Conheça o artista Neto Coutinho: Especialista em Preto e Cinza

Conheça o trabalho do tatuador renomado Neto Coutinho em São Bernardo do Campo SP. Qualidade, experiência e excelência em tatuagens artísticas.

-

Bem-vindos à entrevista exclusiva para o Tattoo2me com Neto Coutinho, tatuador que teve uma jornada curiosa para encontrar sua vocação na arte da tatuagem.

É IMPRESSIONANTE SEU TRABALHO!

Depois de anos trabalhando como caricaturista, ele decidiu explorar novas formas de viver da arte e acabou descobrindo seu talento em tatuar.

Nesta entrevista, ele compartilha sua história de como começou, os desafios que enfrentou no início e como se tornou um tatuador bem-sucedido.

Acompanhe a entrevista para conhecer melhor o trabalho e a jornada do Neto Coutinho.

Da caricatura à tatuagem: a jornada de Neto Coutinho em busca de uma nova forma de viver da arte”

Depois de sete anos trabalhando como caricaturista, surgiu em mim o interesse em buscar novas formas de viver da arte. Eu não sabia que tipo de arte seria, então, numa visita ao estúdio do meu amigo Geison (tatuado há algum tempo), ele me perguntou por que eu não tentava tatuar. Eu decidi experimentar e já me encantei de cara: comprei meu primeiro kit de materiais para iniciantes. No entanto, os primeiros testes foram desanimadores. Apesar de viver de arte por muitos anos, não consegui bons resultados na pele sintética ou de porco. Pensei que não era para mim. Foi quando eu fiz o teste na pele humana. Escolhi uma arte bem simples e ainda assim errei, mas para minha surpresa, após quatro longas horas suando frio, a menina adorou. Surpreso com a reação dela, vi que daria para melhorar. Continuei fazendo tatuagens pequenas sem custo, apenas para praticar. Fui me apaixonando pela arte e toda a história por trás de cada tatuagem. Trabalhei mais um ano com caricaturas, até viver apenas de tatuagem. A essa altura, já sabia o que faria pelo resto da vida.

LEIA ATÉ O FINAL, VOCÊ IRÁ SE APAIXONAR POR SUA TÉCNICA.

Aprendizados com a primeira tatuagem: como os erros podem impulsionar a carreira de um tatuador.

Minha primeira tatuagem não foi uma experiência muito boa rs. Eu não tinha muito conhecimento de técnicas essenciais para executar um bom trabalho e mesmo assim, fiz. O trabalho foi uma rosa pequena no antebraço. Eu não fiquei feliz com o resultado, mas foi através dele que adquiri a confiança que precisava para mergulhar de cabeça nesse universo da tatuagem.

A técnica de sombra lisa é uma das marcas registradas de Neto Coutinho na tatuagem. Ele se tornou especialista em preto e cinza e está sempre buscando evoluir dentro da sua área. Saiba mais sobre como ele desenvolveu essa técnica:

O caminho do realismo: como Neto Coutinho encontrou sua paixão na tatuagem

Sempre fui muito apaixonado por realismo. Eu desenhava rostos desde criança, mas só mergulhei de fato na arte depois dos meus 23 anos, quando já estava morando em São Paulo. Nessa época, eu experimentei diversas formas de arte, como pintura a óleo, aerografia e caricatura, que foi minha profissão até 2018. Eu nunca tive grandes artistas que me inspiraram nessa época, o que sempre me inspirou foram rostos, olhares e tudo à minha volta. Sempre fui muito observador. Acho que isso foi essencial para me estabelecer na tatuagem fazendo realismo.

A técnica de sombra lisa: como Neto Coutinho se tornou especialista em preto e cinza na tatuagem

Eu sou especialista em preto e cinza. Sou extremamente focado e estou sempre buscando evoluir dentro da minha área. O que me tornou mais conhecido em meu trabalho, sem dúvida, foi minha técnica de “sombra lisa”. Adoro trabalhos com muito contraste e transições suaves, trazendo mais volume além de realismos sem marcas de agulhas para meu trabalho.

Neto Coutinho tem em sua trajetória na tatuagem uma história que envolve superação, evolução técnica e muita paixão pela arte.

Entre as tatuagens que mais gosta, destaca-se a do “Buzz Lightyear”, premiada na Tattoo Week 2022 na categoria preto e cinza, por resumir toda a sua trajetória e sonho de se tornar um tatuador.

Além disso, Neto se inspira em diversos artistas para o crescimento e desenvolvimento de sua carreira.

Minha tatuagem favorita: Buzz Lightyear e a história por trás dela:

A tatuagem que mais gosto é a do “Buzz Lightyear”, que foi premiada na Tattoo Week 2022, levando o primeiro lugar na categoria preto e cinza. Ele é a minha favorita porque é o resumo de toda a minha história na tatuagem. De todas as dificuldades que enfrentei até me tornar um tatuador. Era um sonho que tinha desde o início. Por isso, ela é tão especial para mim.

@netocoutinhotattoo

Artistas que inspiram Neto Coutinho em sua carreira.

São muitos os artistas que admiro e gosto de acompanhar, mas alguns realmente me inspiram para o crescimento e desenvolvimento da minha carreira. Alguns deles são Fabricio Galdino, Tampa, Ubiratam, Chico Morbene, Bruno Moreira, entre outros. Esses artistas têm níveis artísticos altíssimos e são empreendedores bem-sucedidos no ramo em que atuam, o que também é uma característica legal de se observar para atingir o mesmo patamar que eles estão hoje.

Convenções e prêmios: O ano de 2022 na carreira de um tatuador premiado

No ano de 2022, eu me dediquei muito participando de diversas convenções pelo Brasil e mesmo com a agenda cheia, ganhei sete prêmios neste ano. Sem dúvida, levar dois prêmios na Tattoo Week foi o mais emocionante da minha carreira até aqui.

Leia aqui o depoimento emocionando de Neto:

“Quatro anos atrás quando eu comecei a tatuar eu não imaginava onde isso ia me levar. Me lembro da primeira vez que estive na tattoo week e vendo os caras que eu tinha como referência tatuando e a galera tirando fotos com eles, aquilo me fez entender onde eu queria chegar e que tipo de tatuador eu queria ser. Hj volto aqui depois de 3 anos sem acontecer esse evento, e eu estava lá como um daqueles tatuadores que eu tinha visto, pessoas tirando fotos comigo torcendo por mim toda aquela atmosfera, sem palavras
Ainda estou sem acreditar, levei dois prêmios na maior convenção da América Latina e uma das maiores do mundo @tattooweek. Até chegar aqui foi muito esforço, muita dedicação e fé que um dia conseguiria alcançar esse objetivo, quero agradecer a todos que estavam na torcida por mim e acreditaram em meu potencial, em especial para a minha família que são a minha base, a meus irmãos da família @arkadtattoo sem vcs não seria possível fazer esse sonho se realizar, aos meus patrocinadores e apoiadores @eztattooing@forceink_ , @tribo_do_sol obrigado por acreditar no meu trabalho e especialmente para minha esposa @julianatmoreira, minha companheira que abraça todos os meus sonhos e já abriu mão de tanta coisa por eles te amo muito!
E vamos pra cima que tem muito mais por vim!”

Ficando à frente das tendências: como as novas tecnologias estão moldando a arte da tatuagem

Como tatuador, eu tento sempre me manter atualizado com tudo que acontece na área. Desde materiais diferentes que estão sendo lançados até as novas tecnologias que estão surgindo, tudo pode me ajudar no meu processo criativo. Como a inteligência artificial que já tenho usado em meus trabalhos. Temos que ficar sempre de olho em tudo à nossa volta e usar as tecnologias a nosso favor.

O desafio diário de um tatuador é agradar seus clientes, criando trabalhos exclusivos que atendam às suas expectativas.

Neto Coutinho sabe disso muito bem e, para isso, busca ouvir atentamente as histórias de seus clientes e entender as referências que os levaram à ideia de sua tatuagem.

Além disso, ele prioriza sempre a qualidade dos materiais e a higienização do ambiente antes de iniciar a sessão, e busca deixar seus clientes mais relaxados e confortáveis durante todo o processo, conversando com eles e explicando todo o procedimento.

Clientes

O maior desafio é agradar os clientes que quase sempre têm a mesma ideia de arte. Ter criatividade para criar trabalhos exclusivos todos os dias. Às vezes, aparece um cliente com uma ideia diferente e me dá total liberdade

Eu sempre tento deixá-los relaxados conversando bastante, mostrando resultados de trabalhos que já fiz ou experiências positivas de outros clientes. Explico bem como funciona todo o procedimento e os materiais para que se sintam seguros. Quanto à dor, sou bem realista e digo a verdade sobre a região que vai ser tatuada, de forma que não fiquem com medo nem se surpreendam com o nível de dor

Processo criativo

Meu processo de criação começa ouvindo a história do cliente e como ele chegou na ideia da tatuagem que ele quer. Conhecendo as referências, fica mais fácil desenvolver um design que ele se identifique, sempre mostrando como é importante ter trabalhos exclusivos. No geral, tenho sorte de ter clientes que já conhecem bem o meu trabalho e me dão muita liberdade para criar trabalhos únicos.

Preparação para a tatuagem

Primeiramente, higienizo o local de procedimento e todos os equipamentos que vou utilizar durante a sessão. Sempre priorizei utilizar materiais de qualidade para o melhor resultado nos meus trabalhos e segurança dos meus clientes. Durante o processo de aplicação, sempre tento conversar com meus clientes para que se distraiam e tirem um pouco o foco da dor. Nem sempre funciona, mas eu sempre tento rs.

Neto Coutinho tem suas ferramentas preferidas para o trabalho de tatuador. Estão prontos para essas revelações? Calma!

O tatuador também aponta os retratos como os trabalhos mais desafiadores, já que é preciso focar nos mínimos detalhes para que o trabalho saia perfeito.

Ferramentas preferidas

Atualmente, eu uso uma “pen” da marca FK IRON, a flux com o cursor de 4.0. Eu amo essa máquina e já a utilizo há dois anos e não pretendo mudar tão cedo. A aplicação rápida e durabilidade das baterias são impressionantes. Faço parte do Pro Team da EZ, e sempre utilizei seus cartuchos mesmo antes do patrocínio. São de altíssima qualidade, e faz muita diferença na hora da execução das minhas artes. As tintas que utilizo são Dynamic e Intenze. Adoro a intensidade do preto dessas marcas e, quando cicatrizado, deixa os trabalhos com tons intensos e pouca perda.

Projeto desafiadores

Como trabalho com realismo, vejo que retratos sempre são o estilo de trabalho mais desafiador que existe, pois temos que focar nos mínimos detalhes para que o trabalho saia perfeito. Para isso, sempre prefiro imagens com qualidade alta e riqueza de detalhes.

Vida Pessoal x Vida de Artista

Para ser bem sincero, nos últimos anos não tenho tido muito tempo para cuidar de mim. Sempre estive focado na minha carreira, e isso tem cobrado um pouco da minha saúde mental e física. Mas para chegar até aqui, tive que me sacrificar um pouco. Agora, estou estudando possibilidades de introduzir mais folgas na semana, fazer mais viagens com minha família e começar a fazer algum tipo de exercício físico.

@netocoutinhotattoo

Sucesso e dinheiro são apenas consequências de uma pessoa dedicada, que ama o que faz e preza sempre pela qualidade. Mas é muito bom ser reconhecido por aquilo que faz com tanto amor e respeito! Essa é a maior realização que um artista pode ter.

Projetos extras na tatuagem

Este ano (2023), tenho alguns projetos legais de colaboração com outros artistas de peso no cenário da tatuagem. Isso vai ser muito legal, pois vamos elevar nosso nível artístico e, além disso, levar um pouco de entretenimento para nossos seguidores com lives para que eles possam acompanhar todo o processo.

O tatuador fala sobre o futuro promissor da tatuagem e como ela tem quebrado tabus e revelado grandes artistas a cada ano que passa.

Ele também compartilha seus planos futuros, que incluem expandir seu Studio, participar de convenções internacionais e consolidar seu nome por meio da experiência e conhecimento adquiridos ao fazer mais trabalhos pelo mundo.

Como você vê o futuro da tatuagem?

A tatuagem, a cada ano que passa, se torna mais presente na sociedade, quebrando muitos tabus e revelando grandes artistas. Isso me deixa feliz, pois mostra que o futuro da tatuagem é muito promissor e duradouro. Só espero que não inventem uma máquina que tatua sozinha, rs.

Planos

Tenho muitos projetos em andamento neste momento, como expandir o Studio para oferecer mais conforto para meus clientes, participar de convenções internacionais, ver de perto alguns dos maiores nomes da tatuagem trabalhando e fazer mais trabalhos pelo mundo. Dessa forma, acho que vou consolidar meu nome, além do conhecimento e experiência que isso vai me proporcionar.

@netocoutinhotattoo

Uau que entrevista maravilhosa!

Neto Coutinho é um artista talentoso que leva a tatuagem a sério e está sempre em busca de aprimorar suas habilidades.

Com uma carreira já consolidada no Brasil, Neto tem como principal objetivo expandir seu nome pelo mundo.

Seus projetos futuros incluem participar de convenções internacionais, conhecer grandes nomes da tatuagem e fazer mais trabalhos pelo mundo.

Se você está interessado em agendar uma tatuagem com Neto Coutinho ou em seu estúdio, pode conferir mais informações e orçamentos em sua conta do Instagram, @netocoutinhotattoo.

Não perca a chance de ter uma obra de arte exclusiva em sua pele!

instabio.cc/NetoCoutinhotattoo

Até o próximo texto com mais um artista impressionante!

Nicole Ognibeni
Nicole Ognibenihttps://tattoo2me.com
Jornalista apaixonada por novos sabores, tatuagens, viagens e animais. Vem pro meu mundo: @nicole.ognibeni / blog.tattoo2me.com

Mais desse autor

Mais Recentes

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

A Arte de Renascer: A Jornada Inspiradora de Gabriela Droguett

Burnout na tatuagem: O Renascimento Artístico de Uma Tatuadora

Tendências da tatuagem que estão com tudo em 2024

2024 já começou vários destaques e tendências incríveis que estão bombando no mundo da tatuagem...

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.