Escola digital para tatuadores: conheça a Ink Academy

Entrevistamos a Ink Academy para conhecer mais sobre a escola digital para artistas. Confira!

-

Entrevistamos a Ink Academy para conhecer mais sobre a escola digital para artistas. Confira!

Se você é tatuador ou tatuadora possivelmente encontrou muitos desafios no início da carreira, certo? 

Ou talvez, você que está lendo, deseja ingressar na área da tattoo mas não faz ideia por onde começar.

Temos uma boa notícia:

Aqui nesta entrevista você vai conhecer melhor a Ink Academy, uma escola on-line para artistas que te dá todo o suporte nesses primeiros passos na profissão da tatuagem.

Tudo isso em conteúdos dinâmicos, acessíveis, e aulas ministradas por grandes mestres da tattoo brasileira.

A Ink Academy faz um trabalho realmente incrível de tornar o conhecimento acessível para pessoas que querem se especializar na carreira da tatuagem.

Vem com a gente e confira esta entrevista! 

Cursos para artistas Ink Academy

Quem é a Ink Academy e qual é o objetivo de vocês com este trabalho incrível?

A Ink Academy é uma escola on-line para tatuadores, desenvolvida com o objetivo de transmitir o conhecimento e democratizar o acesso à informação, uma vez que para o tatuador começar na carreira, por si só, já é uma decisão muito difícil.

Isso porque é uma decisão solitária. Hoje, em 2023, vemos que a tatuagem está sendo cada vez mais encarada como uma profissão igual a qualquer outra.

Hoje é muito mais fácil receber apoio nessa escolha de profissão. Mas isso é uma realidade de agora, há 2, 3 anos não era assim.

Além da pessoa não ter o apoio da família dela, ainda existe uma barreira muito grande quando o assunto é acesso ao conhecimento, porque esse conhecimento ficava restrito aos tatuadores experientes. 

Para acessar esse conhecimento, a pessoa tinha que ir trabalhar em um estúdio, por exemplo. Inclusive, quando você escuta a história de tatuadores mais antigos, você percebe esse padrão.

Porém, o problema é que isso demandava muito tempo e a pessoa tinha uma curva de aprendizado muito longa.

Existem casos de pessoas antigas no mercado que nem gostavam de passar esse conhecimento adiante e, até mesmo, uma certa elitização, uma vez que era muito mais fácil para as pessoas que estavam nos grandes centros terem acesso à informação.

Isso é perceptível quando observamos a cidade de São Paulo, por exemplo, que tem a maior concentração de tatuadores do país. Quem está no coração de São Paulo tem muito mais acesso à informação do que uma pessoa que está no interior do Rio Grande do Norte.

Quais são as chances de uma pessoa, nessas condições citadas, que precisava estar em um estúdio para aprender, se tornar tatuadora, morando tão distante dos grandes centros?

O que motivou a criação da Ink Academy?

A nossa maior motivação foi justamente democratizar o acesso à informação e garantir que uma pessoa de qualquer lugar do Brasil tenha acesso ao mesmo conhecimento que uma pessoa que está em São Paulo, capital.

“A gente derrubou a barreira do acesso ao conhecimento usando o on-line. Isso porque o próprio workshop presencial ainda tem algumas limitações que acabam elitizando a tatuagem, que é o fato da pessoa ter que investir para poder deslocar, investir na hospedagem, etc, o que acaba impedindo a pessoa de viver o seu sonho.”

Para quem é a Ink Academy? Apenas para artistas iniciantes ou para todos os artistas?

A Ink Academy hoje é para todos os artitas, não só os iniciantes. Eu acho que todo artista tem que estar em constante reciclagem, tem que estar em constante estudo buscando novas informações.

Pensando nisso, a gente tem trilhas de conhecimento dos mais diversos níveis.

Temos desde os cursos para iniciantes, que são para pessoas que nunca pegaram em uma máquina de tatuagem, que não entendem praticamente nada, até cursos para os que já são mais avançados dentro de cada estilo.”

Hoje, além de termos treinamentos para todos os níveis, estamos constantemente atualizando a plataforma, lançando novos workshops de novos estilos, às vezes novos workshops do mesmo estilo, para poder aprofundar cada vez mais o conhecimento mostrando várias técnicas diferentes para você fazer o mesmo estilo de tatuagem.

O conhecimento nunca para, ele está em constante mutação, constante evolução e é por isso que é muito importante que o tatuador esteja sempre focado em se atualizar, em estar por dentro de tudo que tá acontecendo, etc. 

Nesse contexto, o nosso papel na Ink Academy é incrementar constantemente, produzindo novos conhecimentos, novos workshops, trazendo cada vez mais informações para que os tatuadores se atualizem e tenham acesso ao que há de mais evoluído no mercado da tatuagem. 

Bastidores de gravação – Ink Academy

Quais são as inspirações de vocês para desenvolver os cursos dentro da plataforma?

São inspirações que vem do nosso próprio público, dos nossos próprios clientes.

A gente ouve bastante os clientes, as técnicas que eles querem, quais são os artistas que eles querem, o que querem aprender, onde podem evoluir mais, que tipo de dificuldade que eles têm…

Um exemplo muito bom foi quando a gente começou.

Nós somos a primeira escola a levantar essa bandeira do marketing e das vendas para o tatuador, então foi ouvindo a dificuldade do mercado e vendo que, muitas vezes, os tatuadores tinham uma técnica legal, mas não conseguiam tracionar a carreira, não conseguiam ter clientes, não conseguiam cobrar um preço justo pelo trabalho deles… e a gente viu que existia um gap de saber vender, de fazer marketing digital, saber usar as redes sociais da maneira certa.

“Nos inspiramos ouvindo as demandas da própria comunidade, dos nossos próprios alunos e trazendo o que há de melhor até o nosso produto de assinatura que é a Ink Space.

Temos outro exemplo muito claro que é a série que a gente batizou de “Série para Tatuadores”, onde a gente traz vários assuntos que vemos que são dificuldades dos tatuadores. Assim, criamos uma trilha de conhecimento.

Por exemplo, a gente tem conteúdo de marketing pessoal, finanças pessoais, social media, planejamento financeiro, empreendedorismo… Sempre para tatuadores.

Nós pegamos um compilado de um curso geral que, se não fosse um curso específico para tatuadores, seria um curso de 30, 40 horas, e passa para o tatuador.

Passamos apenas o que ele precisa saber daquilo.

Assim, conseguimos transformar isso em uma trilha de conhecimento de 1 hora ou no máximo 2 horas, e gerar a transformação que o tatuador e a tatuadora precisam para conseguir alcançar seus objetivos no mercado.

Qual é o grande diferencial da Ink Academy para outras escolas de tatuagem on-line brasileiras?

Acho que o grande diferencial da Ink Academy para as outras escolas é a preocupação real com a transformação do aluno.

Nós temos um suporte muito diferenciado, dentro da Ink Space (um dos nossos produtos). Temos o Estudo Acompanhado, temos lives toda semana, hotseats constantes… Então a gente é realmente preocupado com a experiência de aprendizado do aluno. 

Além disso, a gente desenvolveu o nosso próprio aplicativo, então a gente consegue ter mais acesso aos alunos e eles podem assistir aula offline.

No momento em que o aluno entra na Ink Academy, ele tem todo o aparato que eles precisam para se desenvolver. Não é simplesmente disponibilizar aulas on-line para o tatuador, é realmente se preocupar com a transformação que o aluno busca através daquele conhecimento.

Outro diferencial nosso é o fato de ouvir a comunidade. A gente está sempre atento aos feedbacks e todo o nosso direcionamento é feito baseado em nossos alunos.

Feedback alunos

Existe algum caso de sucesso entre os alunos que vocês lembram com orgulho?

Tem muito caso legal, principalmente aqueles que começaram do zero e que conseguem, com o tempo, se estabelecer na tatuagem.

Em uma das últimas aulas ao vivo da Ink Space, uma de nossas alunas falou no final da aula que hoje está conseguindo encher a agenda, que tem melhorado muito a técnica dela e a forma como ela se posiciona na internet.

Segundo ela, antes ela tinha tempo de sobra para estudar, mas agora está com o dia cheio e tendo que se organizar melhor para isso!

Um outro caso legal da Ink Space é o Marquinho Brasileiro, que teve uma evolução técnica muito legal:

Ficamos felizes porque é justamente isso que a gente quer: que os nossos alunos evoluam e cresçam no mercado!

Dentro da Ink Academy vocês criaram a Ink Space. Explique um pouco o que é o Ink Space para quem está conhecendo agora?

A Ink Space é um produto que, pra mim, é uma consolidação de muitas das coisas que eu falei aqui, uma consolidação de sempre tá escutando o mercado, de ter sido pioneiro nessa área de treinamentos on-line dentro da tatuagem… Enfim é a consolidação de tudo que a gente via que faltava no mercado.

Ink Space vem do “espaço do tatuador”, porque a gente via que muitas vezes só o acesso ao conhecimento não bastava.

Não adiantava só dar vídeo aula para o aluno. O aluno precisava de um acompanhamento mais próximo, de uma comunidade de alunos de pessoas que têm o mesmo desejo e o mesmo sonho que ele.

A carreira do tatuador, principalmente no começo, é muito solitária.

A pessoa quando tem o sonho de se tornar um tatuador, geralmente no início não tem o apoio da família, dos amigos próximos… então acaba que ela fica com uma carreira solitária.

A Ink Space é um produto que, além de entregar todo o conhecimento que o tatuador precisa em vários cursos que ficam liberados o tempo inteiro, está em constante evolução.

A gente tem muitas dinâmicas que geram uma integração muito forte das turmas.

Uma delas é o Estudo Acompanhado, no qual o nosso suporte faz um apoio pedagógico para os alunos e direciona eles no treinamento e na evolução.

Além disso, a gente tem lives e Hotseats semanais, então toda semana a gente consegue ter contato ao vivo com os alunos e tirar dúvidas. Tudo de maneira muito próxima.

Temos a nossa comunidade para tirar dúvidas e fazer o acompanhamento dentro do nosso próprio aplicativo, isso também auxilia demais o dia a dia dos alunos.

Além de todo o aparato de cursos e treinamentos que a gente tem, tanto para a parte técnica, quanto para a parte de empreendedorismo.

Feedback de alunos

Uau! É realmente uma escola completa de aprendizado. Isso torna o conteúdo dinâmico e acessível para todos os perfis de artistas!
E tem mais coisas incríveis dentro da plataforma:

A “Série para Tatuadores”  surgiu dentro da Ink Space e é exclusiva para os alunos.

Lá levamos vários conhecimentos que a gente entende que o tatuador precisa saber, além da questão da técnica, obviamente. 

Vocês querem Spoiler do que vem aí? Confira:

O que a gente tá desenvolvendo e vai ser lançado em 2023 é a “Série Fundamentos”, na qual a gente quer trazer vários aspectos dos fundamentos da tatuagem e ter séries específicas pra isso, para a pessoa cada vez mais entender os fundamentos de um bom traço, de coloração, agulhas, tintas. E realmente munir cada vez mais e melhor o tatuador e tatuadora de conhecimentos.

Qual é o curso de maior sucesso da plataforma? 

Tatuador Extreme, do Chico Morbene. É um curso de especialização em realismo preto e cinza e faz muito sucesso entre os nossos alunos! 

Quais são os cursos que vocês planejam lançar para o futuro?

O spoiler que eu posso deixar aqui é mais sobre os estilos que já estamos negociando para produção, porque o nosso objetivo é lançar cursos do maior número de estilos que conseguirmos! 

Por hora, estamos já em produção: curso de blackwork, old school, news school, neotradicional, novo curso de fineline, patch tattoo, enfim… Tudo está sendo mapeado, alguns contratos já estão fechados, outros em negociação, mas o fato é que a gente vai lançar muito treinamento novo em 2023!

Os cursos possuem certificado para os alunos?

Sim, todos os nossos cursos possuem certificados. 

Perguntamos também como acontece a escolha dos especialistas para ministrar os cursos da Ink Academy.

Eles nos contaram que a seleção dos artistas é baseada nas preferências dos próprios alunos da comunidade, mas este não é o único critério de escolha.

Existe uma preocupação com a técnica mas também com o modo de ensino, ou seja, a equipe avalia se o profissional além de dominar o assunto, sabe passar este conhecimento adiante.

Veja o que eles contaram sobre esta etapa:

Como vocês selecionam os especialistas para ministrar as aulas na plataforma? Como é feita esta seleção?

Nos preocupamos sempre em buscar especialistas que, obviamente, tem um nível técnico bom e, principalmente, que tem a didática necessária para transmitir todo o conhecimento que ele adquiriu até aqui.

É importante lembrar que, quando falamos de cursos on-line, a didática é ainda mais importante, visto que, diferente de um workshop presencial, o aluno não está junto com o especialista para tirar dúvidas ao vivo. Então tomamos muito cuidado para que tudo seja muito bem explicado nas aulas e para que o número de dúvidas reduza consideravelmente.

Bastidores dos cursos Ink Academy

Incrível né? Nós do Tattoo2me admiramos muito o trabalho de toda a equipe Ink Academy!

Por fim, como as pessoas podem entrar em contato e conhecer mais sobre o projeto?

Acesse o site: https://home.inkacademy.com.br/

Siga a Ink Academy nas redes sociais:

https://www.instagram.com/ainkacademy/

https://www.instagram.com/ainkspace/

https://www.instagram.com/inkzeroum/

Canais de contato para suporte ou atendimento:

Link para os vendedores: https://bit.ly/3Lzl9O3

Link suporte: https://bit.ly/suporteink 

Muito obrigada Ink Academy, por esta entrevista! Aprendemos muito com vocês em ouvir as pessoas e estar sempre atentos em como ajudar os artistas.

Parabéns por este belíssimo trabalho! Continuaremos acompanhando este projeto!

Curtiu esta entrevista?
Então continue aqui no Blog do Tattoo2me!

Falamos sobre arte e empreendedorismo em entrevistas com grandes nomes da tatuagem e do piercing!

Muito obrigada pela leitura e até a próxima matéria! 

Nicole Ognibeni
Nicole Ognibenihttps://tattoo2me.com
Jornalista apaixonada por novos sabores, tatuagens, viagens e animais. Vem pro meu mundo: @nicole.ognibeni / blog.tattoo2me.com

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.