Além dos métodos convencionais de tratamento para a depressão, a yoga é uma prática que pode ajudar e muito quem passa por isso.
Infelizmente a ansiedade e depressão tem sido temas comuns em minhas rodas de conversa com amigos, familiares, empreendedores e pessoas conhecidas. Ninguém está livre disso, depressão é coisa séria.
No Brasil, a doença atinge 5,8% da população – taxa que está acima da média global (4,4%), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A ansiedade, cansaço excessivo, falta de sono ou sono em excesso, irritabilidade, desânimo, fome em excesso ou ausência de apetite, tristeza profunda, são alguns dos sintomas da depressão. O primeiro passo ao identificar esses sintomas é buscar ajuda médica e um tratamento psicológico.
Sei que pode ser difícil em um primeiro momento identificar e principalmente pedir ajuda, mas são passos muito importantes para tratar e conseguir vencer a depressão.
Mas porque a respiração e a prática da yoga ajudam a combater a depressão?
Confira o que diz essa matéria da revista digital Super Interessante:
“O motivo é simples: a prática regular da yoga libera serotonina, endorfina e propamina, substâncias capazes de aumentar a oxigenação sanguínea, o relaxamento muscular e a sensação de prazer. Soma-se a isso a redução dos níveis de cortisol, um hormônio ligado ao estresse.
O princípio ativo desse antidepressivo natural é a respiração. “Feitos lentamente e aliados à meditação, os exercícios respiratórios da ioga, chamados de pránáyáma, melhoram a oxigenação do cérebro e incrementam a produção dos hormônios relacionados à sensação de bem-estar”, diz a bióloga Elisa Harumi Kozasa, da unidade de medicina comportamental da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Algumas posturas iogues dão uma forcinha extra ao estimularem o funcionamento de órgãos como a tireóide, responsável pela produção de hormônios que gerenciam a velocidade das reações químicas de todas as células do corpo – o mau funcionamento dessa engrenagem é uma das principais causas dos distúrbios emocionais.
O alívio de sintomas como taquicardia, excesso de preocupação e pensamentos desorganizados – típicos de ansiedade e depressão – chega acompanhado pelo autoconhecimento e pela tranqüilidade. Os efeitos são tão positivos que, em muitos países, inclusive no Brasil, a meditação e a ioga vêm sendo usadas em escolas, hospitais e até prisões.“
Respirar e prestar atenção na sua respiração é um mergulho em seu interior, um processo lindo de contato da sua mente com seu corpo. De verdade, as experiências que eu tive praticando respiração muitas vezes até me emocionaram, pois eu nunca tinha parado pra me escutar e ter um contato assim entre corpo e mente.
Parece simples mas sei que em meio as dificuldades é sim um baita desafio. É importante lembrar que cada um tem sua própria dificuldade, precisamos entender que são processos individuais e únicos, cada um passa pelo seu.
Porém, por mais desafiador e difícil que esteja sendo, você é capaz de vencer cada etapa. No seu tempo, avançando um pouco a cada dia, você vai conseguir!
Quando seu lado emocional não está bem, dificilmente outras áreas da sua vida estão, e vice versa. Praticar yoga é conectar corpo e mente em um momento presente, e esse processo ajuda você a encontrar um equilíbrio e colocar tudo em perfeita harmonia.
O canal Yoga Mudra tem vídeos incríveis sobre yoga e depressão, veja aqui alguns deles:
Convido você a vir comigo e dar pequenos passos a cada dia. Eu comecei a me aventurar na yoga em casa durante o período de quarentena, senti necessidade de fazer isso por mim.
Tire uns minutos pra você também, se desconecte do externo e preste atenção na sua respiração.
Para inspirar, veja essas fotos incríveis do Instagram da @yogabylindsay:
Pra finalizar, deixo um recado com muito amor e intenção de que você que está lendo, fique bem: Você é importante, tudo isso vai passar!
Obrigada por estar aqui, continue acompanhando o conteúdo feito com carinho aqui no blog.
Imagem de capa: Erik Brolin on Unsplash
Fonte: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/e-verdade-que-a-ioga-ajuda-a-tratar-a-depressao/
Até o próximo texto =)