Fizemos um post no Instagram perguntando quais temas nossos seguidores mais gostariam de ver em nosso perfil. Nos empolgamos com as respostas e resolvemos mostrar mais sobre estes seres incríveis e misteriosos, as sereias!
Esta figura mitológica é descrita minuciosamente em relatos, livros e filmes, mas será que ela existe ou existiu em um passado remoto? A Discovery fala em 6 hipóteses de como a sereias poderiam existir e que talvez não estejam apenas nos livros e na cabeça dos artistas:
1. O fato de sermos os únicos primatas que não tem o corpo totalmente recoberto por pelos, uma condição só existente em ambientes aquáticos ou subterrâneos.
2. Os humanos são os únicos mamíferos bípedes. Essa transformação não ocorreria facilmente na savana africana, onde evoluíram os primeiros homens. Já na água, o corpo humano tenderia a manter essa posição.
3. A respiração do ser humano é diferente da de outros mamíferos, já que temos a capacidade de controlá-la voluntariamente. Tal como os mamíferos marinhos, podemos inalar o ar necessário para mergulhar e depois voltar à superfície para respirar.
4. Assim como os mamíferos aquáticos e ao contrário dos terrestres, os humanos possuem uma reserva de gordura que retêm durante todo o ano.
5. As lágrimas, a sudorese excessiva e a porção de pele que separa o polegar do dedo indicador sugerem antepassados aquáticos, segundo os adeptos da teoria.
6. Por último, nossa facilidade de nadar, em comparação à falta de jeito de muitos mamíferos terrestres na água, sugere que evoluímos de seres aquáticos.
E você, no que acredita? Será que as sereias existem mesmo?
Segundo o Dicionário dos Símbolos, a sereia simboliza a sedução mortal. Com cabeça e tronco de mulher e o resto do corpo de peixe, elas encantam os marinheiros com os seus cantos melodiosos e beleza, atraindo-os para a morte. Ui, isso dá até medo! ? ? ?
A primeira representação da sereia era de uma figura com cabeça e seios de mulher e o corpo de pássaro. Mas a versão mais conhecida é da sereia metade mulher e metade peixe, proveniente da cultura e tradição nórdica.
Esta figura representa os perigos e riscos da navegação marítima. São seres sedutores e maléficos, que seduzem os navegadores para a morte, devorando-os.
As sereias são também interpretadas como criações do inconsciente. Se comparadas com a vida, representam as ciladas e armadilhas da paixão, do desejo e da sedução, atraindo e revelando os instintos mais primitivos do ser humano. Por isso, as sereias simbolizam a autodestruição através da paixão, da ilusão, do insensato, cegando a razão.
Em uma de suas aventuras, Ulisses precisou amarrar-se ao mastro de seu navio para não ceder aos encantos da sereia, ou seja, prendeu-se à razão. É uma metáfora que simboliza a proteção contra as ilusões da paixão.
Palavras que nos remetem as Sereias ou Sirenas: Beleza, Mistério, Sedução, Persuasão, Sensual, Amor, Feminilidade, Percepção e Emoção.
E para terminar, uma gracinha que encontramos durante nossa pesquisa, um trailer paródia do Funny or Die: A Pequena Sereia feita por Sofia Coppola. Confere aí! ?
Oi! Você ainda está aí? Não nos segue em nossas redes sociais?
Você não sabe o que está perdendo!
Tem sorteio de tattoo para todo Brasil no nosso site, tem transmissão ao vivo no nosso Instagram, tem muita inspiração de tattoo no nosso Facebook e no nosso Pinterest.
Ah, e se curtiu esse texto, clica nas palminhas para que nosso texto chegue à outras pessoas.
❤