Rafa Ferrari: um tatuador na quarentena italiana

Tatuador brasileiro Rafa Ferrari, especialista em tribal e ornamental, conta sobre sua vivência no período de LockDown na Itália, onde mora há 2 anos.

-

Imagina, terminar o Ensino Médio na década de 90, ter uma irmã que era secretária num estúdio de tattoo e trabalhar em um restaurante? Rafa Ferrari tinha dois caminhos, e escolheu o melhor: A tattoo.

Em 1996, Rafa Ferrari decidiu comprar uma máquina e ficou 2 anos estudando, até que em 1998, foi tatuar profissionalmente, e, em 2001, foi para um dos estúdios mais importantes da cena da tatto no Brasil, o Verani Tattoo, onde ficou até o ano de 2015.

Ainda em 2013, se descobriu portador da doença “Cluster Head” e foi quando decidiu abrir seu espaço privado, em 2015, para que pudesse conciliar tratamento e carreira.

Em 2018, mudou-se definitivamente para Ligúria (litoral norte da Itália – fronteira com a França).
Rafa foi, inicialmente, para participar de uma pesquisa sobre Italianos que migraram para o Brasil. E como Rafa é descendente de italianos, foi para Itália, aproveitou o momento e já fez sua documentação no país.
Nesse período, também fez guest em estúdios da região e descobriu um estilo muito diferente do que produzia no Brasil.

Hoje, Rafa mora com a esposa e seus 2 filhos há 30 minutos de uma estação de esqui e lá o governo italiano arca com 100% do seu tratamento que ainda lhe rende dias intermináveis de dor.

Rafa conta: “trabalho aqui na Itália no studio Vento Forato; Em Luxemburgo, no Custom ink; Em Barcelona, no Cultura tinta; Em Frankfurt e Colônia, no Prime ink; Passo três semanas aqui na Itália e uma semana em cada um deles.”

Sobre a Pandemia que devastou a Itália e que esta fazendo o mesmo aqui no Brasil, Rafa ainda fala: “Agora não estou tatuando desde Fevereiro devido a Pandemia do Coronavirus. Aqui na Itália é crime tatuar durante esse período, aliás é crime sair de casa.
Estamos vivendo um LockDown muito rígido, só uma pessoa da família pode sair para comprar o necessário e temos que imprimir a guia para justificar qualquer saída de casa, e se caso não for de extrema urgência estamos sujeito a multa e até prisão.
Não posso sair da minha cidade nem muito menos do país, se por algum motivo de urgência eu precisar sair da cidade ou do país, tenho que assinar um termo que se alguém se infectar por minha causa e vier a ter complicações eu respondo um processo por homicídio com pena de até 8 anos, e aqui as leis funcionam… À partir de Maio, alguns comércios irão reabrir, receberemos uma nova cartilha de normas de EPI e materiais de procedimento diferentes do que eram exigidos anteriormente, novas normas de assepsia, nova norma de tamanho da área de procedimentos… enfim, muita coisa vai mudar!”

Rafa conta que as leis para tatuadores na Itália são muito rigídas e diferentes do Brasil:

“Aqui na Itália é muito diferente do Brasil em termos de leis para tatuadores residentes, como por exemplo: um tatuador é obrigado a ter uma formação superior, curso de biossegurança de 30 à 60 horas de aula dependendo da província, sendo que temos que fazer prova escrita, oral e prática. Mas como disse isso é para tatuadores residentes, quem vem de outros países fora da união européia podem tatuar por um curto período como hóspede sem precisar desses documentos, desde que o dono do estúdio se responsabilize pelo artista. O lado bom é que quando se é um profissional por vocação e formação automaticamente ele também tem direitos, como auxílio em dinheiro, isenção de contas, vale supermercado entre outros, o que torna a quarentena um direito e não um privilégio.”

Os trabalhos do Rafa são muito incríveis e eu sou fã desde 2012.

Aproveita e já siga ele no Instagram: @rafa_ferrari_tattoo

Acompanhe abaixo alguns trabalhos realizados pelo artista!

Rafa Ferrari no estúdio Vento Forato na Itália, onde atua

Eu, Michelle, a mocinha (de quase 39 anos) que esta escrevendo esse texto, nasci em Porto Alegre e vivi lá até 2016. Sempre estive metida na cena local da tattoo e já conhecia o Rafa Ferrari do estúdio do Verani, que era onde eu me tatuava na época.
Foi muito bom poder falar sobre esse assunto e trazer aqui, o que estão vivendo na Itália.
Se cuidem, fiquem em casa!


Eu sou a Michelle Jefinny, da InkStars, agência que gerencia carreiras de tatuadores, produz eventos de tattoo e ainda conta com o Tatuadores de Sucesso, consultoria que é individual, online e proporciona ao tatuador planejamento e execução para atingir seus objetivos.

Michelle Jefinny
Michelle Jefinny
Eu sou a Michelle Jefinny, da InkStars, loja de material de tatuagem e micropigmentação. Também promovemos eventos de tatuagem pelo Brasil todo, agora, online. Para garantir desconto no nosso site, acesse: www.inkstars.com.br e coloque no seu carrinho o cupom tattoo2me10

Mais desse autor

Mais Recentes

Como Ana Mendes Redefiniu o Old School com Autenticidade e Paixão

A jornada transformadora de uma artista que desafiou estereótipos e moldou sua própria versão do old school

Léo Custom: Como a habilidade de transitar em diversos estilos o ajudou a construir uma carreira

Um Artista que Transcende Estilos para Criar Obras Únicas, Priorizando a Segurança e o Bem-estar dos Clientes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.