Preto e Cinza na tatuagem: 31 artistas brasileiros para seguir

O nível dos artistas no Brasil quando se trata do estilo Preto e Cinza na tatuagem é super elevado, precisaria de milhares de listas como essa.

-

O nível dos artistas no Brasil quando se trata do estilo Preto e Cinza na tatuagem é super elevado, precisaria de milhares de listas como essa.

bronsontattoo_

O Estilo

O estilo usa a escala de tons de preto e cinza para compor a arte. Já o nome do estilo se refere ao fato de que as tatuagens levam pouca ou nenhuma pigmentação branca, deixando a própria pele (espaço negativo) dar a sensação da pigmentação branca. Alguns artistas só usam preto! Mas o nome do estilo prevalece assim.

Tatuagem preto e cinza, e tatuagem black and grey (em inglês) são o mesmo estilo, cada artista vai chamar de uma forma, assim como as convenções que dão os nomes as categorias que são disputadas.

Esse texto tem um carinho e dedicação enorme, os artistas contaram um pouco sobre sua trajetória e quem os inspiram. Esse texto não fica só aqui, navegue pelos trabalhos dos artistas e entre em contato por whatsapp para saber como marcar sua tatuagem.

Sinta como esse texto é especial, leia algumas frases impactantes que os artistas falaram:

Eu sei que tatuagem tem uma energia muito forte, e isso pode afetar a auto-estima da pessoa, então sempre que eu puder ajudar alguém, sendo uma arte nova, ou até cobertura, eu quero me dedicar com toda minha energia focando em detalhes, acabamento e o segredo de tudo é paciência e atenção.” – Kalil Vieira leite

Busco dar vida e sentimentos em meus trabalhos, profundidade, perspectiva e harmonia, trazendo de uma jornada de pintor para a pele humana! Não encaro como uma tatuagem, mas sim com uma obra de arte, que ficar para a eternidade!” Kavali tattoo ink

Agora deixo a história falar por si só, aproveitem!

*É comum ter variações nas cores das tatuagens e fotos, por conta da luz, se está fresca, se está cicatrizada e por conta de lentes. Quer acompanhar bem de perto, siga os artistas e acompanhe seus stories e vídeos. Uma coisa posso afirmar, presencialmente elas são sempre mais bonitas, tive a sorte de acompanhar convenções e alguns dos artistas citados nesse texto, já vi o trabalho ao vivo, são espetaculares!

Artistas que fazem preto e cinza no Brasil:

Douglas Prudente
Cidade: Porto Alegre | RS
Contato: 51 92001-8088
https://www.instagram.com/douglasprudentetattoo/

Seria prepotência dizer que nasci artista? Talvez, mas o fato é que a arte está em mim desde que me lembro. Mas, tatuador eu me tornei há 7 anos, quando entendi que não poderia mais trabalhar com outra coisa que não fosse com arte, desde lá me dedico ao estilo realista preto e cinza e ao portrait, busco inspiração em todos os artistas, não só em quem faz tatuagem, mas em todas as formas de arte que possam agregar no meu trabalho.


Kalil Vieira leite
Cidade: Joinville | SC
Contato: (47) 99157-6685
https://www.instagram.com/kalilart.tattoo/

“Eu sempre fui apaixonado em desenhos, em vez de me distrair com coisas de criança eu ficava horas só desenhando e pintado. Até que na oitava série, meu pai tinha ido para São Paulo e me deu um kit de tatuador, na época não dei bola, pois queria andar de skate. Após me formar no colégio, comecei a tatuar, isso porque meu pai me levou em um estúdio (Andy tattoo) e me deu a pele dele para riscar. Depois desse dia minha vida mudou. Fiquei fissurado pelo desafio, tatuei em casa um ano sozinho, depois fiz um workshop do Chico Morbene, que foi uma experiência surreal. Ser tatuador é um estilo de vida e nunca quero parar de evoluir e de eternizar a minha arte!”


Andrew Oliveira (Iceman Tattoo)
Cidade: Curitiba | PR
Contato: (41) 98504-1174
https://www.instagram.com/iceman.tattoo/

“Tatuador profissional há 6 anos, comecei a tatuar após ter trabalhado no mercado de design digital. Meus estilos principais são voltadas para o realismo, tanto no preto e cinza quanto colorido. Minhas referências principais são as tatuagens preto e cinza californianas, além dos artistas brasileiros Marioart Tattoo, Rodrigo Silva e Danylo Stefan.”


Guilherme dos Santos
Cidade: Rio de Janeiro | RJ
Contato: (21) 97573-1475
https://www.instagram.com/guisantos.ink/

“Sempre gostei de desenhar, a princípio queria trabalhar com animação. Porém, me identifiquei mais com desenhos realistas preto e branco, mais à frente quando conheci a tatuagem, pedi ao meu tatuador Anderson, do Valqueire, que me ensinasse. Quatro anos e meio se passaram e venho estudando e evoluindo cada vez mais! Influências: Alessandro Chaiblick, Danylo Stefan e David Vega.”


Vago
Cidade: Feira de Santana | BA
Contato: (75) 99159-1123
https://www.instagram.com/vagotattoo/

“Meu primeiro contato com a tatuagem foi através de um amigo que já tatuava. Me interessei e comecei a trabalhar com ele, na parte da limpeza do estúdio. Meu primeiro estúdio de tatuagem foi em casa, na época foi muito difícil porque não tinha apoio, mas nunca desisti porque realmente gostava de trabalhar com isso. Hoje eu trabalho com tatuagem há 7 anos, tenho meu próprio estúdio no centro da cidade e gerei emprego para muitos tatuadores, além de fornecer Workshop particular para ajudar tatuadores iniciantes, como eu já fui.”


Lucas Matos
Cidade: Caxias do Sul | RS
Contato: (54) 98142-1222
https://www.instagram.com/lucs.artts/

“Comecei desde pequeno com desenho e com o tempo busquei a tatuagem para ter uma felicidade na área de atuação. Sou tatuador há 4 anos e meio especializado em estilo preto e sombra englobando o realismo, portrait e from hell. Todas as tatuagens até hoje feitas apenas com aplicação de preto puro. Tenho muitas inspirações, difícil citar todas, mas trabalho ao lado de pessoas que me inspiram diariamente. Família e amigos fazem parte dessa inspiração, sou muito grato a isso e ao mundo da tatuagem.”


Kinho Hinorato
Cidade: Penha | SC
Contato: (47) 99159-5141
https://www.instagram.com/kinho_hinorato/

“Iniciei na tatuagem por influência de meu irmão Marcio Hinorato. Há três anos, trabalho somente com realismo preto e cinza . Curto muito os trabalhos de Danylo Stefan e David Vegas.”


Yuri fernandes
Cidade: Taubaté | SP
Contato: (12) 99239-3660
https://www.instagram.com/yuri.fernandes.tattoo/

“Tudo teve início por curiosidade, gostava muito de desenhar mais nunca me vi tatuando, porém, foi mais forte que eu, kkkk vivo da tatuagem há 6 anos, gosto do preto e cinza, me inspiro muito em tatuadores como Alexandre Dallier , Tuzinho Tattoo e Ubiratan.”


Zépa
Cidade: São Paulo | SP
Contato: (11) 94351-2797
https://www.instagram.com/zepatattoo/

“Iniciei na tatuagem em 2008, mas já desenhava desde muito cedo. Sempre dediquei o estudo da arte paralelamente, pois acredito ser fundamental o tatuador ter uma base artística, tanto técnica como conceitual. Gosto de trabalhar com imagens realistas e usar a técnica do freehand, onde obtenho uma arte espontânea e que se encaixa a anatomia do cliente.”


Kavali tattoo ink
Cidade: Jaú | SP
Contato: (14) 98139-6829
https://www.instagram.com/kavali_tattoo_ink/

“Desde pequeno, sou apaixonado por tatuagem, gostava muito de colar as tatuagens de bancas. Aos meus 13 anos iniciei minha jornada na pintura Óleo sobre tela, estilo impressionista! Acredito que eu já tinha a vocação, porém não tinha a coragem de começar minha carreira tão cedo! Sendo assim mantive meus sonhos de artistas e continuei na pintura a óleo! Aos meus 30 anos, fui tatuar com meu amigo Tuzinho tattoo, e ele vendo minhas pinturas, me encorajou a iniciar minha carreira. Comecei com um Maori. Daí por diante, comecei meus estudo e minha especialidade que é o realismo!?


Leonardo Trevisan Vargas
Cidade: Passo Fundo | RS
Contato: (54) 99613-4714
https://www.instagram.com/vargas.tattoo/

“O desenho esteve presente na minha vida desde a infância, tanto em casa quanto nos cantos dos cadernos do colégio. Aos 18 anos, decidi levar o desenho mais à sério, comecei a trabalhar com encomendas, estudava e fazia cursos no meu tempo livre. Hoje já estou tatuando há 3 anos, me dedico ao preto e cinza a cerca de um ano e meio.”


Vitinho Siqueira Tattoo
Cidade: São Gonçalo | RJ
Contato: (21) 98145-3302
https://www.instagram.com/vitinhosiqueiratattoo_/

“Sempre fui apaixonado por arte. Eu era cobrador de ônibus, mas em 2015 conheci pessoas que me influenciaram a começar minha carreira, a família não foi muito a favor no início, mas foram acostumando com a ideia, tive a oportunidade de tatuar com tatuadores sensacionais em minha cidade e cidades vizinhas e esse ano faço 6 anos na tatuagem, sou apaixonado pelo profissional que pude me tornar, meu estilo preferido é preto e cinza, assim como florais e geométricos, tenho hoje como referência artistas como Chico Morbene, Ubiratan Amorin, Fernando Souza e outros artistas monstros! Espero um dia poder fazer parte dessa gama de profissionais que são referência para outros!


Raphael Fabrício
Cidade: Marau | RS
Contato: [email protected]
https://www.instagram.com/raphaelfabriciotattoo/

“Comecei a tatuar há 9 anos, mas desde sempre meus estudos e trabalhos estiveram ligados à arte. Trabalho exclusivamente com realismo em preto e cinza. Minhas inspirações; Fred Negrete, Carlos Torres, Adriano Souza, Douglas Prudente, Alex Sorsa, Ralf Nonnweller, Alan Padilla, Carl Grace, Teneile Napoli.”


Wellington Barros
Cidade: São Paulo | SP
Contato: (11) 98472-9812
https://www.instagram.com/wellingtonbarrosink/

“O meu primeiro contato com a tatuagem, foi aos meus 16 anos através de uma tatuagem, que vi meu irmão fazer, depois desse dia me despertou o interesse pela arte. Tatuo profissionalmente há 6 anos, tenho como especialidade o realismo Preto e Cinza, tenho como referências (Samurai Standoof, Wallace Farias e Gregory juarez).”


Vinicios Machado
Cidade: Salvador | BA
Contato: (71) 99198-3340
https://www.instagram.com/machadotattoo/

“Meu primeiro contato com a tatuagem foi há 11 anos, durante 9 anos foi um hobby, e apenas em 2019, sai em definitivo do emprego “formal” e entrei de “cabeça” na tatuagem, abrindo meu próprio estúdio. Meu estilo principal é o realismo preto e cinza. Minhas principais inspirações são os artistas locais da Bahia.”


• PP • Arthink •
Cidade: Florianópolis | SC
Contato: (48) 99149-1692
https://www.instagram.com/pepearthink/

“Na verdade, eu nem curtia tatuagens, achava algo fútil. Mas quando eu tatuei pela primeira vez, a sensação foi tão incrível que não parei mais. No primeiro ano, eu me guiei sozinho assistindo vídeos no YouTube, isso me possibilitou tatuar artes mais simples. Até que descobri uns artistas fodas como o Samurai Standoff e Chico Morbene. Estou aperfeiçoando as técnicas do realismo e black and gray. Depois que você vira um especialista em determinada área, a tendência é ser cada vez mais crítico com o seu próprio trabalho,ou seja, um aperfeiçoamento contínuo.”


Marlon Borgo
Cidade: Marília | SP
Contato: (14) 99693-6011
https://www.instagram.com/marlonborgotattoo/

“Trabalho com tatuagem há 10 anos, e estou me dedicando ao estilo Realismo Black and Grey cada dia mais, sempre buscando variar minhas referências e seguir evoluindo. Comecei a tatuar através de um amigo já tatuador, que me incentivou muito, me apresentando esse mundo das artes, que só encanta e gratifica a cada aprendizado.”


Paulo Henrique Moreira
Cidade: Goiânia | GO
Contato: (62) 99151-8230
https://www.instagram.com/pauloarttattoo_/

“Eu sempre gostei de arte, desenho, grafite. Comecei a desenhar com 10 anos e grafitar em muros e eventos aqui na minha cidade, com 20 e poucos resolvi ser tatuador, mais antes fiz curso de desenho por 2 anos e depois fiz um curso de tatuagem. Hoje meu estilo é somente realismo preto e cinza. Meu Estúdio está localizado no jardim Goiás em Goiânia.”


André Aneg
Cidade: Juiz de Fora | MG
Contato: (32) 99902-5519
https://www.instagram.com/aneg_tattoo/

“Meu envolvimento com a arte se deu, através da pichação e do graffiti que iniciei na adolescência, já com nome artístico, Aneg. Esse envolvimento com a arte e cultura marginalizada, despertou em mim o interesse pela tatuagem. Foi quando iniciei o curso em 2018. Em setembro deste mesmo ano, tive a chance de abrir um estúdio com apoio da minha esposa e família. O que me proporcionou, dedicação exclusiva no estilo realismo preto e cinza, e realizando meus primeiro trabalhos nesse ramo. Hoje, trabalho somente com esse estilo, tendo como referências tatuadores locais como Giuler Rodrigues, Geysler Rodrigues e tatuadores como Marcos Alves, Tobias Agustini e Nato.”


Lucas Camargo
Cidade: São Paulo| SP
Contato: (11) 95796-4148
https://www.instagram.com/tattoolucas

“Iniciei no mundo da tatuagem em 2004, a arte entrou na minha vida antes, mas no grafite, arte que me ajudou muito principalmente na criação e composição. Há 7 anos fazendo 99% trabalhos preto e cinza, estilo que me conquistou e curto fazer cada vez mais sempre dando o meu melhor e entregando trabalhos exclusivos para meus clientes.”


Alysson Santos
Cidade: Mogi das Cruzes | SP
Contato: (11) 97501-1939
https://www.instagram.com/tattoo_alyssonsantos/

“O interesse pela tatuagem cresceu após fazer a minha primeira tattoo, já desenhava aos 14 anos e aos 20 mergulhei de cabeça na arte. Tornei disso um hobby, um trabalho e em cada traço e pintura conto uma história diferente.”


Priscila Costa
Cidade: Juiz de Fora | MG
Contato: (32) 99173-8592
https://www.instagram.com/pritattoo

“Comecei a tatuar há 4 anos a traz, sempre gostei muito de desenhar mais parei por um tempo, quando me vi desempregada, aproveitei meu seguro e voltei a me dedicar mais nos desenhos fui comprando material gradualmente pela a internet. No começo tatuei minha esposa como cobaia, ela foi meu pilar nesse desafio sem ela eu não teria chegado onde cheguei, passei por 3 estúdios onde tive oportunidade de aprender muito. Realizei meu sonho e abrir meu próprio estúdio, e trabalho com dois artistas e minha esposa que fica na parte administrativa do estúdio, trabalho atualmente com o estilho realismo preto e cinza, venho me dedicado muito estudando bastante, os artistas que mais me inspiram são o Samurai Standoff, Douglas Prudente e Wallace Bronson.”


Rafa Lopes
Cidade: Valparaíso de Goiás | GO
Contato: (61) 99614-9192
https://www.instagram.com/rafalopes.studio/

“O início de tudo foi quando vi meus colegas da rua tatuando com uma máquina caseira, sempre fui muito curioso, e resolvi fazer a minha própria máquina de tatuagem caseira, daí em diante comecei a rabiscar meus parentes e amigos. Já estou no mundo da tatuagem há nove anos, tenho como estilo o Comics e o Realismo.”


Diego Anjos
Cidade: Duque de Caxias | RJ
Contato: (21) 97139-5671
https://www.instagram.com/diegoanjosc

“Comecei a tatuar com 16 anos por influência do meu irmão, que na época já tatuava a 4 anos. Já fiz muitos estilos, mas me identifiquei demais com o realismo preto e cinza. Todo dia estudo sobre o estilo. Acompanho trabalhos de tatuadores no mundo todo. Mas com certeza as minhas maiores influências são meus amigos que estão comigo na correria. Viemos de uma realidade bem diferente do que vivo hoje e é só o começo.”


Dom Pedro
Cidade: Volta Redonda | RJ
Contato: (24) 99839-9444
https://www.instagram.com/tatuadordompedro/

“Me tornei artista por indicação de um amigo meu Adolfo! Na época de 2016 trabalhava na feira livre da região com descarga de caixas no horário da madrugada e de tarde, nos tempos vagos tatuava alguns amigos para aprender. Fui começando a entender sobre o assunto e tive a orientação do Pepe Tattoo que abriu mais meus olhos diante a Tattoo. Depois que fiz mais clientes sai da feira dando rumo total a tatuagem e depois de alguns workshops me conectei melhor com realismo preto e cinza. Hoje tenho 4 anos que sigo vivendo da arte. Minhas inspirações são muitas, Fred Tattoo, Victor Portugal, Samurico, Pedro Muller, Daniel Luzardo,Samurai Standorff, Angelique Grimm ,Tobias Augustini, Theo Pedrada entre vários que posso ter esquecido de pronunciar!”


João Paulo
Cidade: Pato Branco | PR
Contato: (46) 99111-6310
https://www.instagram.com/joaopaulo.tattoo91

“Sempre amei desenhar, desde criança. Quando estava na metade da faculdade de Arquitetura, decidi me tornar tatuador, e já estou há quase 4 anos no ramo, apesar de ser arquiteto, meu foco é 100% na tatuagem. Meus estilos são Sketch e Realismo Preto e Cinza. Me inspiro em artistas como Chico Morbene, Douglas Prudente e Eder Ink. No sketch me inspiro no trabalho do Siqueira66.”


Adrinei Tavares
Cidade: Barra Mansa | RJ
Contato: (24) 99395-0659
https://www.instagram.com/adrinei_tattoo/

“Eu sempre amei desenhar, desenho desde criança, ficava horas e horas desenhando. Meus amigos sempre me incentivaram a ser tatuador, diziam para eu começar a tatuar e eu nunca me interessava. Quando foi ano passado eu decidi arriscar, comprei um kit iniciante, treinei uns 2 meses em pele artificial e fui para a pele. Esse mês de maio completei 1 ano e 2 meses na tatuagem, meu estilo é o preto e cinza, minhas inspirações são: Neto Coutinho, Douglas Prudente, Chico Morbene, Ubiratan Amorim, Samurai Standoff!”


Bruno Fernandes
Cidade: São Bernardo do Campo | SP
Contato: (11) 94334-9390
https://www.instagram.com/brunofernandes_tattoo/

“Por curiosidade e vontade no ano de 2002 comprei minha 1ª máquina de tatuagem e passei a tatuar meus amigos. Alguns anos depois estava tatuando na Espanha e Canadá. Me especializei no realismo Preto e branco e tive o prazer de tatuar em grandes estúdios no Brasil . Minhas inspirações são Samurai Standof , Ralf Nonnweiler, Fred Wayne Thomas e Danilo Stefan.”


Wallacy Bronson
Cidade: Taubaté | SP
Contato: (12) 98847-2815
https://www.instagram.com/bronsontattoo_/

“Tem 6 anos que trabalho com tatuagem, mas sempre desenhei a vida inteira. Tudo começou através do graffiti e dali migrei para tatuagem, e posso dizer que toda essa experiência anterior me fez me tornar o tatuador que sou hoje. O que aprendi nessa trajetória, é sempre fazer o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda! Sobre minhas referências posso dizer que sou a minha maior inspiração, eu minha família e amigos. Sempre digo na ausência de referência seja, eu não cito as referências, eu trabalho para se tornar uma. Meu estilo de trabalho e o black and grey, preto e branco.”


Pierre Moraes
Cidade: Pelotas | RS
Contato: (53) 98111-1858
https://www.instagram.com/pierremoraestattoo/

“Meu nome é Pierre, sou tatuador há 8 anos, 4 dedicados ao estilo preto e cinza, sendo o que faço ultimamente. Desenho desde criança, sempre gostei de arte, como nunca fui incentivado a seguir esse caminho fui fazer faculdade de engenharia, quando comecei a tatuar e nunca mais parei. A arte e a tatuagem salvaram minha vida haha”.


David Willians
Cidade: São Paulo | SP
Contato: (11) 98643-4361
https://www.instagram.com/davidwillianstattoo

“Comecei a tatuar há 10 anos, com 17 anos. Tive oportunidade de aprender a tatuar e ter sido meu primeiro estúdio a Tribo do Sol. Com 18 anos abri meu primeiro estúdio e desde então trabalho em estúdio privado. Sempre fui curioso em aplicar novas técnicas em meu estilo, para estar levando aos meus clientes o melhor de mim.”


Victor Rodrigues
Cidade: Palhoça | SC
Contato:(48) 99696-9631
https://www.instagram.com/victorrodrigues.tattoo/

Ilustrador e tatuador desde 2006, trocou os lápis e pincéis pelas agulhas transportando suas artes exclusivas para a pele.


Nenno Cunha
Cidade: Curitiba | Paraná
Contato: (41)99969-5805
https://www.instagram.com/nennocunha.tattoo/

“Desde criança tive contato com a arte, desenhava, tocava violão e guitarra. Tive meu primeiro contato com a tatuagem em 1999 e me apaixonei. Em 2007 embarquei de vez como tatuador, e já são 15 anos de muito amor estudo e dedicação à tatuagem. Trabalho com realismo preto e cinza, ornamental e fine line. Os artistas que me inspiram são Chico Morbene, Samurai Standoff, David Vega e Wallacy Bronson.”

Curtiu essa super lista? De tirar o folego, não é mesmo?
Minha sugestão é agora seguir todos os artistas e acompanhar mais de perto as super artes que eles fazem no dia a dia!


Matérias recentes


Nicole Ognibeni
Nicole Ognibenihttps://tattoo2me.com
Jornalista apaixonada por novos sabores, tatuagens, viagens e animais. Vem pro meu mundo: @nicole.ognibeni / blog.tattoo2me.com

Mais desse autor

Mais Recentes

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

A Arte de Renascer: A Jornada Inspiradora de Gabriela Droguett

Burnout na tatuagem: O Renascimento Artístico de Uma Tatuadora

Tendências da tatuagem que estão com tudo em 2024

2024 já começou vários destaques e tendências incríveis que estão bombando no mundo da tatuagem...

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.