Cuidados antes de se tatuar: Veja 7 dicas fantásticas!

Cuidados antes de se tatuar: Tudo que você precisa saber antes de fazer a sua tão sonhada tatuagem! Tire suas dúvidas com essas 7 dicas!

-

7 dicas de cuidados que você deve ter antes de se tatuar, se prepare para O grande dia: O dia da sessão da sua tatuagem.

Para alguns, fazer uma tatuagem é algo simples, aquela coisa de “pá-pum” e está pronto, mas não é bem assim. Tatuagens são alterações corporais que dependem diretamente da saúde do indivíduo para cicatrizar bem e ficar perfeita. Além dos cuidados que é preciso ter depois de fazer uma tatuagem, alguns cuidados podem ser tomados antes dela para garantir que o seu corpo estará preparado para isso, além de facilitar o processo.

Então vamos lá: Você acabou de marcar sua tatuagem, já sabe o que deve ou não fazer antes da sua sessão?

Dica número 1 – Beba muita água na semana anterior a sessão.

A água é um elemento essencial para todas as nossas atividades metabólicas. Sem ela, o processo de cicatrização de uma tatuagem pode ser atrasado. Bebendo bastante água, você garante que vai estar tudo em ordem. 🙂

Dica número 2 – Hidrate a região que será tatuada.

A água é muito importante para todo o corpo, porém, só bebendo, não é possível hidratar 100% a pele, por isso que é preciso usar hidratantes corporais para garantir essa hidratação.

Os hidratantes irão estimular a renovação da pele e irão fazer as células incharem até o seu tamanho ideal. Fazendo isso, a agulha, na hora de tatuar, terá menos resistência para perfurar a pele e ficará mais fácil de pigmentar aquela região. Com isso, o processo de fazer a tatuagem ficará facilitado, já que o tatuador não precisará ficar passando a agulha nos mesmo lugares várias vezes para pigmentar melhor (todo mundo sai ganhando o/)

Lugares como joelho, cotovelo, lateral do pulso, dedos, pés e mãos são naturalmente mais ressecados, então precisarão ser mais hidratados, talvez com cremes mais concentrados ou mais frequentemente. Hidrate a região sempre que possível!

Dica número 3 – Não faça uso de drogas ou beba álcool no dia anterior.

Ingerir ou fazer uso dessas substâncias sobrecarrega o seu fígado – por isso que depois vem aquela famosa ressaca. A tatuagem é um procedimento que irá gerar um processo inflamatório e precisará de toda a atenção do seu corpo – principalmente do seu fígado – para realizar uma cicatrização perfeita. Sobrecarregar o seu organismo no dia anterior a sua tatuagem pode prejudicar essa cicatrização, facilitando o desenvolvimento de infecções e falhas.

Dica número 4 – Não faça uso de nenhum anti-inflamatório, AAS (aspirina) ou qualquer outro medicamento para dor e febre no dia anterior ou no dia da sessão.

Medicamentos desse tipo interferem na cascata de coagulação e/ou no processo de inflamação natural do corpo – ambos importantíssimos para uma cicatrização perfeita da sua tatuagem. Então, nem antes e nem durante a cicatrização, utilize esses medicamentos, a menos que seja extremamente necessário – receitado por um médico. Se você precisa tomar eles regularmente por algum problema de saúde, avise o seu tatuador e saiba que a sua cicatrização será mais lenta por conta deles, então você precisará tomar mais cuidado para não desenvolver uma infecção.

Dica número 5 – Se alimente bem antes da sessão.

Refeições regulares e nutritivas são essenciais para uma cicatrização perfeita da sua tatuagem, além de diminuir as chances de a sua pressão baixar durante a sessão e garantir uma coagulação sanguínea competente. Além disso, quando estamos com fome, podemos ficar mais sensíveis a estímulos negativos, como por exemplo, à dor. Então coma bem!

Dica número 6 – Planeje sua rotina de acordo com o local da sua nova tatuagem.

Ao fazer uma tatuagem, o local ficará: 1) inchado e 2) dolorido. Precisará: 3) ficar em repouso, sem ser esticado, friccionado ou apertado por roupas , 4) ser limpo regularmente, 5) não pegar Sol. Quando maior e mais complexa a tatuagem, mais cuidado após a sessão você precisará ter. Então se planeje! Organize a semana após a tatuagem de acordo com os cuidados que você precisará ter com ela. Lembre-se que serão necessários somente alguns dias de cuidados para garantir uma tatuagem bonita para sempre!

Locais como axilas, pés, mãos e regiões anal e genital possuem naturalmente uma colonização maior de bactérias, se você quiser tatuar esses locais, precisará ter mais cuidado com a limpeza.

Locais em que a pele dobra com a movimentação natural do corpo precisam de repouso, então você terá que ficar pelo menos os primeiros dias evitando mexer a região.

Tem dúvidas se o local que você escolheu possui muita movimentação de pele? Faça um teste muito simples:

Materiais:                                       

  • Caneta
  • Local do corpo que você deseja tatuar

1) Deixe o local que você escolheu reto (se for no braço, estique o braço, se for na perna, a mesma coisa, se for na região do tronco, fique de pé, etc);

2) Pegue a caneta e faça um circulo de 1 a 5 cm (só o traço mesmo, sem pintar dentro) bem no local que você está querendo tatuar;

4) Depois de feito o círculo, dobre o membro. O círculo se deformou?

Quanto mais ele se deformar, mais movimento a pele tem e mais cuidado você vai precisar tomar depois para não ficar dobrando e esticando essa pele.

Dica número 7 – Fique de olho na sua saúde!

Algumas condições de saúde podem afetar o resultado da sua tatuagem e precisam estar controladas para que você possa se tatuar de forma segura, como a pressão alta, epilepsia, hemofilia, vitiligo, diabetes, síndromes que afetam a coagulação e/ou cicatrização (Doença de Von Willebrand, Síndrome de Cushing, Síndrome de Ehler-Danlos,  etc), HIV/aids, doenças crônicas, deficiência de vitaminas (D, K, C, principalmente), hipotireoidismo, anemia, condições autoimunes e/ou que precisam ser tratadas com imunossupressores, estresse, ansiedade e depressão.

Caso você tenha alguma dessas condições, avise seu tatuador e confirme com um médico de confiança se é seguro se tatuar nesse momento ou se serão necessários alguns ajustes na medicação.

Mesmo se você não tiver alguma dessas condições, mantenha seus exames em dia, não espere ter sintomas para fazer exames!

Além de todos os problemas de saúde citados acima, alguns fatores que não são problemas de saúde podem afetar o resultado da sua tatuagem como: facilidade de desenvolver queloide, alergias cutâneas, sepse/septicemia/infecção generalizada em algum momento da vida, período menstrual, idade do indivíduo, desnutrição e tabagismo. Se você se enquadra em algum desses fatores, a sua cicatrização pode ser mais lenta do que o normal, então você precisará prestar mais atenção nos cuidados durante a cicatrização da sua tatuagem.

Gostou das dicas? Agora já pode ficar tranquilo (a) e esperar a data da sua sessão!


SOBRE A AUTORA:

A autora desse texto foi a Anya Moreira: euzinha. Sou tatuadora e também estou cursando Biomedicina na federal. Essas dicas eu desenvolvi estudando muito o assunto por conta do meu curso e também pesquisando artigos científicos para embasar meus dados. Como tatuadora meus estilos são fineline e blackwork, com tema de natureza e releitura de obras famosas.

Se quiser dar uma olhada no meu trabalho, clique aqui.


Fontes:

Mandelbaum, S. H. et al. Cicatrization: current concepts and auxiliary resources – Part I. Continuing Medical Education. An bras Dermatol, Rio de Janeiro, 78(4):393-410, jul./ago. 2003. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962003000400002>

CAMPOS, Antonio Carlos Ligocki; BORGES-BRANCO, Alessandra  and  GROTH, Anne Karoline. Cicatrização de feridas. ABCD, arq. bras. cir. dig. [online]. 2007, vol.20, n.1 [cited  2020-04-03], pp.51. Disponível em: <. ISSN 0102-6720.”>http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-67202007000100010&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0102-6720>

Afonseca, M. A. et al. Repercussão de doenças sistêmicas no reparo tecidual. Revista Bahiana de Odontologia, Salvador, dez. 2012; 3(1): 63-75. Disponível em: <https://www5.bahiana.edu.br/index.php/odontologia/article/view/32>


CONTINUE NO BLOG…

Conheça o estilo Blackwork da tatuagem
Veja 20 artistas especialistas em cobertura de tatuagens
Já pensou em fechar o braço de tatuagens?

Mais desse autor

Mais Recentes

Como Ana Mendes Redefiniu o Old School com Autenticidade e Paixão

A jornada transformadora de uma artista que desafiou estereótipos e moldou sua própria versão do old school

Léo Custom: Como a habilidade de transitar em diversos estilos o ajudou a construir uma carreira

Um Artista que Transcende Estilos para Criar Obras Únicas, Priorizando a Segurança e o Bem-estar dos Clientes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.