Tribal — Segundo o dicionário:
1- Relativo a tribo.
2- Que vive em tribo.
3- Próprio de tribo.
Pois vem da tribo as referências artísticas e as inspirações para o trabalho exclusivo de Leandro Brasil, de São Paulo.
“Conhecimento não ocupa espaço”
E é pensando desta forma que Leandro Brasil está sempre disposto a estudar e levar todo esse aprendizado para suas artes.
“Nós temos sempre que estar dispostos a estudar alguma coisa nova, principalmente no que se diz respeito ao nosso país. Temos uma cultura riquíssima, é pouco conhecida, tem alguns lugares que eu queira conhecer ainda, Como algumas aldeias indígenas.”
Essa sede de conhecimento que o levou a fazer a mala e viver uma experiência única: Ir à campo estudar e conhecer de perto a cultura Brasileira, mais precisamente a Ilha de Marajó, no Pará.
Estamos aqui para contar um pouquinho dessa experiência do Leandro Brasil desbravando a cultura Marajoara, na Ilha de Marajó, mas não sem antes contar pra vocês um pouco sobre seu trabalho e trajetória na arte:
O artista iniciou no mundo da tattoo como aprendiz e sempre esteve atrás de conhecimento e estudo em workshops dos mais variados estilos e temas.
“Sempre admirei muito a cultura indígena, em 2015 iniciei meus estudos sobre a cultura da Polinésia, onde me apaixonei por todas as grafias, composição, aplicação e história das tribos dessa região.
No meio de 2017 decidi estudar mais a fundo os tribais brasileiros, amo meu país, e temos uma cultura muito rica, onde eu resolvi me aprofundar.”
Seu estilo de trabalho é o Tribal, conhecido também como Maori. E para quem tem dúvidas sobre o que define esses estilos, o Leandro explica:
“O tribal, é tudo o que é relativo a alguma tribo, seja ela de qualquer lugar do mundo.
O Maori, é um trabalho específico da Nova Zelândia, que se enquadra no triângulo da Polinésia, tendo outras etnias tribais, como o das Ilhas Marquesas, o de Samoa, o do Tahiti, o Havaiano entre outros.”
Traços oceânicos, europeus e asiáticos
Os estilos Maori, Realista e Oriental de tatuagem.
Perguntamos como ele descobriu a paixão por essa técnica/estilo na tatuagem:
“Sempre fui apaixonado por geometria, e na tatuagem procuro fazer coisas duráveis, um trabalho com linha e preenchimento sólido, é um trabalho que irá durar por muitos anos sem alteração nenhuma.”
Passeando pelo Instagram, encontramos palavras frequentes que o artista usa para descrever seu trabalho, como:
Iconografia: Um conjunto de imagens exclusivas de um determinado período artístico.
Grafismo: São as imagens formadas com a junção das iconografias.
“A vivência em um lugar é muito diferente do que ler um bom livro. Você viver a vida de um povo faz você entender um pouco do amor que eles tem pela própria cultura.”
E por falar em cultura, o Leandro foi premiado na categoria Cultura Brasileira durante o evento Tattooweek Rio de 2018:
Demais né?
Mergulhando de cabeça em suas descobertas na arte e sempre buscando evolução em seu trabalho, ele contou pra gente como foi passar uns dias na Ilha de Marajó, no Pará.
Segundo o Leandro, ainda há muito o que desbravar no local e pretende voltar em breve.
Veja o que ele tem a dizer sobre essa aventura:
“Sem dúvida foi uma experiência sensacional, fui junto com um amigo meu, o Rafael Firmino, e lá fomos recebidos super bem pela galera do “Atêlier Arte Mangue Marajó”. Ronaldo Guedes, é sem dúvida o ceramista mais dedicado de Soure, possui um trabalho único e um conhecimento absurdo sobre as técnicas tradicionais e grafias Marajoara.”
“Passei alguns dias em Soure, visitei alguns outros locais perto, como Joanes e SalvaTerra, mas sem dúvida um dos locais mais importantes da ilha é o município de Cachoeira do Arari, onde fica localizado o Museu do Marajó. Lá fica um enorme acervo de peças originais encontradas nos campos.
A ilha é muito extensa, com mais de 50.000 m², pretendo retornar lá para visitar o outro lado.”
E a pergunta que não quer calar: Como esse conhecimento se transforma em tatuagens únicas?
“Alguns dias depois de retornar, consegui colocar a cabeça em ordem depois de ter recebido tanta informação, e aos poucos estou desenvolvendo alguns trabalhos exclusivos, com base nas iconografias que eu estudei, tentando adequar isso para o corpo, de uma forma que tenha um encaixe estético legal.”
O artista nos inspira ao falar sobre seus planos e sonhos…
“Aprender, acho que esse é meu maior sonho. Acho muito difícil alguém chegar em algum lugar e parar, não gosto de zona de conforto. Quando vejo que alguma coisa começa se estabilizar, eu penso em partir para um novo desafio, essas dificuldades que nos fazem evoluir, então estou atrás de uma evolução constante não vejo o porque parar e nem se acomodar.”
Curtiu?
Conheça outros trabalhos do artista e acompanhe suas experiências na arte: @Leandrobrasil
Para informações e contato:
Leandro Brasil — São Paulo
Telefone: (11)985758683
https://www.leandrobrasil.com/
Oi! Você ainda está aí?
Tem sorteio de tattoo para todo Brasil no nosso site!
Oba!
E também tem muita inspiração de tattoo no nosso Pinterest.
❤