Por Monique Barcellos *
Se você chegou até aqui, é porque já leu a Parte 1 desse artigo e entendeu o fundamento e a relevância mundial do veganismo: escolhas conscientes levam à produtos sem origem animal em suas composições, reduzem o impacto ambiental, melhoram a sua saúde e autocuidado.
Pois é, a consciência é um caminho sem volta. E você me pergunta: “E agora, Nique? Como posso, de fato, aliar o meu trabalho, o processo da tatuagem e sustentabilidade?”.
Confira esses 4 passos a seguir:
1.REDUÇÃO DO CONSUMO DE PLÁSTICO: nesse cenário em prol da preservação ambiental você pode reduzir o impacto na produção de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), substituindo plástico comum por material biodegradável. É uma solução muito válida. Além disso, o seu estúdio pode pesquisar por marcas de papel reciclado, transfer (papel ectográfico) e papel toalha de origem vegetal. Implementar a coleta seletiva, não só para o resíduo contaminante e estender para outros materiais descartáveis, orgânicos e inorgânicos, etc. Uma dica de marcas de papel ectográfico vegano: Spirit, Stencil Stuff e Mboah.
2. UTILIZAÇÃO DE TINTAS VEGANAS: você pode optar por marcas de tintas “cruelty-free”(sem crueldade). Sabia que a maioria das marcas de tintas de tatuagem possui glicerina (de origem animal) em sua composição? E muitas tintas podem conter o pigmento vermelho, extraído do inseto chamado cochinilha, ou Carmin.
Fora isso, a maioria das tintas pretas é feita de ossos queimados, os chamados Black Bones. Por isso, separei uma listinha com algumas marcas que são “cruelty-free”: Eletric Ink, Intenze Color, Solid Ink, Silverblack Ink, Everlast, KuroSumi, SkinCandy, Eternal, Stable Color e Verde Flor.
3. CONSUMO E INDICAÇÃO DE PRODUTOS DE HIGIENE VEGANOS: como vimos na Parte 1 desde artigo, o mercado de cosméticos e produtos veganos de origem orgânica voltados para a pele e cabelos, maquiagem é cada dia mais acessível. Você pode utilizar desde o sabão vegano, até óleos essenciais durante o processo da tattoo. Pode recomendar e até revender cosméticos de origem vegetal para o pós-tattoo do seu cliente (sabão, óleos essenciais, cremes hidratantes, protetor solar, etc.)
4. NOVA EXPERIÊNCIA E BRINDES VEGANOS: quando pensamos em tatuagem, o que temos em mente é a arte, surpreender nossos clientes, criar um diferencial. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, os produtos veganos não são tão caros como antigamente. Aliás, o custo-benefício é ótimo, algumas marcas prezam mais pela durabilidade e oferecem tanto ou mais qualidade do que produtos convencionais.
Finalmente, aprendemos neste artigo que sairá na frente o empreendedor que adotar essa filosofia em sua rotina, tanto em seu estúdio, como no processo da tatuagem, através dos cuidados antes, durante e após as tattoos. Dividi um pouco do que venho estudando e aprofundando com vocês, artistas e leitores aqui do Tattoo2me.
Com muita alegria, encontrei meu propósito de vida. Além da prática vegana na minha rotina pessoal, estarei em plena atuação no setor de Tatuagem Vegana a partir de 2022. Te convido para conhecer meu trabalho de artista e revendedora de produtos orgânicos (skincare, higiene e maquiagem). Dessa forma agrego mais valor à minha arte com uma rotina consciente, proporcionando conexão, autocuidado e uma experiência única para minha querida clientela, do início ao fim.
Espero que tenha gostado desse conteúdo. Fica a dica para você pesquisar mais sobre produtos, empresas, profissionais e estúdios veganos. Deixe seu comentário e mande para os amigos.
*Monique Barcellos é tatuadora vegana e jornalista do Rio de Janeiro.