Marketing para tatuadores: Resumo da Live com o gigante Fernando Souza Tattoo

Marketing para tatuadores: Fui convidada para falar de marketing na live do Fernando Souza, vem ver o resultado!

-

Marketing para tatuadores: Fui convidada para falar de marketing na live do Fernando Souza, vem ver o resultado!

Vídeo: https://www.instagram.com/p/CRFk-Qhlljz/

Se você perdeu, você pode assistir e escutar no link acima, e se quiser ler, vem comigo que preparei um conteúdo muito legal para vocês.

O Fernando Souza me passou quais são as dúvidas frequentes dos seguidores e alunos dele, e eu resumi aqui para vocês poderem pegar todas as informações =)

Qual sua formação ou experiência na área de marketing para tatuadores?

Sou formada em Jornalismo e amo estudar sobre empreendedorismo e produtividade. Eu sou uma nerd do tempo, adoro descobrir novas ferramentas para melhorar minha desempenho no trabalho, sem perder tempo.

Minha experiência com marketing com tatuadores começou quando criei o tattoo2me, além da necessidade de ajudar as pessoas encontrarem um artista, percebi que o que eu sabia também poderia ajudar os tatuadores que queriam expor seus trabalhos com mais qualidade.

Como começou nesta área?

Eu decidi começar estudar jornalismo, pois sonhava com a realidade de trabalhar em um jornal, tv e contar a vida das pessoas. Por isso entrei na área. Eu trabalhava com edição de vídeos, e me imagina editando matérias jornalisticas. Cheguei a fazer estágio em uma redação, depois em uma produtora de vídeos, mas o bichinho do empreendedorismo me fisgou, e decidi criar meu próprio negócio.

Já participou de eventos grandes de tatuagem?

Sim, muitos! E realizando meu grande sonho de jornalista: eu ia nos eventos cobrir o evento, mostrar tudo que estava acontecendo através de posts, escrita e ao vivos, antes de ter o ao vivo do instagram, usava o periscope, ferramenta do twitter de ao vivos, foi a porta de entrada para eu querer participar te todos os eventos mostrando pro público que nunca tinha ido!

Quantos alunos ou tatuadores já ajudou com seus cursos ou mentoria?

Existem dois momentos:

Em 2015 foi o momento de monetizar o tattoo2me depois de 2 anos empreendendo sem retorno, em 2015 eu havia pedido demissão e estava desempregada, mas tocando o tattoo2me desde final de 2013 investindo meu próprio dinheiro, mas sem retorno. Inclusive a maior parte dos eventos que fui, eu paguei passagem e hotel com meu dinheiro, apenas 3 eventos pagaram nossas passagens, então eram muitos custos em um sonho que eu ainda não sabia se daria certo. rs

Em 2015 criei um programa de assessoria para tatuadores, nesse programa passaram grandes artistas que hoje tem um nome mundial conhecido, nesse programa eu dava dicas sobre marketing, carreira e ajuda com pontes com grandes estúdios, existia uma assinatura e assim ia impulsionando esses artistas. Geralmente cuidada de 20 por mês, e ao longo desses anos acredito ter cuidado de mais de 1.500 artistas.

Em 2018 dedici criar meu primeiro curso de maketing, onde atingiu 100 alunos, e agora em 2020 criei outro mais completo que atingimos 200 alunos.

Mas já criei video-aulas de graça para fazer ações com artistas que não podiam pagar, a última que fiz, enviei para 3 mil artistas aulas de como ter um perfil de sucesso, além de ebooks que já construi.

Com a sua experiência ajudando esses tatuadores, qual a principal dificuldade dos novos tatuadores?

O que mais gosto dos novos tatuadores é a sede de aprender, estão dispostos a aprender, e se eu tenho um conselho, não percam isso, estejam sempre dispostos a aprender e escutar o que outra pessoa tem a dizer.

Mas acho que adificuldade do artista iniciante, mas de todos os empreendedores é foco. São tantas demandas para atingir, tantas cobranças que fica dificil saber o que é prioridade.

Então eu aconselho fazer um checklist do que precisa, além disso, criar metas possíveis, e tempo para cada meta. Não adianta pensar que vai estar rico ou super famoso em 1 ano, isso pode acontecer com o colega do lado, mas não se compare a isso, cada um tem sua história.

Ainda não tô rica, rsrs Mas isso não impede de dizer que alcancei minhas metas com calma.

Criei um doc, e lá coloquei metas mensais, semestrais e anuais, sem atropelar.

Qual o maior erro que eles cometem na divulgação dos trabalhos nas redes sociais?

Eu acredito muito que o marketing e o estudo técnico caminham juntos, então mesmo que ainda esteja começando tenha zelo ao expor seu trabalho: publique desenhos, não tenha medo! Poste fotos do seu processo não tenha medo! E faça isso com carinho: Tire fotos bem iluminadas, fundo bonito, use um pano claro, coloque na legenda verdade, como fez aquele trabalho. As pessoas vão se apaixonar por sua trajetória!

Largue a síndrome do impostor. Eu falaria horas sobre marketing pessoal também, mas deixo isso para outro papo.

Já teve alguma história engraçada ou curiosa que o TATTOO2ME passou?

Sim, algumas, para começar eu sou muito tímida em convenções, então mesmo que acham que eu estou super confortavel com ao vivos, eu já congelei em vários.

Bom vou contar sobre meu primeiro evento, inclusive você estava! Tattooweek de 2015, nesse evento foi quando de fato pude encontrar os artistas e conhecer essa energia e atmosfera, a Dani Bianco que estava em seu stand era uma das nossas parcerias na época, e ela levantou para me abraçar, eu fiquei super emocionada, não esperava por isso.

Mas o fato engraçado é que eu fui no stand do Skaxim que eu era fã, e falei: SOU MUITO FÃ, dai estava no ao vivo, ele olhou e foi fazer outra coisa, eu fiquei congelada, o Romulo que estava do outro lado, de casa me assistindo pensou: pronto ela vai chorar agora, dai o Skaxim sem falar nada, levantou e me entregou um desenho. rs

Eu fiquei ali agradecendo toda feliz. Foi ali também que percebi que muitos artistas eram tímidos, e que eu podia ser eu mesma, e não cobrar tanto deles.

Nesse mesmo evento tive contato com muitos outros que tiveram a mesma reação, de apenas me observar, e não falar nada.

Por tanto clientes: às vezes o artista não é mal-educado! rs É tímido! rs

Mas claro, é preciso se esforçar para mudar isso pois estamos lidando com pessoas.

Um tempo atrás encontrei com esses mesmos artistas e eles estão muito mais faladores rs

Como surgiu o BLOG tattoo2me e qual o foco principal dele?

Como falei, tudo é questão de planejamento sem meter os pés pelas mãos.

Primeiro iniciamos com algumas redes sociais em 2014, 2015 um serviço, em 2016 com o blog. O blog é uma grande realização, pois podemos criar um conteúdo mais longos para quem quer ler, estudar, e tirar dúvidas. Amo redes sociais, mas o blog leva você para respostas mais concretas.

Como posso criar novos conteúdos, não tenho ideias.

Comece entendendo sobre seu propósito nessa rede social depois disso escute seus seguidores e clientes, eles estão o tempo todo dando pistas do que eles precisam.
Afinal eles pedem dicas, perguntam, e elogiam. Pesque mais essas conversas para usar a seu favor.
Segundo, anote os perfis que mais gosta, mesmo fora do mundo da tatuagem, principalmente fora, veja o que eles estão fazendo de novo, o que poderia aproveitar dali?

Lembre-se que seus concorrentes nas redes sociais, não são outros tatuadores, mas sim aquele vídeo de gatinho, aquela comida deliciosa que foi publicada… Então pense em conteúdo “gostosos”de ver também.

Estou perdendo seguidores, tento fazer postagens e stories sempre, mas não tenho muito tempo pra isso.

Eu sempre falo: Para tudo, respira, planeja seu dia de trabalho e suas demandas.

Pronto, agora vamos pensar em planejar conteúdo.

Sobre perda de seguidores, deixem eles ir, pode ser que já fizeram a tattoo e não querem mais acompanhar, sobre ganhar seguidor, não entra nessa vibe, você está trabalhando para atrair clientes, e não seguidores.

Então faça o melhor para quem já está com você, vamos pensar em como gerar valor para quem já está junto. E como falei acima, escute o que seus clientes e seguidores escrevem no direct e nos comentários.

Pergunte como te encontrou, pergunte o que usou na busca para te encontrar. Isso já vai te dar um norte para construir algo para eles e melhorar sua cartela de clientes.

Pra quem não tem muitos clientes, como posso fazer minha divulgação pra atrair clientes?

Comece agindo localmente!

Você pode nas suas publicações de tatuagens e desenhos colocar sempre a localização, usar hashtags locais como seu bairro, cidade e estado.

Dê uma volta na sua rua e repare quais comércios possuem para quem sabe fechar uma parceria de voucher com esses estabelecimentos: salões de beleza, brechós, lojas de roupas… veja o que se encaixa com o público do seu trabalho. Pergunte para seus clientes quais marcas eles gostam de usar, e tente trazer isso pro estúdio ou fechar algo com essas marcas, importante demais: comece pequeno, e vai subindo gradualmente.

Fale um pouco sobre sorteio de tattoo no insta?

Eu não sou a favor de sorteio e nem de rifa. ( Mais)

Já fiz muitos sorteios, muitos mesmo, mas era um tempo gasto ali que não estava realmente ajudando minha marca. O tempo que eu gastava ali poderia estar pensando em uma ação muito melhor que posso citar depois.

As rifas também é algo que não curto, acho legal a ideia do artista levantar uma grana, mas acho que ele tem meios melhores de fazer isso, e não quero causar polêmica, mas é um pouco zona de conforto e preguiça.

Uma rifa para uma causa beneficente, cirurgias, ajuda real, ok, mas artistas bons fazendo isso acho que não quer ir além.

Meu conselho pra driblar isso é, BOTA A CARA.

Meu maior trabalho aqui no tattoo2me é o meu relacionamento com pessoas, estudei para isso e aplico todo dia.

Diariamente mando mensagens por direct, whatsapp perguntando se os seguidores estão bem, se os artistas estão bem faço com que eles NUNCA se esqueçam de mim, mas isso dá muito trabalho!

Isso é um marketing para tatuadores muito importante: Mandar mensagens no privado, mas não só sobre você, mas saber sobre o outro.

Minha dica é, guarda sempre em planilhas ou blocos: Instagram de pessoas que se interessaram com seu trabalho, para mandar mensagem sobre seus trabalho, promoções.

Salve todos os clientes, o whatsapp, crie etiquetas no seu whatsapp business para entrar em contato para saber se está tudo bem.

Na pandemia eu fiquei muito deprê, pensei ser meu fim ali com o tattoo2me, e ao invés de fazer rifa, entrei em contato com 4 mil artistas para perguntar se tava tudo bem com eles, essa ação rendeu artistas perguntando como fazia para marcar uma assessoria comigo.

Assim que precisamos agir, estar presentes na vida dos seguidores e clientes, eles voltam quando seu trabalho é bom. Mas dá trabalho.

Fala um pouco sobre o seu curso.

Meu curso é meu xodó, enfim consegui reunir tudo que acredito em um só lugar, falo sobre produtividade, criação de marca, patrocínio de postagens, atendimento ao cliente e também motivo a fazer vídeos e colocar a cara no sol.

https://www.hotmart.com/product/instagram-super-poderoso/D26180046Y

CUPOM DE 50% de desconto: FERNANDOSOUZATATTOO

Nesse curso você encontrará marketing para tatuadores e empreendedores.

3 coisas que vc considera mais importantes pra um tatuador ter sucesso na carreira?

– Entender qual seu propósito, isso vai guiar nas decisões do dia a dia.
– Planejamento, tenha escrito o que precisa.
– Estude e aplique, não adianta fazer vários cursos sem aplicar.

Ainda não é muito explorado o marketing para tatuadores, então continue estudando, buscando sobre empreendedorismo e redes sociais em grandes blogs.

Maior erro que um tatuador iniciante costuma cometer?

Se comparar com a estrado do outro, nós não sabemos o que outro passou para estar ali, e nunca desmereça, o instagram é um grande palco, então ele pode parecer estar muito bem, você se comparar, e não ser bem assim.

Deixe uma mensagem final pra quem está nos assistindo e quer saber mais sobre Marketing para tatuadores:

Não desanime, eu imagino que não deve ser fácil iniciar, ou pegar força atualmente com pandemia e também cobranças das redes sociais, mas lembre-se que também é escolha sua ser afundado por isso. Se preciso, desliga um pouco, respira e depois volta, se compare com você!

E se quiser acompanhar mais esse conteúdo de marketing para tatuadores, fica sempre de olho no blog, pois toda semana publico textos com dicas.


Fiquei muito feliz com essa live e quero participar de outras onde possa acrescentar na vida das pessoas =)

Adoro quando o assunto é marketing para tatuadores.

Para continuar estudando acesso o meu IGTV para ver mais aulas: https://www.instagram.com/nicole.ognibeni/

Até o próximo texto ou live sobre Marketing para tatuadores =)

Matérias recentes


Nicole Ognibeni
Nicole Ognibenihttps://tattoo2me.com
Jornalista apaixonada por novos sabores, tatuagens, viagens e animais. Vem pro meu mundo: @nicole.ognibeni / blog.tattoo2me.com

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.