Um super artista brasileiro:Tony Vilella

-


Nesse texto, o tattoo2me irá se aprofundar na história de um super artista brasileiro, ganhador de diversos prêmios e prestígio por onde passa nesse Mundão da Tatuagem e Arte.

Você irá conhecer a linha do tempo do artista Tony Vilella, que começou a tatuar em meados dos anos 2000 e hoje é reconhecido mundialmente na tatuagem.

Tudo começou há pelo menos duas décadas:

Como começou nos anos 2000:


Tony Vilella, nascido em 1987, em Porto Alegre /RS e morador de Viamão, cidadezinha do interior da capital, desde pequeno teve contato com arte, devido à influência de sua madrinha, que gostava muito de arte como pintura e artesanatos, o incentivando a desenhar.

Seu primeiro contato com a tatuagem foi em sua adolescência, quando no intuito de ajudar seu amigo que fazia curso de tatuagem, criava alguns desenhos e os dava de presente.
Foi ai que Neco, o professor de seu amigo pediu para conhecê-lo e o incentivou a tatuar.

Montou seu primeiro estúdio aos 18 anos de idade:


Aos 18 anos idade, em 2006 se profissionalizou e abriu seu primeiro estúdio, na cidade de Viamão no Rio Grande do Sul. Por diversos anos levou sua loja de tatuagem para o litoral gaúcho, sempre buscando o aperfeiçoamento.

Conhecimento e estudo em primeiro lugar:


Com o intuito de adquirir cada vez mais conhecimento e capacitação profissional, buscou em um dos grandes artistas do Sul do País, Verani Fontana, a base do conhecimento, aprimoramento e exemplo profissional, tendo sido seu aprendiz até conquistar uma vaga efetiva em sua loja de tatuagem, o que alavancou sua carreira.

Amante do realismo, sempre estudou a arte clássica em autoditada, buscando nesta as características que componham os seus trabalhos, sendo em simulações de pintura a óleo ou hiper-realismo.



Em 2017, buscou em um dos grandes nomes da arte clássica no Brasil, Paulo Frade, o estudo profissional da escola Italiana, pois enxerga na tatuagem uma maneira de transferir a pintura da tela para a pele, com os mesmos conceitos da arte clássica de luz e sombra, valores tonais e a riqueza dos detalhes.

As obras de Tony Vilella são hiper coloridas e realistas, e ele nos contou o motivo por seguir por esse caminho:

“Eu me encantei quando comecei a estudar realismo, onde os meus materiais eram livros dos mestres da pintura clássica. A maneira com que as cores, luz e sombra se comportam. Sou fascinado por isto!”

Reconhecimento Nacional:


Atualmente, um dos grandes nomes da tatuagem no Brasil, coleciona além de prêmios das maiores e mais conceituadas convenções já realizada no país, como Tattoo Week São Paulo e Brazilian tattoo convention, vaga de jurado em alguns eventos pelo Brasil e diversas turmas para as quais ministrou workshop.

São mais de 35 eventos, e participando de diversas maneiras: competindo, como jurado e ministrando workshops.



Tony contou sobre o prestígio de ser jurado nos eventos em que passou:

“Ser jurado é ter um reconhecimento pelo trabalho desempenhado e receber a confiança de que você vai analisar de maneira correta e imparcial o trabalho de outros artistas.
O momento do júri pra mim é um momento descontraído, pois ali eu posso trocar ideia com outros artistas que também estão julgando.”


Viajou pelo Brasil ministrando workshop’s para tatuadores profissionais, levando todo o seu conceito, visão e conhecimento, e atendendo a clientes nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

E quando o tema é passar conhecimento adiante, Tony realiza com maestria:

“Eu ministro workshop há alguns anos, pois através do work tenho a possibilidade de passar para outras pessoas o conhecimento que eu adquiri ao longo dos anos, assim podendo ajudar muitos tatuadores que precisam.

Eu também aprendo muito com cada um que esta ali participando, pois é uma grande troca de ideias e experiencias. Já ministrei diversos workshop online e presencial, em grupo e particular, mas os planos agora são meu curso online, que será lançado muito em breve.

Meu site de vendas já está em construção e as aulas estão sendo gravadas com o melhor conteúdo que posso oferecer.

Eu estou transpondo para este curso, todo o conhecimento ao longo de todos os anos da minha carreira e mais as novidades e experiencias que estou tendo aqui nos EUA, então as aulas que estarão para venda, realmente serão especiais.”

Tony experimentou diversos caminhos para chegar onde chegou e nos contou o que move a sempre buscar por mais:

“O que me move e o amor pelo que eu faço. Eu me desafio a ser melhor a cada novo trabalho.

A tatuagem tem me levado por caminhos que eu nunca imaginei quando iniciei neste meio e isto me faz ter cada vez mais vontade de seguir e buscar mais e mais.”  

Carreira internacional:

Em 2018, participou de umas das maiores convenções internacionais, evento este que reúne os maiores nomes da tatuagem no mundo, como Nikko hurtado, Paul Booth, Megan Massacre, Steve Butcher, Yomico Art, Dave Paulo, entre outros, tendo sido premiado na categoria “Melhor do evento”, categoria esta que premia o trabalho que se destacou entre todos realizados nos 03 dias do evento.

Atualmente mora e trabalha na cidade de NY. Neste ano de 2022 participou do Philadelphia tattoo Convention e Hell City Kilumbus, tendo sido premiado como melhor tattoo do dia nos dois eventos que participou. Tony tem participado de eventos da Villain art como parte do corpo de jurados.

Tony recebeu elogios até do maior de jogador de futebol do Brasil por uma tatuagem que fez: Homenagem ao melhor jogador de futebol da história @ronaldinho Gaúcho:

Apoio de Grandes marcas do mercado da tatuagem:

Tony nos contou que um dos desafios que enfrentou em território nacional era o acesso a bons materias para realizar seu trabalho, com a mudança pro exterior, pode entregar ainda mais qualidade para seus clientes.

“Acredito que o maior desafio tenha sido o acesso a materiais importantes para o desenvolvimento da arte. Infelizmente no Brasil tudo é muito caro e os materiais que realmente são ótimos, nem ao menos chegam no Brasil. Os materiais que chegam, se tornam quase que impossíveis de comprar. Apesar dos valores exorbitantes e dificuldade de acesso,  sempre priorizei a aquisição de tudo o que era necessário para o meu crescimento profissional e para obter a melhor qualidade para o meu cliente.”  


Sobre seus patrocínios, Tony é patrocinado pela melhor empresa de máquinas de tatuagem a Inkjecta, pela grande empresa de tintas RAW e pela renomada empresa de Mike DeVires , a Wipe Outz. Os patrocínios de Tony são escolhidos criteriosamente e Tony aceita apenas os patrocínios que realmente fazem a diferença no seu trabalho diariamente.  

Seu momento atual na tatuagem como artista e mentor

Quando um artista chega no ponto auge da sua carreira que é o caso do Tony, além de continuar levando sua arte para a pele das pessoas, tatuadores profissionais servem sua comunidade com ensino. E isso está nos planos do Tony como ele falou anteriormente, e sobre o futuro ele afirma que continuará ensinando:

“São inúmeros os projetos em andamento, muitos deles eu não posso contar por enquanto, mas o projeto que eu gostaria de ter feito há muito tempo, mas que agora está saindo do papel, é meu site de cursos. Em breve será lançado e meus cursos estarão à venda.”

Abaixo duas turmas certificadas pelo Tony:



E para seus clientes, ele continua entregando um trabalho espetacular que parecem fotos de verdade, e ele nos contou como é a escolha do desenho junto do cliente:

No primeiro momento eu sirvo como um mediador, tentando separar um pouco pelo o que eu julgo que seria de mal gosto e o que seria de bom gosto e a partir disso eu crio o projeto de maneira com que supere as expectativas do cliente e fique harmonioso.”  
 
E quase chegando ao fim da nossa entrevista, Tony deixa um ensinamento para nós, ele conta que é difícil ele escolher qual seu trabalho preferido quando se está sempre se aperfeiçoando.

“Costumo dizer que o meu trabalho preferido é sempre o próximo que vou fazer, pois a cada novo trabalho eu me desafio a ser melhor. Melhorar a execução, melhorar o tempo, melhorar os detalhes e assim por diante.”


Continue acompanhando a trajetória do artista Tony Vilella

Tony possui um site com seu portfólio e formulário para solicitação de orçamento:
https://www.tonyvtattoo.com

E se você deseja saber mais sobre cursos e também desenhos á venda, pode acessar aqui:
http://www.tonyvilella.com

E para participar do dia a dia do Tony e todas as novidades que virão, acompanhem seu instagram que é atualizado diariamente: @thetony_v

Muito obrigada Tony pela entrevista =)

 

Nicole Ognibeni
Nicole Ognibenihttps://tattoo2me.com
Jornalista apaixonada por novos sabores, tatuagens, viagens e animais. Vem pro meu mundo: @nicole.ognibeni / blog.tattoo2me.com

Mais desse autor

Mais Recentes

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

A Arte de Renascer: A Jornada Inspiradora de Gabriela Droguett

Burnout na tatuagem: O Renascimento Artístico de Uma Tatuadora

Tendências da tatuagem que estão com tudo em 2024

2024 já começou vários destaques e tendências incríveis que estão bombando no mundo da tatuagem...

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.