Tatuagem em Blackwork: Especial fim de ano (lista 2020)

Tatuagem em blackwork é forma como falamos das tatuagens de tinta preta, na tradução livre é isso, simples assim.

-

Foto de Tomaz Barcellos 

Tatuagem em blackwork é forma como chamamos as tatuagens de tinta preta, na tradução livre é isso, simples assim.

Porém, de simples a tatuagem blackwork não tem nada, em algumas convenções de tatuagem elas possuem até uma categoria para competir e os desenhos são sempre grandes e complexos (fechamentos de perna, braços e costas).

Arte de lucasportotattoo


As tatuagens no estilo Blackwork geralmente seguem as ramificações a seguir e dessa forma fica mais fácil de você encontrar os artistas perfeitos para você! Iremos apresentar alguns temas aqui: sketch (um forma mais despojada dos traços), boldline (linhas mais grossas), oldschool (tatuagens tradicionais), geométricas, padrões, pontilhismo, mandalas e até mesmo abstrato.

Há quem diga que Blackwork não pode ser denominado um estilo, mas que ele é muito buscado dessa forma, ele é, e assim sendo definido como estilo pelos próprios tatuados.


Com vocês artistas que fazem tatuagem blackwork, a tatuagem focada em tinta preta:


Josiene Dal-Bó
Cidade: Conceição do Castelo e Vitória – ES
Contato: 28 99949-4353
https://www.instagram.com/josietattoo

“Expresso facilidade na arte de desenhar desde a infância, comecei a tatuar no início de 2017, após trancar a faculdade de física, desde então me encontrei nessa profissão, meus estilos preferidos são pontilhismo, blackwork e neo traditional, sempre buscando demonstrar algo novo dentro da tattoo.”


Nunes
Cidade: Florianópolis – SC
Contato: 48 99141-8421
https://www.instagram.com/nunestattooink/

“Comecei pitando livros de desenho, para lidar com a depressão, logo fiz um curso de desenho e emendei o curso de tattoo, me identifico com o blackwork. Tatuo há dois anos me inspiro nos artistas @marquinhoandretattoo @yagoritos @sthefanoribeirotattoo e @lucasm_tattoo.”


Thiago Mello
Cidade: Curitiba – PR
Contato: [email protected]
https://www.instagram.com/thiagomelloarte

“Tatuador desde 2013, comecei na tatuagem por curiosidade. Sempre desenhei desde criança, autodidata, estudava movimentos artísticos por conta própria. Hoje através do meu trabalho procuro transmitir o sentimento de cada pessoa que me procura.”


Iris
Cidade: João Pessoa – PB
Contato: [email protected]
https://www.instagram.com/iristattoo_/

“Sempre gostei de desenhar e um dia larguei tudo para trabalhar com tatuagens, estou nessa área há dois anos buscando sempre evoluir, meu estilo é blackwork e fineline. As maiores inspirações que tenho são: @bya.brasil, @saintmandy_ e @a.gtattoos.”


George Henrique Bastos
Cidade: Fortaleza – CE
Contato: 85 98647-3321
https://www.instagram.com/ghbastos_ink/

“Tatuador há 2 anos, desde novo sempre tive o amor por ilustração, quadrinhos e video games, caí de paraquedas no mundo da tatuagem por um convite de uma amiga, larguei emprego fixo para viver da paixão de eternizar minhas ilustrações na vida das pessoas, focando meu blackwork no público geek/otaku.”


Felippo Gonçalves
Cidade: São Paulo – SP
Contato: 11 97176-0548
https://www.instagram.com/felippoart_ink/

“Desenhar sempre fez parte da minha vida, formado em tecnologia da informação, desisti de tudo para iniciar meu sonho, tatuando há 4 anos, sigo a linha do Blackwork, me inspirando sempre em fotografias, livros que li, e sempre sendo grato a todos que fazem parte na minha história.


Vitória Marcondes
Cidade: São Paulo – SP
Contato: 11 98366-6507
https://www.instagram.com/vi.marcondestattoo

“Trabalho com tatuagem há 5 anos, comecei a tatuar ainda na época de escola. Sempre amei desenhar e desde o meu primeiro contato com a tatuagem me encantei e não parei de me dedicar e estudar essa arte. Meu trabalho é voltado para o blackwork, adoro eternizar flores e bichinhos! Também gosto de fazer temas geeks, tatuar personagens de desenhos, animes, etc!”


Giulia Fontoura
Cidade: Curitiba – PR
Contato: [email protected]
https://www.instagram.com/giuliafontoura/

Diante da pergunta: “O que você quer ser quando crescer?”, já desde cedo (na época em torno dos seis ou sete anos), a resposta já era imediata: quero ser tatuadora. Então comecei aos 19 anos. Hoje, com 24, tiro meu sustento do ofício artístico. Meu trabalho consiste em tatuagens e ilustrações na técnica de realismo em pontilhismo, em ponto a ponto, é claro. Até hoje acompanho grandes nomes que me servem de inspiração e surgiram lá no início deste sonho (Kat Von D, Nikko Hurtado, entre outros).”


Skilo Ink
Cidade: São Paulo – SP
Contato: 11 95951-9320
https://www.instagram.com/skilo_ink/

“Sempre falei através da arte, desde pequeno tive um lado mais dark, desde a escolha dos pokémons até as artes de monstrinhos, vim do graffiti e faço tatuagem há 2 anos e 8 meses, o Black literalmente é minha maior paixão, me expresso e monto meu universo através de tons escuros, rastelado e linhas em sketch, não consigo definir meu trabalho, pois sou mutável, inspirações em Caravaggio e movimentos artísticos variados e tatuadores diversos.


Júnior Andrade
Cidade: Montes Claros – MG
Contato: 38 99178-6992
https://www.instagram.com/jr_andr4rt

“Sempre gostei de desenhar e arte em geral, ao fazer minha primeira tatuagem o tatuador me perguntou porque eu não me tornava um tatuador também e comecei a estudar o assunto e me apaixonar cada vez mais. Assim acabei me aprofundando nesse universo que nunca quero sair. Me inspiro muito em artistas de diversos estilos como Diego Shogun, Victor Montaghini, Rodferod, Felipe Veiga e alguns amigos como o Tikin.”


Diego Manson
Cidade: Rio Verde – GO
Contato: [email protected]
https://www.instagram.com/diegofkttattoo

“Me tornei tatuador por curiosidade, no início era só vontade de aprender, de fazer, demorou muito para eu conseguir ver como profissão, comecei a cerca de uns 9 anos, eu não tenho um estilo de trabalho único definido, apesar de ter preferência pelo blackwork, sou apaixonado por todos os estilos e tento fazer um pouquinho de cada.”


Fainer
Cidade: Curitiba – PR
Contato: 41 99784-8613
https://www.instagram.com/f4iner.tattoo/

Desenho desde criança, minha professora de artes da minha infância me mostrou o amor pela arte, tatuo há 7 anos. Meu estilo é o BlackWork e me inspiro na Marta Adán, Fernando Souza, João Chew e Shyno Yamaguchi.”


gx
Cidade: Americana – SP
Contato: 19 99340-7739
https://www.instagram.com/gx.ttt

“Desde pequeno sempre gostei de desenhar, por sorte também tive muito apoio da minha família em relação à arte, antes da tatuagem trabalhei com Design Gráfico e vi na tatuagem uma oportunidade de viver com aquilo que amo, que é desenhar. Faz 2 anos que dedico todos os dias a tatuagem, procurando trazer algo único para cada cliente.”


Dionatan Brasil
Cidade: Santa Cruz do Sul – RS
Contato: [email protected]
https://www.instagram.com/dionatanbrasiltattoo

“Desde sempre amei a arte da tatuagem, desde pequeno desenhava tendo como referência revistas de tattoo, com 22 anos eu decidi aprender a tatuar, algo que eu sempre amei se tornou a minha vida, tatuo há 5 anos, meu estilo de tatuagem é o Blackwork.


Trivium
Cidade: Natal – RN
Contato: 84 99962-6348
https://www.instagram.com/triviumtattoobr/

“Desenho desde os meus 10 anos, mas nunca pensei em viver de arte até a faculdade onde um amigo, Thiago Negão, me mostrou um trabalho incrível no Instagram e brincando eu comentei “ahh eu vou ser tatuador”, ele fez uma zoada grande dizendo que daria certo! Larguei o curso que, afinal não tinha nada a ver, 3 anos depois estou eu aqui. O meu Blackwork representa normalmente temas místicos, as diferentes mitologias, por exemplo, nórdica ou grega, ou Jogos de RPG, área muito fértil para explorar na tatuagem. Tendo como valor sempre apresentar um trabalho mais moderno e sofisticado. Minhas influências são, claro, o Fredão Oliveira, o Felipe Rodrigues, e o Dmitriy Tkach .


Kreyner la scala
Cidade: Santos – SP
Contato: [email protected]
https://www.instagram.com/kreynerlascala_tattoo

“Engenheiro formado decidi me tornar tatuador, aprendendo tudo do zero, estudei desenho em busca da liberdade artística e de criação, para chegar na minha identidade e expressão artística.”


Daniel Saloon
Cidade: Uberlândia – MG
Contato: 34 99266-1769
https://www.instagram.com/daniel_saloon

“Desenho desde sempre, comecei a ilustrar na adolescência, segui outros caminhos trabalhando na área comercial, e há 5 anos me dediquei somente a ilustração e a tatuagem. Meu estilo de trabalho mescla o Blackwork com Sketch/Mangá/HQs. Minhas inspirações desde pequeno sempre foram: John Buscema (quadrinista Conan o Bárbaro), Frank Miller (desenhista Batman), Yoshihiro Togashi (Yuyu hakusho) entre outros.”


Kbça
Cidade: Feira de Santana – BA
Contato: [email protected]
https://www.instagram.com/one_kbca

“Sou autodidata desde criança no desenho, conheci o graffiti através de amigos e desde 2009 faço pinturas nas ruas, e foi o graffiti que me possibilitou conhecer a tatuagem. Hoje tento retratar vivências e histórias sempre inserindo a minha personalidade nos trabalhos, gosto muito de falar sobre a vivência da minha gente a força nordestina.”


Bea Chris
Cidade: São José dos Campos – SP
Contato: 12 99740-2109
https://www.instagram.com/beachris.ink

“Tatuo há 1 ano e meio. E a arte sempre fez parte da minha vida. Me encanto com a sombra, e com a luz, por isso escolhi o Blackwork, apesar de fazer também outros estilos, estou em busca de me fortalecer no meu.”


A Tattoorana
Cidade: Lavras – MG
Contato: [email protected]
https://www.instagram.com/a.tattoorana/

“Trabalho ilustrando desde meus 14 anos e foi durante a minha graduação em Biologia, trabalhando com Ilustração Científica que conheci a tatuagem e decidi me arriscar. Estou a caminho do 6° ano de tatuagem e desde então não me vejo fazendo outra coisa além dos meus blackworks.


Heitor Martins
Cidade: Brasília – DF
Contato: 61 99585-5435
https://www.instagram.com/thortattoo

“Não lembro de nenhum momento da vida que não estivesse tocando ou desenhando. Criar sempre foi uma constante, e apesar de ter seguido carreira profissional em TI, chegou um momento que o amor pela arte falou mais alto. Tatuo a felizes 5 anos buscando minha identidade e renovando minha criatividade. Cada peça é um projeto único, uma entrega completa de um pouco da minha alma.”


Eric Cardozo
Cidade: São Paulo – SP
Contato: 11 95868-9849
https://www.instagram.com/ericardozoo/

“Um amigo de escola, estava iniciando na tatuagem, me fez um convite para ser aprendiz ao lado dele e estou tatuando a 2 anos, procuro me espacializar mais ainda no blackwork e mesclo com o neotradicional. Tenho como inspirações e referências: Fredão Oliveira, A.gtattoos e artistas russos como Aminakat e artísticas asiáticos Uncogrim.”


Moris
Cidade: São Paulo – SP
Contato: 11 95422-9774
https://www.instagram.com/moris_tattooyou

“Sempre envolvido com arte, tatuo há 6 anos, faço graffiti desde 1996, estudei arquitetura, desenho e faço pintura em telas desde criança. Geometria, sketch, blackwork são os estilos que gosto de trabalhar. Me inspiro em vários artistas do graffiti e artistas dentro e fora da tatuagem.”


Brian Santula
Cidade: Araraquara – SP
Contato: 16 99721-9249
https://www.instagram.com/brian_santula/

Brian Santula, 31 anos, de Araraquara/SP. Tatuador há 6 anos, mas amante da arte desde criança. “Sou apaixonado por super-heróis e tudo o que envolve o mundo geek, por isso sempre gostei de desenhar esses temas. Na época de escola os colegas já me pediam para fazer desenhos e ajudá-los nas aulas de artes. Tatuagem é algo que sempre admirei e quis me profissionalizar. Além de sempre desenhar personagens de animes e HQ ,gosto muito do estilo old school e blackwork sempre priorizando nas criações de artes exclusivas, pois eternizar minha arte em momentos especiais de cada cliente não tem preço, é absolutamente incrível!”


Diego Tenório
Cidade: Blumenau – SC
Contato: [email protected]
https://www.instagram.com/diegotenoriodraw/

“Após ter cursado Artes e Design Gráfico, iniciei na tatuagem com a orientação do meu primo André Tenório, com o qual trabalho há 5 anos. Meu estilo é o blackwork com referências em old school, neo tradicional e pontilhismo. Busco também inspiração em obras de arte clássicas e modernas, como art nouveau e gravuras.


Rhay Farinna
Cidade: São Paulo – SP
Contato: 11 98729-2617
https://www.instagram.com/rhayfarinnatattoo

“Aos 15 anos decidi me tornar tatuadora, com 18 arrumei o meu primeiro emprego em um estúdio de tatuagem como recepcionista, porém criando grande expectativa de que seria ali mesmo que eu iria virar a artista dos sonhos, mas não foi bem assim, fui mandada embora, já morando sozinha e com o aluguel, tive que correr atrás, comprei todo o meu equipamento de tattoo, treinei muito e para começar lancei promoção de tatuagem, seria a minha oportunidade de começar na área. No primeiro dia já tinha clientes, no segundo vieram indicações e no terceiro mais pessoas vieram e desde então não parei mais. Comecei focando em oldschool, porém a tatuagem me guiou para algo um pouco diferente. Atuo na área há 5 anos e sou especialista em traços finos (fineline). Minhas inspirações hoje são: Jun Matsui e Hanumantra. Artistas que fazem o oposto do meu estilo, mas que inspiram a mim muito mais do que inspiram a minha arte.”


Rodrigo Muinhos
Cidade: Fortaleza – CE
Contato: 85 99211-3324
https://www.instagram.com/rodrigomuinhos

“Antes de ser tatuador eu fui estudante de Engenheiro Civil, mas sempre amei desenhar e fazer cursos de desenho. Há 4 anos me dedico somente ao estilo blackwork, tema que amo tatuar e onde me encontrei. Sempre busco inspiração para criação das minhas artes em mitologias: deuses gregos, guerreiros nórdicos, caçadores indígenas, divindades hindus e dentro desse universo de culturas produzo minhas artes e projetos para os clientes.”


Bruna Rison
Cidade: Santa Maria – RS
Contato: [email protected]
https://www.instagram.com/devaneiodenanquim

“Sou Arquiteta, muralista e tatuadora. Há 02 anos comecei a tatuar e desenvolver um estilo autoral inspirado nas sketch tattoos. Atendo na Casa Vórtice, na Vila Belga em Santa Maria – RS.”


Rubens Rodrigues
Cidade: Salvador – BA
Contato: 71 99675-2651
https://www.instagram.com/rubens.rodrigues

“Quando criança despertei um fascínio pelas artes visuais, mas somente na adolescência comecei a ter contato mais direto, produzindo desde pintura em telas a camisas com estampas de desenhos autorais. Isso me direcionou para o caminho da tattoo. Fiz cursos, desde desenho artístico à Mozart Couto, mas sempre com o intuito de aprender desenho para tatuagem. Iniciei como tatuador há cerca de 7 anos. Em 2014 mudei para Salvador com foco em acessar novos grupos que favorecessem minha busca na arte autoral e exclusiva na tatuagem. Em 2017 fundei a Pérola Negra Tatuaria, ambiente que sintetiza tudo o que acredito: pluralidade, inovação e autenticidade. Características que favorecem a harmonia e boas energias da equipe, e transparecem também para todos os clientes e amigos que passam por lá.“


Marquinho André
Cidade: Santa Cruz do Sul – RS
Contato: [email protected]
https://www.instagram.com/marquinhoandretattoo/

Marquinho André começou a tatuar ainda adolescente e desde então muita coisa lhe inspira e não lhe faz parar de aprender: “É essencial ter contato com outros artistas e receber o carinho dos clientes, assim estamos sempre nos atualizando e buscando o melhor. Acredito que se aproximar de artistas que admiramos e entender como chegou até ali é a melhor maneira. Não adianta copiar, você deve fazer o seu caminho também. Para mim a melhor parte em ser tatuador é poder viajar por aí com meu trabalho e conhecer pessoas e lugares.”


Thais Gallo
Cidade: São Paulo – SP e Belo Horizonte – MG
Contato: [email protected]
https://www.instagram.com/thais.gallo/

“Sempre gostei de desenhar, até que em 2011 decidi aprofundar minhas referências e entrei para faculdade de Belas Artes da UFMG. Experimentando técnicas, acabei chegando na tatuagem, e foi em 2016 que me encontrei. Me inspiro muito em referências do universo geek, da ilustração e também de temas dark, que são os principais pontos que eu abordo na tatuagem (tudo regado com muito linework e texturas) e são os assuntos que me acompanham desde antes da tatuagem e são presentes na minha vida pessoal, desde os jogos que gosto, filmes e séries que assisto, até as roupas e livros que gosto de ler.”

Curtiu essa super lista de fim de ano sobre tatuagem Blackwork?

Foto de Anna Shvets 

BÔNUS COM ARTISTAS BRASILEIROS E DA GRINGA:


Tatuagem tradicional Blackwork:

Feita por
wladimirfilho_thereaper

Ornamentos caligráficos Blackwork:

Feita por _tomaka

Tatuagem abstrata Blackwork:

Fechamento em blackwork de padrões, pontilhismo e mandalas:

Nós do Tattoo2me buscamos trazer artistas sérios e com trabalho de qualidade, as listas são feitas com coparticipação dos tatuadores e tatuadoras. São mini entrevistas com sua trajetória e nossa missão com as listas é de levar o trabalho desses artistas fantásticos para mais pessoas.

Você nos ajuda a seguir essa super trajetória? Compartilhe com seus amigos nossas matérias, mande o link da matéria whatsapp e direct para quem realmente quer fazer uma tatuagem de qualidade.

Se você curtiu essa matéria de tatuagens blackwork irá curtir também nossos últimos temas:

Matérias recentes

Já estou preparando o novo texto para você, mas agora é segredo! Nos vemos em 2021! =)

Até o próximo texto =)

Avatar
Nicole Ognibenihttps://tattoo2me.com
Jornalista apaixonada por novos sabores, tatuagens, viagens e animais. Vem pro meu mundo: @clubedanic / www.tattoo2me.com

Mais desse autor

Mais Recentes

100 inspirações de piercings na orelha, nariz e boca

Selecionamos os piercings que mais fizeram sucesso nos últimos meses para você se inspirar nas perfurações e jóias mais lindas de todas.

Tatuagem em Blackwork: Especial fim de ano (lista 2020)

Tatuagem em blackwork é forma como falamos das tatuagens de tinta preta, na tradução livre é isso, simples assim.

Tatuagem Fineline: Especial de fim de ano (Lista 2020)

Você está buscando artistas brasileiros que fazem linhas finas e perfeitas? Vai amar a minha seleção de tatuagem fineline feita para você!

Publicidade

Mais Populares

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

Significado da tatuagem de Lobo

Conheça o significado da tatuagem de lobo e veja mais de 30 inspirações de tatuagens desse animal que chama tanto a nossa atenção e está presente em tantas histórias.

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.