Coronavírus e tatuagem: tudo que você precisa saber

Tire dúvidas sobre os riscos de fazer tatuagem ou cuidar da sua tattoo durante a pandemia de Coronavirus. Saiba tudo sobre Coronavírus e tatuagem.

-

No dia 12/03 a OMS elevou o nível de alerta do Coronavírus para pandemia, e isso significa que é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população localizada numa grande região geográfica como, por exemplo, um continente, ou mesmo o Planeta Terra. Nessa matéria você vai poder tirar dúvidas sobre Coronavírus e tatuagem.

O contágio da doença se dá por contato com superfícies contaminadas ou com pessoas contaminadas pelo vírus. Por isso é necessário evitar aglomerações de pessoas, eventos e até mesmo sair de casa sem necessidade, pois tudo isso aumenta a chance de você entrar em contato com pessoas e superfícies contaminadas.

Antes de tudo é importante você saber que você é responsável não apenas pela sua saúde, mas também pela saúde das pessoas a sua volta, inclusive do profissional e das pessoas que trabalham no estúdio de tatuagem. Não faça sua tatuagem durante as próximas semanas até que a circulação de pessoas nas cidades seja restabelecida.

Fique em casa, evite sair de casa, ao fazer isso você estará ajudando a não propagar o vírus e a salvar a vida de centenas ou milhares de pessoas.

Você pode acompanhar o número de casos confirmados e mortes pelo Coronavírus através dessa ferramenta de acompanhamento em tempo real criada pelo Bing. E pode entender melhor como está a propagação e taxa de contaminação a partir dessa outra ferramenta que se baseia nos principais canais de mídia do mundo.

Aviso aos interessados em tatuagem:

[Atualizado em 15/04 às 14:00]

Neste momento todos os estados brasileiros já apresentam casos confirmados e mortes decorrentes do Coronavírus, a transmissão comunitária da doença já acontece em vários estados. Sendo assim é aconselhável evitar sair de casa, a não ser para situações de doença, trabalho ou emergências.

Levando em consideração essas medidas adotadas pelos órgãos de saúde e governos estaduais é recomendado evitar fazer tatuagens até que novas medidas sejam tomadas no sentido de liberar a circulação de pessoas.

Lembrando que essa recomendação é para evitar a circulação de pessoas pelas ruas das cidades e dessa forma evitar propagar o vírus durante o deslocamento e contato com outras pessoas. Por mais que os estúdios de tatuagens e profissionais sigam a risca todas as exigências dos órgãos de saúde, a circulação na cidade pode ajudar a espalhar o vírus e atingir pessoas que estejam na rua por necessidade, como profissionais de segurança, saúde e de abastecimento de mantimentos e remédios.


É seguro fazer tatuagem durante a pandemia?

Não, devido às restrições de circulação de pessoas nas cidade. Apesar de não existirem restrições ou recomendações dos órgãos de saúde nacionais e internacionais para evitar fazer tatuagem e os estúdios de tatuagem e os tatuadores seguirem diretrizes rígidas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária incluindo o uso de materiais descartáveis, máscaras, luvas e a desinfecção dos ambientes e materiais usados a cada cliente.

A restrição é relacionada a circulação de pessoas pelas ruas das cidades, e por isso é recomendado que você não saia de casa e se desloque até um estúdio de tatuagem durante esse período.

Por todas as informações que existem até o momento, o risco de contaminação dentro de um estúdio de tatuagem é baixo.

Como cuidar da cicatrização da tatuagem durante esse período de pandemia?

Os cuidados são os mesmos de sempre, mas com mais atenção.

  • Evitar tocar na tatuagem, coçar ou tirar a casquinha.
  • Lavar a área da tatuagem com água e sabão neutro a cada 4 horas.
  • Evitar encostar a área da tatuagem em qualquer tipo de superfície.
  • Beber bastante líquido.
  • Não entrar em contato com pessoas contaminadas.

Idosos podem fazer tatuagem durante esse período?

Não. Recomendamos que pessoas com mais de 60 anos evitem fazer qualquer procedimento de tatuagem ou piercing durante esse período em que o Coronavírus esteja classificado como pandemia. Essa medida é para evitar primeiramente que essas pessoas saiam de casa e se exponham ao vírus, e também para evitar que façam qualquer procedimento que não sejam urgentes e necessários durante a pandemia.

Pessoas com algum outro tipo de doença pré-existente podem tatuar durante a pandemia?

Não. Segundo as informações mais recentes, pessoas com Diabetes, Hipertensão, Câncer, Doenças Vasculares e Doenças Respiratórias têm mais riscos de terem a versão mais grave da doença. E se você possui alguma dessas doenças não é aconselhável fazer uma tatuagem nesse momento, pois você pode aumentar o risco de contaminação e consequentemente ter a versão grave do Coronavírus.

Posso fazer tatuagem apresentando algum sintoma?

Não. Ao fazer isso você estará colocando em risco diversas pessoas direta e indiretamente. Você pode esperar estar melhor de saúde para fazer sua tatuagem de forma mais segura para você e para todos que terão contato com você.

Em quanto tempo depois de ter a doença posso fazer uma tatuagem?

O Coronavírus é transmissível em até 7 dias depois de aparecerem os primeiros sintomas. Se você ficou doente por 5 dias, isso significa que deve aguardar de 2 a 3 dias para voltar a fazer suas atividades normais. Nesse caso como medida de segurança, e considerando que a tatuagem não é um procedimento urgente, é recomendável aguardar pelo menos 7 dias após os sintomas terem desaparecido para fazer sua tattoo.

Quais as instruções para fazer uma tatuagem segura?

  • Evitar contato com pessoas contaminadas.
  • Lavar as mãos de forma correta assim que entrar no estúdio.
  • Cobrir com a dobra do braço espirros ou tosses durante a sessão de tatuagem.
  • Não levar acompanhantes durante a sessão para evitar aglomeração de pessoas.
  • Evitar circular pelo ambiente nos intervalos durante a sessão de tatuagem.
  • Evitar sair do estúdio com a tatuagem não finalizada.
  • Evitar de encostar na tatuagem assim que finalizada.

Como saber que o estúdio ou o tatuador seguem as instruções da vigilância sanitária?

  • No estúdio deve haver uma pia para lavagem das mãos ou álcool em gel para higienização das mãos dos clientes.
  • Todos os materiais usados durante a tatuagem devem ser descartáveis.
  • O profissional deve usar luvas e máscaras durante toda a sessão de tatuagem.
  • O profissional deve higienizar o ambiente, maca e materiais antes de começar a tatuar.
  • A raspagem de pelos deve ser feita com lâminas descartáveis.
  • As tintas usadas durante a tatuagem não devem ser reutilizadas.
  • O profissional não pode aplicar qualquer pomada anestésica.
  • O profissional não deve sair da sala de procedimento durante a tatuagem.
  • O profissional deve descartar todo lixo contaminado em lixo apropriado (infectante), e esse deve ser diferente do lixo comum do estúdio.

Muitos tatuadores estão criando materiais explicativos de como fazer sua tatuagem de forma mais segura e estão compartilhando em seus perfis no Instagram, se o seu tatuador compartilhou algum material siga as instruções e tire todas as dúvidas antes de fazer sua tattoo.

Os estúdios de tatuagem também estão redobrando os cuidados com desinfecção dos ambientes e marcando as tatuagens com folga maior entre um cliente e outro para evitar aglomeração de pessoas e atendimentos simultâneos.

“Nós do @artemisiaink estamos limitando para 2 pessoas atendendo no mesmo momento (temos 6 estações de tatuagem). Essa medida garante um espaço de pelo menos dois metros entre uma estação de tattoo e a outra. Inclusive fica a dica tatuadorxs, o ideal é vocês manterem o estúdio com a menor quantidade de pessoas possíveis e evitarem fazer eventos como flashday nesse período de risco de contaminação.
Sempre tivemos um cuidado muito grande aqui em relação a biossegurança e vale lembrar para vocês que o uso de todos os equipamentos de EPI são ESSENCIAIS”

Beatriz Simões (@inkbea)

Nós aqui do Tattoo2me temos uma super indicação pra te fazer nesse momento de isolamento social por conta do Coronavírus: É o curso online “Plano B – Como manter seu negócio durante a pândemia do Covid – 19”.
É um guia completo com dicas de gestão financeira feito por especialistas!
Se você quer salvar seu negócio, acesse o curso!


Agora que você já sabe tudo sobre Coronavírus e tatuagem veja também nossa matéria sobre cuidados com a cicatrização da tatuagem. Saiba quanto tempo leva para a tatuagem cicatrizar. E veja outras curiosidades sobre tatuagem que talvez você ainda não saiba.


Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pandemia

http://portal.anvisa.gov.br/coronavirus/faq

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/vigilancia_em_saude/vigilancia_sanitaria/Tatuadores_perguntas-respostas.pdf

http://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#transmissao

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-03/veja-situacao-nos-estados-apos-medidas-para-conter-coronavirus

Créditos

Photo by CDC on Unsplash

Romulo Tavares
Romulo Tavareshttps://tattoo2me.com
Empreendedor desde criança, desenvolvedor de software, apaixonado pela arte da tatuagem, co-fundador do Tattoo2me.com e editor do blog.tattoo2me.com.

Mais desse autor

Mais Recentes

Instagram é a rede que mais causa depressão?

O que o Instagram tem a ver com depressão? Veja a resposta para essa pergunta e a solução nessa reportagem sobre nossa rede social queridinha: O Instagram!

Mandala: O que é e quais seus significados na tattoo?

Você sabe o que significa a tatuagem de mandala? Nós pesquisamos e vamos dividir com você o significado e muita inspiração!

A tatuagem no Brasil: do pré-colonial até os dias atuais

Um breve histórico sobre a tatuagem no Brasil do período pré-colonial até os dias atuais. Curiosidades que você não pode deixar de conhecer!

Publicidade

Mais Populares

Tatuagem e doação de sangue, tudo que você precisa saber.

Quem tem tatuagem pode doar sangue? Saiba tudo sobre a doação de sangue.

Como cuidar da cicatrização da tatuagem

Confira nossas dicas para garantir sua tatuagem perfeita.

30 tatuagens em homenagem as mães e filhos.

Aquela lista que você não pediu, mas fizemos para falar de amor incondicional: tatuagens em homenagem as mães e filhos!