O artista, especialista em preto e cinza, conta sua história com a tatuagem.
Do gosto por desenhos na infância, passando pelo primeiro contato com a tattoo aos 13 anos. A história do artista Carlos Lins com a tatuagem vem desde cedo.
Hoje ele é especialista em preto e cinza e faz trabalhos elaborados, cheios de detalhes.
Se você curte tattoos nesse estilo, vai amar conhecer mais o artista!
Conversamos com Carlos Lins para conhecer sua história e como foi sua jornada no mundo da arte.
Ele nos contou também como se inspira e os planos profissionais para o futuro.
Vem com a gente!
Perguntamos ao Carlos quando ele decidiu se tornar tatuador de como foi sua história com a arte. Vamos ver o que ele respondeu?
Carlos: Bem eu sempre fui muito curioso com tudo desde de muito cedo sempre buscando algo que pudesse fazer e me destacar, fazer diferente sabe. Sempre tive um gosto apurado por desenho, tanto que era o aluno nota 10 nas aulas de artes. Até que aos meus 13 anos, escondido do meu pai que é militar, fui fazer uma tatuagem. Fiz um sol no meu braço, e quando vi o tatuador fazendo eu definitivamente decidi que queria e poderia fazer aquilo também!
Na época quem me tatuou não era um profissional, até porque profissional algum tatuaria alguém com 13 anos! Voltei para casa com aquilo na cabeça, como na época não se tinha informações e pouco acesso à internet, então comecei a guardar dinheiro e toda semana comprava uma revista de tatuagem e passava horas olhando trabalhos, materiais de tattoo, até que consegui a minha primeira máquina aos 14 anos!
Uau, desde muito novo a paixão do Carlos por tatuagem já era grande!
E essa história só estava começando:
Quem foi a pessoa que mais te apoiou na carreira, e o que ela fez?
Carlos: De cara, a pessoa que mais me apoiou foi minha querida avó (já falecida).
Ela sempre me apoiava em tudo e não foi diferente com a tattoo, inclusive foi umas das minhas primeiras cobaias, hehehe.
“Minha querida avó, foi realmente muito importante nesse processo.
Na época era difícil falar em ser tatuador, até porque não era tão popular, mas ela nunca deixou de acreditar!”
Qual foi o momento mais marcante na história da sua carreira até hoje?
Carlos: É difícil falar de um só momento, existem alguns, mas acredito que 2 fatos marcaram muito pra mim e posso dizer que a partir daí as coisas mudaram.
O primeiro foi meu primeiro prêmio em convenção e foi um 2º lugar na categoria Artfusion em 2017! Foi na Expo Tattoo Floripa, ganhar esse prêmio nesse evento concorrido demais, e com grandes artistas foi incrível! Foi uma sensação única e me deu ânimo e motivação, nunca esquecerei essa sensação!
O segundo foi a minha primeira viagem para Europa e meu primeiro evento internacional onde participei do Lisbon Rock Tattoo Fest.
“Nunca tinha me visto fora do meu país e lá estava eu expondo em um evento em Portugal, ao lado de grandes nomes e marcas que até então só tinha ouvido falar. Isso me agregou e muito!”
Realmente são acontecimentos emblemáticos na carreira de um artista e nós notamos a felicidade do Carlos só de lembrar de cada momento que viveu!
Além disso, ele e seu amigo Jaco Santos são os organizadores da Oeste Tattoo Fest em Concórdia SC, que teve edições em 2017 e 2018!
Carlos Lins também é proprietário da Exclusive House tattoo na cidade de Herval D’Oeste SC.
Vamos conhecer mais sobre ele? Queremos saber agora sobre curiosidades!
Tem alguma curiosidade em sua vida que quando você conta as pessoas se surpreendem?
Carlos: Não sei se tem algo diferente, às vezes o fato de ter um pai militar, alguns ficam surpresos: “Nossa como ele deixou você virar tatuador e não militar”.
Mas isso se deve ao período que comecei! Porque hoje meu pai super me apoia e muitas vezes lá no início financiou grande parte desse meu sonho.
Continuando, queremos te convidar a se aprofundar nas características que tornam o trabalho do Carlos único!
Vamos falar mais sobre as referências e particularidades do artista.
Como você descreve seu processo criativo?
Carlos: Isso vem bem natural, tem dias que é muito mais fácil e dias que tenho um bloqueio maior. Depende muito do cliente, da vibe que ele transmite e da liberdade que ele dá.
“Eu gosto de mesclar um pouco dos estilos, então pego um pouco de cada coisa que gosto, e deixo fluir.”
Quem inspira você na tatuagem e na pintura?
Carlos: Eu me inspiro com histórias, trazer um enredo para dentro da tattoo é a maior inspiração! Tem muitos artistas bons que servem de referência, não vou citar nenhum porque é injusto, talvez não tenha o peso certo para cada um.
“Eu realmente gosto de ver coisas diferentes na pintura que me remete a uma história para poder contar.”
E tem coisa mais expressiva do que contar uma história através da arte?
Seja na pintura, desenho ou tatuagem, as histórias tomam suas formas e encantam cada vez mais.
Esse papel o Carlos executa incrivelmente com sua arte, dá uma olhada:
Quem são seus clientes? Como são os hábitos deles, o que eles mais conversam com você?
Carlos: Meus clientes na maioria das vezes se tornam meus amigos. Amigos mesmo, de fazer churrasco, conversar… Tenho muitos grandes amigos que conheci em uma sessão de tattoo. Eu sou muito brincalhão, gosto de música sertaneja raiz, falamos de músicas, viagens, geralmente o tempo passa tão rápido.
“Adoro meus clientes, eles fazem meu dia melhor!”
Qual foi a história mais bonita que você já tatuou?
Carlos: Ah tem tantas histórias, mas sem dúvida uma que me marcou muito, foi quando tatuei uma fênix em um cliente cego. Ele buscou algumas indicações e confiou a mim esse trabalho, e o processo foi incrível. Ele confiou a mim algo que ele nunca iria ver e que para ele significa tanto! Depois de muita depressão por ter perdido a visão, ele decidiu recomeçar, e a fênix significava esse recomeço. Então fazer parte desse e outros momentos é realmente incrível!
Ou seja, encontrar artistas de confiança como o Carlos Lins, é essencial para tornar aquela história eternizada ainda mais especial!
Quais são as tatuagens que mais procuram você para fazer?
Carlos: Meu estilo é o preto e cinza, dentro do estilo já tatuei de tudo. Gosto de pontilhismo, e também já fui premiado na categoria, mas o realismo preto e cinza se tornou muito popular e procurado. Teve uma época que tatuava quase todo dia leões, lobos, animais…acho que todos tatuadores no estilo tiveram essa fase.
No geral o público vai pela tendência, então se tiver dentro da minha linha de estudo eu faço com prazer!
Estamos quase finalizando nossa entrevista, mas antes perguntamos para o Carlos quais são os seus planos para o futuro:
“Eu pretendo focar agora na carreira internacional, ser reconhecido em outros países, estudar sempre, fazer meu melhor para os clientes… Esses são alguns planos para os próximos anos, continuar o processo que venho praticando para ter uma carreira sólida, sem exibicionismo apenas dando o melhor. Eu acho que é o que todos buscamos: reconhecimento, dentro ou fora de seu país.”
Nós estaremos aqui acompanhando e torcendo pelo sucesso do artista! Afinal, é fantástico poder mostrar para o mundo o talento dos nossos tatuadores Brasileiros.
O mundo é seu, Carlos!
Muito obrigada pela entrevista!
Por último, continue acompanhando o artista nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/carlos.linss/
Entre em contato: [email protected]
E você que está lendo, fica com a gente que tem outras matérias e artistas inspiradores aqui no Blog do Tattoo2me!