“Eu sempre caio!” Como ter equilíbrio praticando yoga:

Começou a praticar yoga mas ao tentar algumas posições você se desequilibra e cai? Esse texto é pra você!

-

Como desenvolver mais equilíbrio durante as posições de yoga? Se você sempre cai ao tentar, respira e vem, aqui tem algumas dicas que vão ajudar!

Eu sou iniciante na prática de Yoga, mas sempre admirei muito! Cheguei a fazer algumas aulas na academia, mas nada definitivo. Em 2018 fiz um curso incrível na Arte de Viver onde vivenciei uma experiência de 5 dias, imersa em muito conhecimento, exercícios corporais, yoga e respiração. Foi um divisor de águas pois aprendi a respirar! Sim, pela primeira vez me concentrei na minha respiração e foi uma experiência de autoconhecimento incrível.

Esse foi o grande contato que tive com a respiração e as práticas de yoga (que estão totalmente ligadas) e não vou mentir, é um desafio manter essas práticas em casa.

Porém durante o período de isolamento social, trabalhando de casa, senti necessidade de voltar e fazer algo por mim, pela minha saúde. E tem sido maravilhoso redescobrir algumas coisas.

O equilíbrio é algo muito presente na prática de yoga, a primeira vista, nos encanta ver nos vídeos e fotos de pessoas que praticam em posições encantadoras, como uma obra de arte! (No final do texto tem inspirações).

É importante lembrar que cada corpo é único, e a prática de yoga vai muito além das belas posições.

Com certeza quem pratica yoga a mais tempo, adquiriu essa facilidade em se equilibrar através de um conjunto de coisas, como: respiração, alongamento, flexibilidade e outras técnicas de yoga.

Foto Instagram @ashtanga_yoga_carlisle

Para falar de equilíbrio é importante falar sobre consciência corporal:

“Consciência corporal é tomar consciência de seu próprio corpo, reconhecendo e identificando processos e movimentos corporais, internos e externos.”

Ou seja, pra se manter em equilíbrio e estável em uma posição de yoga é essencial tomar consciência e perceber seu próprio corpo.

Estudando sobre o assunto para compartilhar com vocês, encontrei o Yoga em Casa criado por Gilberto Schulz, professor de yoga e criador do projeto. E ele pontua pontos importantes sobre os pilares do equilíbrio físico, vou compartilhar alguns desses pilares aqui:

Labirintos saudáveis
“O grande órgão responsável pelo nosso equilíbrio é a nossa orelha, mais precisamente o aparelho vestibular através de todo um mecanismo que foge ao nosso controle, não posso orientar meus alunos “gerencie melhor seus labirintos!”. Se o problema com o equilíbrio se encontra nesse pilar é fundamental procurar um médico. A prática de yoga pode ajudar de forma complementar estimulando a saúde geral e ao ensinar formas de se adaptar a essa condição.

Uso da visão
“Esse pilar, apesar de não ser fundamental, afinal deficientes visuais conseguem se equilibrar, auxilia bastante. Isso fica mais evidente nas posturas de equilíbrio do yoga. A dica para usar a visão como aliada nessas posturas é manter o olhar num ponto fixo na linha natural do olhar. Costumo recomendar meus alunos a experiência de fazer as posturas mais simples em dois momentos, com os olhos abertos e depois com os olhos fechados tanto para evidenciar esse pilar como para desenvolver os demais.

Preparação da base
“…É muito importante aprender a melhor forma de preparar as bases nas posturas de equilíbrio, uma dica simples no caso das posturas cuja base são os pés ou um pé só, é esticar e espalhar os dedos do pé(s) elevando um pouco do chão em seguida retorná-los ao chão relaxados (…) O mesmo vale quando a base são as mãos, ante-braço ou a cabeça, distribua bem o peso e procure aprender os detalhes. Toda construção bem sucedida começa por uma boa base firme.

 Estado mental e emocional
“Existe uma relação direta entre equilíbrio interno e externo, então não se assuste caso você se veja em dificuldade para fazer uma postura que você já tem certo domínio, o desbalanço pode ter uma origem interna, fruto da reação diante de alguma situação desconfortável ou desagradável. Não se sinta mal por isso, aproveite a postura para investigar o quê está te sacudindo e o porquê. Além de uma oportunidade para essa investigação, a via é um pouco de mão dupla, posturas de equilíbrio ajudam a aquietar a mente e o coração.

Foto Instagram @yogaemcasa por Gilberto Schulz

Equilíbrio é treino, é conversar com o próprio corpo. Não se preocupe se você sempre cai ao tentar se equilibrar, o importante é não desistir e entender cada aspecto que envolve seu equilíbrio.

Estar em sintonia com a respiração, com as bases dos pés, desenvolver seu foco, a visão e a consciência do seu corpo é o caminho.

Vamos equilibrar também os pensamentos e manter a mente positiva?

Eu estou junto nessa, e me sinto muito grata por poder vivenciar uma experiência de pratica em casa e poder compartilhar com você que está aqui!

Para encerrar, uma sequência de inspirações da professora de yoga @tawnyjanae:

Agora que chegou ao final, deixo uma sugestão: Escreva 3 coisas que você ama em você mesmo. Faça esse exercício de auto amor.

Continue comigo e com o conteúdo aqui do blog, obrigada! <3

Foto de capa: by Carl Newton on Unsplash

Até o próximo texto =)

Nicolle Balby
Nicolle Balbyhttps://tattoo2me.com/
Me chamo Nicolle, a Balby. Atualmente trabalho como social media e produção de conteúdo digital. Amo tatuagens, café, cerveja, música e gatos.

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.