O que preciso para fazer yoga? Pegue seu tapete e vem!

Pegue seu tapete de yoga e chega mais que vou dar dicas para praticar em casa!

-

Você quer começar a praticar yoga em casa mas não sabe por onde começar? Pegue seu tapete de yoga e vem que vou dar algumas dicas importantes! 

Manter o corpo em movimento é essencial para a saúde física e mental. Nem todo mundo gosta ou se adapta a exercícios de musculação ou academias tradicionais, mas ainda assim, querem se exercitar de outra forma e até mesmo em casa. E isso é possível!

Segundo o site do Ministério da saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada (cerca de 20 minutos por dia) ou, pelo menos, 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana (cerca de 10 minutos por dia).

A prática de yoga além de fazer bem para o corpo, traz benefícios como: redução de stress, ajuda na concentração, melhora a qualidade do sono, ajuda a ter foco e alivia a ansiedade. Ou seja, além de fazer bem ao corpo faz bem para a mente.

É realmente uma prática de autocuidado, como mostra o significado da palavra:

"YOGA é derivado da palavra em sânscrito "yuj", que significa "unir ou integrar", yoga é um conjunto de conhecimentos de mais de 5 mil anos. Yoga é harmonizar o corpo com a mente e a respiração, através de técnicas de respiração (pranayamas), posturas de yoga (ásanas) e meditação."
De acordo com o site Arte de Viver.

Se você optou por iniciar essa prática em casa, parabéns! Praticar yoga é um ato de amor com você mesmo, e todo mundo pode e é capaz!

Caso você tenha alguma lesão ou condição especial de saúde, consulte seu médico e peça as orientações necessárias para ter uma prática segura.

Foto Instagram @phyllicia.bonanno

O primeiro grande passo é : Querer

Se comprometa com você e dedique alguns minutos na sua rotina para praticar diariamente. Assuma esse compromisso de verdade, introduza no seu dia a dia, coloque como prioridade e por mais difícil que possa parecer no início, aos poucos você vai conseguir, e lembre-se: ninguém poderá fazer isso por você.

Escolha com carinho um lugar em sua casa

Não importa se é um ambiente interno ou externo, o importante é você se sentir bem nesse local e que seja um ambiente que te traga paz, isso ajudará na sua concentração. De preferência um local silencioso onde você possa estar sozinho no momento da prática. Caso não seja possível, tudo bem, não deixe que isso seja um impedimento, aproveite para treinar seu foco em meio aos barulhos externos e aceitar que eles estão ali.

Pegue seu tapete de yoga e esteja confortável, em um ambiente com temperatura equilibrada. Um lugar que não seja muito quente nem muito frio, para não se tornar incomodo.

Respeite os seus limites

Outra dica essencial é não se comparar ao outro e aceitar que nossos corpos são diferentes, respeitar os seus limites. Provavelmente você já se deparou com fotos lindas, dignas de descanso de tela, com pessoas nas redes sociais em posições avançadas de yoga e pensou: “Que lindo, eu também quero fazer isso!”

Você está começando, não será na primeira aula que você fará posições super mirabolantes. Seu corpo vai aos poucos entendendo os movimentos e com tempo, dedicação e paciência, você chega lá. Outra lição essencial na prática de yoga é o foco no momento presente, no agora. Então aceite seus limites que seu corpo é perfeito da forma que ele é.

Foto Instagram: @tawnyjanae

Use roupas confortáveis

Isso facilitará você a realizar os movimentos corporais com mais facilidade. É importante estar descalço pois a yoga incentiva a conexão com a terra. 

Qual é o melhor horário para praticar yoga?

O horário que você puder! Porém, o mais indicado é realizar a prática pela manhã, se possível no intervalo de 6 ás 9 horas da manhã que é o horário mais silencioso e isso facilitará sua concentração. Além disso, pela manhã você vai despertar seu corpo para o restante do dia e se sentir mais disposto, aproveitando a energia do começo do dia.
Caso não possa pela manhã, tudo bem, faça no horário que puder!

O que mais preciso para praticar em casa?

Ter o tapete de yoga é o ideal, pois ele tem antiderrapante e vai aderir melhor ao seu corpo no momento dos exercícios. Se você ainda não tiver, use uma toalha ou tapete antiderrapante comum que tenha em casa.

Mas lembre-se essa solução deve ser temporária, não é o mais indicado praticar apenas com as substituições do tapete de yoga, pois pode danificar sua postura a longo prazo.

É importante estar em um chão linear e para você não escorregar, o tapete de yoga é essencial pois além de ser antiderrapante ele vai garantir que você tenha uma prática segura. Caso ainda não tenha, comece com o que tem em casa, mas providencie quando puder o seu próprio tapete de yoga lembrando das regras de aderência.

É super fácil encontrar seu tapete de yoga ideal e você consegue comprar online e com segurança.

Yoga é pra todo mundo!

Lembre-se de respeitar o seu corpo, não se compare a outras pessoas, cada um tem um organismo.

Veja essas inspirações da Phyllicia Bonanno, ela é professora de yoga e tem um perfil lindíssimo no Instagram:


A postura avançada é aos poucos, o essencial na prática de Yoga é ter perseverança. O importante é não desistir, ter paciência, vivenciar e entender com amor o seu momento.

Gratidão por estar acompanhando esse conteúdo, fica um pouco mais?
Tem matérias incríveis aqui no blog pra você!

Foto de capa: by JD Mason on Unsplash

Fonte: Arte de Viver https://www.artofliving.org/br-pt

Até o próximo texto!

Nicolle Balby
Nicolle Balbyhttps://tattoo2me.com/
Me chamo Nicolle, a Balby. Amo tatuagens, café, música e gatos. Faço parte da equipe Tattoo2me desde 2016 e estou aqui para dividir um pouco mais sobre minhas experiências.

Mais desse autor

Mais Recentes

22 artistas que fazem tatuagens pequenas no Brasil

Conheça aqui diversos artistas que fazem tatuagens pequenas e muitas inspirações de tatuagens para você fazer.

O que NÃO fazer durante a cicatrização do seu piercing

7 dicas fundamentais para garantir a cicatrização do seu piercing de forma rápida e sem sustos e problemas.

Tudo sobre remoção de tatuagem

Entrevista com uma profissional especialista em remoção de tatuagem sobre as principais dúvidas sobre o processo.

Publicidade

Mais Populares

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

Significado da tatuagem de Lobo

Você sabe dizer qual é o significado da tatuagem de lobo? Esse é um animal muito comum em tatuagens e tem vários significados.

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.