Remoção de Tatuagem: uma nova modalidade nos estúdios

Além da procura nas clínicas de estética e dermatologia, a remoção de tatuagem já é uma realidade dentro dos estúdios como uma nova modalidade de serviços.

-

Maquininha de cartão com desconto exclusivo para tatuador.
Maquininha de cartão com desconto exclusivo para tatuador.
Maquininha de cartão com desconto exclusivo para tatuador.
Maquininha de cartão com desconto exclusivo para tatuador.

Saiba tudo sobre remoção de tatuagem e tire sua dúvidas!

Foto de Ric Rodrigues no Pexels

Por Monique Barcellos*

Olá, pessoal, tudo certinho? Hoje vamos conversar sobre a remoção de tattoo, um tema muito pedido e procurado por vocês.

Além da procura nas clínicas de estética e dermatologia, a remoção de tatuagem já é uma realidade dentro dos estúdios como uma nova modalidade de serviços. Hoje em dia existem lasers desenvolvidos especialmente para esse tipo de intervenção: a remoção segura do pigmento sem detonar a pele.

A remoção de tatuagem nada mais é do que qualquer procedimento utilizado para eliminar uma tattoo permanente. Um dos maiores motivos pelos quais é feita a remoção é o arrependimento do cliente. Existem também fatores relacionados a motivos profissionais ou porque o significado perdeu o sentido. Por isso é importante uma boa escolha junto ao profissional qualificado para executar um bom trabalho.

Antes mesmo da existência dos lasers, existiam outros métodos para remover uma tattoo: destruição química, destruição mecânica ou térmica do tecido. O ruim dessas técnicas é que além de dolorosas, deixavam cicatrizes. Hoje as tecnologias disponíveis apresentam um resultado mais seguro e satisfatório na remoção de pigmentos de todas as cores e em todos os tipos de pele. Os lasers mais utilizados são: YAG, Q-Switched, Nd e Alexandrite Q-Switched.

A remoção é uma alternativa interessante para muitas pessoas que já estavam com autoestima abalada, arrependidos com a tatuagem que “deu ruim”. Vamos esclarecer algumas dúvidas e também salientar alguns prós e contras neste artigo.

COMO É FEITA A REMOÇÃO À LASER?

Ao fragmentar uma molécula do pigmento, ela é absorvida pelo sistema linfático, isso sem afetar a pele que fica ao redor da parte pigmentada. Esse é o papel do laser ao produzir um pulso de luz que atua diretamente no pigmento presente na pele. Durante a remoção, o dermatologista aplica o laser na pele um vapor resfriador, para diminuir o desconforto. Em alguns casos fazem uso de pomada anestésica no local.

CUIDADOS DA REMOÇÃO

O laser atualmente é um processo mais seguro e eficaz, mas precisamos ressaltar que a remoção total da tatuagem é dividida em sessões. Depende da qualidade, da cor, da profundidade do pigmento na pele e do metabolismo de pessoa pra pessoa.

O primeiro cuidado em relação à remoção é procurar profissional experiente e especializado nessa modalidade. Quanto mais qualificação, maior a qualidade e segurança no seu procedimento, seja na tatuagem ou na remoção.

EXPECTATIVA X REALIDADE

  • Não existe 100% de garantia de remover a tatuagem por completo. Isso você precisa ter em mente. O tratamento é feito em várias sessões.
  • Quanto maior for a sua tattoo, mais sessões e maior tempo de tratamento;
  • A aplicação do laser incorretamente pode causar queimaduras e bolhas na pele;
  • Existe diferença no tempo, dependendo da qualidade da tattoo. Se for um desenho amador, é mais “fácil” de remover;
  • No caso da pele negra, a intervenção do laser pode causar hiperpigmentação, queloide ou clareamento do local;
  • Para clientes grávidas, o procedimento também não é recomendado;
  • Não é recomendado em pessoas com transtornos imunossupressores, como vitiligo, diabetes, psoríase, entre outros;
  • No caso de pigmentos pretos, o dermatologista deve ficar atento a pintas e sinais, pois muitas vezes é descoberto câncer de pele quando se remove uma tatuagem. Aí é o caso de interromper o tratamento e cuidar primeiro do câncer.

Também é importante consultar um dermatologista para executar/acompanhar o processo de remoção da sua tattoo. O uso de pomadas e cuidados com a pele e em relação à exposição ao sol deve ser indicado pelo profissional responsável. Consulte todos os profissionais envolvidos no seu processo.

Vale o bom senso para fazer uma tatuagem, tanto por parte do cliente, quanto do artista. O mesmo se aplica no caso de uma remoção de tatuagem. Não existe milagre, existe capacitação, cuidado e responsabilidade. Procure saber se no estúdio de sua preferência já está sendo oferecido o serviço de remoção.

E aí? Esse artigo foi relevante pra você?

Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.

*Monique Barcellos é jornalista, tatuadora e ilustradora do Rio de Janeiro.

Matérias recentes

Mais desse autor

Mais Recentes

Arte Intuitiva: Conheça o trabalho da tatuadora Thayana TBF

Meu nome é Thayana Britto, vulgo TBF, e sou a nova colaboradora do blog Tattoo2me!

Como é uma convenção de Tatuagem online

Vale a pena participar de eventos de tatuagem online?

Artista desde criança: Conheça a história da Johanna Halonen

O poder feminino invadiu o blog do tattoo2me e contamos a história da artista Johanna Halonen

Publicidade

Mais Populares

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

Significado da tatuagem de Lobo

Conheça o significado da tatuagem de lobo e veja mais de 30 inspirações de tatuagens desse animal que chama tanto a nossa atenção e está presente em tantas histórias.

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.