É possível fazer uma tatuagem em segurança na pandemia?

Muitas pessoas que seguem as recomendações de segurança contra a Covid-19 ficam inseguras para fazer o procedimento da tatuagem. Saiba tudo agora!

-

Esse é um assunto muito importante, muitas pessoas que seguem as recomendações de segurança contra a Covid-19 ficam inseguras para fazer o procedimento da tatuagem.
Foto de cottonbro no Pexels

Mas como saber se um local como um estúdio de tatuagem é seguro para estar fazendo a sua tattoo?

Depois de você já ter escolhido o artista que você goste do trabalho, procure informações sobre o local onde ele atende os seus clientes e quais cuidados são tomados para prevenção do vírus.

Um estúdio de tatuagens sério normalmente por já é um local cuidadoso com limpeza e biossegurança, com uma limpeza com produtos específicos e descarte de materiais contaminados em recipientes apropriados como o coletor de perfuro cortantes (Deskarpack), materiais esterilizados e descartáveis.

marlonfragatattoo

O que mudou na rotina de um estúdio de tatuagem na pandemia?

Por estar lidando com a saúde das pessoas no dia a dia, todo esse cuidado é redobrado e intensificado, sendo a limpeza, quantidade de IPI a ser utilizado pelo tatuador e controle do numero de clientes no local, tudo isso deve ser acompanhado e conversado com o tatuador com quem você deseja fazer uma tatuagem em segurança.

Na minha loja adotamos as seguintes medidas de segurança: o atendimento passou a ser somente por agendamento, assim é possível ter um controle sobre quantidade de clientes no interior da loja. Após combinada a arte que vai ser tatuada e valores, enviamos uma ficha de pré-cadastro online para o cliente preencher com algumas perguntas sobe o Covid-19, como, por exemplo, como a pessoa se sente, se tem algum sintoma da doença, se fez alguma viagem recentemente e se teve contato nos últimos dias com alguém que testou positivo para o vírus, entre outras – essa ficha já nos salvou algumas vezes.

marlonfragatattoo

Depois de preenchida a ficha, enviamos os cuidados ao chegar na loja que são: limpeza dos, uso do propé (que é uma proteção a mais para os calçados), higienizar as mãos e o celular com álcool 70%, e é claro, é exigido obrigatoriamente o uso de mascara. Normalmente não é permitida a entrada de acompanhantes na loja, mas há casos em que o cliente necessita que alguém o acompanhe, nesse caso enviamos a ficha online para que o acompanhante também a preencha. Além da ficha online, o cliente preencherá uma ficha física, de cadastro comum, conhecida como ficha de anamnese, onde vai algumas informações básicas de cadastro e a assinatura do cliente.

Após esse processo o cliente entrará para a sala de procedimentos onde ira ser realizada a tatuagem. O tatuador deve estar usando o EPI completo de segurança, que vai desde o uso de mascara e luva – que é o básico – ao EPI sugerido pela Organização Mundial da Saúde, os quais são: mascara, face shield ou óculos de proteção (já que a tatuagem produz aerossol), avental, propé e luvas. Além disso, proteção em toda maca, proteção em todos os demais materiais que serão utilizados como tubos de tinta, bancada, fonte proteção para cabos e máquinas, etc.
Quanto mais proteção o profissional usar, menor será o risco de contaminação tanto para ele quanto para seu cliente.

E ai, curtiu o texto?

Matérias recentes



Marlon Fraga Tattoo
Marlon Fraga Tattoo
De Porto Alegre, tatuando desde 2013. Desenhista, pintor apaixonado por filmes de terror.

Mais desse autor

Mais Recentes

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

A Arte de Renascer: A Jornada Inspiradora de Gabriela Droguett

Burnout na tatuagem: O Renascimento Artístico de Uma Tatuadora

Tendências da tatuagem que estão com tudo em 2024

2024 já começou vários destaques e tendências incríveis que estão bombando no mundo da tatuagem...

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.