Mariana Alves: Uma Jornada de Amor e Arte na Pele

Trajetória, Desafios e Inspirações na Vida e Carreira de Uma Tatuadora Talentosa

-

Trajetória, Desafios e Inspirações na Vida e Carreira de Uma Tatuadora Talentosa

A história de Mariana Alves é como um desenho delicado, traçado com paixão, coragem e um toque de destino. Nascida e criada em Campinas, SP, Mariana descobriu a tatuagem em 2016, e desde então, sua vida nunca mais foi a mesma. “Eu sempre digo que não escolhi ser tatuadora, mas foi a profissão que me acolheu,” ela compartilha com um brilho nos olhos. Desenhista desde a infância, ela já trabalhava com design de moda, criando estampas para marcas de surf e skate, até que a magia da tatuagem a arrebatou.

O Início de Uma Paixão

Mariana lembra com carinho de sua primeira tatuagem, feita pelo Tchelão, um tatuador que trocou a vida de designer pela arte na pele. “Isso me inspirou 100%, talvez ele nem saiba disso,” confessa. Foi um passo corajoso comprar sua primeira máquina de tatuagem sem saber ao certo por onde começar, mas ela contou com a ajuda de amigos e logo estava tatuando seus próprios amigos, depois colegas, e assim por diante. Trabalhar em um estúdio de tatuagem foi um divisor de águas em sua carreira, onde ela pôde evoluir e se especializar nas finelines.

“O acesso a tudo era mais difícil, bons materiais, regulagem de máquina… era tudo na raça,” relembra Mariana sobre os primeiros anos. A ausência de tutoriais e vídeos no YouTube tornava tudo ainda mais desafiador. Mesmo assim, ela encontrou inspiração em outros tatuadores, como Tchelão e Xandó, que, sem saber, mostraram a ela que era possível seguir esse caminho. “Através deles pude enxergar que eu podia. Talvez eles nem saibam muito, mas foram pessoas que me fizeram enxergar que eu tinha potencial,” diz ela com gratidão.

Um Estilo Único

Mariana se especializou em fineline, um estilo que veio naturalmente, pois seus traços finos e leves sempre foram sua marca registrada. “Quando pequena e fazia aula de desenho sempre ouvi das professoras para ‘carregar um pouco mais’, mas nunca gostei,” ela ri ao lembrar. Hoje, Mariana desenvolve suas tatuagens em colaboração com seus clientes, criando desenhos únicos que capturam a essência de cada pessoa. “Gosto de desenhar com o cliente, sentir a vibe da pessoa e criar com ela, para ela unicamente,” explica.

Sua técnica é uma combinação de prática e intuição. Mariana aprendeu a importância de pedir aos clientes para hidratarem a pele antes da sessão e de esticar bem a pele durante a tatuagem. Ela trabalha com traços finos, whipshading e sombras feitas com single needle ou 3rl, evitando o uso de Magnum. Além disso, gosta de trabalhar com freehand para florais e braceletes, usando caneta e fita como suas melhores aliadas.

Processos Criativos e Técnicas

Mariana acredita que a criação da tatuagem deve ser um processo colaborativo com o cliente. “Nunca desenho antes, gosto de desenhar com o cliente, sentir a vibe da pessoa e criar com ela, para ela unicamente, pra traduzir exatamente o que ela deseja,” compartilha. Isso torna a arte mais pessoal e autêntica. Sua técnica é uma combinação de prática e intuição. Ela aprendeu que fatores como pedir ao cliente para hidratar a pele antes da sessão e esticar bem a pele durante a tatuagem são cruciais. Mariana trabalha com traços finos, whipshading e sombras feitas com single needle ou 3rl, evitando o uso de Magnum. “Além do fineline, gosto muito de trabalhar com rastelado,” ela explica. “Todas as sombras que faço são feitas assim, com single needle ou 3rl. Não costumo usar Magnum. Gosto muito de trabalhar com freehand para florais e braceletes, caneta e fita são minhas melhores aliadas.”

Projetos Memoráveis

Entre seus projetos mais queridos, Mariana menciona um par de tênis tatuado no namorado, um objeto amado eternizado na pele. “Amo muito um par de tênis que foi no meu namorado, é um tênis que ele ama e eternizamos na pele,” diz ela com carinho. Outro destaque é um fechamento de costas que ela está finalizando para uma convenção regional. “E um fechamento de costas que vou finalizar para uma convenção aqui de região,” ela acrescenta. Cada tatuagem é um reflexo de seu amor pela arte e pela pessoa que a recebe.

Além da Tatuagem

Mariana também é apaixonada por esportes e música. Ela pratica musculação, que a ajuda a lidar com as dores decorrentes do trabalho, como tendinites. “Sempre amei esportes, hoje pratico musculação que me ajuda muito com as dores por tatuar, tendinites etc.,” explica. “E amo música, punk rock em geral e sou baixista, tinha uma banda na adolescência.” A música e o esporte são fundamentais para manter seu corpo e mente sãos, e também servem como fontes de inspiração. “A música sempre me inspira e o esporte ajuda a manter meu corpo e mente sãos,” diz ela. Além disso, Mariana é baixista e já teve uma banda de punk rock na adolescência.

Inspiração no Cotidiano

Mariana encontra inspiração em seus hobbies e na vida cotidiana. “A inspiração é algo natural pra mim, e não dá pra forçar, criatividade não está sempre conosco, mas ela vem quando estamos mais relaxados e abertos,” afirma. “Muitas vezes quando estou fazendo as coisas que gosto além do trabalho, as ideias mais legais surgem. Ando sempre com um caderninho pra esboçar quando vejo algo bonito no caminho, ou quando uma ideia legal vem.” Ela cita como exemplo um sketch de um casal de idosos de mãos dadas, que pode se tornar inspiração para uma arte sobre o amor.

Planos e Sonhos Futuros

Para o futuro, Mariana sonha em conhecer o mundo e levar sua arte consigo. “Quero conhecer o mundo e levar minha arte comigo,” diz ela com entusiasmo. Ela também deseja unir sua formação em moda com a tatuagem para criar uma marca com seus desenhos. “Um dia talvez unir a tattoo com a moda que é minha formação e criar uma marca com meus desenhos,” ela revela. Embora tenha interesse em explorar novos estilos, como o uso de cores, por enquanto, ela se mantém fiel às suas raízes no fineline. “Quero me aventurar nas cores um dia, mas não agora,” ela explica.

Conselhos e Reflexões

Para quem está começando no mundo da tatuagem, Mariana tem um conselho valioso: “Tenha coragem e insista. No começo vai parecer impossível, não vai ser fácil, quando você achar que aprendeu, vai aparecer uma pele difícil e você vai achar que não sabe mais nada, mas o segredo é continuar mesmo com a maior dificuldade.” Ela também destaca a importância de seguir o próprio coração e não se comparar com outros profissionais. “O seu estilo é único e individual, se encontre por si, não se compare com outros profissionais, e alguns ‘conselhos’ podem te afastar do SEU caminho, que é unicamente seu,” ela aconselha.

A Cultura da Tatuagem

Mariana vê com bons olhos a evolução da cultura da tatuagem nos últimos anos. “A tatuagem deu um salto gigante nos últimos tempos e isso é maravilhoso,” celebra. O acesso à arte e a conexão entre artistas se tornaram mais fáceis, e a maneira como a tatuagem é vista pela sociedade mudou significativamente. Hoje, suas clientes incluem médicas, advogadas e engenheiras, profissões que antes não toleravam tatuagens. “A maneira que as pessoas veem a tattoo também mudou muito, algo que já foi marginalizado hoje finalmente é visto como arte, e consigo observar isso pelas minhas clientes,” ela observa. “Hoje a maioria é: médica, advogada, engenheira (profissões que alguns anos atrás não ‘toleravam’ tatuagem).”

Mariana Alves é mais do que uma tatuadora talentosa; ela é uma artista que transforma vidas com cada traço. Seu amor pela tatuagem e pela vida se refletem em cada desenho que cria, eternizando momentos e emoções na pele de seus clientes.

Entre em contato com a Mariana <3


Agradecimento Especial

Mariana, queremos expressar nossa profunda admiração e gratidão por você. Sua trajetória é um testemunho de coragem, paixão e dedicação. Você não apenas se entregou de corpo e alma à arte da tatuagem, mas também transformou a vida de muitos com seus traços finos e delicados. Sua capacidade de sentir a vibração de cada pessoa e criar algo único e autêntico é verdadeiramente inspiradora.

A sua história de como a tatuagem entrou na sua vida e se tornou a sua grande paixão nos tocou profundamente. É emocionante ver como você superou desafios, buscou inspiração e, com tanta coragem, abraçou essa profissão que te escolheu. Seu talento vai além da técnica; ele reside no amor que você coloca em cada desenho, em cada detalhe, e na maneira como você conecta suas paixões e interesses com sua arte.

No Tattoo2me, nos sentimos honrados por acompanhar sua jornada e ver o impacto positivo que você tem no mundo da tatuagem. A sua dedicação e autenticidade são um exemplo para todos nós. Continue a nos inspirar com seu talento excepcional e sua visão única.

Obrigada, Mariana, por ser uma artista incrível e uma pessoa ainda mais admirável.


Com carinho, Equipe Tattoo2me

Nicole Ognibeni
Nicole Ognibenihttps://tattoo2me.com
Jornalista apaixonada por novos sabores, tatuagens, viagens e animais. Vem pro meu mundo: @nicole.ognibeni / blog.tattoo2me.com

Mais desse autor

Mais Recentes

Anderson: Uma Vida Dedicada à Arte da Tatuagem

Dos Desenhos de Infância ao Reconhecimento no Shopping Nova América, a Inspiradora Jornada de Um Artista que Transformou Desafios em Sucesso

Tatuagem Preta: Explorando os Estilos Blackwork, Realismo, Geométrica, Tribal, Rastelado e Sketch

Artistas Recomendados: Conheça os Tatuadores Especializados em Tatuagens Pretas

Tatuagens Coloridas: Abstratas, Realistas, Full Color, Glitter, Aquarela, Old School e Neotrad

Artistas Recomendados: Conheça os Tatuadores Especializados em Tatuagens Coloridas

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.