cursava Publicidade e Propaganda na Metodista, eu decidi fazer uma tatuagem nas costas e fui até a Good Luck Tattoo.

Papo vai papo vem durante a sessão com o Janser e com a Luci, donos do estúdio, eu comentei que curtia desenhar e que gostava muito de tatuagem. 

Como ele estava expandido o estúdio, eles precisavam de um aprendiz. 

Como eu disse que gostava de desenhar ele quis ver alguns desenhos meus. Na semana seguinte conversamos e foi assim que tudo começou. Todos os desenhos que ele viu eram os da parede do meu quarto que comentei aqui em cima. 

Depois de uma semana após a conversa, eu estava lá no estúdio, por onde fiquei por 10 anos.

Em setembro de 2020 abri o meu estúdio, em uma sala comercial, onde trabalho até hoje. Mas já com planos de abrir um estúdio maior.”

Sobre apoio e motivação na carreira

Perguntei para o Gustavo quais foram as pessoas que mais o apoiaram nessa trajetória e decisões:

“Com toda certeza meus pais. Ambos são dentistas, então por serem da área da saúde eu pensava que eles não iriam gostar da ideia.

Porém, eles só me pediram uma coisa:

– Gostaríamos que não parece a faculdade, pagamos para você sem problema algum, mas se forme e continue lá no estúdio. Caso não goste você vai ter terminado a faculdade.

Sempre eles perguntavam e me incentivavam em tudo.

E foi isso que fiz. Em 2013 me formei em Publicidade e Propaganda e não sai do estúdio.”

Momentos marcantes na carreira

Perguntei para o Gustavo quais momentos ele considera marcantes e que fazem parte do seu caminho na tatuagem:

“Acredito que não tem somente um momento. É uma soma de acontecimentos que fazem minha carreia sempre ser importante para mim. Mas ver páginas compartilhando meus trabalhos, igual o Tattoo2me, ser jurado na categoria tribal no Tattoo Week, ser convidado a dar workshop, fazer livros, eBooks, ser respeitado na tatuagem e da arte tribal fazem minha história ser marcante.

Mas algo que se for colocar em PRIMEIRO, é a montagem do meu estúdio, que eu aluguei a sala comercial no meio de uma pandemia e no meio de um tratamento de radioterapia que fazia.”

Curiosidades sobre o Gustavo

Perguntei ao Gustavo o que ele conta para as pessoas e elas sempre se surpreendem:

“A grande maioria dos meus seguidores sabem que eu trato de um problema chamado “câncer” desde 2007, e eu sempre me mostro alegre e disposto com tudo. Mesmo depois de tantas quimioterapias, radioterapias  e transplantes de medula, eu estou ótimoooooo. Várias pessoas não acreditam que eu estou tão bem todos esses anos e sempre estou de bom humor no estúdio.

Utilizo sempre minhas redes sociais para passar uma boa mensagem a todos. Acho importante esse troca de “vida”, não somente a tatuagem. 

Processo criativo

Agora quero saber sobre seu processo criativo, conte um pouco como você cria e aprende mais sobre seu estilo:

“Uma dica que eu dou para quem quer especializar em uma arte é: 85% das pessoas que você segue em suas redes sociais tem que ser voltado para o tema de tatuagem que você quer especializar.

O porque disso é simples, quanto mais você vê sobre um assunto, mais sobre ele você entende. 

Pense comigo, você fica em média 2, 3,4 horas no instagram na maioria das vezes vendo bobagens, certo? E se esse tempo você utilizar estudando, vendo imagens de referências de artes que você deseja fazer?

Automaticamente, fazendo isso diariamente, toda semana, os padrões de desenhos ficam guardados em seu cérebro.”

Tatuagens são histórias na pele

Gustavo, qual foi a história mais bonita que tatuou?

“Uma das tatuagens mais emocionantes que eu fiz foi essa da foto. 

Essas mãozinhas são do filho de um casal de amigos meus que virou uma estrela junto á Deus. Os problemas que ele teve se assemelham muito aos que passei em meus tratamentos quimioterápicos. Essa mãozinha foi o último desenho que ele fez na escola antes de toda a turbulência de intenções. 

Nos desenhos para tatuar a mão direita eu foquei os significados para a passagem de vida dele, já na esquerda representei a união dos pais para superar tudo isso e principalmente entendimento sobre essa missão que eles foram incumbidos a passar.

O toque principal foi colocar as mãos, meio que de lado, como se fosse o próprio filho pegando no braço do pai.”

Eu falei que esse texto seria emocionante em diversos aspectos.

Clientes

Gu, me conta um pouco quais desenhos e temas as pessoas te procuram mais para fazer?

“Como eu sou especialista em tatuagem da cultura Polinésia, aquele famoso Maori, 97% das minhas tatuagens são voltadas para essa arte.

Mas também tatuo padrões geométricos e mandalas. Tenho um eBook para download em meu site voltado para esses 3 nichos. (www.guteixeiradesign.com.br)

Projetos em andamento

Além de tatuar, quais outros projetos você possui?

“Tenho um projeto de ajudar pessoas na rua. Eu deixo no carro um kit com 1 suco, 1 água, 1 bolacha doce e 1 salgada. 

Compro tudo em atacadão que fica mais barato. Ao invés de um dar moedas eu prefiro dar os Kits. Faça isso pelo menos uma vez, tenho certeza que você não irá parar mais. Ver a felicidade das pessoas em receber paga coisa.

Já na parte dos desenhos, tudo que eu consigo inserir a arte da tatuagem tribal no meio eu coloco.

Tenho uma linha da camisetas, necessaires, linha de decorações finas em MDF (www.guteixeiradesign.com.br) e eBooks para Download.

Tenha a Cultura Polinésia aqui no Brasil e junto de você, todos os produtos são entregues em todo o Brasil:

Utilize o cupom TATTOO2ME e ganha desconto na compra dos e-books.

Futuro breve

“Estou planejando com dois amigos abrir um estúdio em São Paulo, mas não posso contar mais coisas. hahaha

Mas novos modelos de camisetas, novos eBooks sempre serão feitos, pois, são muito solicitados.

A ideia de um workshop acho que finalmente vai sair do papel também. 

Sempre tenho mil ideias que vem do nada.

Então aguardem que sempre tem coisa boa!”

Lembre-se que você pode adquirir os e-books com desconto do Tattoo2me:

https://www.guteixeiradesign.com.br/pdf

E para continuar estudando sobre a Cultura Polinésia, acompanhe o instagram do Gustavo.


Uau, esse texto foi um calorzinho no coração tanto para mim, quanto para vocês, eu acredito! É incrível acompanhar um artista que está sendo buscando evoluir, ajudar o próximo e além disso trazer tudo isso de forma positiva.

Eu mesma fui essa pessoa que mandou uma mensagem para ele falando de como o admirava por ver o lado positivo das situações, e a cada problema ter uma solução.

Gustavo, foi um prazer ter você aqui no blog contanto sua história, estou muito animada para acompanhar seus novos projetos e estarei aqui para apoiar sempre, conte comigo!

E agora, leitor, é sua vez, acompanhe o Gustavo Teixeira em todas as suas redes sociais, além de acompanhar seus trabalhos de tatuagem, acompanhe também seus projetos digitais.

Um fato interessante: O Gustavo pode criar seu desenho para você levar para seu tatuador ou para sua tatuadora. Faça um orçamento com ele!

Instagram: @guteixeiratattoo 
Tattoos: www.gustavotattoo.com.br
Vendas de produtos : www.guteixeiradesign.com.br
Use Cupom Tattoo2me e ganhe descontos exclusivos!
Contato: +55 11 94216-5979

E um último recado: ? Doe medula óssea e sangue, salve vidas!

Matérias recentes


Nicole Ognibeni
Nicole Ognibenihttps://tattoo2me.com
Jornalista apaixonada por novos sabores, tatuagens, viagens e animais. Vem pro meu mundo: @nicole.ognibeni / blog.tattoo2me.com

Mais desse autor

Mais Recentes

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

A Arte de Renascer: A Jornada Inspiradora de Gabriela Droguett

Burnout na tatuagem: O Renascimento Artístico de Uma Tatuadora

Tendências da tatuagem que estão com tudo em 2024

2024 já começou vários destaques e tendências incríveis que estão bombando no mundo da tatuagem...

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.