Esse é um assunto muito importante, muitas pessoas que seguem as recomendações de segurança contra a Covid-19 ficam inseguras para fazer o procedimento da tatuagem.
Mas como saber se um local como um estúdio de tatuagem é seguro para estar fazendo a sua tattoo?
Depois de você já ter escolhido o artista que você goste do trabalho, procure informações sobre o local onde ele atende os seus clientes e quais cuidados são tomados para prevenção do vírus.
Um estúdio de tatuagens sério normalmente por já é um local cuidadoso com limpeza e biossegurança, com uma limpeza com produtos específicos e descarte de materiais contaminados em recipientes apropriados como o coletor de perfuro cortantes (Deskarpack), materiais esterilizados e descartáveis.
O que mudou na rotina de um estúdio de tatuagem na pandemia?
Por estar lidando com a saúde das pessoas no dia a dia, todo esse cuidado é redobrado e intensificado, sendo a limpeza, quantidade de IPI a ser utilizado pelo tatuador e controle do numero de clientes no local, tudo isso deve ser acompanhado e conversado com o tatuador com quem você deseja fazer uma tatuagem em segurança.
Na minha loja adotamos as seguintes medidas de segurança: o atendimento passou a ser somente por agendamento, assim é possível ter um controle sobre quantidade de clientes no interior da loja. Após combinada a arte que vai ser tatuada e valores, enviamos uma ficha de pré-cadastro online para o cliente preencher com algumas perguntas sobe o Covid-19, como, por exemplo, como a pessoa se sente, se tem algum sintoma da doença, se fez alguma viagem recentemente e se teve contato nos últimos dias com alguém que testou positivo para o vírus, entre outras – essa ficha já nos salvou algumas vezes.
Depois de preenchida a ficha, enviamos os cuidados ao chegar na loja que são: limpeza dos, uso do propé (que é uma proteção a mais para os calçados), higienizar as mãos e o celular com álcool 70%, e é claro, é exigido obrigatoriamente o uso de mascara. Normalmente não é permitida a entrada de acompanhantes na loja, mas há casos em que o cliente necessita que alguém o acompanhe, nesse caso enviamos a ficha online para que o acompanhante também a preencha. Além da ficha online, o cliente preencherá uma ficha física, de cadastro comum, conhecida como ficha de anamnese, onde vai algumas informações básicas de cadastro e a assinatura do cliente.
Após esse processo o cliente entrará para a sala de procedimentos onde ira ser realizada a tatuagem. O tatuador deve estar usando o EPI completo de segurança, que vai desde o uso de mascara e luva – que é o básico – ao EPI sugerido pela Organização Mundial da Saúde, os quais são: mascara, face shield ou óculos de proteção (já que a tatuagem produz aerossol), avental, propé e luvas. Além disso, proteção em toda maca, proteção em todos os demais materiais que serão utilizados como tubos de tinta, bancada, fonte proteção para cabos e máquinas, etc.
Quanto mais proteção o profissional usar, menor será o risco de contaminação tanto para ele quanto para seu cliente.
E ai, curtiu o texto?