A prática da yoga para mulheres grávidas ajuda a preparar o corpo para receber as mudanças devido a gestação.
A gravidez é um momento de muitas mudanças no corpo da mulher e estar em sintonia com movimentos de yoga e respiração podem ajudar a tornar esse período mais leve e agradável.
Durante o período gestacional as mamães passam por um grande processo de mudanças no corpo e a conexão através da yoga nesse momento ajudam até o período do parto.
Mas atenção mamãe: Peça sempre orientação ao seu médico antes de realizar a prática de yoga para fazer tudo com leveza e segurança.
Olha que linda essa mamãe e professora de yoga que encontramos no Instagram, Katarina Rayburn:
Algumas dicas para as gestantes que querem praticar yoga, encontradas no site da organização Arte de Viver :
As posturas de yoga podem ajudar a garantir um parto mais fácil. No primeiro trimestre, opte pelas posturas de yoga que são feitas em pé, uma vez que elas ajudam a fortalecer os músculos das pernas, a melhorar a circulação, a aumentar a energia e podem também ajudar a reduzir as cãibras nas pernas.
“Relaxe com as técnicas de respiração. O segundo e o terceiro trimestre são próprios para relaxar e trazer energia a partir das técnicas de respiração (…) Elas vão ajudá-la a lidar com suas mudanças emocionais e também a relaxar completamente sua mente.” Via Arte de Viver.
Eu ainda não sou mãe, mas pesquisando e estudando sobre o assunto encontrei a Pri Leite. Ela é professora de yoga e tem um canal incrível no Youtube com vídeo aulas de yoga e durante sua gestação, ela compartilhou exercícios especialmente para as gestantes:
De acordo com a Pri, esses exercícios ajudam a manter a flexibilidade, o equilíbrio e a força. Ela compartilhou em seu canal uma sequência de exercícios e respirações que fazia antes ou depois de uma caminhada.
Veja alguns dos seus vídeos:
A prática da yoga é linda e traz uma conexão única com o corpo e a mente, não seria diferente para mulheres grávidas em um momento tão incrível, né?
Além das posições de yoga, as grávidas podem ter um momento de boa energia ouvindo os mantras e cânticos em sânscritos chamados bhajans.
“As vibrações dos cantos tem um impacto profundo e positivo no crescimento do bebê. Isso porque os mantras ativam os centros de energia sutis no seu corpo, produzindo um efeito calmante, energético e purificador. É por isso que cantar com frequência é considerado como a yoga do som.” Via Arte de Viver
Lembre-se que nada substitui as indicações de um médico e profissionais da saúde, esteja sempre em contato com seu médico e tenha uma linda gravidez.
Para inspirar você, veja que lindas essas mulheres grávidas praticando yoga:
Pra fechar com chave de ouro, essa sequência inspiradora de posições de yoga para gestantes, da Instagramer Summer Perez:
Muito obrigada por ler até aqui, e se você está grávida: Desejo uma boa gestação, com muita saúde e amor!
Gostou desse texto? Continue aqui no blog e acompanhe nosso conteúdo!
Foto de capa: by Ignacio Campo on Unsplash