Das muitas frases que os tatuadores ouvem, sem dúvida, a mais falada é a famosa “poxa, o preço ta meio salgado ein!” Caso haja esse questionamento na hora do seu orçamento, separei algumas categorias, para você cliente, entender melhor como funcionam os bastidores do profissional de tatuagem.
Material
Com a chegada da pandemia, todos os insumos necessários para a tatuagem ficaram mais caros. Fonte, Máquina de tatuagem, tinta, biqueira, agulha, batoque, stencil, dentre outros, tiveram um aumento considerável ou estão com o estoque baixo por falta no mercado. Mas o campeão foi as luvas de procedimento, material de uso constante que não podemos nem pensar em economizar, teve um aumento médio de 700%.
Estrutura (Estúdio)
Na hora de fazer sua tatuagem, nada melhor que um estúdio bem localizado, com estacionamento, ambientes climatizados, decoração aconchegante, televisão com cabo, wi-fi, cafézinho, um videogame, mesa de sinuca. Tudo isso desprende de um investimento e uma constante manutenção.
Marketing
Hoje em dia, nos deparamos com um cenário onde é primordial o marketing digital, quem não usa esse meio de divulgação, acaba ficando cada vez mais invisível diante do mercado, dependendo apenas do boca a boca ou de clientes de porta.
E além do tempo investido nas plataformas que seu trabalho está sendo divulgado, existem os impulsionamentos, que são pagos. Tudo pra aumentar o raio de divulgação de sua marca.
Aprendizado
E por fim, e muito importante, é a evolução do material humano, o tatuador. Que investe dias e noites melhorando seu traços, conceito de pigmentação, regulagem de máquina e altura de agulha para determinadas partes do corpo, treina em peles artificiais, treina em amigos e conhecidos pagando do próprio bolso o material, compra cursos, Workshops, corre atrás para aprender cada dia novas técnicas de divulgação, contrata fotografo para seu portfólio, investe no melhor celular para suas fotos, investe em viagens para outras cidades e países para aprender novas técnicas e buscar mais conhecimento. E convenhamos que a tatuagem não dá dinheiro logo de cara, né!
Bom, resumindo esse apanhado de informações, conseguimos compreender que, até o tatuador chegar e precificar a tatuagem para o cliente, com certeza ele está colocando em pauta o quanto ele investiu em todos esses tópicos acima. E tirando que com essas cartas na manga, o cliente terá um nível de satisfação com o trabalho executado muito alto e com certeza acima do esperado.
E vai me falar que uma tatuagem única e bem feita não levará sua auto estima as alturas? Afinal, o barato sai caro, né?!
Curtiu essa matéria? Então me segue no @flip_wronski e fique por dentro das novidades que rolam na minha página!
Fellipe Wronski
Tatuador e Ilustrador
São Vicente – SP