É Ioga ou Yoga? Se fala yóga ou yôga?

Você quer falar da forma certa, e saber se é ioga ou yoga? Vou falar disso nesse texto, e no final ainda tem inspiração.

-

Você quer falar da forma certa, e saber se é ioga ou yoga? Vou falar disso nesse texto, e no final ainda tem inspiração.

Yoga significa “unir” e é uma palavra sânscrita, ou seja, ela nasceu de uma língua da Índia. Assim como muitas palavras estrangeiras que são utilizadas em nosso cotidiano com frequência, essa passou a fazer parte do vocabulário. Porém, quando se tornou oficial, ganhou sua versão na língua portuguesa e foi escrita com “i”. E quer saber de uma coisa? Não tem problema algum nisso!

A diferença não se restringe à grafia. “Yoga” fala-se com o “ô” mais fechado e “ioga” com o “ó” mais aberto. E agora, qual você prefere: ioga ou yoga? A preferência é sua como gostaria de falar, o importante é honrar a prática e o conhecimento que ela trás para você.

Posso te garantir que os benefícios da ou do yoga, é para todos independente de como você fala na sua academia, studio, casa ou entre amigos.

Beneficios da Yoga:

  • diminuição do estresse;
  • relaxamento do corpo;
  • aumento da concentração;
  • bem-estar;
  • além de muitos outros que podem ser adquiridos tanto em curto prazo, quanto em médio e longo.

Venha se inspirar junto com a gente?

Tao Porchon-Lynch foi uma atriz, escritora e mestre de ioga norte-americana, sendo registrada em 2012 no Livro Guinness dos Recordes como “a professora de ioga mais velha do mundo” aos 93 anos de idade.

Autora do livro Reflections: The Yogic Journey of Life, também foi atriz da Metro-Goldwyn-Mayer nas décadas de 1940 e 1950. Morreu no dia 21 de fevereiro de 2020, aos 101 anos.

Separamos algumas fotos dessa mulher maravilhosa e que nos inspirou muito:
Instagram: https://www.instagram.com/taoporchonlynch100/

Após ver essas fotos da Tao Porchon-Lynch praticando Ioga me deu muita motivação de continuar meu hábito diário.

Uma coisa que aprendi no Arte de Viver, que foi o local que fiz cursos de respiração e meditação é: Sempre que tiver fazendo sua prática, ponha um sorriso no rosto, assim fica muito melhor! Então quando estiver lá, mesmo que seja uma postura desconfortável, já sabe! =)

Sri Sri Ravi Shankar fala sobre como meditação e asanas ( Posturas) andam juntas. Veja o vídeo inteiro para conhecer mais sobre yoga!
Link para compartilhar: https://www.youtube.com/watch?v=VCPzc13j4cI

Para saber mais sobre o vocabulário:

‘A palavra yoga (devendo ler-se ióga) encontra-se registada, por exemplo, na Infopédia, no Priberam e no Dicionário Actual da Língua Portuguesa (Edições ASA), como uma variante ortográfica do vocábulo ioga (podendo ler-se iôga ou ióga). Por outro lado, no Vocabulário Ortográfico do Português (VOP), disponível no Portal da Língua Portuguesa, e no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), da Porto Editora, yoga encontra-se descrito como um «estrangeirismo do sânscrito — forma adaptada: ioga». Deste modo, as duas formas são aceites no português europeu, encontrando-se ambas registadas, como podemos verificar, nos respectivos instrumentos linguísticos. Já as ferramentas linguísticas do português do Brasil consultadas (Dicionário Houaiss, Dicionário Aurélio, Aulete Digital e VOLP da Academia Brasileira de Letras) acolhem apenas o termo ioga.’

Fonte:
Ioga ou Yoga
Dicionário

Foto em destaque: Amy Treasure on Unsplash

Nicole Ognibeni
Nicole Ognibenihttps://tattoo2me.com
Jornalista apaixonada por novos sabores, tatuagens, viagens e animais. Vem pro meu mundo: @nicole.ognibeni / blog.tattoo2me.com

Mais desse autor

Mais Recentes

Como Ana Mendes Redefiniu o Old School com Autenticidade e Paixão

A jornada transformadora de uma artista que desafiou estereótipos e moldou sua própria versão do old school

Léo Custom: Como a habilidade de transitar em diversos estilos o ajudou a construir uma carreira

Um Artista que Transcende Estilos para Criar Obras Únicas, Priorizando a Segurança e o Bem-estar dos Clientes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.