Olá pessoal, vim trazer a dúvida de uma seguidora e algumas explicações sobre tal.
Acredito que muitos outros tatuadores(as) também possuem (principalmente quem está começando a carreira na tatuagem).
“Como pigmentar Branco e Amarelo?”
As tintas para tatuagem são normalmente obtidas por suspensão de um corante num líquido apropriado, como água, álcool, glicerina ou uma mistura destes, porém, sua composição pode ser variada conforme a tonalidade do pigmento.
Para alguns tatuadores com um pouco mais de experiência, o processo de pigmentação da tinta branca ou amarela (assim como de outros tons) é similar à aplicação do preto, que é a tinta mais utilizada em tatuagens.
Em uma breve entrevista com dois amigos de trabalho, Rafa Krek (@rafa.krek.tatuagens) e Jessica Nie (@jessica.nie.tattoo). Conversamos um pouco sobre como seria na prática a aplicação da tinha branca na tatuagem, e chegamos a conclusão de que a forma que se aplica varia entre cada profissional e como estão acostumados a trabalhar, da mesma forma, quando perguntamos se determinada região do corpo dói para tatuar, e novamente, a dor é relativa para cada pessoa.
Dentro do processo é extremamente importante conhecer os materiais que se usa, assim como, suas máquinas, cabos, fonte, tintas e até mesmo os bicos/ biqueiras, cartuchos e agulhas; quando utilizamos por exemplo um bico de aço (que pode ser limpo e higienizado com detergente enzimático e água destilada, auxílio de uma cuba ultrassônica e uma autoclave), o contato da agulha com o bico pode acarretar em pequenas fuligens do material, que consequentemente existe a possibilidade de acinzentar a tinta branca, visivelmente passa desapercebido, mas também pode influenciar no resultado da sua tatuagem.
Assim como comentado anteriormente, se o bico de aço não for corretamente limpo ainda poderá haver secreções de outras tonalidades de tintas que podem também interferir na cor desejada.
Outro recurso que pode-se utilizar para uma aplicação de branco, são os bicos descartáveis (de uso único e individual, que devem ser descartados em lixos com procedência hospitalar e retirado corretamente do espaço para evitar contaminações; salientando também, o lixo considerado hospitalar não pode ser descartado com o lixo comum).
Formas de aplicar
Existem diversas formas de aplicar branco, amarelo e outros tons claros em uma tatuagem, o processo pode ser feito conforme o conhecimento em aplicação ou conforto de cada profissional, vou deixar aqui alguns exemplos:
- Há tatuadores que diminuem a voltagem da máquina, aplicam, limpam e repetem o processo por mais algumas vezes após um breve “tempo de pele”/“descanso de pele” (pausa que é feita no intuito de esperar abaixar um pouco a vermelhidão da região tatuada, e poder identificar onde pigmentou), após esse período se identificar uma região que não houve a pigmentação desejada, a aplicação é feita novamente. Em casos de tatuagens grandes, alguns tatuadores fazem este mesmo processo de aplicação. No momento de dar um tempo de pele, vão para outra região até passar a vermelhidão e novamente retornam aquele lugar caso sintam a necessidade, e identifiquem que a pele está apta a receber o pigmento, sem riscos de machucar.
- Também aqueles que aumentam a voltagem de suas máquinas e fazem a pigmentação com a pontinha da agulha, pois dependendo do material, na ausência de firmeza e domínio do que está fazendo pode causar danos graves à pele do(a) tatuado(a).
Estes foram alguns exemplos sobre como pigmentar branco e amarelo na tatuagem. Importante lembrar também que a espessura da tinta pode variar de acordo com a marca e também é um fator a ser considerado na hora da pigmentação.
Com o passar do tempo, seguimos em busca dos melhores resultados e qualidades de trabalhos para nossos clientes, e é sempre muito válido ressaltar a importância de estudar para que consiga chegar onde almeja dentro de sua área profissional.
Lembrando também que as informações acima, são baseadas nas minhas experiências e de alguns tatuadores, e que com o seu próprio desenvolvimento na tatuagem terá também bagagens únicas, ou similares a essas.
Espero que essas explicações possam ajudar! sigam também o meu trabalho no Instagram @davipaiva.tattoo 😀
Capa: Anna Shvets no Pexels