O que você precisa saber sobre tatuagem neo traditional

Neo traditional é um estilo novo na cena da tatuagem e sua inspiração vem da Art nouveau.

-

Tatuagem neo traditional ou neo tradicional é relativamente nova, e sua inspiração vem da Art nouveau. Vem comigo nesse texto cheio de surpresas!

O que significa tatuagem neo traditional?

A palavra neo (new, em inglês) deriva do grego e significa “novo”, Traditional, por sua vez, diz respeito à tradição, àquilo que é preservado na tradição, do costume.

Aqui no Brasil você irá ler mais “Neo Tradicional” do que “Neo Traditional” que é forma em inglês. Não julgo se uma está errada ou certa, apenas pode colocar totalmente em inglês, e também deixar mais curto usando “neotrad”. Aqui em nosso texto você encontrará das 3 formas.

Como surgiu o estilo Neo Traditional na tatuagem?

Na Europa, no ano de 2008, aparece o que chamamos de Neo Traditional ou New Traditional. Por ser recente, entendemos que a era Neo Traditional ainda esteja escrevendo sua história através dos artistas atuais. O que posso afirmar é que acontece uma mistura entre os desenhos típicos da Old School, como as andorinhas, corações, águias, âncoras etc, mas a paleta do Neotrad sempre vem acompanhada de tons pastéis e quando vibrantes seguem uma linha mais moderna.

Quais desenhos e inspirações aparecem na tatuagem neo traditional?

Entre os desenhos mais comuns estão rostos femininos, animais, cultura indígena americana e mitologia em geral.

Muitos artistas relatam sua inspiração vir da “Art Nouveau” que é um estilo artístico modernista manifestado nas artes plásticas, artes decorativas (cerâmica, vidraria), artes gráficas, arquitetura, escultura e design. Ela é marcada pelo uso de materiais como madeira, vidro, ferro e cimento e seu estilo foi muito utilizado na arquitetura, ilustração, decoração, móveis.

Leia até o final para se aprofundar ainda mais no estilo neotrad…

Acompanhe trabalhos recentes de artistas no Brasil que fazem tatuagem Neo Traditional:


Maurício Eleuterio
Cidade: São Paulo | SP
Contato: (11) 95372-6094
https://www.instagram.com/mauriciotattoosp

“Me envolvi com a arte da tatuagem no ano de 2005 fazendo henna na praia. Até que então alguns amigos de escola começaram a se tatuar, me apaixonei logo de cara pela tatuagem. Desde sempre gostei de desenhar e achei incrível poder eternizar isso e hoje vivo da arte. Me especializei em 2017 em Miami no estilo de tatuagem neotradicional, e em 2019/20 conquistei meus prêmios em convenções no estilo, minha inspiração hoje é o Zoio Tattoo que é monstro e o Mário Arte !


Luís Lopes – Kbca Tattoo
Cidade: Uberlandia | MG
Contato: (34) 98424-8095
https://www.instagram.com/kbca.tattoo/

“Comecei a tatuar aos 18 anos e tatuo há 18 também, ou seja, metade da minha vida eu sou tatuador. Comecei no estilo de tatuagem New School, porém, sempre estudei todos os estilos e hoje me encontrei no estilo de tatuagem NeoTrad. Tenho estudado o estilo há 2 anos e já conquistei 16 prêmios na categoria. Minhas maiores inspirações no estilo são: Hannan Flowers, AG Tattos, Raquel Escudero e Adda Tattoo.”


Eder Antunes
Cidade: Curitiba | PR
Contato: (41) 99779-6669
https://www.instagram.com/ederantunestattoo/

“Sempre quis trabalhar com arte, porém desisti muitas vezes. Após trabalhar com design por alguns anos, percebi que a tatuagem me dava a liberdade artística que eu procurava. Esse ano, em outubro, completo 4 anos tatuando. Desde o início com foco na tatuagem neotradicional, por o estilo se encaixar perfeitamente com minha forma de expressão. Me inspiro em minhas vivências e às vezes até mesmo no que não vivi. Além de uma base em rpg/mundo fantasioso e magia, vendo inspiração não só em outros desenhos/artistas, mas no todo.”


Gabriel Weigert
Cidade: Curitiba | PR
Contato: (41) 99513-0737
https://www.instagram.com/gabrielwtattoo/

“Comecei a me aventurar no mundo da tattoo por volta de 2014, que foi quando me tornei aprendiz do meu amigo Alexandre Prim por cerca de um ano. Completo 7 anos de tatuagem no final de 2021, desses, dedico cerca de 2 anos exclusivamente a tatuagem neotraditional, estilo que sempre admirei e estudei. Minhas maiores referências vêm da art nouveau e de artistas europeus como Lus Lips, Lea e Fede Almanzor.”


Maira Prado
Cidade: Palmeira das Missões | RS
Contato: (55) 99674-6421
https://www.instagram.com/mairapradotattoo/

“Tenho 35 anos e sou tatuadora há 13 anos. Sempre desenhei desde criança, comecei porque amava animes e mangás, entrei no mundo da tatuagem com 22 anos, amo minha profissão, faço vários estilos, mas faz cerca de 3 anos que comecei a estudar mais o estilo neo tradicional que sou apaixonada e que acabei ganhando alguns prêmios em convenções presenciais e on-lines. Minhas referências são na Art nouveau e arquitetura antiga.” 


Sthefano Ribeiro
Cidade: Uruguaiana | RS
Contato: (55) 98423-1826
https://www.instagram.com/sthefanoribeirotattoo

“De garçom a tatuador. A paixão pela arte veio de criança e a coragem veio de família. Hoje já são 6 anos de agulhadas e muitas emoções, a maior delas é quando tatuo tatuagem neotraditional. Um estilo que ganhou meu amor quando descobri suas raízes na Art Nouveau, minha principal inspiração com vários tatuadores espanhóis.”


Leonardo Rocha Gasparini
Cidade: Indaiatuba | SP
Contato: (19) 99384-4015
https://www.instagram.com/leeotattooink/

“Meu nome é Leonardo Rocha Gasparini, tenho 29 anos sou tatuador há 6 anos, comecei a tatuar em 2015, lembro que fui mandado embora do meu serviço e com a grana que recebi paguei todas minhas contas e sobrou exatamente 500 reais, que usei para comprar meu kit de tattoo (chinês) e desde então estou na área. Hoje estou bem focado no estilo de tatuagem Neo tradicional mais curto e também P&B. Minhas referências são: Dymitriy Samohin , A.gtattoos.”


Descubra agora as influências da Tatuagem Neo Traditional no pintor Alfons Mucha, artista da Art Nouveau:

  • Inserção de materiais ainda pouco utilizados nas artes, tais como vidro, madeira, ferro e cimento;
  • presença de elementos de conhecimentos lógicos, matemáticos e racionais;
  • oposição às características do Romantismo nas artes, uma ruptura com a estética romântica utilizada até então;
  • presença marcante de elementos orgânicos, como flores, plantas e folhagens;
  • influência de técnicas usadas na arte japonesa;
  • uso de linhas e formas mais arredondadas, que imprimiam movimento e elegância às obras;
  • influência do Arts and Crafts, uma corrente de pensamento artístico surgida na Inglaterra, que enaltecia a arte produzida a partir de processos manuais e criativos, em oposição clara aos efeitos da industrialização sobre as artes;
  • forte presença da figura feminina, a imagem da mulher foi muito recorrente na produção artística do movimento;
  • utilização de arabescos;
  • uso de técnicas como litografia e xilogravura,
  • influência das características do barroco, como o detalhismo, representou o contexto social da época, como o aumento da produção na indústria e a classe burguesa surgida desse novo momento.

Alfons Mucha (1860-1939): nascido na República Tcheca, é um dos mais conhecidos pintores da Art Nouveau. Em suas ilustrações, utilizava a técnica da litografia e retratava muitas mulheres adornadas pela natureza. Veja como a Tatuagem Neo Tradicional é parecida =)

Continue acompanhando o estilo:

Neo Tradicional: os mestres do estilo.
Conheça alguns dos artistas mais premiados no estilo Neo Tradicional da tatuagem brasileira.


Matérias recentes

Oi! Você ainda está aí?
Compartilha o nosso texto, vai!

Quer mais inspirações de neo tradicional, acesse nosso board desse estilo no pinterest.

E para encontrar o artista ideal para a sua tattoo vá na busca do Blog e digite sua cidade!

E nossos perfis no Instagram são atualizados de 3 em 3 horas:

Tattoo2us e Tattoo2me

Nicole Ognibeni
Nicole Ognibenihttps://tattoo2me.com
Jornalista apaixonada por novos sabores, tatuagens, viagens e animais. Vem pro meu mundo: @nicole.ognibeni / blog.tattoo2me.com

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.