Estudar e praticar está tão ligado que você só percebe quando realmente mergulha no universo da yoga.
Eu adoro ler, e para mim além de ver vídeos, escutar podcasts, sempre falta o cheiro do livro! Por isso quero indicar você ter pelo menos um livro de yoga ou um livro de conhecimento.
Eu possuo alguns escritos por Sri Sri Ravi Shankar e posso dividir em um outro texto com vocês, mas aqui vamos falar de livro de yoga!
3 livros para você entender mais sobre a prática de yoga escritos por por José Hermógenes:
1 – Yoga para Nervosos – Aprenda a Administrar Seu Estresse
por José Hermógenes
2 – Autoperfeição com Hatha Yoga: Um clássico sobre saúde e qualidade.
por José Hermógenes
3- 365 dias com Hermógenes
por José Hermógenes
“É nas quedas que o rio cria energia!”
Quem foi José Hermógenes e qual sua contribuição na prática de Yoga?
Hermógenes descobriu os benefícios da ioga para a saúde física e mental na década de 60, quando era militar e ainda não era reconhecido como Professor. Após um diagnóstico de tuberculose avançada que quase o matou aos 35 anos de idade ele iniciou a prática da ioga e sentiu uma grande melhora de sua saúde e desta forma passou a divulgar a ioga.[Hermógenes sobreviveu à tuberculose, chegou a Major do exército brasileiro e reformou-se como Tenente-Coronel e se tornou o respeitado Professor Hermógenes.
Foi um dos primeiros a trazer a mensagem de Sathya Sai Baba para o Brasil. Traduziu obras importantes de Satya Sai Baba para o português: “O Fluir da Canção do Senhor (Gita Vahini) e “Sadhana, o caminho interior”. A inauguração do primeiro centro aconteceu no dia 27 de junho em 1987 e foi denominado Centro Bhagavan Sri Sathya Sai Baba do Rio de Janeiro. Mas apesar de seu nome oficial, acabou ficando informalmente conhecido como Centro Sathya Sai de Vila Isabel, devido ao bairro de sua localização.
Hermógenes foi um dos precursores da ioga no Brasil e escreveu mais de 30 livros, traduzidos em diversas línguas. Também publicou diversos artigos, disponíveis gratuitamente para estudo.
Em 2012, foi lançado um livro sobre sua biografia, “Hermógenes: Vida, Yoga, Fé e Amor”, escrito por um aluno e discípulo. Ao morrer em março de 2015, Hermógenes deixou duas filhas, seis netos e nove bisnetos e seu corpo foi cremado na capital fluminense.
Em agosto de 2015, após sua morte, foi lançado um documentário sobre sua história, obra e vida: “Hermógenes, Professor e Poeta do Yoga”. O longa traz diversos depoimentos de familiares, alunos, amigos, personalidades e líderes de diferentes religiões, além de vídeos caseiros apresentando momentos da vida do Professor Hermógenes e as peregrinações que fez no Brasil e na Índia.
“Quem usa yoga apenas como ginástica – o que é muito agradável e eficaz – está comendo a casca da banana e jogando o miolo fora.” – Professor Hermógenes
Quer continuar estudando sobre o professor Hermógenes? Conheça o documentário:
Site oficial: http://www.dochermogenes.com
Produção: Bodhgaya Films
Em parceira com: Instituto Hermógenes
Para finalizar esse texto, vem inspiração para você!
Amo trazer imagens lindas da pratica para animar ainda mais você! E como eu sempre falo, não é uma competição de quem faz melhor ou até mesmo a melhor foto, até por que a maior parte das fotos que mostramos aqui são de fotógrafos profissionais feitas de instrutores experientes.
O Paizão @vytasyoga
Instagram: https://www.instagram.com/vytasyoga/
Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Herm%C3%B3genes_de_Andrade_Filho
Foto de capa: Josh Sorenson on Unsplash