Empreendedorismo e Tatuagem: gerenciamento de estúdio de tattoo

Bora entender um pouco como funcionam os bastidores da tatuagem? O foco principal desse artigo é empreendedorismo, marketing e gerenciamento.

-

Maquininha de cartão com desconto exclusivo para tatuador.
Maquininha de cartão com desconto exclusivo para tatuador.
Maquininha de cartão com desconto exclusivo para tatuador.
Maquininha de cartão com desconto exclusivo para tatuador.

Por Monique Barcellos

Oi, pessoal, tudo bem? Bora entender um pouco como funcionam os bastidores da tatuagem? O foco principal desse artigo é empreendedorismo, marketing e gerenciamento.

Foto de cottonbro no Pexels

Dessa vez, um assunto bastante pedido entre as pessoas que me enviaram sugestões de temas para trazer aqui pra vocês. Poucas pessoas têm ideia de como funciona a dinâmica de um estúdio, até que a tatuagem chegue à pele.

A concepção de um estúdio possui inúmeras configurações que podemos dividir em lojas de pequeno e médio e grande porte.  O conceito da tatuagem mudou muito com o passar dos anos.

Antigamente visto como algo subversivo, hoje os estabelecimentos demandam um olhar empreendedor e organizacional para uma atuação relevante no mercado, que é um dos que mais crescem no Brasil.

Antes assimilada como uma cultura underground, a tatuagem tem sido desmistificada e compreendida como arte e, além disso, um negócio bastante lucrativo. Na parte de gerenciamento, de forma geral, existe o profissional responsável pelas seguintes ações:

  • Compra e reposição de materiais;
  • Primeiro atendimento ao cliente;
  • Organização e limpeza do estúdio;
  • Resolução de eventuais imprevistos;
  • Encaminhamento do cliente para o artista com especialização em
    determinado estilo;
  • Entender o que o cliente está buscando e oferecer melhor solução;
  • Ser justo com abordagem no orçamento e valores;
  • Prezar pela excelência no atendimento e na biossegurança.

EMPREENDORISMO NA TATUAGEM

Muitas vezes, alguns estúdios trabalham com profissionais setorizados, já outros exercem mais de uma função, como por exemplo, marketing e gerenciamento. Muitas lojas funcionam em shoppings e também em pontos estratégicos das cidades, nas áreas nobres e também nos grandes centros, cada um com seu público-alvo.

A respeito da configuração dos estúdios, existem espaços privados, onde o artista faz seus trabalhos em uma loja pequena e geralmente cuida do gerenciamento e do marketing por conta própria, atende apenas com horários pré-agendados. Isso sem falar nos estúdios de alto padrão, com profissionais renomados em ascensão, que retém público específico com atendimento VIP.

Os estúdios maiores já funcionam como pequenas empresas chegam a uma média de 30 funcionários, entre eles artistas, gerentes, equipe de audiovisual, mídias sociais, marketing e atendimento setorizados. Para todos os tipos de empreendimento, gerenciamento e atendimento são fundamentais: “O artista é a ponta do iceberg.” – enfatizou Alan White, gerente do estúdio Rio Ink, no bairro do Flamengo.

Grandes poderes demandam grandes responsabilidades. Portanto, os funcionários e artistas que cumprem burocracias administrativas, comerciais e de vigilância sanitária saem na frente. A cereja do bolo fica por conta do investimento em audiovisual e marketing digital.

ARTISTAS E O MARKETING DIGITAL

Ao longo dos anos, muitos tatuadores profissionais tornaram-se referência se destacando em convenções e feiras de tatuagem. A representatividade dos artistas perante as premiações ganhou um fator a mais: o marketing digital. Alguns desses artistas influentes entendem a relevância da expansão, retenção e engajamento através internet e seguem atuantes na venda de workshops, cursos, lives com palestras online (ainda mais intensificadas com o advento da pandemia).

A produção de conteúdo digital ganhou um espaço muito mais relevante e mantém os empreendedores em evidência. Abordagens ligadas ao marketing especializado para tatuagem, técnicas, estilos e conceitos fundamentais para quem quer começar do zero, bem como para aqueles que desejam fazer uma reciclagem, seja no desenho, na aplicação ou para ingressar em um novo estilo de tattoo. O poder de influenciar novos talentos e transmitir conhecimento como profissional qualificado resulta em cada vez mais público e, consequentemente, grande quantidade de clientes em potencial.

Foto de cottonbro no Pexels

Por isso é importante essa compreensão quando o cliente faz um orçamento e acha uma tatuagem muito “cara”. Devemos considerar que existem multicamadas que influenciam na qualidade do serviço da tatuagem. Cada estabelecimento tem sua esfera de custo-benefício, assim como cada artista possui sua mão de obra e especialização, cultivada com anos de estudo e investimento.

Esse artigo foi útil pra você?
Tem algo que considera importante e não foi mencionado?

Deixe sua sugestão e opinião!

*Monique Barcellos é jornalista, tatuadora e ilustradora do Rio de Janeiro.

Matérias recentes

Mais desse autor

Mais Recentes

Arte Intuitiva: Conheça o trabalho da tatuadora Thayana TBF

Meu nome é Thayana Britto, vulgo TBF, e sou a nova colaboradora do blog Tattoo2me!

Como é uma convenção de Tatuagem online

Vale a pena participar de eventos de tatuagem online?

Artista desde criança: Conheça a história da Johanna Halonen

O poder feminino invadiu o blog do tattoo2me e contamos a história da artista Johanna Halonen

Publicidade

Mais Populares

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

Significado da tatuagem de Lobo

Conheça o significado da tatuagem de lobo e veja mais de 30 inspirações de tatuagens desse animal que chama tanto a nossa atenção e está presente em tantas histórias.

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.