Tatuagem vegana: arte sem crueldade com animais (Pt. 2)

O que é tatuagem vegana? É tatuar um coelhinho, um porquinho ou vegetal ou usar a hashtag #govegan? É quando o tatuador atende apenas clientes veganos? Ou quando o tatuador usa tinta vegana?

-

Por Monique Barcellos *

Se você chegou até aqui, é porque já leu a Parte 1 desse artigo e entendeu o fundamento e a relevância mundial do veganismo: escolhas conscientes levam à produtos sem origem animal em suas composições, reduzem o impacto ambiental, melhoram a sua saúde e autocuidado.

Pois é, a consciência é um caminho sem volta. E você me pergunta: “E agora, Nique? Como posso, de fato, aliar o meu trabalho, o processo da tatuagem e sustentabilidade?”.

Confira esses 4 passos a seguir:

1.REDUÇÃO DO CONSUMO DE PLÁSTICO: nesse cenário em prol da preservação ambiental você pode reduzir o impacto na produção de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), substituindo plástico comum por material biodegradável. É uma solução muito válida. Além disso, o seu estúdio pode pesquisar por marcas de papel reciclado, transfer (papel ectográfico) e papel toalha de origem vegetal. Implementar a coleta seletiva, não só para o resíduo contaminante e estender para outros materiais descartáveis, orgânicos e inorgânicos, etc. Uma dica de marcas de papel ectográfico vegano: Spirit, Stencil Stuff e Mboah.

2. UTILIZAÇÃO DE TINTAS VEGANAS: você pode optar por marcas de tintas “cruelty-free”(sem crueldade). Sabia que a maioria das marcas de tintas de tatuagem possui glicerina (de origem animal) em sua composição? E muitas tintas podem conter o pigmento vermelho, extraído do inseto chamado cochinilha, ou Carmin.

Fora isso, a maioria das tintas pretas é feita de ossos queimados, os chamados Black Bones. Por isso, separei uma listinha com algumas marcas que são “cruelty-free”: Eletric Ink, Intenze Color, Solid Ink, Silverblack Ink, Everlast, KuroSumi, SkinCandy, Eternal, Stable Color e Verde Flor.

3. CONSUMO E INDICAÇÃO DE PRODUTOS DE HIGIENE VEGANOS: como vimos na Parte 1 desde artigo, o mercado de cosméticos e produtos veganos de origem orgânica voltados para a pele e cabelos, maquiagem é cada dia mais acessível. Você pode utilizar desde o sabão vegano, até óleos essenciais durante o processo da tattoo. Pode recomendar e até revender cosméticos de origem vegetal para o pós-tattoo do seu cliente (sabão, óleos essenciais, cremes hidratantes, protetor solar, etc.)

4. NOVA EXPERIÊNCIA E BRINDES VEGANOS: quando pensamos em tatuagem, o que temos em mente é a arte, surpreender nossos clientes, criar um diferencial. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, os produtos veganos não são tão caros como antigamente. Aliás, o custo-benefício é ótimo, algumas marcas prezam mais pela durabilidade e oferecem tanto ou mais qualidade do que produtos convencionais.

Finalmente, aprendemos neste artigo que sairá na frente o empreendedor que adotar essa filosofia em sua rotina, tanto em seu estúdio, como no processo da tatuagem, através dos cuidados antes, durante e após as tattoos. Dividi um pouco do que venho estudando e aprofundando com vocês, artistas e leitores aqui do Tattoo2me.

Com muita alegria, encontrei meu propósito de vida. Além da prática vegana na minha rotina pessoal, estarei em plena atuação no setor de Tatuagem Vegana a partir de 2022. Te convido para conhecer meu trabalho de artista e revendedora de produtos orgânicos (skincare, higiene e maquiagem). Dessa forma agrego mais valor à minha arte com uma rotina consciente, proporcionando conexão, autocuidado e uma experiência única para minha querida clientela, do início ao fim.

Espero que tenha gostado desse conteúdo. Fica a dica para você pesquisar mais sobre produtos, empresas, profissionais e estúdios veganos. Deixe seu comentário e mande para os amigos.

*Monique Barcellos é tatuadora vegana e jornalista do Rio de Janeiro.

Romulo Tavares
Romulo Tavareshttps://tattoo2me.com
Empreendedor desde criança, desenvolvedor de software, apaixonado pela arte da tatuagem, co-fundador do Tattoo2me.com e editor do blog.tattoo2me.com.

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.