O estilo “Blackwork” na tatuagem brasileira

Conheça 27 artistas de todo Brasil que fazem o estilo blackwork se tornar apaixonante.

-

[Alerta Spoiler!] Neste post você encontra 27 artistas, de 17 cidades diferentes por todo Brasil e 81 fotos de tattoos no estilo Blackwork para você tatuar a sua agora mesmo.

Mas antes de irmos para as tatuagens incríveis produzidas neste estilo, queremos te explicar o que é, exatamente, o Blackwork. A primeira coisa que devemos lembrar, e pode até parecer meio óbvia, é que as tatuagens em Blackwork são sempre produzidas com tinta preta. Ou seja, o Blackwork, em tradução, quer dizer trabalho em preto.

Esse estilo de tatuagem não é nada de novo no mundo da tatuagem. Antigamente, como existiam poucas alternativas do uso de tintas coloridas, a maioria das tatuagens era feitas com a tinta preta. Mas, com o passar dos anos o uso do preto possibilitou inúmeras possibilidades: é ideal para quem deseja uma tatuagem que combine com a sua anatomia corporal, por exemplo. Ou até mesmo para quem é amante de mandalas.
Enfim, as possibilidades são infinitas e nós até já produzimos uma lista maravilhosa com tatuagens florais… em Blackwork.

O fenômeno das tatuagens florais em blackwork e fineline
Conheça 27 artistas brasileiros que estão transformando as tatuagens florais no tema mais desejado desse ano.

Estamos aqui preparados para te mostrar quem são os 27 artistas que estão mandando muito no Blackwork. É só artista de peso, por isso, cuidado aí pra sua internet não cair com essas tatuagens incríveis!
Valendo!
Ah!, não deixa de compartilhar esse texto para que ele chegue à mais pessoas.


Nathalia Veiga
Cidade: Londrina
Instagram: azulario
E-mail: [email protected]

Nathalia Veiga tem 27 anos e é tatuadora há 3 anos. A artista sempre teve o hábito de desenhar e encontrava dificuldade de aplicar essa aptidão de uma forma rentável. Começou a tatuar há 3 anos, bem despretensiosamente, com o incentivo da avó e encontrou na tatuagem o que estava procurando e desde então não parou mais. Sempre preferiu não usar cores nos desenhos que produzia e tinha mais facilidade de encontrar soluções usando apenas tinta preta.


Bruno Vidaleti
Cidade: Cachoeirinha
Instagram: bv.tattoos
Whatsapp: (51) 98032-5040

Bruno Vidaleti tem 24 anos e tatua há quase 4 anos. No seu início na tatuagem, o artista só produzia artes coloridas, até o dia em que um cliente apareceu com um projeto apenas em preto. Ele aceitou o desafio e se apaixonou pelo estilo. Após muito estudo, seu estilo hoje mistura o Blackwork com traços Neotradicionais.


Nathann Daniel
Cidade: Curitiba
Instagram: nathann.daniel
Whatsapp: (41) 99909–1075

Nathann Daniel tem 26 anos e é tatuador há 9 anos. O artista se especializou no Blackwork após anos e anos vagando de estilo em estilo. Certo dia, decidiu aceitar fazer um estilo que saísse sem pressão ou referências impostas. Todas as suas obras tem um pouco de sua personalidade, na forma do desenho, seguindo, claro, a ideia do cliente.


Caio Ribeiro
Cidade: Belo Horizonte
Instagram: caio.ink
Whatsapp: (31) 99246–9555

Caio Ribeiro é tatuador há 7 anos e o estilo do seu trabalho veio de forma muito natural, através da música, livros e todo tipo de arte que sempre fizeram o artista se atrair por temas, e uma estética, de certa forma, mais “pesada”. Também foi onde se viu mais confortável tecnicamente em termos como aplicação, cicatrização e criação.


Isabella Ramos
Cidade: São Paulo
Instagram: ramosis_
E-mail: [email protected]

Isabella Ramos tem 21 anos e há 3 anos é tatuadora. A artista começou a se interessar pelo mundo da tatuagem aos 12 anos, aos 15 anos teve a oportunidade de fazer a primeira tatuagem em um amigo. Aos 18, conseguiu entrar em um estúdio de tatuagem de sua cidade. Sempre se interessou por vários estilos, principalmente trabalhos mais tradicionais, porém, hoje, segue uma linha mais voltada para o Blackwork e o Fineline.


Elton Chaves
Cidade: Tubarão
Instagram: eltonchavestattoo
Whatsapp: (48)99855-0548

Elton Chaves tem 32 anos e tatua há 12 anos. Desde criança, o artista gostava muito de desenhos, animes e HQs, influenciado pelo meu irmão que é artista plástico. Mais tarde, com influência do skate e arte de rua, fez amizade com tatuadores e viu a possibilidade de trabalhar com algo que o realizava. Atualmente, tem se dedicado totalmente ao estilo Blackwork, que, para ele, o incentiva a evoluir como profissional.


Diego Viana
Cidade: Brasília
Instagram: diegoviana_art
Contato: Via direct no Instagram

Diego Viana é tatuador há um ano e seu trabalho se destaca por linhas e formas que podem ser construídas dentro do estilo Blackwork. O artista que também é desenhista, aposta em trabalhos mais detalhados e com as inúmeras possibilidades que a cor preta pode oferecer.


Clara Chousa
Cidade: Rio de Janeiro
Instagram: cchousa
Whatsapp: (21) 96725–2711

Clara Chousa tem 21 anos e tatua há 1 ano e meio. A artista começou a tatuar por hobby, pois sempre curtiu muito desenhar e criar, desde criança. Cada trabalho seu é criado para uma pessoa específica. Suas artes são inspiradas na ideia de cada pessoa, mas geralmente, são muito ligadas à liberdade e no fortalecimento das mulheres ao longo dos anos e na espiritualidade que cada imagem transmite.


Leandro Amaral
Cidade: Santo André
Instagram: leandroamaraltattoo
Whatsapp: (11) 98178–9003

Leandro Amaral tem 35 anos de idade e é tatuador há 17 anos. Foi no Blackwork que o artista conseguiu se identificar mais na tattoo, ele vem estudando o estilo há, pelo menos, 3 anos e neste tempo, está colocando, cada vez mais, sua identidade na arte e obtendo resultados mais satisfatórios como artista.


Renan Gonçalves – Marvin
Cidade: São Paulo
Instagram: marvininspaces
E-mail: [email protected]

Marvin tem 23 anos e é tatuador há 5. Traz em suas criações fluidez, nerdice e muito preto. Queria ser tatuador desde criança, passava horas desenhando e folheando as revistas de tatuagem da sua avó. Por incentivo dela (a melhor avó do mundo, segundo ele), viu a tatuagem como profissão. E por causa de todo o carinho que os filmes, animes, quadrinhos e HQ’s conquistaram em sua infância, encontrou no nerd, geek, otaku, inspiração para suas artes.


Diego Favaretto
Cidade: Espírito Santo do Pinhal
Instagram: diihfavaretto
Whatsapp: (19) 99173-3031

Diego Favaretto tatua há 4 anos e entrou pro ramo da tatuagem quando começou a vender seus desenhos para estamparia de camisetas e notou que grande parte estavam, na verdade, sendo usado para tatuagem. Então, alguns tatuadores que conhecia o aconselharam a aprofundar mais na tatuagem em si.


Hugo Trajano
Cidade: São Paulo
Instagram: hugotrajano
Whatsapp: (11) 97409-2536

Hugo Trajano tem 25 anos de idade e quase 5 anos como tatuador. O contato do artista com Pontilhismo foi o start que faltava para virar tatuador, migrar do papel para a pele foi um processo natural de quem já desenhava desde criança e vivia em mundo rodeado por influências da tatuagem. Hoje, o foco dos seus desenhos está na forma orgânica em representar a natureza com sua visão e estilo.


Bruno Almeida
Cidade: Campinas
Instagram: brunoalmeida.art
E-mail: [email protected]

Bruno Almeida tem 29 anos e é tatuador há 5 anos. O contato do artista com a arte tem a ver com relação ao questionamento da vida e suas formas de expressão. Dessa forma, se identificou com o estilo Blackwork e Sketch, pois consegue expressar sua essência em seus traços soltos de forma livre e autêntica.


Daniel Barreto
Cidade: Florianópolis
Instagram: dnielbarreto
E-mail: [email protected]

Daniel Barreto tem 26 anos e é tatuador há 6 anos. O artista começou a se envolver com a tattoo com 15 anos de idade, com o tempo foi percebendo que gostava mais de Blackwork e Pontilhismo. E foi aí que resolveu ir para fora do país, fez muitos amigos e contatos, isso foi fundamental para seu crescimento profissional e para sua vida também. Na volta para o Brasil, tinha uma proposta nova de arte e conquistou pessoas com isso.


Renato Rocha
Cidade: São Paulo
Instagram: renatovision
E-mail: [email protected]

Renato Rocha tem 29 anos e é tatuador há 8 anos. Seu interesse por arte começou desde cedo, ja adorava montar lego sem manuais, modelar coisas de massinha e desenhar anime. Seu trabalho é na linha Blackwork, composto também por símbolos e geometria sagrada que o artista acredita ter uma energia positiva que sintoniza com o propósito de cada cliente.


Raul Sousa
Cidade: Vila Velha
Instagram: raulsousatattoo
Whatsapp: (27) 99647-6800

Raul Sousa tatua há 4 anos desde que largou a Marinha para viver de arte. O artista vê a tatuagem como algo xamânico: a responsabilidade de extrair a ideia do cliente para pele, apresentar o trabalho como se ele sempre tivesse feito parte do corpo, vai muito além da estética. O artista é apaixonado pela liberdade que o estilo proporciona.


Julio Cesar
Cidade: São Paulo
Instagram: juliocesar_tattoo
Whatsapp: (11) 99323–5924

Julio Cesar tem 39 anos de idade e 15 anos na tatuagem. Antes de começar a tatuar, o artista trabalhou em várias áreas diferentes e uma delas foi história em quadrinhos, o que o ajudou muito a evoluir no meio da tatuagem. Hoje, o artista é focado no estilo Sketch e Blackwork, e sente que tem mais liberdade para criar desenhos mais soltos com bastante textura usando apenas tinta preta.


Anderson Felix
Cidade: Dublin
Instagram: andersonfelix23
Whatsapp: [email protected]

Anderson Felix tem 34 anos e é tatuador há 8 anos. O artista, atualmente, está tatuando em Dublin, na Irlanda e começou no estilo Blackwork por influência do tatuador Filipe Pacheco, em 2015. Depois conhecendo e trabalhando junto com o artista Marquinho André, pegou gosto pelo estilo. E assim tem entendido mais do estilo e busca se encontrar no meio dele.


Rafael Perrucci
Cidade: São Paulo
Instagram: rp.tattoo
Whatsapp: (11) 97535–2587

Rafael Perrucci tem 24 anos de idade e tatua há 4 anos. O artista cresceu com um pai artista e desenha desde criança, onde sempre optou e preferiu fazer trabalhos em preto. O gosto por tatuagem, mesmo antes de virar tatuador, sempre foi pelo Blackwork, que foi onde se identificou para adaptar seus desenhos do papel para a pele.


Andressa de Santana
Cidade: Nova Iguaçu
Instagram: andressart
Whatsapp: (21) 98175-8578

Andressa de Santana tatua há 1 ano e desenha desde os 9 anos de idade, nunca havia pensado em ser tatuadora até que a tatuagem se tornou uma das coisas mais importantes da sua vida. O que começou como um hobby, e uma alternativa para ajudar a mãe e pagar a sua faculdade, se tornou algo muito maior.


Filipe Borges
Cidade: Vitória
Instagram: filipeborgestattoo
Whatsapp: (27) 99951-8283

Filipe Borges tem 32 anos e é tatuador há 8 anos. O artista começou desenvolvendo trabalhos dos mais variados estilos, de tudo um pouco. A princípio seu maior interesse era pelo Oldschool, até que teve o primeiro contato com o Blackwork. A maneira de aplicar o preto puro, as possibilidades e variações de texturas e linhas lhe fascinou.


Felipe César
Cidade: Curitiba
Instagram: felipecesar.me
E-mail: [email protected]

Felipe César tem 26 anos e há 4 anos se tornou tatuador. O artista utiliza de hachuras para criar peças em Blackwork, usando da técnica para criar gravuras em peles. Seus temas favoritos são mitologia, estátuas, obras renascentistas, e gravuras dos grandes mestres como Gustave Doré, Rembrandt, Albrecht Durer, além de temas envolvendo animais e dinossauros, uma paixão que tem desde criança.


Bruscio Prado
Cidade: Londrina
Instagram: bruscioprado
Whatsapp: (43) 99864–0355

Bruscio Prado utiliza em seu trabalho traços firmes na combinação forte da cor preta. O artista mistura em sua arte o Blackwork e o Sketch, gosta de mostrar um pouco de caos organizado em seus desenhos. Outro ponto marcante em seus projetos são suas linhas bem definidas em cada tatuagem.


Vinicius Scalfone
Cidade: Nova Iguaçu
Instagram: viniciuscalfone
Whatsapp: (21) 98500-7416

Vinicius Scalfone tem 23 anos e 3 anos de tatuagem. O artista começou no mundo da tattoo através da faculdade de Design que despertou o interesse pelo desenho, daí desencadeou o desejo de tatuar. Se identificou bastante com o Blackwork e a Aquarela, pela liberdade na criação da arte e a variedade nas possibilidades de criar algo do “seu jeito”.


Sy Gov
Cidade: Jundiaí
Instagram: sygovtattoo
E-mail: [email protected]

Sy Gov tem 24 anos e tatua há quase 5 anos, a artista é nascida em Tóquio e veio para o Brasil ainda criança. Por incentivo do pai artista, iniciou as atividades no mundo da tatuagem. Seu trabalho tem como característica principal traços delicados, detalhes e inspiração natural (plantas, animais e insetos) muitas vezes contrastando com um elemento mais agressivo como armas brancas.


Gustavo Hildebrand
Cidade: Brasília
Instagram: gus.ink
Whatsapp: (61) 99967–5606

Gustavo Hildebrand tem 33 anos e é tatuador há 2 anos. Foram anos fazendo histórias em quadrinho independentes, curtas animados e qualquer outro tipo de rabisco até Gustavo estagnar na ilustração publicitária. Cansado da mesmice e burocracia deste meio, aproveitou o convite do amigo que tinha acabado de abrir um estúdio na cidade e de quebra foi treinado por um dos maiores ícones do Blackwork, o Japa Artwork.


Luciana Gomes
Cidade: Brasília
Instagram: nikitaink_
E-mail: [email protected]

Luciana Gomes tem 21 anos e tatua há pouco mais de 1 ano. A artista conta que estava na faculdade quando seu envolvimento com a tatuagem começou: um amigo foi quem ensinou tudo aquilo que ele havia aprendido à Luciana. Logo depois, esse mesmo amigo apresentou quem seria seu futuro mestre, o artista Japa Art Work. Luciana se encantou com o estúdio onde tatua atualmente, e, em especial, pelo estilo Blackwork.


Uau, você leu tudo! ❤
Compartilha o nosso texto, vai!

Quer mais inspirações de tattoo? Acesse nosso board só de Blackwork no Pinterest.

Ainda não achou o artista ideal? Você pode encontrar os melhores artistas perto de você, acesse o nosso site:

Encontre o tatuador e a inspiração perfeita para fazer sua tattoo.
Encontre os melhores estúdios de tatuagem e tatuadores na sua cidade, fique por dentro de todos os eventos e…tattoo2me.com

E nossos perfis no Instagram são atualizados de 3 em 3 horas:
Tattoo2us e Tattoo2me

Fernanda Moraes
Fernanda Moraeshttps://blog.tattoo2me.com
Editora no Tattoo2me Magazine. Mãe do Zion e Jornalista, às vezes. Cultura Periférica, Indústria Cultural e Tatuagem.

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.