Empreendedorismo e Tatuagem: gerenciamento de estúdio de tattoo

Bora entender um pouco como funcionam os bastidores da tatuagem? O foco principal desse artigo é empreendedorismo, marketing e gerenciamento.

-

Por Monique Barcellos

Oi, pessoal, tudo bem? Bora entender um pouco como funcionam os bastidores da tatuagem? O foco principal desse artigo é empreendedorismo, marketing e gerenciamento.

Foto de cottonbro no Pexels

Dessa vez, um assunto bastante pedido entre as pessoas que me enviaram sugestões de temas para trazer aqui pra vocês. Poucas pessoas têm ideia de como funciona a dinâmica de um estúdio, até que a tatuagem chegue à pele.

A concepção de um estúdio possui inúmeras configurações que podemos dividir em lojas de pequeno e médio e grande porte.  O conceito da tatuagem mudou muito com o passar dos anos.

Antigamente visto como algo subversivo, hoje os estabelecimentos demandam um olhar empreendedor e organizacional para uma atuação relevante no mercado, que é um dos que mais crescem no Brasil.

Antes assimilada como uma cultura underground, a tatuagem tem sido desmistificada e compreendida como arte e, além disso, um negócio bastante lucrativo. Na parte de gerenciamento, de forma geral, existe o profissional responsável pelas seguintes ações:

  • Compra e reposição de materiais;
  • Primeiro atendimento ao cliente;
  • Organização e limpeza do estúdio;
  • Resolução de eventuais imprevistos;
  • Encaminhamento do cliente para o artista com especialização em
    determinado estilo;
  • Entender o que o cliente está buscando e oferecer melhor solução;
  • Ser justo com abordagem no orçamento e valores;
  • Prezar pela excelência no atendimento e na biossegurança.

EMPREENDORISMO NA TATUAGEM

Muitas vezes, alguns estúdios trabalham com profissionais setorizados, já outros exercem mais de uma função, como por exemplo, marketing e gerenciamento. Muitas lojas funcionam em shoppings e também em pontos estratégicos das cidades, nas áreas nobres e também nos grandes centros, cada um com seu público-alvo.

A respeito da configuração dos estúdios, existem espaços privados, onde o artista faz seus trabalhos em uma loja pequena e geralmente cuida do gerenciamento e do marketing por conta própria, atende apenas com horários pré-agendados. Isso sem falar nos estúdios de alto padrão, com profissionais renomados em ascensão, que retém público específico com atendimento VIP.

Os estúdios maiores já funcionam como pequenas empresas chegam a uma média de 30 funcionários, entre eles artistas, gerentes, equipe de audiovisual, mídias sociais, marketing e atendimento setorizados. Para todos os tipos de empreendimento, gerenciamento e atendimento são fundamentais: “O artista é a ponta do iceberg.” – enfatizou Alan White, gerente do estúdio Rio Ink, no bairro do Flamengo.

Grandes poderes demandam grandes responsabilidades. Portanto, os funcionários e artistas que cumprem burocracias administrativas, comerciais e de vigilância sanitária saem na frente. A cereja do bolo fica por conta do investimento em audiovisual e marketing digital.

ARTISTAS E O MARKETING DIGITAL

Ao longo dos anos, muitos tatuadores profissionais tornaram-se referência se destacando em convenções e feiras de tatuagem. A representatividade dos artistas perante as premiações ganhou um fator a mais: o marketing digital. Alguns desses artistas influentes entendem a relevância da expansão, retenção e engajamento através internet e seguem atuantes na venda de workshops, cursos, lives com palestras online (ainda mais intensificadas com o advento da pandemia).

A produção de conteúdo digital ganhou um espaço muito mais relevante e mantém os empreendedores em evidência. Abordagens ligadas ao marketing especializado para tatuagem, técnicas, estilos e conceitos fundamentais para quem quer começar do zero, bem como para aqueles que desejam fazer uma reciclagem, seja no desenho, na aplicação ou para ingressar em um novo estilo de tattoo. O poder de influenciar novos talentos e transmitir conhecimento como profissional qualificado resulta em cada vez mais público e, consequentemente, grande quantidade de clientes em potencial.

Foto de cottonbro no Pexels

Por isso é importante essa compreensão quando o cliente faz um orçamento e acha uma tatuagem muito “cara”. Devemos considerar que existem multicamadas que influenciam na qualidade do serviço da tatuagem. Cada estabelecimento tem sua esfera de custo-benefício, assim como cada artista possui sua mão de obra e especialização, cultivada com anos de estudo e investimento.

Esse artigo foi útil pra você?
Tem algo que considera importante e não foi mencionado?

Deixe sua sugestão e opinião!

*Monique Barcellos é jornalista, tatuadora e ilustradora do Rio de Janeiro.

Matérias recentes

Romulo Tavares
Romulo Tavareshttps://tattoo2me.com
Empreendedor desde criança, desenvolvedor de software, apaixonado pela arte da tatuagem, co-fundador do Tattoo2me.com e editor do blog.tattoo2me.com.

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.