Tatuagens Biomecânicas: Da Ficção Cientifica ao Surrealismo.

-

Arte feita por HR Giger, 1973, Capa do Álbum Brain Salad Surgery do Emerson
Lake and Palmer.
Pôster de divulgação do filme da Marvel, Homem de ferro 3.

As tatuagens biomecânicas deveriam consistir basicamente de peças fundidas ao corpo né? #sqn. Tanto o estilo de arte quanto o de Tattoo vão muito além disso, venha conhecer!

Tatuagem Biomecânica pelo Artista Tatuador @ThiagoLimaArt (link https://
www.instagram.com/p/CQ1sm6GgQwW/?utm_medium=copy_link )

Vamos discutir um pouco sobre o que esse universo de arte na tatuagem consiste?


A Origem da arte e das tatuagens Biomecânicas:


A tatuagem biomecânica surge nos anos 80 a partir do surrealismo fantástico e da arte biomecânica criado pelo artista Suíço Hans Rudolf Giger, e popularizada principalmente pelo filme ALIEN (1979) dirigido por Ridley Scott e que foi vencedor do oscar de efeitos
especiais na década de 70.

Deste texto irão surgir ideias de Tatuagens Biomecânicas.

Arte por HR Giger, divulgação do filme Alien da Fox, 1979.
H.R Giger, moldando o ser Alien.

Conceito da arte e das tatuagens Biomecânicas:


Os seres biomecânicos criados por HR Giger são em sua maioria corpos pós humanos com fusões de elementos mecânicos ao orgânico. Geralmente com cores escuras e com bastante contrastes, as artes pinturas em sua maioria, com a técnica de aerografia impressionam ao trazer uma visão surreal do corpo em um ambiente de atmosfera
distópica e densa.

H.R Giger, trabalhando com aerógrafo década de 70.
HR Giger Li II, 1974, acrílico sobre papel/madeira, 200 x 140 cm.

As obras de Giger permeiam um universo geralmente visto como dark e erótico, mas que vão muito, além disso, trata-se de uma crítica a maquinização do homem pelo meio e pelas formas dominantes de poder e de tecnologia, o que torna-se uma opressão a vida, mas coexistindo com a mesma.

H.R Giger, The Trumpets of Jericho.

Toda essa critica tem uma carga teórica e filosófica que traz discussões profundas tanto no aspecto psicológico como social, assim a arte se consolida e se replica em diversos meios como expressão.

O Corpo e a Tatuagem


A partir dos anos 80 também com expansão da informação o universo biomecânico faz parte da tatuagem com artistas explorando e criando no corpo toda a carga expressiva que o estilo surreal Bio proporciona.

A tatuagem biomecânica se destacam por possibilitar ao artista trabalhar criando muitas vezes aproveitando o desenho que a própria musculatura ou estrutura corporal sugere. Assim inserindo elementos próprios do estilo com texturas, detalhes e diversos temas que o tatuador e o cliente deseja.

Uma das técnicas muito utilizadas na tatuagem biomecânica/biorganica é a do Freehand, que consiste no desenho livre na pele.

Você faria tatuagens Biomecânicas?

Tatuagem tema ALIEN com processo em Freehand, Artista @thiagolimaart

Geralmente com canetas marcadores no qual o artista cria a base da composição para depois tatuar, o que possibilita uma tatuagem única e exclusiva para aquele corpo que recebe o desenho conforme a criação do artista e de seu desenho corporal.

Tatuagens Biomecânicas no mundo:

Vale destacar tatuadores de renome no estilo conhecidos no mundo todo como o Paul Booth que trabalha com preto e cinza bem intenso de temática visual dark. E o inglês Guy Aitchison conhecido por seus trabalhos com diversas cores intensas unindo como temática visual a biologia e a tecnologia nas suas composições.

Artistas Tatudor Paul Booth, ao lado direto tatuagem do vocalista do Slipknot Corey
Taylor.
Artista Tatuador Guy Aitchison.

Desdobramentos da arte Bio, Cinema, ficção cientifica.


Com toda essa carga dramática e surreal o Universo biomecânico não poderia deixar de se expandir pelos meios comunicação e formas de artes.

No cinema temos diversos seres com base na arte e conceito bio como os andróides, alienígenas, super humanos, personagens como o do filme predador, paisagens de cidades e ambientes pós apocalípticos como do filme Blade Runner e Matrix, entre outros.

Na música em clipes e capa de Discos principalmente em bandas de metal, quadrinhos HQS, Jogos eletrônicos (supermetroid, Fall Out, Metal Sludge, cyberpunk 2077, etc.) e de forma física em objetos de designers ate mesmo em obras de interiores a arquitetura.

O biomecânico e seu universo surreal, esta presente hoje em dia em todos os espaços da sociedade por sempre tratar da dualidade entre o homem e a maquina. O orgânico e o mecânico, e assim sendo como tatuagem na pele é incrível poder perceber a forca expressiva que traz aos corpos tatuados.

Continue acompanhando a tatuagem biomecânica aqui:

Siga no instagram:
https://www.instagram.com/thiagolimaart/

Foto @joao_amarilla @patriotaframes 

Curtiu o texto sobre Tatuagens Biomecânicas? Continue no blog!


Matérias recentes

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.