Artes corporais: Descubra o transcender

Descubra, nesse texto, como e o quanto somos e fomos as artes corporais ao longo de nossa história. Descubra o transcender das artes corporais!

-

O costume de modificar e adornar o corpo acompanha a humanidade à milhares de anos, e evoluiu até os dias atuais integrando de forma quase generalizada com as sociedades modernas globalizadas, em uma trajetória de evolução que ganhou muita força nas ultimas décadas com a evolução das ferramentas, materiais e técnicas, assim artes ancestrais se adaptaram, e em toda parte podemos ver corpos adornados de diversas maneiras. E agora, cabe a nós receber com muita honra e alegria essa herança artística cultural tão antiga e diversa que toca no mais profundo e desperta variadas emoções em pessoas, famílias e sociedades e ainda briga por respeito e reconhecimento: as artes corporais.

A descoberta de um corpo congelado entre a Áustria e a Itália nos revelou a mais antiga pele tatuada que se tem conhecimento e, “Ötzi”, como foi chamado, tinha 61 marcas pintadas e idade de 3300ac. À partir daí, só crescem os relatos de modificações e pinturas corporais assim como em múmias egípcias de 2000ac, as tatuagens japonesas tem registros de 500ac, os Romanos da época de Cristo e daí em diante, o pacifico sul onde a partir das explorações do capitão britânico James Cook, onde relatou com surpresa as inúmeras tribos tatuadas e é considerado o responsável das inserção das marcas corporais ao mundo moderno civilizado em meados do século XVIII.

É no fim do século XIX e em todo século XX que acontece o que podemos chamar de renascimento das artes corporais, onde se instituem estúdios, estilos, terminologias, classificações e principalmente todo um pensamento em torno do assunto e se torna do conhecimento de toda sociedade civilizada moderna as diversas técnicas de modificação corporal. Na tatuagem, o desenvolvimento artístico alcança níveis de refinamento comparáveis a qualquer outra forma de expressão pictórica com resultados antes alcançados somente por grandes mestres das artes tradicionais. Nas Artes Plásticas, artistas como Marcel Duchamp, Yves Klein entre outros, dissertam sobre o corpo como suporte conectando de vez as tradições tribais aos pensamentos da arte contemporânea.

Na atualidade, a diversidade de possibilidades e crenças que fazem alguém aderir a uma modificação corporal nos mostra a complexidade do espectro emocional-cultural de nossa civilização revelando uma grande mudança da maneira de pensar sobre a arte corporal onde o indivíduo que antes fazia parte de um aspecto cultural exclusivo hoje tem uma pluralidade de interações culturais e ideológicas para definir que tipo de finalidade vai adotar ao adquirir uma modificação corporal e interagir sua configuração de crenças com a de outras pessoas.

E é nesse momento de transformação da sociedade que nos encontramos curtindo uma tatuagem que acabou de ser feita do outro lado do planeta através das redes sociais e canais de divulgação do assunto, em uma dinâmica de interação que influencia de imediato toda rede de pessoas que hoje tem em suas mãos a responsabilidade de cuidar dessa herança milenar, mas que ainda sofre inexibilidade das frentes acadêmicas e institucionais, mesmo levando uma imensa bagagem de ciência e cultura humana e que antecede muitas das ciências modernas, tocando nas razões mais profundas da alma e revelando sobre o corpo suas belezas e inquietações.

Enquanto evoluímos com o transcender das artes corporais, vamos nos emocionar, admirar e valorizar essas expressões nessa grande galeria de arte tribal moderna que é nosso lindo e diverso planeta e descobrir como e quanto somos as artes corporais ao longo de nossa história.


Sou Felipe Mello Tatuador, natural do Rio de Janeiro, gosto de pesquisar tudo relacionado a artes corporais e música, uso essas experiencias como temas de abordagem para meus textos. Obrigado por estar aqui também.
Para saber um pouco mais visite meu instagram: www.instagram.com/_felipe_mello


CONTINUE NO BLOG…

Arte no isolamento social: você já apoiou um artista hoje?

Felipe Mello
Felipe Mello
Evolvido no mundo das expressões artísticas visuais e musicais desde a infância, natural do Rio de Janeiro, emergi no mundo das artes corporais no começo da década de 2000 quando comecei a tatuar, o que me levou a querer estar evolvido de forma mais significativa, passando a levar a pesquisa autodidata como forma de aprofundamento técnico, em 2012 entrei para escola de Belas Artes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro onde ainda continuo, hoje faço parte como colaborador do blog tattoo2me levando um pouco dessa minha experiencia através dos meus textos.

Mais desse autor

Mais Recentes

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

A Arte de Renascer: A Jornada Inspiradora de Gabriela Droguett

Burnout na tatuagem: O Renascimento Artístico de Uma Tatuadora

Tendências da tatuagem que estão com tudo em 2024

2024 já começou vários destaques e tendências incríveis que estão bombando no mundo da tatuagem...

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.