Setembro Amarelo na Tatuagem ;

Setembro Amarelo: Prevenção ao suicídio e o ponto e vírgula: fique com a gente até o final do texto e entenda um pouco mais sobre o mês amarelo.

-

Neste texto vamos responder tudo sobre o Setembro Amarelo:

O que é Setembro Amarelo e como surgiu.
O que significa Ponto e Vírgula na tatuagem?
Qual a função do Ponto e Vírgula na tatuagem.
Por que Ponto e Vírgula em forma de tatuagem?

Vem com a gente! ❤

Photo by Anton Darius

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.

Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral se envolveram neste movimento que vai de norte a sul do Brasil. Monumentos como o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional e o Palácio do Itamaray (DF), o Estádio Beira Rio (RS) e o Elevador Lacerda (BA), para citar apenas alguns, e até mesmo times de futebol, como o Santos FC, Flamengo e Vitória da Bahia, participam da campanha.

Mas todos podem ser divulgadores desta importante causa. Ações na rua, caminhadas, passeios ciclísticos, roupas amarelas ou simplesmente o uso do laço no peito já despertam atenção e contribuem para a conscientização. Faça parte desta causa! E não se esqueça: a campanha é em setembro, mas falar sobre prevenção do suicídio em todos os meses do ano é fundamental!

Fonte: https://www.setembroamarelo.org.br

Photo by Olia Gozha

Setembro Amarelo na tatuagem:

A tatuagem além de forma de arte, é uma forma de expressão e também de auto estima, e por isso queremos falar um pouco de um movimento que começou em 2013 e já falamos aqui no blog.

Tatuagem Ponto e Vírgula:

O Project Semicolon (Semicolon é ponto e vírgula em inglês) nasceu em 2013 com o intuito de trazer amor e esperança para quem tem tendências depressivas, suicidas ou a automutilação.

“Dentro da crença de que o suicídio é geralmente evitável, a missão do Projeto Ponto e vírgula é ajudar a reduzir os incidentes de suicídio no mundo através da comunidade conectada e maior acesso à informação e recursos. Acreditamos que a prevenção do suicídio é a responsabilidade colectiva de todos e de cada pessoa no planeta.” — Citação segundo o site do Project Semicolon.

https://www.instagram.com/lekatatuagens/
https://www.instagram.com/gisele.tattoo/
https://www.instagram.com/artfusionconcept/
https://www.instagram.com/tassiabritto/
https://www.instagram.com/123_muka/

Mas por que um ponto e vírgula? “O ponto e vírgula é usado quando um autor poderia ter escolhido terminar uma frase, mas optou por não fazer, ele continua. O autor é você e a sentença é a sua vida.”

https://www.instagram.com/tintadecereja/
https://www.instagram.com/ianurgaltattooer/
https://www.instagram.com/danilovilhena/

Setembro amarelo: Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 350 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo, doença que tem se tornado cada vez mais comum, alinhada com as cobranças constantes da vida e do trabalho.

https://www.instagram.com/deborahleall/
https://www.instagram.com/luanasimaof/
https://www.instagram.com/maxtattooarte/
https://www.instagram.com/alice7891/

Ilustradores que falam do tema:

https://www.instagram.com/helenamorani/
https://www.instagram.com/sublinhando/
https://www.instagram.com/prosadecora/
https://www.instagram.com/umcartao/
https://www.instagram.com/ilustragabs/

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos de suicídio poderiam ser prevenidos se a pessoa buscar ajuda e se tiver a atenção de quem está à sua volta.

Mas como fazer isso se a vítima não entende o que está sentindo e se os seus familiares e amigos não reconhecem os sinais?

Reconheça os padrões de pensamento suicidas. Normalmente, quem pretende tirar a própria vida apresenta os seguintes padrões: elas remoem pensamentos obsessivamente e não conseguem parar, se sentem extremamente sem esperança, vêem a vida como algo sem significado e, normalmente, descrevem uma sensação de nevoa nos pensamentos que dificulta a concentração;

Reconheça as emoções suicidas. Elas podem se manifestar em alterações extremas de humor, excesso de raiva ou sentimento de vingança, ansiedade, irritabilidade e sentimentos intensos de culpa ou vergonha. Pessoas com tendência suicida normalmente se sentem um fardo para os outros e acreditam que estão sozinhas mesmo quando estão perto de outras pessoas;

Reconheça avisos verbais. Quando alguém começar a falar muito sobre morte, preste atenção. Algumas frases são frequentes: “a vida não vale a pena”, “não vou mais ficar triste porque não vou estar mais aqui”, “você vai sentir minha falta quando eu for” ou “ninguém vai sentir minha falta se eu morrer”, “não aguento a dor, não consigo lidar com isso”, “estou tão sozinho que queria morrer”, “não se preocupe, eu não vou estar por aqui para ver o que vai acontecer”, “não vou te atrapalhar mais”, ou “queria não ter nascido”;

Fique de olho na melhora súbita. Muitas vezes, o maior potencial para o suicídio não é o fundo do poço, mas a súbita sensação de melhora. Isso pode indicar que a pessoa aceitou a decisão de encerrar a própria vida e está aliviada por ter um plano. Então, se uma pessoa depressiva e com grandes tendências suicidas melhorar de uma vez, é melhor tomar providencias imediatas;

Reconheça mudanças de comportamento. Quando você sentir que a pessoa está querendo fechar pontas soltas, doar seus pertences, fazer arranjos financeiros ou visitar vários entes queridos de uma só vez, é hora de intervir;

Reconheça comportamentos irresponsáveis e perigosos como o uso excessivo de drogas (legais ou ilegais), direção imprudente e sexo desprotegido com vários parceiros;

Perceba mudanças extremas na rotina, repare se a pessoa parou de frequentar, sem motivo aparente, eventos e lugares que sempre gostou de visitar. Quando alguém pára de praticar atividades que, até então, lhe davam prazer, é um grande sinal de alerta;

Preste atenção na energia: pessoas depressivas ou suicidas normalmente têm pouca energia para tarefas básicas, têm dificuldade de tomar decisões e, por exemplo, falta de vontade de se relacionar sexualmente;

Não ignore fatores de risco: morte de um ente querido, perda de emprego, bullying e separações traumáticas podem afetar e intensificar desejos suicidas. Um histórico de abuso físico ou sexual também pode servir de gatilho, assim como tentativas prévias de suicídio.

Continue lendo no site: manualdohomemmoderno.com.br
Esse texto foi escrito escutando o Podcast Mamilos #75

;

Salve uma dessas imagens, poste em seu instagram com uma mensagem bonita:

Você é importante, estamos aqui se precisar!
Fale com a gente: [email protected]

Photo by Peter Lloyd

Oi! Você ainda está aí? Não nos segue em nossas redes sociais?
Você não sabe o que está perdendo!

Se liga no nosso site, em nosso Instagram.
E tem muita inspiração de tattoo no nosso Facebook e no nosso Pinterest.
Ah, e se curtiu esse texto, clica nas palminhas para que nosso texto chegue à outras pessoas.

Nicole Ognibeni
Nicole Ognibenihttps://tattoo2me.com
Jornalista apaixonada por novos sabores, tatuagens, viagens e animais. Vem pro meu mundo: @nicole.ognibeni / blog.tattoo2me.com

Mais desse autor

Mais Recentes

Meio Pulmão: O Tatuador que Desenhou seu Próprio Caminho

Conhecido como Meio Pulmão, seguiu seu sonho de viver da arte, deixando a engenharia para se tornar um tatuador de estilo único. Sua trajetória é marcada por coragem, autenticidade e um amor profundo pelo desenho, que inspira seus clientes e admiradores.

Scarlath: O Dragão Vermelho das Tattoos

Scarlath Louyse é uma tatuadora nômade que usa a arte para expressar sentimentos e criar conexões profundas com seus clientes. Com uma abordagem única e intuitiva, ela transforma histórias pessoais em tatuagens memoráveis.

Memes de tatuagem

Confira uma seleção exclusiva de memes que capturam de forma engraçada as situações do mundo das tatuagens.

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.