Remoção de Tatuagem: uma nova modalidade nos estúdios

Além da procura nas clínicas de estética e dermatologia, a remoção de tatuagem já é uma realidade dentro dos estúdios como uma nova modalidade de serviços.

-

Saiba tudo sobre remoção de tatuagem e tire sua dúvidas!

Foto de Ric Rodrigues no Pexels

Por Monique Barcellos*

Olá, pessoal, tudo certinho? Hoje vamos conversar sobre a remoção de tattoo, um tema muito pedido e procurado por vocês.

Além da procura nas clínicas de estética e dermatologia, a remoção de tatuagem já é uma realidade dentro dos estúdios como uma nova modalidade de serviços. Hoje em dia existem lasers desenvolvidos especialmente para esse tipo de intervenção: a remoção segura do pigmento sem detonar a pele.

A remoção de tatuagem nada mais é do que qualquer procedimento utilizado para eliminar uma tattoo permanente. Um dos maiores motivos pelos quais é feita a remoção é o arrependimento do cliente. Existem também fatores relacionados a motivos profissionais ou porque o significado perdeu o sentido. Por isso é importante uma boa escolha junto ao profissional qualificado para executar um bom trabalho.

Antes mesmo da existência dos lasers, existiam outros métodos para remover uma tattoo: destruição química, destruição mecânica ou térmica do tecido. O ruim dessas técnicas é que além de dolorosas, deixavam cicatrizes. Hoje as tecnologias disponíveis apresentam um resultado mais seguro e satisfatório na remoção de pigmentos de todas as cores e em todos os tipos de pele. Os lasers mais utilizados são: YAG, Q-Switched, Nd e Alexandrite Q-Switched.

A remoção é uma alternativa interessante para muitas pessoas que já estavam com autoestima abalada, arrependidos com a tatuagem que “deu ruim”. Vamos esclarecer algumas dúvidas e também salientar alguns prós e contras neste artigo.

COMO É FEITA A REMOÇÃO À LASER?

Ao fragmentar uma molécula do pigmento, ela é absorvida pelo sistema linfático, isso sem afetar a pele que fica ao redor da parte pigmentada. Esse é o papel do laser ao produzir um pulso de luz que atua diretamente no pigmento presente na pele. Durante a remoção, o dermatologista aplica o laser na pele um vapor resfriador, para diminuir o desconforto. Em alguns casos fazem uso de pomada anestésica no local.

CUIDADOS DA REMOÇÃO

O laser atualmente é um processo mais seguro e eficaz, mas precisamos ressaltar que a remoção total da tatuagem é dividida em sessões. Depende da qualidade, da cor, da profundidade do pigmento na pele e do metabolismo de pessoa pra pessoa.

O primeiro cuidado em relação à remoção é procurar profissional experiente e especializado nessa modalidade. Quanto mais qualificação, maior a qualidade e segurança no seu procedimento, seja na tatuagem ou na remoção.

EXPECTATIVA X REALIDADE

  • Não existe 100% de garantia de remover a tatuagem por completo. Isso você precisa ter em mente. O tratamento é feito em várias sessões.
  • Quanto maior for a sua tattoo, mais sessões e maior tempo de tratamento;
  • A aplicação do laser incorretamente pode causar queimaduras e bolhas na pele;
  • Existe diferença no tempo, dependendo da qualidade da tattoo. Se for um desenho amador, é mais “fácil” de remover;
  • No caso da pele negra, a intervenção do laser pode causar hiperpigmentação, queloide ou clareamento do local;
  • Para clientes grávidas, o procedimento também não é recomendado;
  • Não é recomendado em pessoas com transtornos imunossupressores, como vitiligo, diabetes, psoríase, entre outros;
  • No caso de pigmentos pretos, o dermatologista deve ficar atento a pintas e sinais, pois muitas vezes é descoberto câncer de pele quando se remove uma tatuagem. Aí é o caso de interromper o tratamento e cuidar primeiro do câncer.

Também é importante consultar um dermatologista para executar/acompanhar o processo de remoção da sua tattoo. O uso de pomadas e cuidados com a pele e em relação à exposição ao sol deve ser indicado pelo profissional responsável. Consulte todos os profissionais envolvidos no seu processo.

Vale o bom senso para fazer uma tatuagem, tanto por parte do cliente, quanto do artista. O mesmo se aplica no caso de uma remoção de tatuagem. Não existe milagre, existe capacitação, cuidado e responsabilidade. Procure saber se no estúdio de sua preferência já está sendo oferecido o serviço de remoção.

E aí? Esse artigo foi relevante pra você?

Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.

*Monique Barcellos é jornalista, tatuadora e ilustradora do Rio de Janeiro.

Matérias recentes

Romulo Tavares
Romulo Tavareshttps://tattoo2me.com
Empreendedor desde criança, desenvolvedor de software, apaixonado pela arte da tatuagem, co-fundador do Tattoo2me.com e editor do blog.tattoo2me.com.

Mais desse autor

Mais Recentes

Publicidade no Blog Tattoo2me: Compartilhe sua História e Alcance Novos Horizontes

Sobre o Tattoo2me Desde sua criação no final de 2014, o Tattoo2me tem se dedicado a levar conteúdo de qualidade e informação para o universo...

A Internet é Terra sem Lei? Comentários Ofensivos e Direitos dos Administradores de Perfis

A internet, apesar de ser um espaço vasto e de certa forma livre, não é "terra sem lei".

Jhonathan Dixon: O Artista por Trás das Tatuagens Realistas que Encantam o Brasil

Acompanhe a jornada de Jhonathan Dixon no preto e cinza:

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.