Tatuagem Abstrata no Brasil: arte abstrata na pele!

Das telas para as peles, você irá mergulhar na tatuagem abstrata, e conhecer quem são os artistas brasileiros que estão nesse movimento artístico.

-

A arte abstrata saiu das telas e foram para peles, agora você irá mergulhar na tatuagem abstrata, e conhecer quem são os artistas brasileiros que estão nesse movimento artístico.

O que é arte abstrata?

Arte Abstrata é uma arte não objetiva, que não tem uma representação precisa de uma realidade visual, mas usa Formas, Cores, Texturas e Marcas Gestuais para alcançar seu efeito. Nasceu no início do século XX e foi completamente radical para o seu tempo. Ao final desse texto você irá ver um vídeo fantástico contando um pouco mais.

O que você irá ver nessa matéria de tatuagem abstrata:

  • Ausência de objetos reconhecíveis;
  • Arte subjetiva;
  • Valorização de formas, cores, linhas e texturas.
  • Valorização da intuição;
  • Liberdade artística.

Das telas para a pele, vem para nossa seleção de tatuagem abstrata:


Maureen Sendim
Cidade: Rio de Janeiro | RJ
Contato: [email protected]
https://www.instagram.com/mausendim/

“Tatuo há quase 9 anos e de uns anos para cá tenho voltado meu trabalho e meus estudos pro estilos abstrato e geométrico. Buscando algo que se adéque à pele como uma obra de arte atemporal. Gosto de tirar minhas referências e inspirações de pintores que admiro. A forma que mais gosto de trabalhar os projetos é direto na pele seguindo o movimento do corpo do jeito mais fluido possível.”

As obras possuem elementos relacionados à emoção ou intuição, como uma forma de liberdade de expressão do artista, sem necessidade de representação de uma figura e transmitir a realidade. Na tatuagem abstrata segue a mesma linha, só que na pele de uma pessoa.


Analu Rocha
Cidade: Belo Horizonte | MG
Contato: (31) 98026-5391
https://www.instagram.com/analu.tattoo

“Certo dia, estava olhando inspirações para fazer minha primeira tatuagem. Na época, não tinha nenhuma e fazia faculdade de Computação. Nesse dia foi como se alguém tivesse sussurrado em meus ouvidos: “Porque você nunca pensou em ser uma tatuadora?”. Desse momento em diante, corri atrás desse objetivo com toda a dedicação possível! Hoje eu tatuo há mais de 4 anos, faço faculdade de Artes Visuais na UFMG, e também sou pintora! O abstrato chegou na minha vida há um ano, através do estudo de alguns pintores que eu amo, como Pollock e kandinsky. Na adaptação para a Tatuagem, meu trabalho segue a linha do Expressionismo Abstrato, com foco maior na reprodução de uma pintura na pele.”

A característica mais marcante da tatuagem abstrata é liberdade, tanto para o artista quanto para o cliente, que possui a liberdade para criar e interpretar a obra, sem compromissos com a realidade.


Felipe Bittar
Cidade: Brasília | DF
Contato: (61) 98472-9535
https://www.instagram.com/felipebittar

“No percurso como tatuador e artista plástico trago comigo experiências como publicitário e fotógrafo de moda. Gosto de criar metáforas para sensações e sentimentos por meio do abstracionismo. Minhas obras surgem da intuição gestual, e frequentemente possuem um tema específico. Sou tatuador há 6 anos e minhas principais fontes de inspiração vem da interação com pessoas, natureza e espiritualidade.”


Hugo Kashihara
Cidade: Recife | PE
Contato: [email protected]
https://www.instagram.com/hugo_kashihara

“Na verdade eu não sei bem quando me tornei um artista. Lembro que desde criança sempre tive interesse em pintura, música e em muitos tipos de artes diferentes. Sempre fui muito curioso nesse sentido. Em 2009 tive meu primeiro contato com uma máquina de tatuar. Quando me juntei com um amigo e decidimos comprar nosso primeiro kit Tattoo! Ultimamente venho estudando um conceito abstrato, com base nas modificações da evolução do meu trabalho. Misturando a arte abstrata com elementos indefinidos. Minhas inspirações são a minha família, música e vários tipos de arte. E se for falar de artistas, não vai ter espaço para escrever!”

uso de formas geométricas, linhas retas, curvas e muitas cores também são presente em tatuagens abstratas, então se você ama essas expressões, pode pensar em ter também em seu corpo.


Bernard Klein
Cidade: São Paulo | Rio de Janeiro | Brasília
Contato: (21) 99478-4301
https://www.instagram.com/bernkleintattoo/

“Procuro trabalhar o corpo como um arquivo. Tela que respira, escultura que se movimenta, pintura que se transforma. Desta forma, tatuar vai muito além de um simples desenho, ele conta uma história. Constrói uma narrativa, exterioriza um sentimento. Impõe uma verdade. Uma verdade pessoal, uma verdade do ontem, hoje e amanhã. Gosto de pensar minhas tatuagens como cicatrizes da alma, já que basta escavarmos um pouco esse sítio chamado vida, para nós depararmos com cada uma de nossas marcas.”


Bruno Cavalcanti
Cidade: São José do Rio Preto | SP e São Paulo Capital
Contato: [email protected]
https://www.instagram.com/brunocavalcantips

“Na infância comecei desenhando personagens de animes da Tv Manchete, e enchendo os cadernos de rostinhos e outros desenhos. E desemboca na faculdade de Artes Cênicas onde tive contato com outros aspectos da arte e do experimentalismo artístico. Esses dois momentos confluem e constroem o meu trabalho na tatuagem. Tatuo há 7 anos. A inspiração está no mundo e na vivência de todos dos dias.”


TAIOM
Cidade: Brasília | DF
Contato: [email protected]
https://www.instagram.com/taiomvct/

“Desenho desde que me entendo por gente e comecei a tatuar em casa, com uma máquina construída com peças de Lego, lapiseira e motor de carrinho. Passaram-se 18 anos deste então, sigo curioso e interessado em tatuagem e suas infinitas possibilidades, especialmente na relação do corpo com o espaço e o tempo, seja como indivíduo ou coletivo.”


Marco Medeiros
Cidade: São Paulo | SP
Contato: [email protected]
https://www.instagram.com/artepormarco

“Formado em Design, entrei na tatuagem por influência de um primo tatuador, a partir daí fui ganhando experiência em vários estúdios pelos quais passei, como Tattoo You, Tattoo Ink, Galeria Montaghini e Blacktree Ink. Sempre inspirado pela arte moderna e abstrata, hoje com 7 anos de tattoo cheguei no meu próprio estilo com misturas que vão desde o realismo, abstrato até a caligrafia.”


André Servienski
Cidade: Curitiba | PR
Contato: [email protected]
https://www.instagram.com/andre.svk/

“Tatuando desde o final de 2018, foi durante minha graduação em biologia que decidi unir as paixões por natureza e arte em uma só forma de expressão. Usando como base linhas mais orgânicas, junto de elementos abstratos, eu busco trazer para o meu trabalho uma representação das formas e da fluidez encontradas em elementos naturais. Eu continuamente busco inspirações em diferentes formas de arte, como grafite, ilustração tradicional e até animação, mas na tatuagem minhas maiores inspirações sempre foram Yanina Viland, Paulina Kemnitz e Guga Scharf.”

Por ter essas características irreais e distantes da realidade a tatuagem e arte abstrata também permite que sejam feitas muitas interpretações diferentes sobre o sentido das obras. Cada pessoa que observar em sua pele, poderá ver de uma forma.


Lucchesi
Cidade: São José dos Campos | SP
Contato: (12) 99115-0960
https://instagram.com/lucchesi.tattoo

“Abandonei um emprego de 7 anos por conta da tatuagem. E foi a melhor coisa que eu fiz. Tatuo há 3 anos, e a arte abstrata tem meu coração por trazer a beleza em meio a bagunça, é para confundir e incomodar mesmo. Impossível falar em inspiração sem citar o Bernardo (RJ) e o Lincoln Lima (SP), os caras são incríveis e são inspiração de vida, não só da tatuagem.”


Rodrigo Fernando
Cidade: São Paulo | SP
Contato: (11) 94035-4751
https://www.instagram.com/rodrigofernandx/

“Acredito que a arte sempre esteve presente, quando comecei a tatuar em 2018 isso se aflorou mais ainda e me encantei com o que se pode fazer, baseio meu trabalho em cima de uma linha Sketch e abstrato, uso em formas figurativas o abstrato que sai de mim, deixando fluir pelo corpo e trazendo sempre uma harmonia, tenho grande apreço pelos grandes mestres das artes, isso me influencia muito como tudo que está ao nosso redor.”

O principal objetivo da abstração na arte não é contar uma história, mas incentivar o envolvimento e a imaginação. Porém, na tatuagem é possível sim ter uma história envolvida, afinal tem a conexão do artista com o cliente, e claro as referências que o cliente pode trazer para o tatuador ou tatuadora.


Pietro Moleti
Cidade: São Paulo | Berlim
Contato: [email protected]
https://www.instagram.com/pietromoleti/

“Tatuagem pra mim, é um processo de transformação. Uma ressignificação da própria história, uma investigação identitária ou uma expressão deliberadamente estética. Comecei a tatuar 4 anos atrás, quando terminava minha formação em design. Coleciono referências em arte, design, moda, arquitetura e gosto de explorar formas e composições no estudo da anatomia humana. Costumo fazer os projetos à mão livre direto na pele, para priorizar a harmonia entre o desenho e o encaixe no corpo. Minha metodologia se desenvolve em busca de uma comunicação subjetiva e metafórica, flertando com ideias de psicanálise e semiótica. Para mim a maior inspiração da arte é interpretar a vida.”


PERPETUO
Cidade: Rio de Janeiro | RJ
Contato: [email protected]
https://www.instagram.com/perpettuo/

“Desenhar para mim sempre foi uma forma de pensar. Passei o colégio inteiro desenhando e sigo até hoje. Acredito que todos nós somos potenciais artistas, o que te define como artista é nunca ter parado de explorar sua arte. Minha arte chegou na tatuagem há 7 anos. Minha busca sempre foi pelos processos e por não me definir, e penso que isso se traduz no meu trabalho hoje. Meu estilo varia com minha vivência pessoal de vida, com o que se passa ao entorno de todos nós, e sempre com as necessidades específicas de cada projeto. Tento sempre me manter fluído nas criações e busco me adaptar ao corpo e à história de quem está do outro lado da agulha. Meu estilo é livre, leve, gráfico. Atualmente minhas inspirações têm sido um processo de internalização muito mais do que uma busca externa em alguma escola ou artista específico.”

Na tatuagem abstrata podemos ver trabalhos autorais e exlusivos dos artistas criados sem a intervenção dos clientes, como também feitos a partir dos conceitos dos clientes.


Yasmin Coiado
Cidade: Curitiba | PR
Contato: (41) 98788-8512
https://www.instagram.com/ycoiado.ink/

“Sou artista desde que me conheço por gente. Meu primeiro contato real com a arte foi aos 11 anos, quando fiz um curso de óleo em tela por 4 anos. Por muito tempo busquei formas de trazer a pintura de volta para minha vida, e foi só depois da faculdade de arquitetura que eu consegui me encontrar. Vi na tatuagem a possibilidade de trabalhar realmente com o que eu gosto, pintando. Seja pele ou papel, o contato com a tinta traz de mim o meu melhor. Hoje, além de ter me especializado em pinturas artísticas na tatuagem, voltei a trabalhar em telas decorativas (vide mais em @yasmincoiado).”

E para quem é apaixonado por arte, é possível o tatuador ou a tatuadora reproduzir uma obra famosa em seu corpo, vemos muito esse movimento de reproduções de obras de pintores famosos em peles humanas.

Muito lindo, né? Eu gostaria muito de ter uma tatuagem abstrata!

Continue aprendendo aqui:

Artistas importantes da arte abstrata

Muitos artistas se destacaram na produção artística abstrata, especialmente na pintura, nas esculturas e nas artes plásticas. Será que eles imaginavam que teríamos tatuagem abstrata?

Conheça alguns deles:

  • Wassily Kandinsky (pintura),
  • Paul Klee (pintura),
  • Piet Mondrian (pintura),
  • Henry Moore (escultura),
  • Jackson Pollock (pintura),
  • Jorge Oteiza (escultura),
  • Tomie Ohtake (pintura, escultura e gravura),
  • Eric Aho (pintura).

No Brasil se destacaram como artistas abstracionistas:

E podemos começar a escrever a história sobre tatuagem abstrata no Brasil com esses textos no blog, basta você compartilhar com o maior número de pessoas essas informações e artistas.

Esse vídeo irá fazer você se aprofundar um pouco mais:

Continue aqui e acompanhe esse texto onde falando sobre tatuagem autoral e sua importância:
https://blog.tattoo2me.com/tatuagem-autoral-exclusiva-e-conceitual-entenda-aqui

Aproveite essa lista incrível de tatuadores e tatuadores que fazem tatuagem abstrata e marque sua tattoo.

Obrigada por ler até aqui e até o próximo texto.

Referências:
https://arteref.com/movimentos/o-que-e-arte-abstrata-tudo-o-que-voce-precisa-saber/
https://www.significados.com.br/arte-abstrata/
https://lobopopart.com.br/arte-abstrata/

Nicole Ognibeni
Nicole Ognibenihttps://tattoo2me.com
Jornalista apaixonada por novos sabores, tatuagens, viagens e animais. Vem pro meu mundo: @nicole.ognibeni / blog.tattoo2me.com

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.