Se você acredita que a tatuagem nunca influenciou a moda, separamos uma lista com dez encontros marcantes da tattoo com a moda.
Para isso convidei a Larissa Silveira, designer de moda e dona da marca TRASHON.RIO para listar os momentos mais marcantes entre moda x tattoo:
www.trashon.com.br
1 – Ed. Hard Em 2002 licenciou seus desenhos e lançou a primeira linha de roupas, apresentando life stile alternativo e visual único e inovador como manifestação artística.
Leia mais aqui: https://edhardybr.com.br/pages/historia
2 – Mcd no verão 16/17 lançou uma coleção inspirada nos temas de tatuagens sendo nomeada de “Old school”:
3 – Leds tattoo criam a coleção capsula para C&A com inspiração em traço old school, black work e símbolos relacionados ao universo da tattoo que mescla um olhar moderno aos clássicos, inspirados no estilo urbano para trazer o universo da tatuagem aos fans da marca.
Leia mais aqui: https://vejasp.abril.com.br/blog/beleza-de-blog/tatuagem-e-o-tema-da-nova-colecao-da-c-amp a-em-parceria-com-o-estudio-led-8217-s-tattoo/
4 – Jean Paul Gaultier foi um dos grandes nomes da moda, que utiliza os clássicos desenhos em suas estampas. Nos anos 90 ele introduz os desenhos vindo das clássicas tatuagens para sua grife e virou uma de suas assinaturas.
Leia mais aqui: https://ffw.uol.com.br/noticias/moda/as-ideias-e-os-desfiles-que-deram-forma-a-carreira-de jean-paul-gaultier-que-se-despede-da-moda/
5 – Chico Rei convidou Iann Beneleti e Xurume para desenvolverem desenhos exclusivos que foram transformados em estampas com linhas mais geométricas e muito grafismo, além de elementos da fauna e flora americana. Outra referência foi os motivos de pintura corporal, especialidade de Xurume.
6 – Sullen em 2001 foi influenciado pela cultura californiana e pela arte inspirada em tattoos. Um dos co-proprietários, tatuador desde 96, trouxe ideias da cultura da tatuagem e misturou com as tendências da moda para criar Sullen.
https://www.sullenclothing.com.br/
7 – Givenchy no outono\inverno de 2014\15 lança coleção de acessório batizada como ‘Black Tattoo’ que conta com itens inspirados em tatuagens. O estilista da marca, Ricardo Tisci, é um dos maiores defensores da cultura urbana transformada em roupas.
8 – Rafael Costa K, ex-pixador e estilista, em 2014, em parceria com tatuadores brasileiros e modelos tatuados até o pescoço, lança coleção de cuecas para Underbrazil.
9 – Zero (Rodrigo Barbosa) acredita que os dois trabalhos (tatuador x estilista) têm a ver com adorno corporal. Criou para brasileiras Doc Dog e Petrorian e agora aplica suas “tatuagens vestíveis” na marca Sumeno.
10 – Jun Matsui entre os anos de 97 e 2006, assinava as coleções da sua própria marca de roupas em Tokyo, centro da moda e uma das áreas de cultura de rua mais vibrantes do mundo. Por muito tempo acreditou que não conseguia diferenciar a seriedade da cultura da tatuagem da efemeridade da moda. Hoje acredita que às duas são a maior expressão de vaidade.
Curtiu?
Continue acompanhando o blog =)
Foto de capa: Daniel Adesina no Pexels