Você já ouviu falar no termo Otaku? Na matéria de hoje vamos te explicar mais sobre esse mundo e mostrar como essa cultura está expandindo para o mundo da tatuagem!
A palavra Otaku (おたく) vem da língua japonesa e é utilizada no ocidente para designar os amantes de animes e mangás, as animações e quadrinhos japoneses. No Japão no entanto o termo é utilizado para pessoas que são fãs extremos de qualquer assunto e hobby.
No Brasil a cultura otaku cresce muito a cada ano, graças à popularização dos animes e mangás e também à grande influência japonesa no nosso país. Você sabia que atualmente o Brasil é o país que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão?
Tenho certeza que desde criança os animes e mangás fazem parte da sua vida! Cavaleiros do Zodíaco, DragonBall Z, Pokémon, Inuyasha, Digimon, Sakura Card Captors, foram sucessos instantâneos no Brasil entre os anos 1990 e 2000, e a popularidade das animações japosesas só cresceu com o passar dos anos com o surgimento de Naruto, One Piece, Bleach, Death Note, Demon Slayer e muitos outros!
O Brasil também é palco de muitos eventos que celebram a cultura pop japonesa como o Anime Friends, que é o maior evento otaku da América Latina e reune entusiastas de animes, mangás e também cosplay, hobby no qual os fãs se caracterizam com fantasias e acessórios para interpretar os seus personagens favoritos!
Convidei a Lexis, uma cliente muito especial que é cosplayer e tem várias tatuagens otaku, pra falar um pouquinho sobre as suas tattoos. Inclusive uma delas foi feita especialmente em homenagem a uma das suas personagens favoritas Erza Scarlet do anime Fairy Tail se baseando na tatuagem da própria personagem, e virou um acessório indispensável pro seu cosplay! Conheça o trabalho da Lexis no seu perfil do instagram @lexisz.h.
“Para além dessa tattoO que eu fiz justamente pelo meu amor pela personagem e para também me ajudar ao me travestir dela, tenho outras tattOos nos braços as quais me orgulho muito pois são parte de mim, da minha história com os mangás e animes que me acompanharam em todos os momentos.”
Lexis, cosplayer, tatuada e otaku de carteirinha
A cultura otaku na tatuagem
No mundo da tatuagem a paixão pelos animes e mangás se estampa na pele. Muitos tatuadores que são fãs da cultura otaku acabaram se especializando nesse nicho, trazendo todo o seu talento para representar suas séries favoritas e transformá-las em arte! Conheça tatuadores incríveis a seguir.
A tatuagem otaku é uma das especialidades em maior crescimento no mundo da tattoo, tanto pela riqueza de fontes de inspiração quanto por abordar não apenas um único estilo! É possível fazer uma tatuagem otaku em blackwork, fineline, fullcolor, kawaii, old school, neo traditional, sketch, aquarela, minimalismo ou qualquer outro estilo que você preferir.
E aí, qual dos seus animes favoritos você vai escolher pra fazer a sua próxima tatuagem otaku?
O seu amor pelos animes e mangás pode ser demonstrado tanto em tatuagens pequenas quanto grandes, o importante é eternizar suas histórias e personagens favoritos na pele!
As tatuagens otaku estão ganhando o mundo da tatuagem e inclusive existem convenções de tatuagem especializadas em animês e mangás, como a Dragon Ball Tattoo Online que reúne artistas do Brasil inteiro com tatuagens apenas com temática de Dragon Ball!
O diferencial de procurar um artista especializado em tatuagem otaku é que ele também é fã de animes e mangás, então vai conseguir expressar toda a sua paixão na arte que está fazendo em você!
Se inspire nessas tatuagens incríveis e já marque o horário pra fazer a sua próxima tatuagem otaku!
Você conhece tatuadores brasileiros especializados em tatuagem otaku? Fique de olho no Blog Tattoo2me pois temos diversas listas com artistas que fazem tatuagens de anime, quadrinhos e cultura nerd!
Gostou do textinho? Acompanhe o meu trabalho no Instagram!
Júlia Sincero
Tatuadora de fofurinhas desde 2017, tentando deixar o mundo arco-íris uma tatuagem de cada vez 🌈 Graduada em História, apaixonada por gatos, livros, animações da Disney, anime, mangá e video games 🎮 Acompanhe meu trabalho no instagram clicando em:
Júlia Sincero (@jusincero)