Como migrei do Jornalismo para a Tatuagem

Para início de conversa, gostaria me apresentar e contar um pouco sobre minha caminhada até a tatuagem.

-

Olá, pessoal, tudo bem? É uma alegria enorme integrar o dream team de escritores do Tattoo2me. Para início de conversa, gostaria me apresentar e contar um pouco sobre minha caminhada até a tatuagem.

Sou Monique Barcellos*, tenho 36 anos, mais conhecida como Nique, nascida e criada em de Saquarema-RJ, minha terrinha abençoada. Moro no Rio de Janeiro há 2 anos :))

PORQUE INGRESSEI NA TATUAGEM

Muitos me perguntam: “Nique, por que você ‘abandonou’ o jornalismo e escolheu a tatuagem?” – Nasci artista, não abandonei o jornalismo, que é uma função vitalícia. Até porque sabemos que nós tatuadores somos autônomos e fazemos nosso próprio marketing, redes sociais, enfim. Inclusive, o jornalismo me deu uma base fundamental para essa transição. Já são 6 anos desenhando realismo.

Sempre conciliei bem a arte e o jornalismo que, para mim são duas faces de uma mesma moeda. A diferença é que os polos se inverteram e hoje me dedico mais a aflorar meu lado artístico, o que antes acontecia com o jornalismo. Mas é algo muito natural, nunca forcei. E nunca deixei de gostar do jornalismo, sinto falta de me expressar por palavras. Por outro lado, a arte sempre foi sorridente e gentil. Me conquistou, mas nunca me disse que seria fácil. Hoje estou em um relacionamento sério com a tattoo, há pelo menos 2 anos.

Muitos dizem que é dom. Não acredito que haja dom que resista ao mercado e à pressão do cotidiano. Temos que nos empenhar todo santo dia (aquela coragem de sair do CLT pro MEI, quem nunca?). Mas não há nada melhor do que contemplar a si mesmo com o que se gosta. Com desenhos de Realismo portrait algumas pessoas sempre me perguntavam: “Você tatua também?” Estive em alguns estúdios pela minha cidade natal e depois que mudei pro Rio, foram mais opções. Meu foco são as artes autorais no estilo Art Fusion com Realismo Colorido, e também gosto muito de Black Work e Fineline.

O artista depende de seu público e essa troca é fundamental. Passei pela dança, esportes, poesia, desenhos. A tatuagem me contemplou para unificar todas essas projeções, encontros, nesse caminho sigo evoluindo a cada trampo. Penso em tatuagem e estudos 24 horas por dia. Invisto e me dedico ao máximo. Não é uma escolha aleatória nem uma aventura. É amor por tudo que faço.

E o Tattoo2me chegou com uma brisa suave, natural, assim como as ondas de Saquarema, que recobram minha consciência com a mais genuína a definição de conexão. Minha missão aqui é refletir o melhor dos 2 mundos: tatuagem e jornalismo cultural.  Dentro desse enredo, não poderia estar mais grata e feliz.

Monique Barcellos (Nique) Foto: Carine Bravo

JORNALISTA

Sou formada em jornalismo há 14 anos, porém, desde meus 16 anos de idade, trabalhei na área, com diagramação e edição de arte no jornal local do meu  saudoso pai. Depois fiz diversas matérias de surf, isso lá nos anos 2000.

Desde 2002, fui correspondente dos sites Rico Surf e Waves do Portal Terra, dois dos maiores veículos de mídia especializada. Trabalhei em algumas mídias locais e no serviço público e cheguei a cobrir 3 etapas do mundial WSL (World Surf League) na “Capital do Surf”, quando atuava como Diretora de Comunicação na Prefeitura de Saquarema até 2018.

Na faculdade, em Niterói, comecei a produzir um programa de rádio, foi o que iniciou minha trajetória no jornalismo cultural, com ênfase no Hip Hop. Meu programa Som de Rua ficou 4 anos no ar e acabou em um podcast que criei na plataforma do Mysapace (uma espécie de Spotify da época).  Me formei em 2007, com o primeiro TCC do Estado do Rio de Janeiro sobre Rap Carioca. Depois eu soube que meu primeiro trabalho científico virou objeto de pesquisa na Universidade Federal Fluminense (UFF).

BLOGUEIRA RAIZ

 Em 2009, fundei meu Blog com poesias e entrevistas sobre rap e ragga/dancehall. Na mesma época fui correspondente no Blog da marca XXL Co.  – uma das primeiras grifes de Hip Hop de São Paulo – que vestiu artistas como Mano Brown, Sabotage, Dina Di, entre outros.

Sobre as poesias do antigo blog, foram reunidas no meu primeiro livro “Instintiva Em Prosa & Verso” (Multifoco), publicado em 2013.

E segui até 2019 com projetos e conteúdos sobre Rap: assessoria, produção de conteúdos online e cobertura de eventos, até fundar meu próprio site Rap de Fato, que ficou 2 anos no ar e revelou alguns talentos da cena. E agora escrevo aqui pra vocês, queridos do Tattoo2me! :))

ARTISTA

Acredito que o que todas as minhas atividades convergem no fator humanização de um fato, de um desenho, uma tatuagem. Ainda é sobre isso: emoções, vivências e referências pessoais, trocas e diálogos. Diferente do que se pode imaginar, a arte sempre permeou meus trabalhos, sempre dava um jeitinho de conciliar com pintura, desenhos e afins.

Cheguei a ganhar um prêmio nacional, em 2012, com minha primeira tela, tinta acrílica sobre madeira, no salão de artes promovido pela ABD (Associação Brasileira de Desenhos e Artes Visuais), o Troféu Criatividade e expus em um evento na Gávea-RJ. Em 2015 comecei a desenhar realismo também por conta própria, depois de assistir alguns vídeos em casa e não parei mais.

Espero que meu relato tenha sido útil pra você.
O que achou dessa minha verdadeira saga?
Se identificou? Deixe seu comentário.

(*)Monique Barcellos é jornalista, tatuadora e ilustradora do Rio de Janeiro.

Monique Barcelloshttp://linktr.ee/nique.tattoo
Expansiva, multi-habilidosa, sou formada em Jornalismo há 14 anos. Nascida em Saquarema-RJ. Tenho 37 anos e atuo como tatuadora no Rio de Janeiro. Artista plástica autodidata, produzo telas e murais (pinturas decorativas em paredes, portas e afins) desde 2009. Ganhei o Prêmio Nacional do Salão da ABD (Associação Brasileira de Desenhos e Artes Visuais) em 2012, com o Troféu Criatividade. Faõ desenhos e retratos realistas desde 2015 e comecei oficialmente na Tatuagem em 2019. Em 2021 ganhei o Prêmio Internacional EXPO TATTOO PORTUGAL na Categoria Revelação e fui a única mulher participante da edição. Escrevo artigos e matérias para o Blog Tattoo2me, sempre com temas mais pedidos ou com alguma curiosidade do público em relação à ética, empreendedorismo, arte e o que mais surgir.

Mais desse autor

Mais Recentes

Liberado estilos de tatuagem no blog do tattoo2me!

Nos últimos 2 meses foram mais de 30 matérias novas no blog do tattoo2me, e dentro delas falando sobre diversos estilos de tatuagem!

Tatuagem Abstrata no Brasil: arte abstrata na pele!

Das telas para as peles, você irá mergulhar na tatuagem abstrata, e conhecer quem são os artistas brasileiros que estão nesse movimento artístico.

Tatuagem colorida: Joga mais cor que está pouco!

Aqui não tem economia de cores, esse texto é para quem ama tatuagem colorida e busca por tatuadores e tatuadoras para fazer sua arte colorida!

Publicidade

Mais Populares

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

Significado da tatuagem de Lobo

Conheça o significado da tatuagem de lobo e veja mais de 30 inspirações de tatuagens desse animal que chama tanto a nossa atenção e está presente em tantas histórias.

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.