A técnica que causa um lindo efeito na arte: saiba o significado da tatuagem rastelada ou whip shading!
Você sabe o que é uma tatuagem rastelada ou whip shading?
Aqui você vai conhecer mais esta técnica que faz parte do universo da tattoo!
Além disso, vamos te apresentar 5 artistas que arrasam na tatuagem rastelada ou whip shading.
Quem ama os detalhes em uma arte, vai se encantar com este estilo!
Neste texto você vai encontrar:
- Significado de tatuagem rastelada ou whip shading;
- Como são criadas as tatuagens rasteladas ou whip shading;
- 5 artistas especialistas na técnica para você conhecer;
- Fotos de lindos trabalhos para te inspirar!
Antes de tudo, saiba o que significa tatuagem rastelada ou whip shading:
O termo whip shading significa “sombreamento de chicote” em sua tradução.
Ou seja, o rastelado é de fato uma técnica de sombrear que lembra uma “chicotada”, utilizada para dar ao desenho efeitos de micro pontos.
Este efeito cria uma espécie de sombra específica nas tatuagens que é chamado de whip shading.
Com isso, as artes ganham lindos acabamentos e texturas impressionantes!
O mais interessante é que este efeito pode ser encontrado em diversos estilos de tatuagem.
Por exemplo, dentro do blackwork vemos com frequência os pontinhos que formam um lindo sombreamento rastelado.
O resultado fica realmente incrível!
Leia também: 3 motivos para fazer uma tatuagem Blackwork
Como são feitas as tatuagens rasteladas?
Conforme falamos anteriormente, o rastelado é uma técnica.
Cada artista vai aplicar de acordo com o desenho que está produzindo e resultado que deseja causar.
Porém, o que não pode faltar é o efeito de sombreamento chicote, que deve ser aplicado de forma suave para criar este visual único.
Os equipamentos como máquinas e agulhas também são importantes para um bom resultado!
Então, agora que você está por dentro do significado, que tal conhecer tatuadores e tatuadoras que arrasam nesta técnica?
5 artistas fantásticos para você conhecer:
Fainer
Cidade: Curitiba – PR
Contato: (41) 98835-9465
@fainer_tattoo
“Oi, gente, tudo bem? Meu nome é Andressa Fainer. Gosto de ser chamada por Fainer, que é meu sobrenome. De família Judaica, me identifico e carrego comigo, com muito carinho, uma história forte como eu sou. Desde bem pequena eu já desenhava e amava a arte e há 10 anos entrei para esse mundo lindo da tatuagem e realmente me encontrei. Busco todos os dias o meu melhor e a evolução constante! Minha especialidade é rastelado, fineline, boldline e blackwork. O Rasteladinho é a minha paixão e a minha identidade na Tattoo, dá o toque na arte. Gosto muito de tatuar flores, rostos, personagens, homenagens, desenhos, coberturas até as ideias mais loucas trazidas por vocês. Te espero em meu estúdio, em Curitiba, PR, com hora marcada, prezando a sessão de cada cliente. Então é isso gente! Obrigada por chegar até aqui! Fainer Tattoo.” ✨
Carol Momatsu
Cidade: Sorocaba – SP
Contato: (15) 98837-0851
@momatsu
“Me chamo Carol e atuo na tatuagem há 4 anos. Sempre fui apaixonada por todo e qualquer tipo de arte, mas foi na tatuagem que me encontrei de verdade. Busco sempre me aventurar e me desafiar, podendo aprender e me aperfeiçoar a cada desenho e a cada traço.”
Mônica Nunes
Cidade: Balneário Camboriú – SC
Contato: [email protected]
@studiomtattoo
“Me chamo Mônica Nunes, atuo há 6 anos como tatuadora. Meus estilos preferidos na tatuagem são florais, traços finos e rastelado (whipshading). Trabalho com desenhos exclusivos, criações únicas inspiradas nas preferências e personalidade dos clientes. Meu atendimento é individual, visando a privacidade e conforto. O maior diferencial em minhas tatuagens, está na leveza e precisão na pigmentação, proporcionando menos dor e um traço mais fino, definido e sofisticado.”
Dieme Brito
Cidade: Rio de Janeiro – RJ
Contato: (21) 98272-2127
@dbritotattoo
“Sou Dieme (Dimi). Designer por formação, comecei a tatuar em 2017. Como estilos preferidos, tenho o rastelado/whipshading e o blackwork. Busco sempre oferecer um trabalho exclusivo, baseado num breve bate papo que tenho com meus clientes. Tenho como fonte de inspiração filmes, músicas, livros e qualquer coisa que observo no meu dia a dia. Para acrescentar em meu processo, gosto muito de tirar um dia off, chamo de “rolé criativo”, ando pelo bairro, praças, museus… a fim de exercitar a abstração de formas e pegar referências visuais.”
Valeska Pouzacski
Cidade: Natal – Rio Grande do Norte
Contato: (84) 98847-0495
@valeskapouzacskittt
“Olá, sou Valeska, e entre idas e vindas, há 10 anos na tatuagem. Em 2014, ganhei do meu namorado Rodrigo, uma máquina chinesa e uns equipamentos, comecei sem curso, sem mentor, na cara e na coragem. Foi bem difícil, a cena em Natal, RN, era muito masculina, e o machismo era bem forte. Mas tinha a Raissa (@rahinventa), foi nela que eu me inspirei.
Mulher, mãe e artista, hoje em dia minha amiga e companheira de estúdio! Durante minha vida artística, tive poucos amigos que me ajudaram, e André (@andreluiz_tattoo) foi um deles, dividimos estúdio por vários anos e foi ele que me ensinou a fazer rastelado. Hoje em dia tatuo no Studio da Jessy, tatuadora e amiga maravilhosa, agradeço a todos que fizeram parte da minha história, que é bem longa e tive que resumir um pouco haha! Meus estilos preferidos são fineline e blackwork, sempre autoral, e amo fazer florais, animais e releitura de arte. Amo fazer sombras rasteladas e contraste de traço bold com traço fino! Muito exigente e autocrítica com meu traço, muito mesmo. Os meus clientes dizem ser meu diferencial! Amo arte, criar, e todo o processo envolvido, desde a conversa, a troca com o cliente, até receber foto da tatuagem cicatrizadinha!”
Selecionamos a dedo cada trabalho e profissionais de muito talento para fazer sua arte!
Então, o que você achou desta lista?
Para finalizar, indicamos que você acesse as redes sociais dos artistas indicados para ver de perto cada trabalho.
Esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre este tema e dos artistas que conheceu aqui.
Continue no blog do Tattoo2me!
Siga o Tattoo2me no Pinterest!
Até a próxima matéria!